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sexta-feira, 6 de maio de 2016

Marketing Internacional

Marketing Internacional

Análise do Macroambiente internacional

Nos anos 1960, surgiram novos estudos sobre o marketing e, por meio da obra de autores como E. J. McCarthy e Kotler desenvolveu-se a noção de que o profissional de marketing deve analisar diversas variáveis na sua prática cotidiana, sobretudo no que diz respeito a macro e microambientes de marketing (com relação as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos) e sua contribuição para o crescimento das empresas.

A empresa deve analisar, portanto, cinco ambientes quando opera somente no mercado doméstico. Se atua no mercado externo, deve, a cada país alvo, analisar mais dois ambientes: o macro e o microambiente deste.
  • Macroambiente de marketing em nível global.
  • Ambiente setorial em nível global.
  • Macroambiente de marketing no Brasil.
  • Microambiente de marketing no Brasil.
  • Ambiente interno da empresa.
  • Macroambiente de marketing do mercado-alvo no exterior.
  • Microambiente de marketing do mercado-alvo no exterior.

Estratégias de entrada no mercado internacional


Segundo os estudos de Ansoff a seleção de estratégias para introdução do produto no mercado deve atender a alguns princípios, tais como:
  • A penetração de mercado (mesmo produto, mesmo mercado);
  • O desenvolvimento de mercado (mesmo produto, novo mercado);
  • O desenvolvimento de produto (novo produto, mesmo mercado;
  • Diversificação entre produto e mercado (novo produto, novo mercado).

Composto de Marketing Internacional


Estrutura e modelos avançados de internacionalização


  • Modelo multinacional;
  • Modelo global;
  • Modelo internacional;
  • Modelo transnacional.


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