Trabalho de Conclusão de Curso - Elementos Pré-Textuais - Graduação Inteligente

Breaking

sábado, 19 de junho de 2021

Trabalho de Conclusão de Curso - Elementos Pré-Textuais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Elementos Pré-Textuais - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC


Os elementos pré-textuais antecedem o texto principal com a finalidade de informar e auxiliar na apresentação do trabalho. São constituídos pela capa, lombada, folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimento (s) epígrafe (s), resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário.


1. Capa


De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento obrigatório com a função de proteger e conservar o trabalho. A capa deve apresentar as informações essenciais que também constam na página de rosto que são:

Nome da instituição;

Nome do autor;

Título do trabalho;

Subtítulo (se houver deve ser precedido por dois pontos);

Número de volumes (se houver mais de um);

Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado

Ano da entrega. 

Exemplo:

Exemplo de Capa

2. Lombada


De acordo com a NBR 14724:2011, é um elemento opcional, a lombada ou dorso é a parte da capa que reúne as margens internas das folhas sejam coladas, costuradas ou grampeadas ou mantidas juntas de outra maneira.


A lombada deve conter as seguintes informações:


Nome do autor;

Título do trabalho;

Ano do trabalho.


Exemplo:

Exemplo de Lombada


3. Folha de Rosto


De acordo com a NBR 14724/2011, é um elemento obrigatório. A folha de rosto deve conter os dados essenciais para a identificação do trabalho.


a) Anverso

Nome do autor;

Título do trabalho;

Subtítulo se houver antecedido de dois pontos;

Número de volumes (se houver mais de um);

Natureza: tipo do trabalho, (TCC, monografia, dissertação ou tese), e objetivo (grau pretendido, aprovação etc.), nome da Instituição a que é submetido e área de concentração;

Nome do orientador e coorientador se houver;

Local (cidade) da instituição onde será apresentado;

Ano da entrega. 

Exemplo:

Exemplo de Folha de Rosto

 

Exemplos de notas de natureza do trabalho:


Graduação

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho - UNINOVE, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.


Especialização

Monografia apresentada à Universidade Nove de Julho – UNINOVE, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Administração.


Dissertação

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho -UNINOVE, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Administração


Tese

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em Educação.


b) Verso

Deve conter a ficha catalográfica elaborada por bibliotecária segundo o Código de Catalogação Anglo Americano, na parte inferior da folha.

Obs.: Para confecção da ficha catalográfica o aluno de Pós-Graduação Stricto Sensu deve comparecer a biblioteca da sua unidade.


Ficha catalográfica, tamanho 7,5 cm x 12,5 cm, conforme modelo abaixo:



4. Errata


De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento opcional. É a lista inserida logo após a folha de rosto que descreve eventuais erros do texto e suas respectivas correções, apresentada em folha avulsa acrescida ao trabalho depois de impresso.

Recomenda-se evitar incluir errata no trabalho. 

Exemplo:

Exemplo de Errata


5. Folha de aprovação


De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento obrigatório que apresenta as informações essenciais à aprovação do trabalho. Deve vir em folha distinta, após a folha de rosto, contendo as seguintes informações:

Nome do autor;

Título;

Subtítulo (se houver);

Natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da Instituição a que é submetido e área de concentração);

Data de aprovação;

 

Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora, e instituição a que pertencem.

Exemplo:

Exemplo de Aprovação


6. Dedicatória


Página em que o autor homenageia ou dedique o trabalho. Não se coloca a palavra “Dedicatória” como título e deve vir logo após a folha de aprovação.

Exemplo:

Exemplo de Dedicatória


7. Agradecimentos


Página em que o autor registra seus agradecimentos a quem tenha contribuído, de alguma forma, para a realização do trabalho. Coloca-se na parte superior, centralizada, em negrito a palavra “AGRADECIMENTOS” e aparece no trabalho logo após a dedicatória ou termo de aprovação. Exemplo:

Exemplo de Agradecimentos



8. Epígrafe


Apresenta uma citação escolhida pelo autor relacionada com o escopo da obra e apresentada de acordo com a NBR 10520:2002 não se coloca a palavra Epígrafe como título.

Exemplo:

Exemplo de Epígrafe

 

9. Resumo em português e em língua estrangeira


Ambos remetem a mesma definição e são elementos obrigatórios, regidos pela NBR 6028:2003 conforme orientação da NBR 14724:2011.


Resumo é um texto escrito pelo próprio autor com objetivo de proporcionar ao leitor uma breve apresentação do conteúdo, métodos, técnicas utilizadas e a conclusão do trabalho. Sua apresentação deve ser em parágrafo único, verbo na voz ativa, na terceira pessoa do singular e conter entre 150 a 500 palavras.


Ao final do texto deverão ser apresentadas as palavras-chave e/ou descritores, ou seja, as palavras representativas do conteúdo do trabalho e devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.


Abstract (inglês), Résumé (francês), Resumen (Espanhol) é o resumo em língua estrangeira e deve ser apresentado na página seguinte ao resumo na língua vernácula (português) e com o mesmo formato.

Exemplos:

Exemplo de Resumo



Exemplo de Resumo de Língua Estrangeira

  

10. Lista de ilustrações


De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento opcional. A lista deve relacionar as ilustrações (quadros, gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, lâminas, mapas, organogramas, plantas, retratos, etc.) conforme a ordem apresentada no texto sendo cada item denominado pelo seu nome especifico, travessão, título e respectivo número da folha ou página. 

Exemplo:

Exemplo de Lista de Ilustrações


11. Lista de tabelas


De acordo com a NBR 14724:2011 é um elemento opcional. A lista deve relacionar estes itens, numerados em algarismos arábicos na mesma ordem que aparecem no texto, apresentando o título e a folha/página onde está localizado no trabalho.

Exemplo:

Exemplo de Lista de Tabelas


12. Lista de abreviaturas, siglas e símbolos


De acordo com a NBR 14724:2011 são elementos opcionais. Lista que apresenta a relação alfabética das abreviaturas, siglas e símbolos usados no texto seguidos da expressão correspondente grafadas por extenso seguidas das palavras ou expressões às quais dizem respeito. No interior do texto, quando aparecem pela primeira vez, deve-se colocar seu nome por extenso, acrescentando a mesma entre parênteses.

Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo. 

Exemplo:

Exemplo de Lista de Abreviaturas e Símbolo



13. Sumário


De acordo com a NBR 6027:2003 é um elemento obrigatório que consiste na enumeração das partes do texto, suas seções e/ou divisões e a indicação da página onde se localiza no corpo do trabalho. O sumário não deve ser confundido com índice que é uma relação detalhada em ordem alfabética de assuntos, autores e outros, que remete a pontos específicos do texto, independentemente da ordem de localização.


O sumário é apresentado como último elemento pré-textual e os demais elementos pré-textuais não devem constar no mesmo.

Exemplo:

Exemplo de Sumário


Biblioteca Uninove

Nenhum comentário:

Postar um comentário