As novas características da A.R.H. - Graduação Inteligente

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sexta-feira, 30 de setembro de 2016

As novas características da A.R.H.

As novas características da A.R.H.
As novas características da A.R.H.
As novas características da A.R.H.

Antes:
  • Concentração na função de RH
  • Especialização das funções
  • Vários níveis hierárquicos
  • Introversão e Isolamento
  • Rotina operacional burocrática
  • Preservação da cultura organizacional
  • Enfase nos meios e processos (procedimentos)
  • Busca da eficiência interna
  • Visão voltada para o presente e o passado 
  • Administrar recursos humanos
  • fazer tudo sozinha
  • Enfase nos controles operacionais.
Agora:
  • Apoio no core business
  • Gerenciamento de processos 
  • Enxugamento e Downszing
  • Benchmarking e Extroversão
  • Consultoria e visão estratégica
  • Inovação e mudança cultural
  • Enfase nos objetivos e resultados
  • Busca da eficacia organizacional
  • Visão voltada para o futuro e destino
  • Assessorar na gestão com pessoas 
  • Ajudar os gerentes e equipes
  • Enfase na liberdade e participação

As novas necessidades da ARH

  • Uma nova visão do homem, do trabalho e da empresa.
  • Estrutura plana, horizontalizada, enxuta, de poucos níveis hierárquicos
  • Organização voltada para processos e não por funções especializadas e isoladas.
  • Necessidade de atender ao usuário interno ou externo e se possível encanta-lo.
  • Sintonia com o ritmo e natureza das mudanças ambientais
  • Necessidade de criar valor e de agregar valor as pessoas, a empresa e ao cliente.
  • Agilidade, Flexibilidade, Dinamismo e pró-ação
  • Compromisso com a qualidade e com a excelência nos serviços
  • Busca da inovação e criatividade.
Obs: Ser criativo é ser útil.

1. SUBSISTEMA DE SUPRIMENTOS
Processo de Agregar Pessoas
Recrutamento e Seleção

Conceito de Recrutamento

Recrutamento é o processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputa-lo.
O mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro dela fora dela ou em ambos os contextos.

Recrutamento Interno e Externo

Interno
  • Preenchimento das vagas e oportunidades é feito através dos próprios funcionários atuais.
  • Os funcionários internos são os candidatos preferidos.
  • Isto exige que sejam promovidos ou transferidos para as novas oportunidades.
  • A organização oferece uma carreira de oportunidades ao funcionário.
Externo:
  • O preenchimento das vagas é feita através da admissão de candidatos externos.
  • Os candidatos externos são os candidatos preferidos
  • Isto exige que sejam recrutados externamente e selecionados para preencher as oportunidades.
  • A organização oferece oportunidades aos candidatos externos.

Prós e Contras do Recrutamento Interno

Prós
  1. Aproveita melhor o potencial humano da organização
  2. Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários
  3. Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários a organização
  4. Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental
  5. Não requer socialização organizacional de novos membros
  6. Probabilidade de melhor seleção pois os candidatos são bem conhecidos.
  7. Custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo.
Contras:
  1. Pode bloquear a entrada de novas ideias, experiencias e expectativas
  2. Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual
  3. Mantem quase inalterado o patrimônio humano da organização
  4. Ideal para empresas burocráticas e mecanisticas
  5. Manter e conserva a cultura organizacional existente
  6. Funciona como um sistema fechado de reciclagem continua

Prós e Contras Recrutamento Externo

Prós:
  1. Introduz sangue novo na organização talentos, habilidades e expectativas.
  2. Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades
  3. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destressas
  4. Renova a cultura organizacional e a enriquece com novos aspirações
  5. Incentiva a interação da organização
  6. Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.
Contras:
  1. Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização
  2. Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos
  3. Requer aplicação de técnicas seletivas para a escolha dos candidatos externos. Isto significa custos operacionais
  4. Exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários
  5. É mais custoso, honeroso, demorando e inseguro que o recrutamento interno,

Seleção
Conceito de Seleção

  • Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo
  • Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado
  • Seleção é a obtenção e uso da informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles devera receber a oferta de emprego.

Seleção como responsabilidade de linha e função de Staff.

Responsabilidade de linha

  • Decidir quanto ao preenchimento do cargo vago, através da emissão da requisição de empregados
  • Decidir quanto as características básicas do candidato
  • Entrevistar os candidatos
  • Avaliar e comprar os candidatos a através dos resultados das entrevistas e das demais técnicas de seleção
  • Decidir a respeito da aprovação ou rejeição dos candidatos.
  • Escolher o candidato final ao cargo.

Função de Staff

  • Verificar o arquivo de candidatos e ou executar o processo de recrutamento
  • Fazer as entrevistas de triagem dos candidatos que se aparenta
  • Desenvolver técnicas de seleção mais adequadas
  • Preparar e treinar os gerentes nas técnicas de entrevistar candidatos
  • Aplicar testes psicológicos ou de personalidade se necessário
  • Assessorar os gerentes no processo seletivo se necessário.

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