Gestão do Conhecimento - Unidade 2 S4 |
Os colaboradores tendem a evitar investir em procedimentos ineficazes em prol da imagem profissional e de oportunidades de fazer carreira, o que:
Escolha uma:
a. Diminui a chance de compartilharem o conhecimento. Correto
b. Não influencia no compartilhamento do conhecimento.
c. Pode influenciar se receberem reais oportunidades de crescimento.
d. Amplia a chance de compartilharem o conhecimento.
e. Não influencia, independentemente de oportunidades.
As barreiras que se criam nas organizações no que tange à formação do conhecimento são de ordem individual e organizacional, e nenhum fator pode ser analisado isoladamente. Sendo assim, é verdade que:
I. Por fatores individuais, entendem-se as preferências do colaborador, que devem ser analisadas e aceitas por seus supervisores imediatos.
II. Os fatores individuais levam em conta a motivação do colaborador.
III. Os fatores organizacionais são tão importantes quanto os individuais.
IV. Dentre os elementos com que a empresa pode colaborar estão os treinamentos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as proposições I e IV são verdadeiras.
b. Apenas as proposições II, III e IV são verdadeiras. Correto
c. As proposições I, II, III e IV são verdadeiras.
d. Apenas as proposições I, III e IV são verdadeiras.
e. Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
Administradores em geral admitem que o conhecimento é essencial para as organizações, em especial as de alta tecnologia, já que estas dependem de constante inovação (ICHIJO, 2008). No entanto, nem sempre acontece dessa forma, e assim:
Escolha uma:
a. O conhecimento não é criado ou repassado.
b. Criam-se problemas com clientes e fornecedores.
c. Forma-se uma fonte de tensão nas empresas.
d. A empresa segue seu fluxo naturalmente.
e. O conhecimento é criado e repassado, independentemente dos problemas. Correto
Para que o conhecimento ocorra, especialmente o tácito, é necessário dar oportunidades para que os colaboradores possam realizar seus insights. Por insight, pode-se entender:
Escolha uma:
a. Conhecimento adquirido ao longo do tempo.
b. Capacidade de organizar o pensamento e ideias.
c. Pesquisas em sites e revistas especializadas.
d. Compreensão de entender um determinado conteúdo teórico.
e. Compreensão súbita de alguma coisa ou determinada situação. Correto
Do ponto de vista organizacional, há uma barreira a ser ultrapassada que diz respeito à linguagem adotada na organização. Dentre as afirmações abaixo, aponte aquela que não diz respeito à linguagem organizacional:
Escolha uma:
a. A linguagem organizacional serve a propósitos de inovação.
b. A linguagem deve ser legitimada dentro da organização.
c. A linguagem organizacional deve ser controlada. Correto
d. A linguagem deve servir aos propósitos organizacionais.
e. A linguagem permite o livre fluxo de dados e informações.
O conhecimento efetivamente se concretiza quando os colaboradores podem criar, opinar, transmitir o que sabem, e para isso são necessários ambientes favoráveis. Segundo Barros et al. (2010), o ambiente favorável é aquele que:
I – oferece confiança.
II – oferece reciprocidade.
III – oferece reputação.
IV – oferece altruísmo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. Apenas IV.
c. I e II.
d. I, II, III e IV. Correto
e. Apenas II.
Os conhecimentos tácitos e explícitos formam o conjunto de conhecimentos criados, inclusive, nas organizações. A produção do conhecimento envolve um modelo mental. Moreira (2004) define modelo mental como “uma representação interna de informações que corresponde, analogamente, ao estado de coisas que estiver sendo representado, seja qual for ele. Modelos mentais são análogos estruturais do mundo”.
Leia as afirmações apresentadas a seguir e analise aquelas que são verdadeiras.
