KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 3 S4 - Respostas - Graduação Inteligente

Breaking

quinta-feira, 3 de maio de 2018

KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 3 S4 - Respostas

Gestão do Conhecimento - Unidade 3 S4
Gestão do Conhecimento - Unidade 3 S4

Complete adequadamente as lacunas da frase a seguir:

Embora as organizações não tenham _______________ disso, elas fazem a gestão do conhecimento porque utilizam e _______________ conhecimento em algum momento durante o _______________ de produção ou prestação de serviços.

Agora, assinale a alternativa que contém os termos adequados:

Escolha uma:
a. Conhecimento – armazenam – fluxo.
b. Desenvolvimento – identificam – gerenciamento.
c. Controle – coletam – programa.
d. Clareza – filtram – projeto.
e. Consciência – geram – processo. Correto

A associação entre as tecnologias de comunicação e informação e a gestão do conhecimento está relacionada ao uso de sistemas de informação para compartilhamento de informações e conhecimento.

Associe as tecnologias (coluna da esquerda) com as fases do processo de gestão do conhecimento (coluna da direita):

(1) Internet (a) Compartilhamento

(2) E-learning (b) Criação e captura

(3) Extranet (c) Aquisição

(4) Blogs (d) Disseminação

Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação realizada:

Escolha uma:
a. 1 a – 2 b – 3 c – 4 d.
b. 1 b – 2 c – 3 a – 4 d.
c. 1 c – 2 a – 3 b – 4 d.
d. 1 a – 2 c – 3 d – 4 b. Correto
e. 1 d – 2 a – 3 b – 4 c.

Considere as asserções I e II, a respeito das fases de implantação da gestão do conhecimento, e a relação proposta entre elas:

I – Um programa para implantação da gestão do conhecimento em uma empresa deve seguir fases de análise, projeto e implantação.

PORQUE

II – Essas fases representam um consenso entre pesquisadores acadêmicos e consultores organizacionais.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. Correto
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Quando a realização do projeto-piloto é bem sucedida, passa a integrar o programa de Gestão do Conhecimento da organização. Essa fase é chamada de:

Escolha uma:
a. Análise.
b. Implementação. Correto
c. Auditoria.
d. Mapeamento.
e. Projeto.

Trata-se de uma ferramenta, podendo ser uma tabela, lista ou quadro, para avaliar as competências profissionais e identificar as pessoas mais adequadas para exercer uma determinada função. Essa ferramenta é chamada de:

Escolha uma:
a. Gestão por competências.
b. Matriz de competências. Correto
c. Perfil de competências.
d. Árvore de competências.
e. Níveis de competências.

A Sucesso é uma indústria alimentícia que implantou práticas de Gestão do Conhecimento. O responsável comercial contratou um profissional para integrar sua equipe e para repor um de seus representantes de vendas, que pretende se desligar da empresa nos próximos seis meses. Ele indicou que o novato acompanhasse regularmente as visitas que o veterano faz semanalmente a todos os clientes. É correto inferir que essa prática pode indicar que a empresa está preocupada em:

Escolha uma:
a. Resguardar o seu know-how, integrando o conhecimento do novo com o do veterano. Correto
b. Disponibilizar os processos de negócio para integrar a Gestão do Conhecimento ao desempenho.
c. Reduzir os desperdícios de tempo e de recursos na otimização do trabalho do novato.
d. Analisar a infraestrutura de vendas alinhada às necessidades pessoais de seus profissionais.
e. Aperfeiçoar o fluxo do conhecimento para reduzir falhas de desempenho do veterano.

Culturas organizacionais muito fortes devem ser contrabalanceadas por fortes incentivos à diversidade de personalidades, formações e oportunidades para experimentação. Organizações com culturas muito fortes não podem sucumbir a uma visão tão dominante do ambiente que impeça a emergência de ideias e de modelos inovadores e adaptados à realidade.

(Fonte: TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2005. p. 121)


São considerados fatores culturais que favorecem a gestão do conhecimento:

I. Confiança de que há honestidade no relacionamento entre colegas de trabalho.

II. Diálogo franco e honesto entre representantes da empresa e trabalhadores.

III. Escassez de recursos financeiros para implantação de tecnologias de ponta.

IV. Facilitação da construção de relacionamentos exclusivamente virtuais.

V. Construção de cultura organizacional isolada da gestão do conhecimento.

Estão corretas as afirmações contidas em:

Escolha uma:
a. I e II, apenas. Correto
b. II e III, apenas.
c. I, III e V, apenas.
d. I, II, III, IV e V.
e. I, II, IV e V, apenas.

