KLS Gestão de Projetos - Unidade 3 - Respostas
KLS Gestão de Projetos - Unidade 3 - Respostas |
Marina acabou de
chegar na empresa para gerenciar um projeto muito importante. Ela estudou as
normas internas, templates, conheceu o PMO, e agora, pronta para assumir o
projeto, pergunta qual é o conceito de qualidade em projetos existente na
empresa. Em qual das alternativas
está descrito o conceito de qualidade
em projetos?
Escolha uma:
a. Qualidade é
não atrasar e não mudar nada do que foi combinado no projeto.
b. Qualidade é
garantir ao usuário do produto que existirá assistência técnica disponível em
várias cidades.
c. Qualidade
do projeto só ocorre após a entrega, quando realmente há uso do produto pelo
cliente.
d. Qualidade de um
projeto é quando ele é concluído em conformidade com os requisitos,
especificações e adequação ao uso.
e. Qualidade do
projeto é quando o consumidor, voluntariamente, elogia o produto, mesmo com
defeitos pequenos de execução.
Durante o projeto,
diversas atividades acontecem simultaneamente, e Marina quer controlar a
qualidade de todas. Para isso, ela determinou medições diárias, e pediu que
anotassem tudo em uma planilha padrão para que servisse de base para gráficos e
cartas de controle. Que
ferramenta ela pode usar para
registrar estes dados?
Escolha uma:
a. Cronograma.
b. Payback.
c. EAP.
d. PERT.
e. Folhas de verificação.
Os gerentes de projetos podem contar
com especialistas em qualidade para auxiliá-lo no planejamento da qualidade do
projeto. Dentre as ações que caracterizam esse planejamento podemos citar:
Escolha uma:
a. O
gerenciamento da comunicação e das alterações do projeto.
b. A
elaboração da EAP e do plano de riscos do projeto.
c. A
configuração do ambiente do projeto e a elaboração do plano de riscos.
d. O controle
do escopo e dos custos.
e. A definição das
ferramentas de controle e o estudo das normas e legislações que regem a empresa
e seus produtos.
Com o intuito de
fazer sua empresa ser reconhecida como uma empresa que agrega valor ao cliente,
entregando produtos e serviços de qualidade, João investe muito no
controle e na
garantia da qualidade.
O que significa a garantia da
qualidade em projetos?
Escolha uma:
a. Garantir que o
time esteja preparado e trabalhe em um ambiente profissional de alta qualidade,
em que há um bom relacionamento da equipe.
b. Garantir que se
houver algum problema com o produto o cliente terá diversas formas autorizadas
para consertá-lo, dentro de um prazo pré-estipulado.
c. Garantir
que o produto ou serviço vai funcionar pelo menos por um ano.
d. Garantir e
contratar especialistas em qualidade e fazer todos os testes antes de entregar
o produto, determinando o prazo de validade e o preço de venda da mercadoria.
e. Garantir que
estão sendo realizadas auditorias dos processos que analisam se o projeto está
dentro dos padrões de qualidade e definições operacionais apropriados.
Qual é a diferença entre garantia da
qualidade e controle da qualidade?
Escolha uma:
a. A garantia da
qualidade é o processo que seleciona o que será medido, enquanto o controle da
qualidade é a aplicação do que foi escolhido.
b. A garantia da
qualidade tenta não deixar alterações no escopo, enquanto o controle da
qualidade controla e registra alterações efetuadas no escopo.
c. A garantia
da qualidade checa processos, enquanto o controle da qualidade checa o
produto.
d. A garantia da
qualidade é resultado da análise de riscos, enquanto o controle da qualidade é
a aplicação das regras pré-definidas no plano de riscos.
e. A garantia da
qualidade tem prazo determinado, enquanto o controle da qualidade pode ser
delegado para representantes autorizados.
No controle de qualidade, qual
ferramenta é famosa pelo jargão do "20/80", em que 80% dos problemas
estão relacionados a 20% das causas?
Escolha uma:
a. Carta de
controle.
b. Diagrama de
Pareto.
c. Diagrama de
causa e efeito ou espinha de peixe.
d. Custo da
qualidade.
e. Histograma
Uma grande empresa resolve contratar
um gerente de projetos de fora da empresa. Ele possui dúvidas sobre quais
competências precisa ter para fazer um bom trabalho, mas ouviu o RH da empresa
falar sobre o CHA. O que significa esta sigla?
Escolha uma:
a. Capacidade,
Humana e Autoconhecimento.
b. Conhecer,
Habilitação e Autonomia.
c. Conhecimento,
Habilidade e Atitude.
d. Competência,
Humanização e Altruísmo.
e. Custos,
Harmonia e Ação
O mercado sempre está à procura de
profissionais competentes para seu quadro de empregados, porém muitos confundem
o conceito de competência. O que significa competência?
Escolha uma:
a. Competência
é a capacidade de planejar bem os projetos.
b. Competência é a
soma de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões de uma
pessoa.
c. Competência
é o poder de mudar o resultado das coisas.
d. Competência
é a qualidade de um indivíduo de se projetar no mercado.
e. Competência
é a comprovação de dados do currículo de um profissional.
Em um modelo integrado de
competências, além das competências individuais, quais outras competências
devem ser desenvolvidas para um bom gerenciamento de projetos
Escolha uma:
a. Competências
em comunicação e línguas estrangeiras.
b. Competências
em planejamento e liderança.
c. Competências
em monitoramento e qualidade.
d. Competências
técnica e financeira.
e. Competências
de equipe e da empresa.
Qual a diferença entre as
competências de equipe e as competências da empresa?
Escolha uma:
a. As competências
de equipe estão relacionadas com a capacidade de saber quando a equipe precisa
ser ouvida, permitindo-a participar da solução de um problema, enquanto as
competências de empresa se referem ao momento em que os executivos e o sponsor
devem ser ouvidos para fechar os requisitos do projeto.
b. As competência
de equipe se referem à capacidade do gerente de projetos reconhecer o valor do
time e premiá-lo, enquanto as competências da empresa são as habilidades em não
influenciar,negativamente, a marca e a imagem da empresa.
c. As competências
de equipe se referem às possibilidades de indivíduos trabalharem em conjunto,
com o intuito de atingirem o objetivo do projeto, enquanto as competências da
empresa se referem à habilidade e ao ambiente favorável da empresa para o
gerenciamento de seus projetos.
d. As competência
de equipe se referem à habilidade de montar o plano de RH e todas as tabelas
com os nomes do time, enquanto as competências de empresa se referem à
capacidade de entregar o que a empresa espera, no prazo e custo combinados.
e. As competências
de equipe são a capacidade do gerente do projeto em montar times vencedores,
enquanto as competências da empresa são a capacidade de seguir normas e
regulamentos sem desvios.
Escolha a alternativa
que completa a frase abaixo:
_____________ são a soma de
conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior
probabilidade de sucesso na execução de determinadas atividades.
Escolha uma:
a. Qualidades.
b. Características
interpessoais.
c. Diferenciais.
d. Atitudes.
e. Competências.
O gerente de projetos procurado pelo
mercado deve ter capacidade de transformar seus conhecimentos em uso real,
produzindo algo, a partir do seu know-how. A esta capacidade damos o nome de?
Escolha uma:
a. Atitude.
b. Desprendimento.
c. Habilidade.
d. Conhecimento.
e. Estratégia.
O gerente de projetos de uma
multinacional quer fazer o plano de recursos humanos e deseja saber quais
processos o compõem. Assinale a alternativa que contenha todos os processos a
serem feitos na gestão de recursos humanos de um projeto.
Escolha uma:
a. Planejamento da
gestão de recursos humanos; mobilização da equipe do projeto; desenvolvimento
da equipe do projeto; e gerenciamento da equipe do projeto.
b. Gerenciamento
de escopo; riscos e aquisições.
c. Gerenciamento
de mudanças do projeto; indicadores de performance; e gerenciamento de riscos.
d. Gerenciamento da
troca de funcionários; administração de treinamentos; e gerenciamento de
entregas por recursos.
e. Gerenciamento
das mudanças da equipe; gerenciamento do conhecimento da liderança; e controle
do percentual de absenteísmo.
Indique a alternativa que contenha
pelo menos um objetivo do plano de gerenciamento de recursos humanos em projetos.
Escolha uma:
a. Garantir
que o projeto terminará no prazo.
b. Controlar
faltas e o número de horas trabalhadas no projeto.
c. Separar os
bons dos maus funcionários.
d. Controlar o
contrato de terceiros e sua performance.
e. Aproveitar
os conhecimentos e aptidões do time, a favor do projeto.
Que ferramenta é mais usada para
determinar as responsabilidades do time e fazer a comunicação das mesmas?
Escolha uma:
a. Orçamento
do projeto.
b. Matriz de
riscos do projeto.
c. Matriz RACI
ou RAM.
d. PERT/CPM.
e. Cronograma
do projeto.
Uma das fases de desenvolvimento das
equipes é a de ajustes. Nesta fase, qual papel faz o gerente de projetos?
Escolha uma:
a. O gerente
do projeto deve oferecer orientação e resolução dos conflitos.
b. O gerente
do projeto deve ser o agente de suporte.
c. O gerente
do projeto deve ser um facilitador, servindo de mentor profissional para o
grupo.
d. O gerente
do projeto deve treinar a equipe e atualizá-la quanto ao escopo do projeto.
e. O gerente do projeto
deve construir um ambiente favorável para o recebimento dos novos membros da
equipe.
No gerenciamento dos recursos humanos
de um projeto, qual é o maior objetivo do processo de mobilização da equipe do
projeto?
Escolha uma:
a. Trazer
treinamentos aos funcionários para que eles se aperfeiçoem, facilitando o
alcance dos resultados planejados.
b. Preparar o
plano de substituição de membros do projeto.
c. Confirmar se
todos as pessoas estão disponíveis e montar uma equipe com as competências
necessárias para executar o projeto.
d. Organizar o
time do projeto e extrair o máximo do conhecimento de cada um a favor do
projeto.
e. Reunir a equipe
de trabalho para trazer palavras de motivação que mobilizem a equipe a alcançar
o objetivo planejado.
Qual o processo que olha o
desenvolvimento técnico e comportamental da equipe, trata das competências das
pessoas, da interação (integração) e tem a responsabilidade de promover um
ambiente global, para que a equipe possa melhorar e atualizar seu desempenho no
projeto?
Escolha uma:
a. Mobilizar a
equipe de projetos.
b. Desenvolver
a equipe de projetos.
c. Preparar o
plano de mudança de local de equipe do projeto.
d. Planejar o
gerenciamento de recursos humanos.
e. Gerenciar a
equipe de projetos.
Nos projetos ou no
dia-a-dia, a comunicação é muito importante. Receber a informação e entendê-la
é um fato crucial em todo esse processo, pois de nada adianta a transmissão de
uma
mensagem que não pôde ser
compreendida. No processo de comunicação, de quem é a responsabilidade de dar
um feedback sobre a compreensão da mensagem?
Escolha uma:
a. Do gerente
de projetos.
b. Do
receptor.
c. Do emissor.
d. Do
stakeholder.
e. Do grupo de
comunicações especiais.
No processo de comunicação, muitas
mensagens não chegam aos ouvidos do receptor ou não são bem entendidas. Como
são chamadas essas falhas nos processos de comunicação que atrapalham um
perfeito entendimento da mensagem transmitida?
Escolha uma:
a. Falta de
reuniões específicas.
b. Receptor
sem conhecimento do projeto.
c. Ruídos.
d. Emissor
prolixo.
e. Problemas
de idiomas.
O Gerente de projeto é o
responsável pela gestão da comunicação. Quanto mais canais de comunicação
existem, mais complexa é essa gestão. Em um projeto, a quantidade de canais de
comunicação vai depender do que?
Escolha uma:
a. Do
cronograma desse projeto.
b. Da análise
da viabilidade mercadológica desse projeto.
c. Dos custos
desse projeto.
d. Do número
de pessoas envolvidas nesse projeto.
e. Da
disponibilidade do gerente de projetos em ver as folgas do projeto.
Em qual alternativa temos integrantes
do grupo de stakeholders secundários de um projeto?
Escolha uma:
a. Gerente de
projetos, fornecedores e time.
b. Governo,
sindicatos e sociedade.
c. Sponsor,
gerente de projeto e fornecedores.
d. Gerente de
recursos humanos, fornecedores e a sociedade.
e. Polícia
ambiental, gerente do projeto e fornecedores.
Num projeto com 2
pessoas, o número de canais de comunicação é igual a 1. À medida que pessoas
entram no projeto, o número de canais de comunicação é ampliado, tornando a
gestão da comunicação mais complexa.
Em um projeto de 6 pessoas, quantos
canais de comunicação existem?
Escolha uma:
a. 14.
b. 15.
c. 9.
d. 13.
e. 11.
Quais informações devem ser colocadas
no relatório final do projeto?
Escolha uma:
a. Textos,
gráficos, apresentações e indicadores diversos.
b. A necessidade
original do cliente, o objetivo original do projeto, as exigências originais do
cliente e a descrição do projeto.
c. Mapas estratégicos
do projeto e lista de materiais.
d. Lista de
pessoas e suas funções dentro do projeto.
e. Apenas o
cronograma do projeto.
A teoria da
qualidade trabalha com processos produtivos e, com o tempo, criou-se frameworks
como a ISO e várias ferramentas. Num projeto onde a qualidade é muito exigida,
são indicadas sete ferramentas da qualidade.
Quais são essas sete ferramentas da
qualidade?
Escolha uma:
a. Plano de custos,
de comunicação, de aquisição, de riscos, de escopo, de integração; e de qualidade.
b. Resistencia de
materiais, plano de engenharia, mapa de segurança, rotas de fuga, mapas de
recursos físicos, ferramentas de precisão e técnicas de primeiros socorros.
c. Técnicas de
comunicação, técnicas de segurança e emergência, mapa de relacionamentos
internos, curva S do projeto, indicadores de custos, indicador de risco, e
gráfico de Gantt.
d. Fluxograma,
Diagrama de espinha de peixe, folhas de verificação, Diagrama de Pareto,
Diagrama de dispersão, histograma, e carta controle.
e. Mapa de
recursos, índices de qualidade, histograma de recursos, controle estatístico de
processo, cronograma, lista de stakeholders e ponto eletrônico.
O gerente de
projetos Ricardo quer ser reconhecido por seu bom trabalho junto a todos os
stakeholders. Ricardo sabe que as competências individuais de um gerente de
projetos podem ser classificadas em 3 áreas de conhecimento: orgânica,
profissional e administrativa, e tem a certeza que o desenvolvimento delas será
fundamental para que ele possa alcançar o reconhecimento de todos os envolvidos
no projeto.
Com relação às competências
individuais, as habilidades interpessoais e o conhecimento técnico são
classificados em quais áreas de conhecimento?
Escolha uma:
a. As habilidades
interpessoais são competências administrativas, enquanto que o conhecimento
técnico é uma competência profissional.
b. As habilidades
interpessoais são competências profissionais, enquanto que o conhecimento
técnico é uma competência administrativa.
c. As habilidades
interpessoais são competências orgânicas, enquanto que o conhecimento técnico é
uma competência profissional.
d. As habilidades
interpessoais são competências profissionais, enquanto que o conhecimento
técnico é uma competência orgânica.
e. As habilidades
interpessoais são competências orgânicas, enquanto que o conhecimento técnico é
uma competência administrativa.
Assim como em
qualquer atividade, em projetos, a gestão dos recursos humanos é muito
importante, pois ela permitirá ao gerente de projetos mobilizar, desenvolver e
acompanhar o desempenho dos funcionários que estão trabalhando em um
empreendimento.
Qual é a ferramenta utilizada para
representar, graficamente, a disposição de papeis e responsabilidades numa
equipe de projetos?
Escolha uma:
a. Quadrante
de riscos.
b. Payback.
c. Curva “S”
do Projeto.
d. Gráfico de
Ishikawa.
e. Matriz RAM
ou RACI.
O ambiente mutável
que está ao redor de uma empresa tem grandes impactos no projeto. Isso acontece
porque os stakeholders podem ser influenciados por notícias do ambiente
político, econômico, cultural, concorrencial, etc. para traçarem as suas
opiniões sobre qualquer assunto.
O que são os stakeholders de um
projeto?
Escolha uma:
a. São os
instrumentos utilizados para a integração de todas as áreas de conhecimento do
projeto.
b. São as
pessoas ou grupos que serão afetados pelo projeto e podem ter influências
nele.
c. São as
listas de recursos organizadas no tempo, com prazos de início e fim de cada
uma.
d. São as
técnicas e ferramentas de acompanhamento do projeto.
e. São as
técnicas de comunicação com a equipe.
Para auxiliar os
envolvidos em projetos, o PMBOK (2013) identificou alguns processos essenciais
à gestão da comunicação: identificar as partes interessadas; planejar as
comunicações; distribuir as informações; gerenciar expectativas das partes
interessadas; e reportar o desempenho. Na identificação dos stakeholders, eles
podem ser divididos em primários e secundários.
Quem faz parte do grupo de
stakeholders secundários?
Escolha uma:
a. Os
funcionários do RH, os funcionários do PMO e o gerente de projetos.
b. Os
funcionários, os patrocinadores e os investidores.
c. Todos
aqueles que estão envolvidos indiretamente no projeto, como: governo,
sindicatos, sociedade, entre outros.
d. Todos que estão envolvidos
diretamente no projeto, como: gerentes, executores e fornecedores.
e. Os
especialistas em riscos, o gerente do projeto e a sociedade.
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