Função da Administração - Graduação Inteligente

Breaking

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Função da Administração

A habilidade de fazer, prever e buscar soluções faz do administrador o interlocutor nas ações destas habilidades, atendendo às mudanças constantes que cerca o universo da administração geral. Estas e outras tantas habilidades são funções exercidas na administração, sempre em busca da harmonia do uso dos recursos disponíveis na empresa.



Alguma vez, você parou para pensar se é ou não competente no que faz?
Você usa de sua eficiência ou eficácia para realizar suas tarefas diárias dentro ou fora de uma organização?
Podemos verificar a seguir, então você terá condições de avaliar e responder melhor tais questões.
Mais uma reflexão para iniciarmos esta unidade, aprofunde em seus conceitos pessoais e expanda estas palavras em seu cotidiano:

Ouça mais aquilo que você costuma ouvir, isso permite corrigir aquilo que você costumeiramente ouve; não ouça somente aquilo que você nunca ouviu, pois com certeza suscitará dúvidas frequentes. (Daltro O. Carvalho)

Funções na Administração: A administração é focada na estratégia, na habilidade de fazer, na astúcia, na visão crítica e analítica, em conceber a operação antes de ser realizada. (Daltro O. Carvalho)

As funções na administração sofrem mutações constantes, a exigência é cada vez maior na visão holística para administrar os conflitos de identidades, que se turvam diante de tantas inovações e a expansão das informações, não obstante a sua velocidade das comunicações e quebra de paradigmas. (Daltro O. Carvalho)

Para que possamos adentrar nas funções principais na administração, é importante que se entendam e distingam os conceitos de eficiência e eficácia. Veremos mais profundamente no módulo quatro, mas abaixo uma breve conceituação.

Sua distinção mostrará, no decorrer deste livro, a busca de resultados mais específica de um administrador, dos gestores, da produção e do negócio em si:
  • Eficiência: qualidade ou capacidade (de alguém, um dispositivo, um método etc.) de ter um bom rendimento em tarefas ou trabalhos, com um mínimo de dispêndio com tempo, recursos, energia (segundo o Dicionário Digital Aulete). Interfere na decisão de como os recursos disponíveis serão utilizados. Faz parte desse processo a eficiência das ações, voltada à realização dos objetivos. Para tanto, deverá dispor de ferramentas e recursos necessários para obtenção de resultados, como a formação profissional e a infraestrutura para reforços do trabalho proposto.
  • Eficácia: capacidade de produzir o efeito desejado ou esperado; capacidade de realização de tarefas com eficiência, com bons resultados (segundo o Dicionário Digital Aulete). É certamente, a relação entre os resultados obtidos frente aos objetivos iniciais. Antes, porém, deve-se ter em mente os objetivos e os resultados esperados. São resultados finais, a produtividade, exiguidade esperada, a satisfação final dos objetivos executados, cujos benefícios são a sua extensão e sua permanência.

Tradicionalmente, segundo renomados autores, consideram-se as principais funções conceituais na administração como base em seus processos, que em sua evolução não as anulam, mudando somente as concepções de resultados e o uso tecnológico, onde permeiam a concepção crítica e analítica em seus resultados:
  • Planejamento;
  • Organização (estruturação);
  • Direção;
  • Controle.

Próximas postagens, iremos aprofundar os conceitos dos pilares da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário