Composto Mercadológico - Questionário - Graduação Inteligente

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sábado, 15 de setembro de 2018

Composto Mercadológico - Questionário

COMPOSTO MERCADOLÓGICO - QUESTIONÁRIO

O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando ocorreu um maior avanço de industrialização mundial, que fez com que houvesse uma acirrada competição entre as empresas e maior disputa pelos mercados. [...] O cliente passou a ter o poder de escolha, selecionando qual das alternativas disponíveis no mercado lhe proporcionaria a melhor relação entre custo e benefício.
SANTÂNGELO, Caio César Ferrari. A origem e evolução do Marketing. Portal Administradores. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-origem-e-evolucao-do-marketing/31418/. Acesso em: 05 jul.2018

O texto enfatiza o surgimento do Marketing a partir da década de 1950. Baseado no texto e na UA01, avalie as afirmações a seguir e verifique quais foram relevantes para o desenvolvimento do mercado, nessa década.

I – A geração baby boomer, que, no pós-guerra, busca satisfazer suas necessidades e desejos de longevidade, de novos produtos, de estabilidade financeira, de realização pessoal e status.
II – Maior participação da mulher no mercado de trabalho e primeiras conquistas de sua emancipação.
III – Aprimoramento dos meios de comunicação nos anos 1950 em diante, seja pela era do rádio, seja pelo início da televisão.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III Correto
b. III, apenas.
c. I, apenas.
d. II, apenas.
e. I e III, apenas.

Sobre a abordagem clássica do marketing, Kotler e Keller (2006, 13-16) mencionam as fases mercadológicas, ou seja, as eras ou orientação, que identificam a evolução das empresas. Uma destas eras ou orientação começa no final do século XX e prevê a orientação para o bem-estar não só do consumidor, mas de toda a sociedade, equilibrando: lucros para a empresa, satisfação de desejos e necessidades dos consumidores e o interesse público.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

A era ou orientação descrita acima é:

Escolha uma:
a. Era do produto
b. Era do marketing
c. Era das vendas
d. Era da produção
e. Era do marketing societal Correto

O estabelecimento de uma estratégia eficaz de marketing começa com uma análise detalhada e criativa tanto das capacidades da empresa – suas forças e fraquezas em relação à concorrência – quando das oportunidades e ameaças apresentadas pelo ambiente.

Nesse contexto se discute o microambiente de marketing, que consiste em:

Escolha uma:
a. analisar, atentamente, os elementos que envolvam um mercado externo e global.
b. atores e forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os mercados clientes, os concorrentes e os públicos. Correto
c. políticas empresariais que envolvem, somente, as percepções do Presidente em conjunto com a diretoria ou conselho administrativo.
d. analisar somente os concorrentes.
e. verificar, exclusivamente, os consumidores e suas constantes mudanças de comportamento.


O que devemos chamar de "novos" estudantes de hoje? Alguns se referem a eles como o N-Net] -gen ou D- [para digital] -gen. Mas a designação mais útil que encontrei para eles é: Nativos digitais. Nossos alunos hoje são todos “falantes nativos” da linguagem digital de computadores, videogames e Internet.Então, o que isso faz com o resto de nós? Aqueles que não nasceram no mundo digital mas que, em algum momento mais tarde em nossas vidas, se tornam fascinados e adotaram muitos aspectos da nova tecnologia são, e sempre serão comparados a eles, são os Imigrantes Digitais.

De acordo com os estudos sobre variáveis macroambientais, assinale a alternativa que corresponde à notícia descrita acima:

Escolha uma:
a. Ambientes Natural e Tecnológico
b. Ambientes Econômico e Cultural.
c. Ambientes Político e Tecnológico.
d. Ambientes Demográfico e Tecnológico. Correto
e. Ambientes Natural e Demográfico.

(ENADE, 2012, adaptado) O composto preço, integrante do marketing mix, tem como característica a sua natureza variável e uma relação direta em face do nível de vendas na margem de contribuição propiciada pelo produto e, principalmente, na posição estratégica que ocupa no mercado.

Com base nessas características, as empresas apresentam e buscam atender objetivos quanto à formulação e fixação do preço, que são:

Escolha uma:
a. Premium price, penetração de mercado e especialmente, desnatação de mercado.
b. Custos diretos, custos indiretos, receita operacional bruta, desconsiderando a margem de lucro.
c. Lucratividade, volume de vendas, concorrência, custos fixos e variáveis, prestígio ou posicionamento. Correto
d. Somente custos operacionais, custos de produção, custos de manutenção e custos de estocagem.
e. Somente custeio direto, custeio por absorção, custo-padrão, custo-meta e curva ABC.


Repensar os 4P’s significa entender que, para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, é preciso que os produtos ofereçam solução e não apenas que tenham boa qualidade de características, de funções ou superioridade tecnológica.

COBRA, Marcos, Administração de Marketing no Brasil. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Com base nesse texto e nos estudos sobre produto, avalie as seguintes asserções (afirmações) e a relação proposta entre elas.

I. Desenvolver produtos, lançar tendências, novas tecnologias e inovar são as palavras de ordem para as empresas que pretendem se consolidar no mercado
PORQUE
II. Agregar valor à marca, estender a garantia, oferecer um serviço de excelência desde a distribuição do produto aos pontos de venda até o pós-venda são condições para se destacar perante a concorrência.

Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto

O projeto do novo Carrefour Pamplona em São Paulo, teve como objetivo ser transparente, mostrando todo o cuidado com o frescor dos alimentos e o cuidado na produção e qualidade dos produtos feitos ou manipulados na loja, além de ter ambientes que recebessem uma linguagem mesclando o “retrô” com o “pop”, para oferecer um ambiente sofisticado, que tivesse uma iluminação especial, piso e revestimento diferenciados, comunicação visual original , em ambientações únicas, redefinindo o conceito de Hipermercado no Brasil.

VENCEDORES do 1º Prêmio Retail Design Innovation 2017. RDI BRASIL. Seção: Design, Premiação, Visual Merchandising. Disponível em: < http://www.rdiblog.com.br/2017/09/06/vencedores-do-1o-premio-retail-design-innovation-2017/>. Acesso em: 10 jul.2018
Considerando o texto acima e os estudos sobre ponto de venda, infere-se que:

Escolha uma:
a. A linguagem “retrô” deve ser questionada, segundo o texto da UA07, pois não impacta na ambientação.
b. Em um ponto de venda é essencial criar estímulos, assim, a atmosfera geral deve ser aproveitada como meio de chamar a atenção. Correto
c. Em um ponto de venda a iluminação deve ser, sempre, muito forte, independentemente do tipo de produto a ser vendido
d. A preocupação com a temperatura, em um ponto de venda, somente é relevante para produtos de hortifrúti.
e. Cada vitrine possui um ponto focal, assim só é importante preocupar-se com ela em casos de produtos de alto luxo.

Segundo Kotler (2006, p.464), “canais de Marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo”. Quando se fala em canais de marketing é preciso apontar importantes aspectos dessa ferramenta do marketing entre eles:
I – Redução dos custos.
II – Parceria longo prazo
III – Alcance geográfico.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. I e III apenas
b. III apenas.
c. I apenas.
d. I, II, III. Correto
e. II apenas.

(ENADE 2012, adaptado) A empresa BoX, que comercializa bens de consumo, oferece cupons aos seus clientes (sem a necessidade de compra) para concorrerem ao sorteio de um automóvel durante o mês de aniversário da marca. Para Kotler, essa ação da empresa é definida como “um conjunto de ferramentas de incentivo, a maioria em curto prazo, projetada para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos por parte do consumidor ou do comércio”.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. 

De acordo com a afirmação acima, a ação executada pela empresa BoX classifica-se como Escolha uma: 
a. marketing direto 
b. propaganda 
c. venda pessoal 
d. promoção de vendas Correto 
e. merchandising 

Se um serviço não pode ser estocado é preciso que a empresa prestadora de serviço atente para as possíveis demandas e tenha um planejamento criativo e adequado para atender bem seus clientes e estratégias focadas para evitar devoluções. 
ZEITHAML, Valarie. A.; BITNER, May Jo. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2.ed. tradução Martin Albert Haag e Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Porto Alegre: Bookman, 2003. 

Mediante os estudos sobre Marketing de Serviços assinale a alternativa que corresponde à especificidade descrita no texto acima: Escolha uma: 

a. Heterogeneidade 
b. Homogeneidade 
c. Simultaneidade 
d. Intangibilidade 
e. Perecibilidade Correto 

Dani Noce e Paulo Cuenca são Digital Influencers e têm um canal que foi, primeiramente, voltado para a culinária (I Could Kill for Dessert) cujo foco eram os maravilhosos doces que a Dani fazia (DIGITAL..., 2018, ONLINE, adaptado). Aos poucos o conteúdo migrou para o mundo da moda e das viagens, mas sem abandonar as suas origens. Seu site e perfil foi escolhido tanto no voto popular como no voto técnico como o melhor no segmento Gastronomia pelo “prêmio Influenciadores Digitais (PRÊMIO..., 2018, ONLINE, adaptado). 
PRÊMIO Influenciadores. Disponível em . Acesso em: 10 jul.2018. DIGITAL Influencer: uma nova profissão. Revista FAAP. Educlab. 
Disponível em:< http://revista.faap.br/educlab/digital-influencer-uma-nova-profissao-interciclo-faap-danielle-noce-paulo-cuenca-could-kill-for-dessert/>. Acesso em: 10 jul.2018. 

Quando se fala em fatores de influência no consumo, vale destacar os grupos de referência. Sobre esses grupos: 

I – Os digital influencers podem ser considerados líderes de opinião. 
II – Grupos de referência podem ser pessoas de nosso convívio. 
III – A fama dos digital influencers pode colaborar para uma estratégia mercadológica. 

É correto o que se afirma em: Escolha uma: 

a. I apenas. 
b. I e III apenas 
c. II apenas. 
d. III apenas 
e. I, II, III Correto 


O cobranding* entre a Mônica e a Hello Kitty rendeu um e-commerce de produtos para os fãs brasileiros. A Maurício de Sousa Prpooduções e a Sanrio colocaram no ar uma plataforma para comercializar os licenciados resultantes da parceria entre as duas famosas personagens, firmada no ano passado. *cobranding: ação mercadológica que visa a união de duas marcas. LOJA virtual vende licenciados da cobranding Mônica e Hello Kitty. Meio &Mensagem. 
Seção Últimas Notícias, 28 jul.2018. < http://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2018/06/28/loja-virtual-vende-licenciados-da-cobranding-monica-e-hello-kitty.html>. Acesso em: 12 jul.2018.(adaptado) 

Sobre branding, avalie as afirmações a seguir: 

I – Branding compreende um conjunto de tarefas com a função de melhorar o processo de gestão das marcas. 
II – Branding é dotar produtos e serviços de atributos por meio do poder das marcas.
III – O cobranding auxilia na criação de conexões emocionais. 

É correto o que se afirma em: Escolha uma: 

a. I apenas. 
b. I e II apenas. 
c. III apenas 
d. I, II, III. Correto 
e. II apenas.

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