Os modelos devem satisfazer e representar os requisitos fundamentais da coisa para o propósito considerado, e também devem ser detalhados no momento da implementação da gestão do conhecimento.

(Fonte: ROSSATTO, Maria Antonieta. Gestão do conhecimento: a busca da humanização, transparência, socialização e valorização do intangível. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. p. 7)


Considerando o texto apresentado, avalie as asserções I e II e a relação proposta entre elas:

I – Os modelos de gestão do conhecimento para organizações públicas não são adequados para aplicação em empresas privadas.

PORQUE

II – As organizações públicas pouco se preocupam com a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. Correto
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

A gestão do conhecimento deve começar por um problema empresarial relacionado com o conhecimento, como perda de clientes, produtos mal desenhados, perda de pessoas-chave ou redução do índice de vitórias de contratos de prestação de serviços. Todos esses são problemas atribuídos à má gestão do conhecimento.

(Fonte: DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 198)

As estratégias consistem na definição das metas e dos objetivos a serem alcançados. Quando as estratégias organizacionais são bem estabelecidas, os problemas, como os apontados por Davenport e Prusak, tendem a ser evitados.

Identifique os fatores estratégicos relacionados à gestão do conhecimento:

I. São três os objetivos estratégicos: liderança de produto, intimidade com o cliente e produtividade e qualidade.

II. As estratégias de negócios devem estar alinhadas à gestão do conhecimento.

III. Estabelecer políticas e práticas de gestão de pessoas que favoreçam a disseminação e criação de conhecimento é um fator crítico de sucesso para gerir conhecimento.

IV. A cultura organizacional, a orientação direcionada a processos e a avaliação de resultados dependem das decisões da alta administração da empresa.

V. Para traçar as estratégias, deve ser considerado especificamente o ambiente interno que exerce influência na gestão de uma empresa.

Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:

Escolha uma:
a. I, II, III e IV, apenas. Correto
b. II, III e IV, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, II, III, IV e V.
e. II, III, IV e V, apenas.

Duas operações são críticas na fase de análise de um programa para implantação da gestão do conhecimento: uma é a auditoria e a outra é o mapeamento do conhecimento existente na organização.

(Fonte: GUTIÉRREZ, Mário Pérez-Montoro. O conhecimento e sua gestão em organizações. In: TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT-UNESCO, 2006. p. 117-138)

Assinale a alternativa que está associada à auditoria do conhecimento:

Escolha uma:
a. Desenhar os recursos necessários para gerir conhecimento.
b. Identificar os conhecimentos necessários. Correto
c. Selecionar os processos de criação do conhecimento.
d. Designar o responsável pelo projeto de implantação.
e. Planejar como será realizada a gestão do conhecimento.

Quando as pessoas falam da gestão do conhecimento, a conversa geralmente deriva para enunciações altamente abstratas e filosóficas. Mas existe um mundo real da gestão do conhecimento.

(Fonte: DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 173)

Levando em consideração as ideias de Davenport e Prusak, renomados estudiosos da gestão do conhecimento, analise as afirmações a seguir e classifique cada uma delas em V (Verdadeira) ou F (Falsa):

1. A matriz de competências é uma lista que contém as competências dos trabalhadores. Sua finalidade é identificar os profissionais mais adequados para desenvolver determinada função.

2. A transferência de conhecimentos entre trabalhadores novatos e veteranos contribui para que o know-how de uma organização seja preservado.

3. Aplicar metodologias testadas antecipadamente em projetos-piloto amplia as possibilidades de que a implantação da gestão do conhecimento seja bem-sucedida.

4. Clientes e fornecedores são algumas fontes importantes de informações e de criação do conhecimento para melhoria de processos, produtos e serviços.

5. A gestão do conhecimento requer a promoção de novos papéis dos colaboradores e novas maneiras de relacionamento e de gerir as organizações.

Identifique a sequência correta das afirmações:

Escolha uma:
a. 1 F – 2 F – 3 F – 4 V – 5 V.
b. 1 V – 2 F – 3 V – 4 F – 5 V.
c. 1 V – 2 V – 3 V – 4 V – 5 V. Correto
d. 1 V – 2 V – 3 F – 4 V – 5 V.
e. 1 F – 2 V – 3 V – 4 V – 5 V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário