KLS Comportamento Organizacional - Unidade 2 S4 - Respostas - Graduação Inteligente

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sábado, 21 de abril de 2018

KLS Comportamento Organizacional - Unidade 2 S4 - Respostas

KLS Comportamento Organizacional - Unidade 2 S4

Comportamento Organizacional - Unidade 2 S4

Que consequências negativas pode ter o líder que perder a confiança de sua equipe? Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. A equipe procura se unir mais e isola o líder, mas ainda preocupa-se com os objetivos da organização e os interesses do grupo estão sempre em primeiro lugar.
b. A equipe deixa de se reportar ao líder direto, retendo informações, mas ainda assim, preocupa-se com o interesse do grupo e com as metas e objetivos como um todo.
c. A equipe não faz mais horas extra, mas continua segura de seu trabalhando cooperando com a liderança de forma que não mede esforços para o alcance dos objetivos.
d. A equipe ou grupo passa a não confiar mais no líder gerando insegurança, desmotivação e queda na produtividade. Correto
e. A equipe sente o peso de um clima de conflitos, mas continua motivada para o trabalho inclusive com alta produtividade.

Sobre o processo de coaching podemos afirmar que:

Escolha uma:
a. É o líder que irá treinar o aprendiz. O mesmo se compromete a ajudar e apoiar no processo de aprendizado para que seu aprendiz a líder possa conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançando suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva. Correto
b. Geralmente o mentoring é um processo que tem duração de médio e longo prazo.
c. O profissional de coaching não precisa ter certificação na área, podendo exercer a função de profissionais formados em diversas áreas de conhecimento como Administração, Direito, Filosofia e Sociologia.
d. Trabalha somente com foco no desenvolvimento profissional.
e. O aprendiz é treinado somente em suas tarefas rotineiras sem grande foco no desenvolvimento de seus objetivos. O treinamento é dado por um outro funcionário da mesma equipe.


GRADUAÇÃO INTELIGENTE
Quando os colaboradores percebem a falta de ética na liderança esta liderança:

Escolha uma:
a. Ganha poder.
b. Se extingue.
c. É mais respeitada.
d. Se torna mais fraca. Correto
e. Se torna mais forte.

Analisando as alternativas a seguir, podemos dizer que as consequências da confiança são:

Escolha uma:
a. Confiança encoraja a correr riscos; confiança facilita pouco o compartilhamento de informação; grupos confiantes são mais eficazes e grupos confiantes são mais eficazes; confiança aumenta produtividade.
b. Confiança encoraja a correr riscos; confiança facilita o compartilhamento de informação; grupos confiantes são mais eficazes; confiança aumenta produtividade. Correto
c. Confiança não encoraja a correr riscos; confiança facilita o compartilhamento de informação; grupos confiantes são mais eficazes e grupos confiantes são mais eficazes; confiança aumenta produtividade.
d. Confiança encoraja a correr riscos; confiança facilita pouco o compartilhamento de informação; grupos confiantes são mais eficazes e grupos confiantes são não mais eficazes; confiança aumenta o entrosamento.
e. Confiança encoraja a correr riscos; confiança facilita pouco o compartilhamento de informação; grupos confiantes são mais eficazes e grupos confiantes são menos eficazes; confiança aumenta criatividade.

Faça relação da coluna da esquerda com a coluna da direita sobre os líderes eficazes. A seguir, assinale a alternativa que contém a ordem correta:

1. Demonstram caráter e competências pessoais.

2. Definem uma visão inspiradora.

3. Mobilizam em prol de resultados sustentados.

4. Aumentam a capacidade organizacional.

5. Atraem, retêm e desenvolvem talentos/futuros líderes.

6. São competentes na atividade da organização. A ( ) Inovam, constroem equipes e geram mudanças.

B ( ) Obtêm compromissos, são coaches e teachers.

C ( ) Hábitos, integridade, confiança e coragem.

D ( ) Estabelecem uma direção.

E ( )Tomam decisões críticas.

F ( ) Para todos os Stakeholders.
Escolha uma:
a. 1=F; 2=A; 3=E; 4=B; 5=C; 6=D.
b. 1=C; 2=F; 3=B; 4=A; 5=D; 6=E.
c. 1=B; 2=D; 3=C; 4=F; 5=A; 6=E.
d. 1=A; 2=D; 3=E; 4=C; 5=B; 6=F.
e. 1=C; 2=D; 3=F; 4=A; 5=B; 6=E. Correto
GRADUAÇÃO INTELIGENTE
Assinale a alternativa que contém algumas das principais características do líder:

Escolha uma:
a. Tem uma visão a curto prazo, inspira confiança, faz certo as coisas, aceita e mantém o status quo.
b. Tem uma visão a curto prazo, inspira confiança, faz a coisa certa, aceita e mantém o status quo.
c. Tem perspectiva de futuro, inspira confiança, faz a coisa certa, desafia o status quo. Correto
d. Tem perspectiva de futuro, inspira confiança, faz certo as coisas, aceita e mantém o status quo.
e. Tem perspectiva de futuro, inspira confiança, faz certo as coisas, desafia o status quo.

Texto-base: O interesse em conhecer melhor aquilo que caracteriza o comportamento de um líder eficaz não é assim tão recente. Mesmo em épocas distantes, a compreensão de como alguém conseguia chegar a uma posição de destaque na condução dos demais pares sempre despertou considerável curiosidade e preocupação. Atualmente muito se

houve falar que as organizações têm tido dificuldade em encontrar pessoas com perfil de liderança no mercado de trabalho.

Enunciado: Como consequência dessa dificuldade podemos afirmar que:

I- Tem aumentado o investimento em programas de desenvolvimento de lideranças dentro das próprias organizações em busca de uma liderança eficaz.

II- As organizações têm buscado profissionais fora do país para suprir esta necessidade.

III- Essa informação não é real, pois o nosso país está em constante desenvolvimento, com um mercado aquecido a vários anos consecutivos e com profissionais capacitados para liderar.

Escolha uma:
a. Está correto apenas III.
b. Esta corre I, II e III.
c. Está correto apenas II.
d. Está correto I e II.
e. Está correto apenas I. Correto

Texto-base: Você teve a oportunidade de estudar sobre motivação e algumas teorias motivacionais. Baseado nestes conhecimentos, observe as afirmações abaixo.

I) Frederick Herzberg foi o responsável pela Teoria dos Dois Fatores, que foi um estudo realizado com colaboradores em momentos altamente motivados e em momentos de insatisfação e desmotivação.

II) Clayton Alderfer criou a Teoria ERG, propondo uma modificação da teoria de Maslow, tornando-a mais simples e instituindo três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de crescimento.

III) John Stacey Adams desenvolveu a Teoria da Equidade, na qual a satisfação e a motivação dos colaboradores estão diretamente ligadas à comparação justa entre os mesmos.

IV) Edwin Locke desenvolveu a Teoria da Fixação de Objetivos, que propõe que a maior fonte de motivação no trabalho é a intenção de lutar por um objetivo.

V) David McClelland criou a Teoria das Necessidades Adquiridas, que é baseada na premissa de que as pessoas adquirem ou aprendem certas necessidades com base nos valores institucionais.

Enunciado: Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Estão corretas II; IV.
b. Apenas II está correta.
c. Apenas III está correta.
d. Estão corretas I; II; III e IV. Correto
e. Estão corretas I; III; e V.

Texto-base: Nas Teorias Comportamentais, algumas sugerem que o comportamento do líder é que determina se ele será ou não um líder eficaz, deixando de lado o foco nos traços de personalidade. Isto significa que líderes eficazes podem ser treinados, já que comportamentos podem ser aprendidos. São vários os tipos de liderança que encontramos hoje nas organizações. Em um deles o líder toma todas as decisões e faz o estilo linha-dura. O poder é centralizado em si e as decisões são impostas aos colaboradores que podem questionar. Seu foco está nos resultados das tarefas realizadas.

Enunciado: De acordo com as características apresentadas, estamos nos referindo à liderança:

Escolha uma:
a. Liderança Carismática.
b. Liderança transformacional.
c. Liderança liberal ou laissez-faire.
d. Liderança democrática.
e. Liderança autocrática. Correto

Texto-base: As características da liderança carismática influenciam sua equipe, seus seguidores. Quando o líder compartilha com a equipe a visão de forma articulada e clara, está propondo aos seus seguidores os objetivos a serem alcançados, demonstrando que todos têm capacidade e competência para atingir estes objetivos. Quando mostra que está disposto a assumir riscos pessoais para alcançar a visão, inspira confiança nos seguidores, que se comprometem ainda mais com a visão e com a organização.

Enunciado: Assinale a alternativa que contém as características do líder carismático:

Escolha uma:
a. Visão e articulação – Risco pessoal – Sensibilidade às necessidades da organização – Comportamento não convencional.
b. Visão e articulação – Risco pessoal – Sensibilidade às necessidades dos seguidores – Comportamento convencional.
c. Visão e articulação – Risco pessoal – Sensibilidade às necessidades dos seguidores – Comportamento não convencional. Correto
d. Visão e articulação – Risco calculado – Sensibilidade às necessidades da organização Comportamento convencional.
e. Visão e articulação – Risco calculado – Sensibilidade às necessidades dos seguidores – Comportamento não convencional.

Texto-base: É comum pessoas emprestarem alguma coisa de valor como um carro, uma casa na praia ou até mesmo, seu computador de trabalho a um amigo, sem exigir uma contrapartida. Também é comum confidenciarmos informações importantes a outras pessoas e pedir sigilo. Em casos assim, normalmente ouvimos questionamentos do tipo: você não tem medo que ele estrague seu carro? Você não tem medo de emprestar sua casa na praia e eles quebrarem tudo por lá? Você não teme que esta pessoa use estas informações contra você? A resposta a esses questionamentos pode ser: não, não tenho esse temor, pois confio nesta pessoa.

Enunciado: Sobre confiança é possível afirmar que:

Escolha uma:
a. Confiança em alguém ou algo pode gerar um desempenho eficaz, pois estimula a motivação para realizações em esforço extra.
b. Confiar significa acreditar, ter uma expectativa positiva em relação ao comportamento de outra pessoa, apostar que o comportamento de outro indivíduo será favorável aos nossos objetivos e às nossas expectativas, mesmo que não tenhamos nenhuma forma de nos assegurar que isto correrá. Correto
c. Confiança é um sentimento de expectativa em relação algo ou alguém. A pessoa ou organização confiável é uma fonte de vantagem competitiva.
d. Confiança é a contribuição voluntária do funcionário, encorajada pelo líder.
e. Confiança é um estado psicológico que surge quando nos tornamos vulneráveis ao outro em relação às expectativas sobre como a situação vai se desenrolar.

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