KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 2 S3 - Respostas - Graduação Inteligente

Breaking

sábado, 28 de abril de 2018

KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 2 S3 - Respostas

Gestão do Conhecimento - Unidade 2 S3

Na combinação, a conversão ocorre entre o conhecimento ________________. Participam o _____________ e a organização, e o conteúdo criado é o conhecimento _____________. Diversos conhecimentos explícitos são __________, formando novos conhecimentos explícitos.

Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas em sua devida ordem.

Escolha uma:
a. Tácito-explicito – grupo – vivenciado - combinados
b. Explícito-tácito – grupo - prático - concretizados
c. Explícito-explícito – grupo – sistêmico - combinados Correto
d. Tácito-tácito – indivíduo – sistêmico - concretizados
e. Explícito-explícito – indivíduo – prático - combinados

A respeito de gestão do conhecimento, considere as descrições abaixo:

I. O conhecimento, sua criação e gestão apoiam-se em uma visão holística já que a empresa é um organismo vivo que contém finalidade e identidade.

II. Tornar o conhecimento disponível para os outros é a atividade central da empresa criadora de conhecimento, e esse é o diferencial da gestão do conhecimento.

III. São três as formas de conversão do conhecimento de acordo com Takeuchi e Nonaka (2008).

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Escolha uma:
a. Somente II e III estão corretas.
b. Somente I e II estão corretas. Correto
c. Somente II está correta.
d. I, II e III estão corretas.
e. Somente I e III estão corretas.


O modelo de conversão do conhecimento representado pelo SECI − Socialização, Externalização, Combinação e Internalização − considera que a Internalização:

Escolha uma:
a. Representa a forma mais eficaz de compartilhamento de conhecimentos.
b. Representa a interação entre indivíduos e grupos.
c. Avalia e precifica os ativos intangíveis e de conhecimento.
d. Representa a interação entre organização, grupo e indivíduos. Correto
e. Depende exclusivamente de indivíduos.

A produção do conhecimento envolve um modelo mental. De acordo com Moreira (2004, p. 07) “modelo mental é uma representação interna de informações que corresponde, analogamente, ao estado de coisas que estiver sendo representado, seja qual for ele”. Sendo assim, pode-se entender que:

I – Modelos mentais são análogos estruturais do mundo.

II – Modelos mentais são coletivos, nunca individuais.

III – A elaboração interna é feita a partir do conhecimento compartilhado que o transforma.

IV – Modelos mentais geram novos modelos mentais.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. II, III são afirmações verdadeiras e I e IV são falsas.
b. II, III, IV são afirmações verdadeiras e I é falsa.
c. Todas as afirmações são verdadeiras.
d. I, III, IV são afirmações verdadeiras e II é falsa. Correto
e. I, II, III são afirmações verdadeiras e IV é falsa.

O conhecimento tácito é considerado o mais difícil de ser transmitido, e, além do know-how presente que envolve as habilidades técnicas, o conhecimento tácito está profundamente enraizado na ação e no comprometimento do individuo por se tratar de:

Escolha uma:
a. Conhecimento
b. Habilidade
c. Experiência
d. Vivência
e. Especialidade Correto

O conhecimento tácito é caracterizado por Davenport e Prusak (1998 apud BEHR; NASCIMENTO, 2008) como sendo:

Escolha uma:
a. Complexo, substancial, não passível de ensino, não articulado; Correto
b. Complexo, substancial, passível de ensino;
c. Não observável em uso, não documentado, articulado;
d. Agregador, observável, complexo;
e. Não complexo, substancial, passível de ensino;

Nenhum comentário:

Postar um comentário