Conceito de Investimento
O investimento em seu sentido econômico significa a ampliação de capital em alternativas que promovem o aumento efetivo da capacidade produtiva de sua unidade, determinando maior capacidade futura de gerar riqueza (rendas).
O investimento pode ocorrer em bens de capital (maquinas, equipamentos, instalações etc), denominado de capital fixo e em estoques.
É importante ressaltar que o conceito de investimento em uma economia vincula-se à criação de riqueza, e não simplesmente a transferência de propriedade de um bem ou capital. Adquirir ações em bolsas de valores por exemplo, não pode ser interpretado como investimento dentro do conceito econômico. Pois ocorre a simples transferência de posse dos valores, sem agregar riqueza à economia.
A importância dos investimentos
A economia de um país só pode crescer com um fluxo continuo de investimentos. A logica dessa afirmação é que, para a economia crescer faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, e que se mede pelo produto interno bruto PIB. Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB ao longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentara capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.
A análise de investimentos
O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. Para tanto ele faz três considerações que influenciam a decisão:
- Econômica - Leva em conta a rentabilidade e o risco dos investimentos.
- Financeira - Leva em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.
- Ambiente Empresarial - São considerações politicas, sociais, culturais, e do meio ambiente, que afetam o investimento: exemplo, uma fábrica decide sua localização em virtude dos incentivos fiscais que a região oferece.
Na atual conjuntura da economia brasileira, o ICEI - Índice de Confiança do Empresario Industrial, divulgado pelas entidades empresariais. Exemplo: FIESP é utilizado como um dos principais termômetros pelos empresários, na questão ligada aos investimentos.
Em janeiro de 2016 o ICEI alcançou 36,5 pontos (Escala de 0 à 100), valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresario.
A análise de investimentos no contexto estratégico das organizações
As empresas se utilizam dos modelos orçamentários que são ferramentas de planejamento e controle, nas quais se projetam receitas, custos e despesas, estimando os resultados futuros das organização. O orçamento é a estratégia da empresa traduzida em números. Esta ferramenta econômica tem forte vinculação à analise de investimentos, a qual determinará a viabilidade desses planos futuros traçados pela organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário