Sistemas Integrados de Gestão - Atividade 1
Um bom gestor deve ter a habilidade de entender o funcionamento dos principais sistemas de informação, procurando desenvolver uma visão crítica das funções, qualidades e oportunidades com o uso destas tecnologias. Os sistemas de informação podem ser classificados com base nos níveis organizacionais, considerando as diferentes necessidades ou problemas a serem resolvidos pelas empresas. O nível estratégico é responsável por direcionar a empresa e por tomar decisões que afetam todos os demais níveis. O nível gerencial é o tomador de decisões táticas e responsável por direcionar o nível operacional para aumentar os lucros. O nível operacional, por sua vez, é o responsável pelo negócio da empresa, ou seja, o que produz o que a empresa vende. Há ainda o nível administrativo, responsável pelo funcionamento burocrático da empresa.
TURBAN, E.; RAINER, R. K. JR; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática.
3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considere a seguinte situação: a empresa pretende definir uma nova linha de produtos e, ainda, expandir o seu negócio através da aquisição de uma outra empresa, de menor porte, que atua no mesmo ramo e produz produtos complementares ao seu atual portfólio. Esta decisão está a cargo de qual nível organizacional?
Escolha uma:
a. Operacional e Administrativo em conjunto.
b. Gerencial.
c. Estratégico.
d. Administrativo.
e. Operacional.
Um Sistema de Informação (SI) busca resolver problemas, e, por definição, abrange um conjunto de passos que atuam sobre um conjunto de dados visando atingir um objetivo específico. Por outro lado, uma estrutura organizacional refere-se às subunidades organizacionais e à forma que elas se relacionam com a organização inteira. Ela afeta a forma que os sistemas de informação são vistos e utilizados. A empresa poderá adotar um sistema de informação de forma departamental, o qual terá uma base de dados própria do setor. Nestes casos, o sistema de informação é denominado "sistema funcional”.
TURBAN, E.; RAINER, R. K. JR; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática.3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Quanto às caraterísticas de um Sistema Funcional, avalie as seguintes asserções:
I – Cada departamento possui um sistema especializado em resolver os seus problemas.
II - O departamento com um sistema funcional terá a sua própria base de dados, proporcionando consistência e cobertura funcional a este departamento.
III - O sistema funcional é adaptado às necessidades da área.
Quais das asserções citadas constituem-se vantagens apresentadas pelos sistemas funcionais?
Escolha uma:
a. I e III apenas.
b. Apenas III.
c. Apenas II.
d. II e III apenas.
e. Apenas I.
Os sistemas integrados de gestão (SIG), ou sistemas empresariais, foram uma evolução dos sistemas funcionais, sendo sistemas de informação que abrangem as operações de todos os departamentos da empresa. A implantação de um SIG impõe à organização uma padronização sistemática de seus processos. Através de uma base de dados centralizada, e que pode ser acessada por todos os níveis organizacionais, é possível obter informações que permitem análise da produtividade das áreas operacionais, aferir a lucratividade dos produtos, ou ainda, das respectivas estruturas de custo.
LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Com base nesta perspectiva evolutiva inerente aos sistemas integrados de gestão, avalie as seguintes afirmações:
I – Um SIG permite um melhor suporte gerencial e maior qualidade na tomada de decisão dada a visão integrada das informações.
II – A empresa utilizando plenamente um SIG poderá manter e ampliar os processos então existentes.
III – Ao adotar um SIG, a empresa terá um substancial aumento em suas tarefas empresariais.
Em referência as caraterísticas e benefícios de um SIG, é correto o que consta em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I e II.
c. Apenas II.
d. Apenas III.
e. Apenas I.
Os sistemas ERPs integram o planejamento, a gestão, o uso dos recursos da empresa, bem como automatizam as operações de back-end rotineiras. O processo de escolha de um sistema ERP depende de vários fatores: estágio que se encontra a organização em termos de utilização e/ou automação sistêmica, dos custos de aquisição e manutenção dos sistemas ERPs, necessidades presentes e futuras do negócio.
TURBAN, E.; LEIDNER, D.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para Gestão: Transformando os negócios na economia digital. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. (adaptado).
Segundo TURBAN (2010), dentre os módulos que compõem o ERP estão:
I – Gestão da cadeia de suprimentos.
II – Gestão financeira.
III – Gestão de produtos / clientes
Os módulos citados suportam, respectivamente, as funcionalidades de
Escolha uma:
a. I - previsão, compras, distribuição, estoque; II - contabilidade, controle de custos e análise; III - benefícios e folha de pagamento.
b. I - MRP, centros de trabalho, agendamento; II - contabilidade e controle de custos, análise; III - pedido de vendas, sistemas de determinação de preços, serviços de compras e controle de qualidade.
c. I - previsão, compras, distribuição, estoque; II - contabilidade, controle de custos e análise; III - pedido de vendas, sistemas de determinação de preços, serviços de compras e controle de qualidade.
d. I - contabilidade, controle de custos e análise; II - pedido de vendas, sistemas de determinação de preços, serviços de compras, controle de qualidade; III - previsão, compras, distribuição e estoque.
e. I - previsão, compras, distribuição, estoque; II - benefícios e folha de pagamento; IIII - pedido de vendas, sistemas de determinação de preços, serviços de compras e controle de qualidade.
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