Marketing Internacional
Nos anos 1960, surgiram novos estudos sobre o marketing e, por meio da obra de autores como E. J. McCarthy e Kotler desenvolveu-se a noção de que o profissional de marketing deve analisar diversas variáveis na sua prática cotidiana, sobretudo no que diz respeito a macro e microambientes de marketing (com relação as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos) e sua contribuição para o crescimento das empresas.
A empresa deve analisar, portanto, cinco ambientes quando opera somente no mercado doméstico. Se atua no mercado externo, deve, a cada país alvo, analisar mais dois ambientes: o macro e o microambiente deste.
- Macroambiente de marketing em nível global.
- Ambiente setorial em nível global.
- Macroambiente de marketing no Brasil.
- Microambiente de marketing no Brasil.
- Ambiente interno da empresa.
- Macroambiente de marketing do mercado-alvo no exterior.
- Microambiente de marketing do mercado-alvo no exterior.
Estratégias de entrada no mercado internacional
Segundo os estudos de Ansoff a seleção de estratégias para introdução do produto no mercado deve atender a alguns princípios, tais como:
- A penetração de mercado (mesmo produto, mesmo mercado);
- O desenvolvimento de mercado (mesmo produto, novo mercado);
- O desenvolvimento de produto (novo produto, mesmo mercado;
- Diversificação entre produto e mercado (novo produto, novo mercado).
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