KLS SIG - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL UNIDADE 2 - RESPOSTAS - Graduação Inteligente

Breaking

sábado, 26 de novembro de 2016

KLS SIG - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL UNIDADE 2 - RESPOSTAS

KLS AVA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - RESPOSTAS

2 UNIDADE - 1 SESSÃO


Um sistema empresarial pode ser compreendido como um sistema que compartilha informações com a toda empresa a fim de apoiar as decisões estratégicas e empresariais. Tal sistema possibilita:

Escolha uma:
 


Analise as colunas abaixo:

A correta relação entre a coluna A e coluna B é:

Escolha uma:
 


Podemos conceituar e compreender o Banco de Dados como:

Escolha uma:
 


Trata-se de um sistema central que garante à organização o compartilhamento das informações para todas as funções e todos os níveis de gerência, apoiando a gestão da empresa.
A definição acima refere-se a:

Escolha uma:
 


A integração de um sistema, por um lado oferta uma série de vantagens e por outro traz consigo também algumas desvantagens, dentre elas podemos citar:

Escolha uma:
 


Um sistema empresarial possibilita à empresa uma tomada de decisão mais assertiva e até mesmo a criação de uma vantagem competitiva, pois fornece informações essenciais para a gestão da empresa e seu posicionamento no mercado. Dentre as afirmativas abaixo outro benefício obtido com o uso deste sistema é:

Escolha uma:
 


Quanto às vantagens para a empresa na utilização de um sistema integrado para a sua gestão podemos apontar:

Escolha uma:
 


O ________________________________________ pode ser compreendido como uma estrutura que é utilizada por programas, estações de trabalho e usuários diferentes. Este nome justifica, pois, os dados são acoplados a uma rede compartilhando as informações de forma conjunta.



A alternativa que torna a definição correta é:

Escolha uma:
 


KLS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - RESPOSTAS

2 UNIDADE - 2 SESSÃO





O ______________________________________ pode ser definido como uma ferramenta que se popularizou no Brasil no final dos anos 1990, com o objetivo de planejar os recursos empresariais, otimizando a cadeia interna da organização por meio da utilização de um banco de dados.




A afirmação refere-se a:

Escolha uma:
 


Tal ferramenta pode ser descrita como a integração dos processos do negócio. Sua abrangência inicia-se nos fornecedores e chega até aos consumidores finais. Busca assegurar os suprimentos das matérias-primas, serviços e, até mesmo, informações, agregando valor ao cliente. Indique a alternativa correta:

Escolha uma:
 


O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) refere-se ao fluxo de materiais e informações da cadeia produtiva de uma empresa. Assim, para que a empresa possa atingir a eficiência, ela deve:

Escolha uma:
 

Toda empresa busca seu reconhecimento e posicionamento no mercado por meio da busca do estabelecimento de uma vantagem competitiva, para isso, muitas vezes a empresa busca o apoio de um sistema empresarial. Desta forma, podemos afirmar que a vantagem na implantação de um sistema de ERP é:

Escolha uma:
 


Quanto ao ciclo de vida para o desenvolvimento de um sistema ERP, temos principalmente a característica representada pela alternativa:

Escolha uma:
 


Os Sistemas de Planejamento de Recursos (ERP - sigla em inglês) caracterizam-se pelo armazenamento de dados, mas também por:

Escolha uma:
 


Observe as alternativas a seguir:



I - O gestor do ERP é o responsável por associar as autorizações pertinentes aos registros mestre de cada um dos colaboradores e perfis de colaboradores.



II – Gerar perfis no ERP é uma prática comum e necessária dentro do sistema.



III – Dentro da empresa os colaboradores são agrupados por perfis de acesso.



IV – Cada colaborador pode acessar o sistema com vários perfis.



Está correto APENAS o que se afirma em:

Escolha uma:
 


Dentre as características do ERP, podemos apontar a característica de integração das informações. Tal característica permite definir esta ferramenta como:

Escolha uma:
 




KLS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - RESPOSTAS

2 UNIDADE - 3 SESSÃO


Analise o texto seguinte:



“O investimento em estratégias de aproximação com o consumidor é um dos pontos centrais no negócio da fabricante de bebidas Femsa Cerveja Brasil, dona das marcas Kaiser, Bavaria, Xingu e Sol. (...) Nesse projeto, o principal objetivo da empresa, que no Brasil usa o sistema de distribuição da Coca-Cola, foi ganhar mais eficiência no tempo de resposta ao público, uma exigência em um setor que precisa seguir normas rígidas de atendimento devido a regras do código do consumidor.” (Fonte: <http://info.abril.com.br/corporate/aplicacoes-de-gestao/cliente-bem-atendido.shtml>. Acesso em: 4 jan. 2015.)



O texto refere-se a qual ferramenta?

Escolha uma:
 



Quanto ao CRM (Customer Relationship Management), pode-se afirmar:



I. O uso do CRM pelas empresas consiste na troca de informações entre fornecedores, os quais disponibilizam informações sobre materiais e componentes, datas de entrega e produção.



II. O CRM corresponde a uma rede de organizações e processos de negócios para selecionar matérias-primas, transformá-las em produtos intermediários e acabados e distribuir os produtos acabados aos clientes.



III. Sistemas de CRM consistem na integração de dados do cliente provenientes de toda a organização, consolidam e analisam esses dados e depois distribuem os resultados para vários sistemas e pontos de contato com o cliente espalhados por toda a empresa.



IV. Os CRMs mais abrangentes contêm também ferramentas para gerenciamento com o relacionamento com o parceiro (PRM).



É correto o que se afirma apenas em:

Escolha uma:
 


O CRM (Customer Relationship Management), uma ferramenta muito utilizada para administração do relacionamento com os clientes, é baseado:

Escolha uma:
 



Analise a figura a seguir e responda:
O fluxograma refere-se respectivamente:

Escolha uma:
 

Muitas empresas praticam, atualmente, a gestão do relacionamento com o cliente – o chamado CRM – uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade dos clientes, bem como a lucratividade da empresa. Nessa perspectiva, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
 

CRM é a sigla usada para Gestão de Relacionamento com Clientes e envolve a gestão de todos os aspectos do relacionamento do cliente com uma organização para aumentar a fidelidade e retenção de clientes. Os dois principais componentes de uma estratégia de CRM se diferenciam pela interação direta entre a organização e seus clientes, sendo descritos a seguir.

I. CRM operacional - suporta o processamento transacional tradicional para as operações de linha ou sistema de frente diários e que lidam diretamente com o cliente.

II. CRM analítico – suporta as operações de retaguarda e a análise estratégica e inclui todos os sistemas que não lidam diretamente com os clientes.

São três exemplos de CRM operacional os seguintes sistemas:

Escolha uma:
 

Este sistema empresarial possibilita o desenvolvimento de ações para vendas, políticas de comissões e a geração de oportunidades aos parceiros de um negócio em tempo real. Estamos nos referindo a:

Escolha uma:
 

Ao falarmos sobre CRM estamos tratando da gestão de relacionamento com os clientes no âmbito empresarial, desta forma analise:

I. O CRM é utilizado pelas empresas a fim de trocar informações quanto a disponibilidade de matéria-prima, fornecedores e suprimentos.

II. O CRM consiste em uma rede organizacional de processos de negócios visando selecionar os melhores fornecedores para o cliente final.

III. Cabe ao CRM captar e integrar os dados dos clientes de uma organização. Tais dados são advindos de todos os departamentos, uma vez consolidados os resultados são distribuídos para a definição de ações empresariais, comunicação e vendas.

IV. Em alguns softwares mais abrangentes de gestão de relacionamento com o consumidor (CRM) há também a integração com módulos de gerenciamento e relacionamento com o parceiro (PRM).

Está correto o que se afirma apenas em:

Escolha uma:
 


KLS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - RESPOSTAS

2 UNIDADE - 4 SESSÃO


Ferramenta com o enfoque que representa a missão e a visão da organização por meio de indicadores que possibilitam a mensuração e o gerenciamento estratégico.



Esta é a definição de:
Escolha uma:
 



Sobre as características do Balanced Scorecard (BSC), podemos afirmar que a principal delas consiste em:

Escolha uma:
 


Analisando o BI – Business Inteligence, podemos afirmar que esta ferramenta consiste em:

Escolha uma:
 



O __________________________ consiste em um modelo estratégico que tem como seus criadores os professores da Havard Business School, Kaplan e Norton e busca compreender e melhorar a performance da empresa analisando-a em alguns focos específicos. A ferramenta a qual o texto se refere é:

Escolha uma:
 

O BI – Business Intelligence consiste em uma ferramenta que possibilita ao gestor uma visão mais sistêmica quanto aos seus negócios, por meio da disponibilização de informações de diversas áreas. Quanto às vantagens ao implementar um BI - Business Intelligence, analise:


I. Possibilita o acesso de dados de qualidade.



II. Permite a detecção de fraudes e erros.



III. Permite a análise quanto ao impacto das decisões tomadas pelo gestor.



IV. Possibilita à empresa conhecer os riscos ou desvios das ações não planejadas.



V. Permite ao gestor conhecer apenas a realidade interna da empresa.



Aponte a alternativa que indica V (Verdadeiro) ou F (Falso):
Escolha uma:
 



O ____________________________ possibilita ao gestor uma visão mais sistêmica quanto aos seus negócios, por meio da disponibilização de informações com qualidade para a tomada de decisão, contribuindo assim, de forma direta para a área de controladoria, na análise e comunicação das informações aos gestores, além de possibilitar o monitoramento da empresa como um todo. A ferramenta a qual o texto se refere é:

Escolha uma:
 


Ao falarmos do BSC - Balanced Scorecard estamos trabalhando no âmbito empresarial com quatro perspectivas, são elas:

Escolha uma:
 


Dentre os Sistemas Empresariais há uma ferramenta que possibilita analisar cenários por meio de informações consolidadas, possibilitando à empresa uma decisão mais assertiva. Tal ferramenta tem como sigla BI, que significa:

Escolha uma:
 


Texto-base: No mundo empresarial, a tomada de decisão por parte do gestor é essencial para a sobrevivência da empresa e seu posicionamento no mercado em que atua. Esse posicionamento visa destacar a empresa quanto a seus produtos ou serviços. Entre os autores que abordam esta temática, temos Porter, que afirma que “uma empresa diferencia-se da concorrência, quando oferece alguma coisa singular valiosa para os compradores, além de simplesmente oferecer um preço baixo” (1989, p. 111).


Enunciado: A definição apresentada por Porter refere-se a:
Escolha uma:
 



Texto-base: Rodas Livres é uma empresa que atua no setor automobilístico e, como todas as empresas, necessita aumentar a sua participação no mercado em 15% nos próximos cinco anos. Ela iniciou um processo de análise sobre os principais problemas existentes quanto ao posicionamento empresarial frente a seus consumidores e ao mercado. Decidiu também pela implementação de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o consumidor.


Enunciado: A ferramenta de CRM – Customer Relationship Management – deverá possibilitar:
Escolha uma:
 



Texto-base: Entre os sistemas de gestão da cadeia de suprimentos está o SCM – Suplly Chain Management –, que possibilita uma melhoria da cadeia e dos fornecedores. Sobre este tema, Martins e Campos (2006) afirmam que “O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management, como ele é mais conhecido, revolucionou completamente não somente a forma de comprar, como também a produção e a distribuição de bens e serviços”.


Enunciado: Assim, podemos afirmar que o objetivo do SCM – Suplly Chain Management – é:
Escolha uma:
 



Texto-base: Entre as ferramentas dos sistemas empresariais analisadas temos o BSC – Balanced Scorecard, que analisa a empresa em quatro expectativas. Considerando essa questão, analise os itens a seguir:


I. A ferramenta BSC – Balanced Scorecard – possibilita a melhoria quanto às áreas críticas da empresa, o desenvolvimento de novos produtos e processos, além de um melhor posicionamento frente aos clientes e ao mercado.



II. Entre as quatro perspectivas temos uma que se relaciona com os processos internos, que apresenta indicadores para garantir a qualidade dos produtos.



III. No BSC – Balanced Scorecard, as ações de desempenho provêm dos objetivos estratégicos da empresa.



Enunciado: Pode-se afirmar que:
Escolha uma:
 



Texto-base: A gestão da informação tanto no âmbito interno quanto no externo é essencial para que a empresa possa posicionar-se e o gestor tenha as condições necessárias para a tomada de decisão. Um dos pontos fundamentais para a tomada de decisão consiste em conhecer os recursos internos e a sua gestão. Para isso, a empresa poderá utilizar um sistema conhecido como ERP – Enterprise Resource Planning.


Enunciado: Assim, podemos afirmar que o ERP – Enterprise Resource Planning:
Escolha uma:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário