Sistemas Integrados de Gestão - Atividade 4
Sistemas Integrados de Gestão - Atividade 4 |
1 - Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Os processos de uma cadeia de suprimentos podem ser observados de duas formas diferentes: uma é denominada Visão Cíclica e outra, é denominada Visão PUSH/PULL (empurrados/puxados).
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Pearson, 2003. (adaptado)
Os processos, segundo CHOPRA (2003), apresentam as seguintes características:
I – Baseado na resposta, ou seja, acionado pelos pedidos dos clientes.
II – Tem base antecipatória, ou seja, antecipa-se aos pedidos dos clientes com base em uma previsão.
III – Realizado em dois estágios sucessivos na cadeia de suprimentos. (exemplos: cliente/varejista ou varejista/distribuidor).
Os itens representam, respectivamente, os processos
Escolha uma:
a. I - PUSH (Empurrado); II - PULL (Puxado); III - Cíclico.
b. I - PULL (Puxado); II - Cíclico; III - PUSH (Empurrado).
c. I - Simplificado; II - Cíclico; III - PUSH (Empurrado).
d. I - Cíclico; II - PUSH (Empurrado); III - PULL (Puxado).
e. I - PULL (Puxado); II - PUSH (Empurrado); III - Cíclico. Correta, pois segundo o autor, constam em I, II, III os processos: PULL (Puxado) - acionado pelos pedidos dos clientes; PUSH (Empurrado) - antecipando os pedidos dos clientes através de uma previsão; Cíclico - onde os processos são divididos em uma série de ciclos, cada qual realizado entre dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos.
2 - Em uma cadeia de suprimentos, o ramo de atividade da organização será determinante na decisão entre fazer ou comprar. Com bastante frequência, empresas atacadistas ou varejistas decidem pela compra de tudo o que vendem. No caso de uma empresa manufatureira, ela quase nunca compra o que vende. De fato, a decisão entre comprar ou fazer em uma cadeia de suprimentos não é uma tarefa muito simples, pois envolve uma série de fatores. As formas de decisão entre o comprar ou fazer são apresentadas por Gutwald (1996).
GUTWALD, P. M. Strategic outsourcing and technology supply chains. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, June 1996. Master’s thesis (Management). (adaptado)
Considere as afirmações:
I. É baseada nos custos de produção.
II. Busca o fortalecimento do posicionamento da empresa no mercado com a conquista de posições competitivas e sustentáveis.
III. Usa como base a avaliação da alocação de despesas, capacidade de inovação, fatores humanos, experiências dos empregados, maturidade tecnológica e custos.
Dentre as análises apresentadas por Gutwald, as afirmações I, II e III são, respectivamente, análises
Escolha uma:
a. I – estratégica; II – econômica; III - do custo de transação.
b. I – multidimensional; II – estratégica; III - do custo de transação.
c. I – econômica; II – estratégica; III - multidimensional. Correta, segundo o autor, as formas de decisão entre comprar ou fazer, são: Análise econômica: baseada nos custos de produção; Análise do custo de transação: baseada nos custos resultantes das transações entre os parceiros; Análise estratégica: fortalecimento da posição estratégica dentro do mercado com a conquista de posições competitivas e sustentáveis; Análise multidimensional: usa como base a avaliação da alocação de despesas, capacidade de inovação, fatores humanos, experiências dos empregados, maturidade tecnológica e custos.
d. I – econômica; II – multidimensional; III - do custo de transação.
e. I – estratégica; II – multidimensional; III - do custo de transação
3 - O ponto chave para o sucesso de uma cadeia de suprimentos colaborativa reside no compartilhamento eficiente das informações. Em todas as fases de uma cadeia de suprimentos, indo da etapa estratégica, passando pelo planejamento até a operação, a informação tem papel fundamental. A análise da informação ajuda os gestores a definirem parâmetros de instalação da cadeia de suprimentos, sendo de fundamental importância para a tomada de decisão.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Estratégia, Planejamento e Operação. São Paulo: Pearson, 2003. (adaptado)
Segundo Chopra (2003), um conjunto básico de informações é essencial para a tomada de decisão dentro de uma cadeia de suprimentos, dentre os quais:
I - que produtos podem ser comprados; a que preço; com que lead time; onde podem ser entregues.
II - que produtos podem ser fabricados; qual a quantidade a ser fabricada; em que local serão fabricados; com qual lead time; fazendo quais trade-off; a que custo; qual o tamanho dos lotes.
III - o que deve ser transportado e de que lugar; qual a quantidade; qual o meio de transporte; qual o preço; quanto deve ser armazenado em cada local; qual o lead time.
IV – quem está comprando; o que está comprando; a que preço está comprando; onde e em que quantidade está comprando.
As informações que constam em I, II, III e IV correspondem, respectivamente, às necessidades
Escolha uma:
a. I - sobre demanda; II - do fornecedor; III - de fabricação; IV - de distribuição e varejo.
b. I - de distribuição e varejo; II - sobre demanda, III - do fornecedor; IV - de fabricação.
c. I - sobre demanda; II - de distribuição e varejo; III - do fornecedor; IV - de fabricação.
d. I - do fornecedor; II - de fabricação; III - de distribuição e varejo; IV - sobre demanda. Correta, os itens correspondem respectivamente às necessidades do fornecedor; de fabricação; de distribuição e varejo; sobre demanda.
e. I - de fabricação; II - de distribuição e varejo; III - sobre demanda; IV - de fornecedor.
4 - Em um mundo cada vez mais globalizado, as exigências das diversas partes envolvidas no processo produtivo tornam-se quase que universais e os SGIs, ou Sistemas de Gestão Integrados, são instrumentos importantes para atender a essas demandas. Dentro dos sistemas SGIs, fundamentados em normativas, está o sistema de Gestão da Qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Dentro da perspectiva do cliente, isso será de fundamental importância para a continuidade e sucesso da empresa.
KANO, N.: Attractive Quality Must Be Quality. Hinshitsu, 1984. (Adaptado)
Em referência à perspectiva do cliente e aos requisitos sobre a sua satisfação, verifique os itens a seguir:
I. Características fundamentais, das quais, provavelmente, o cliente nem se lembre de mencioná-las, a menos que elas falhem. Ex: pneus antiderrapantes. Porém, o veículo derrapa em qualquer piso, trazendo instabilidade.
II. Que correspondem, basicamente, às respostas quando perguntamos aos clientes o que eles querem. Geram maior ou menor satisfação conforme o nível de atendimento a esses requisitos.
III. Que vão além das expectativas dos clientes. Sua ausência não gera insatisfação, mas sua presença surpreende positivamente aos clientes.
Segundo KANO (1984), tais requisitos correspondem respectivamente às qualidades
Escolha uma:
a. I – compulsória; II - atrativa; III - linear.
b. I – atrativa; II – compulsória; III - linear.
c. I – atrativa; II – linear; III - compulsória.
d. I – linear; II – compulsória; III - atrativa.
e. I – compulsória; II – linear; III - atrativa. Correta, pois segundo o autor os itens I, II e III correspondem respectivamente às descrições de Qualidade Compulsória, Linear e Atrativa.
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