Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação Inteligente

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domingo, 28 de outubro de 2018

Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso



O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma atividade realizada pelos alunos matriculados nos cursos que o exigem como atividade acadêmica avaliativa obrigatória integrante dos seus currículos. O discente deve apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso II (monografia) destinado a cumprir uma exigência acadêmica e de iniciação científica. 

A pesquisa acadêmica ocupa um lugar de destaque no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o aprofundamento do saber elaborado em sala de aula, estimulando a produção científica , por meio de revisão bibliográfica. O TCC contribuirá para o aprimoramento do processo educacional. 

Para o desenvolvimento desta atividade, a Instituição disponibiliza a você o acompanhamento por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Durante esse processo você terá a orientação metodológica e suporte de um professor, bem como a orientação complementar específica de um tutor especializado na área, para aprofundamento didático conceitual. Embora você possa definir o horário que dedicará às suas atividades, deverá cumpri-las dentro dos prazos determinados no cronograma. 

O professor e o tutor poderão auxiliar você na elaboração desse planejamento. A elaboração do trabalho deve observar as exigências metodológicas específicas e seguir os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT. Verifique como está estruturada a matriz do seu curso. Caso tenha dúvidas, pergunte ao seu coordenador. Para que você tenha acesso ao AVA e inicie sua orientação com o tutor, sua matrícula e horário devem estar confirmados na Unidade.

ESTRUTURA DO TCC


A estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso: 

• Elementos textuais; SAIBA MAIS
• Elementos pós-textuais. SAIBA MAIS

A estrutura apresenta tópicos que são obrigatórios e outros que serão adequados de acordo com a característica do seu trabalho. Veja, a seguir, os itens obrigatórios e opcionais presentes na estrutura do TCC. 

Elementos pré-textuais: apresentam dados que devem ser incluídos conforme a natureza, extensão ou complexidade do trabalho para facilitar o entendimento do texto pelo leitor. São elementos pré-textuais: capa, folha de rosto, dedicatória, lista de tabelas, sumário, resumo, etc. 

Elementos textuais: são aqueles que constituem o núcleo do trabalho. É a parte onde será expresso o conteúdo de todo o trabalho, sendo composto por: introdução, desenvolvimento e conclusão. Nos elementos textuais, todas as seções são numeradas. A nomenclatura dos títulos fica a seu critério, de acordo com a orientação do tutor. 

Elementos pós-textuais: são elementos complementares ao trabalho, que devem estar após o texto.

O DESENVOLVIMENTO DO TCC

O desenvolvimento das atividades no TCC é realizado a partir das instruções disponíveis na sua instituição de ensino, com base no que foi proposto no Projeto de Pesquisa.

Durante a elaboração de seu TCC, você será orientado por um tutor com formação e experiência na área.

O tutor é supervisionado por um coordenador de área com o apoio e acompanhamento do seu coordenador do curso. Na instituição, você encontra:

• Instruções gerais;
• Cronograma de trabalho;
• Modelo do TCC;
• Espaço de envio de atividades e acesso ao feedback do tutor;
• Espaço de interação com o tutor.

O acesso aos materiais e orientações é imprescindível para que seu trabalho seja realizado com qualidade, atendendo aos critérios necessários de uma monografia. Durante todo o processo de desenvolvimento, você contará com o auxílio do seu tutor.

O trabalho será realizado dentro de padrões científico-metodológicos, seguindo as orientações do tutor de acordo com o tema escolhido em seu projeto de pesquisa. Dessa forma, você continuará seu trabalho seguindo o proposto no TCC.

Alguns pontos importantes para o desenvolvimento de sua monografia:
• Profundidade da pesquisa e das abordagens;
• Qualidade da redação e do ordenamento lógico das ideias e argumentos;
• Originalidade nas abordagens e nos argumentos;
• Atendimento às sugestões e às orientações dadas pelo tutor

SOBRE PLÁGIO


O plágio acadêmico configura-se quando um aluno utiliza, seja de internet, revista ou livros, ideias, frases ou conceitos do autor que as formulou e as publicou sem citá-lo como fonte de pesquisa, omitindo o devido crédito ao outro autor. Para evitar o plágio, procure: 

• Dar crédito ao utilizar ideias de outras pessoas, opinião ou teoria; 
• Informar a referência ao mencionar estatísticas, gráficos, desenhos, trechos de qualquer informação, entre outros que não são de conhecimento comum; 
• Utilizar aspas (“) em palavras escritas ou faladas por outros autores; 
• Obedecer às normas bibliográficas da ABNT para o uso de citações no trabalho. 
• Utilizar textos de própria autoria estabelecendo diálogo entre os autores citados, contextualizações e sequência lógica entre as diferentes idéias citadas. 

Todas as atividades que você enviar serão submetidas à verificação de plágio. No caso do tutor constatar alta incidência de semelhanças entre o seu texto e outras publicações existentes, sua atividade será invalidada.

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