I. Os modelos mentais são internos às mentes das pessoas.
II. Os modelos mentais não representam aspectos do nosso mundo físico e social.
III. Os modelos mentais podem ser investigados indiretamente via modelos conceituais
Sendo assim, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. Apenas afirmativas II e III são verdadeiras.
b. Nenhuma das afirmações é verdadeira.
c. As afirmativas I, II, III são verdadeiras.
d. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. Correto
e. Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
O conhecimento é produzido pelos indivíduos e é diferente da informação. A informação é um conjunto organizado de dados. O conhecimento ocorre quando um indivíduo, que é quem pode criá-lo, dá a esses dados um significado, um valor, transformando-o.
Escolha a única afirmação em que se apresentam conceitos verdadeiros sobre gestão do conhecimento.
Escolha uma:
a. Informações são mais importantes do que o conhecimento.
b. O conhecimento guarda uma relação com crenças e compromissos e neles se ancora. Correto
c. O diálogo diz respeito a informações levantadas.
d. Conhecimento não necessita de significado, mas de dados.
e. Conhecimento e paradoxos não guardam relação.
O conhecimento não se forma sem estratégias definidas para esse objetivo. Por mais simples que sejam as ações, estas devem ser tomadas de forma que haja consciência de que se está investindo no conhecimento organizacional. Para Schwandt, Prahalad e Bettis (1986 apud ICHIJO, 2008), as intenções estratégicas, a missão, a visão e os valores constituem os paradigmas da organização.
Os paradigmas fazem parte de todo tipo de organização e, dessa forma:
I. Definem os assuntos comentados nas reuniões administrativas, a linguagem usada, as principais histórias contadas e as rotinas que são seguidas.
II. Estão inseridos na comunicação organizacional.
III. Representam os limites que determinam aonde a empresa pode chegar.
IV. Estão presentes nas interpretações realizadas com base em dados organizacionais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As proposições I, II, III, IV são verdadeiras.
b. Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras. Correto
c. Apenas as proposições I e V são verdadeiras.
d. Apenas as proposições II e IV são verdadeiras.
e. Apenas as proposições II, III e IV são verdadeiras.
O conhecimento efetivamente se concretiza quando os colaboradores podem criar, opinar, transmitir o que sabem. Para isso são necessários ambientes favoráveis que estimulem o compartilhamento dos saberes.
Para Barros et al. (2010), o ambiente favorável é aquele que oferece determinados elementos como confiança, reciprocidade, reputação e altruísmo. Ao conhecer esses fatores, a empresa pode monitorar possíveis obstáculos. Dessa forma, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. A criação do conhecimento é muito mais ampla do que indivíduos, organizações e sociedade, portanto não pode ser mensurada.
b. O indivíduo é quem produz as condições favoráveis para que o conhecimento aconteça.
c. Além das organizações e dos indivíduos, a sociedade é responsável pela formação de bons ambientes organizacionais, já que representa os stakeholders.
d. Tanto organizações quanto indivíduos criam as melhores condições para que o conhecimento seja compartilhado. Correto
e. A empresa é a única responsável pela criação de um ambiente favorável, já que esse ambiente remete ao clima organizacional.
Para Carvalho (2012), existem elementos interconectados que são significativos para a gestão do conhecimento em nossa época. Dentre eles estão as redes interorganizacionais, com as quais as empresas fortalecem os vínculos existentes por meio de trocas de informações e conhecimentos coordenados para os objetivos em comum.
Sempre atentas à inovação, as empresas do Vale do Silício se destacaram e assim continuam graças à gestão do conhecimento que na prática gera uma cadeia de valor nos processos, funções, atividades, relacionamentos. A reputação alcançada pelas empresas do Vale do Silício se deve à:
Escolha uma:
a. Capacidade de gerar valor agregado.
b. Competência de seus colaboradores mais estratégicos.
c. Capacidade de enfrentar crises.
d. Habilidade em se destacar por ter os melhores preços.
e. Capacidade de gerar conhecimentos entre indivíduos, empresas e instituições de educação. Correto
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