O Papel do Psicólogo na Organização - Graduação Inteligente

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quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O Papel do Psicólogo na Organização

A contribuição do psicólogo organizacional no sentido de buscar condições para que o trabalhador se relacione com seu trabalho de forma a promover mudanças que possam melhorar suas relações no trabalho, encontrando formas de

 O Papel do Psicólogo na Organização


A contribuição que o trabalhador pode dar a empresa é importante, não apenas para a empresa, mas também para o próprio trabalhador, pois é a partir desta que ele se percebe útil e importante, o que aumenta a qualidade no seu trabalho e facilita o reconhecimento por parte da empresa, o que o motiva ainda mais.

Muitas pessoas têm a impressão de que apenas o fator financeiro motiva as pessoas, claro que este fator é importante também, mas não é o único a ser considerado, o trabalhador procura qualidade de vida, bem-estar e não há como dizer que esta busca (bem-estar) não tem nada a ver com trabalho, eles estão intimamente ligados, afinal vida pessoal e profissional se fundem, pois constituem o mesmo indivíduo.

A não satisfação no trabalho, por uma série de fatores (falta de autonomia, falta de respeito, pressão), pode causar danos muito sérios a saúde do indivíduo e muito tem se falado sobre este tema: cada vez mais as estatísticas de doenças (não só físicas, mas psíquicas) causadas no e pelo trabalho crescem (MORIN, 2002).

Neste contexto é de extrema importância a contribuição do psicólogo organizacional no sentido de buscar condições para que o trabalhador se relacione com seu trabalho de forma a promover mudanças que possam melhorar suas relações no trabalho, encontrando formas de tornar possível a tão buscada qualidade de vida.

De acordo com Albuquerque e Limonge-França (2003 p 2) a qualidade de vida no trabalho é:

Um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de
melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do
ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento
humano para e durante a realização do trabalho.

A qualidade de vida do trabalhador, segundo esta autora, tem dimensões socioeconômica, organizacional e da condição humana no trabalho. A dimensão socioeconômica é representada, segundo ela, pelas mudanças na análise das relações de

trabalho, decorrentes do processo de globalização da economia mundial. Dentre os aspectos da dimensão organizacional a autora destaca a valorização das pessoas no trabalho, a capacitação e qualidade pessoal, o tempo livre, a motivação e comprometimento, a imagem corporativa e a comunicação interna. Por fim, a dimensão da condição humana no trabalho é referida, principalmente, pela concepção biopsicossocial do homem/trabalhador.

Administradores - Camila Liliana

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