Localização de Empresas - Graduação Inteligente

Breaking

sábado, 19 de novembro de 2016

Localização de Empresas

Localização de Empresas

A seleção do local para a implantação de uma empresa, fabrica ou deposito (centro de distribuição) é uma decisão ligada a estratégia empresarial. Para uma decisão adequada quanto a localização deve-se determinar qual a capacidade, onde e quando necessário.

Medida de Capacidade

  • Capacidade: É a máxima produção (ou saída) de uma empreendimento, ou seja, o nível máximo de atividade de valor adicionado que pode ser conseguido, em condições normais de operação e por um determinado período de tempo.

Podemos Classificar Capacidade Como:

- Capacidade do Projeto: Também denominada capacidade teórica (aquela qual o fornecedor ou fabricante de equipamento apresenta para o produto)

- Capacidade Efetiva (ou Real): A que a produção apresenta após o desconto de todos os tempos de parada tecnicamente necessários para que os equipamentos ou sistemas implantado funcione adequadamente.

- Volume de Produção: O que se produz atualmente. A capacidade pode ser medida em toneladas de material produzido por dia ou ano, número de peças por dia ou ano, número de clientes atendidos por mês, número de lugares disponíveis por dia (Ex. Aviões).;
A capacidade está relacionada à dimensão tempo.

Determinação de demanda

Para se decidir a localização das operações da empresa é necessário um estudo de demanda para o futuro, a projeção da demanda fornece estimativas de necessidades ao londo do tempo.

Fatores que influenciam na localização

  • Existência de mão de obra qualificada
  • Mercado consumidor e fornecedor
  • Qualidade da rede de transportes
  • Facilidades oferecidas como isenção de impostos, energia, comunicação, etc.

Estratégias em Localização

  • Cluster como fator competitivo - A localização da empresa dentro de um cluster traz vantagens como: Fornecedores qualificados, cultura, local adaptada as atividades do cluster, cooperação entre empresa, etc. Cluster é o nome utilizado para caracterizar um agrupamento natural de empresas similares em determinada região geográfica, com as mesmas características econômicas e com um objetivo comum de competitividade.
  • Condomínio Industrial: Caracterizando-se pela localização dos fornecedores dentro da planta da operação de adjacente a ela.
  • Consórcio Modular: É uma ampliação do modelo de condomínio industrial, onde os fornecedores se localizam dentro da planta da empresa e são responsáveis por todas as etapas da montagem de seus itens na produção. Isso ajuda a reduzir custo de investimento e torna o fornecedor parceiro da empresa.
  • Cooperativas: União de diversas propriedades na mesma região geografica com objetivos comuns como distribuição, negociação de insumos, infraestrutura de transporte, etc. Algumas maquinas ou equipamentos são comprados como o investimento de todos para o uso comum. (Ex. Empresas Agrícolas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário