Desenvolvimento de Negócios - Atividade 1
Desenvolvimento de Negócios - Atividade 1 |
É comum que existe uma confusão entre o que significa uma ideia e uma oportunidade. Identificar uma oportunidade é a grande diferença de um empreendedor de sucesso, mas é preciso que o empreendedor tenha habilidade para separar a ideia e a oportunidade, pois, “atrás” de uma oportunidade sempre existe uma ideia. Quando se trata de ideias e oportunidades é preciso levar em consideração que nem todas as ideias representam oportunidades para todos, pois tudo irá depender de fatores, tais como: capacidade, habilidade, conhecimento, perfil individual, motivação, relações, ou seja, fatores e características pessoais.
DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. 30ª ed. São Paulo: Cultura, 2006.
São consideradas fontes de ideias para o empreendedorismo e negócio:
a. Franquias e patentes; feiras e exposições; contatos profissionais, consultorias entre outros.
b. Missão; visão; negócio desejado; fatores-chave, entre outros.
c. Estratégias organizacionais; estratégias competitivas e estratégias corporativas.
d. Identificar oportunidades; atender uma necessidade e desenvolver negócios dominantes.
e. Estratégia, tática e operacional.
Uma empresa precisa se preocupar com a compatibilização entre os fatores do ambiente externo e os fatores do ambiente interno. Nesse sentido, cada oportunidade de negócio identificada pelos empreendedores deve ter uma avaliação diferente, pois dependem da visão, capacidades e recursos de cada potencial empreendedor.
DEGEN, R. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.
Em relação ao ambiente político e à pesquisa de mercado alguns fatores devem ser considerados pelas empresas, por isso avalie as seguintes afirmativas:
I. Existe um fator de segurança em negócios com as sazonalidades muito acentuadas, pois essas permitem que o empreendedor tenha menor conhecimento para criar um negócio complementar, possibilitando que a empresa precise de menos capital de giro para dar continuidade aos negócios nos períodos sazonais.
II. Os efeitos da situação econômica fazem com que os produtos de consumo de baixo custo tendem a ser mais afetados. Porém, os de alto custo são menos afetados, pois os consumidores tendem a evitar aquilo que se entende por supérfluos.
III. A legislação que regulariza os negócios tem três propósitos centrais: proteger as empresas da concorrência desleal, proteger os consumidores de práticas de negócio desleais e proteger os interesses da sociedade do comportamento desenfreado das empresas.
IV. As ações populares não exercem pressões nos empreendedores, permitindo que esses negligenciem os direitos do consumidor.
Entre as afirmativas apresentadas, está correto o que se é afirmado em:
a. III, apenas.
b. IV, apenas.
c. II, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. I, apenas.
Considerando os diferentes tamanhos de mercado e dentro do contexto da globalização e da nova economia, o “ambiente de tarefa” e global fica muito afetado, aumentando cada vez mais a concorrência e consequentemente as forças competitivas. Para Churchill e Peter (2005), a natureza do ambiente depende muito do tipo de concorrência.
CHURCHILL, G. A. J.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
Os economistas descrevem que existem quatro tipos de principais de concorrência, nos seguintes termos:
I. Ocorre quando existem muitos vendedores de produtos e serviços similares, mas, com alguma diferenciação, e cada um tem participação relativamente pequena no mercado.
II. Ocorre quando uma única empresa mantém a oferta sobre um produto, ou seja, ela é a única empresa que vende em uma determinada área, possuindo grande controle sobre o preço.
III. É quando os produtos similares são oferecidos, e os compradores e vendedores já conhecem o produto. Compradores e vendedores podem entrar nesse mercado facilmente.
IV. Acontece quando os produtos são similares e poucos vendedores controlam a maior parte do mercado.
As afirmações dos itens I, II, III e IV desta questão descrevem respectivamente os conceitos de concorrência:
a. Monopolista; Monopólio; Pura e Oligopólio.
b. Monopólio; Monopolista; Pura e Oligopólio.
c. Monopolista; Monopólio; Oligopólio e Pura.
d. Monopolista; Oligopólio; Pura e Monopólio.
e. Monopolista; Pura; Monopólio e Oligopólio.
Há uma grande variedade de definições acerca do empreendedorismo e as atividades de pesquisa parecem se encaixar em seis escolas de pensamento, cada uma tendo o seu próprio conjunto de crenças. Essas escolas podem ser categorizadas em classes, segundo o interesse em estudar características de personalidade, oportunidades, administração ou a necessidade de adaptação de uma empresa já consolidada.
CUNNINGGHAM, J.B.; LISCHERON, J. Defining entrepreneurship. Journal of Small Business Management, 1991.
Cunningham e Lischeron (1991) classificam as escolas de pensamento sobre empreendedorismo em seis tipos diferentes, ou seja: a bibliográfica; a psicológica; a clássica; a administrativa; a da liderança e a corporativa, por isso, avalie as seguintes afirmativas.
I. A escola administrativa tem como base do estudo a empresa e os seus objetivos.
II. A escola clássica acredita que o empreendedor é aquele que cria algo, e não simplesmente o possui.
III. A escola psicológica assume que o empreendedor desenvolve uma série de atitudes, crenças e valores que moldam sua personalidade.
IV. A escola bibliográfica parte do pressuposto que nenhum empreendedor obtém resultado sozinho.
V. A escola da liderança acredita que é a intuição que diferencia os empreendedores das demais pessoas, sobretudo, o seu sexto sentido para identificar e aproveitar uma oportunidade.
VI. A escola corporativa tem o plano de negócio, como instrumento de planejamento e estruturação de ideias surge nessa escola.
Está correto o que se afirma em:
a. II e III, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. IV e V, apenas.
e. V e VI, apenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário