KLS Gestão de Projetos - Unidade 3 - Respostas - Graduação Inteligente

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domingo, 18 de junho de 2017

KLS Gestão de Projetos - Unidade 3 - Respostas

KLS Gestão de Projetos - Unidade 3 - Respostas

KLS Gestão de Projetos - Unidade 3 - Respostas
Marina acabou de chegar na empresa para gerenciar um projeto muito importante. Ela estudou as normas internas, templates, conheceu o PMO, e agora, pronta para assumir o projeto, pergunta qual é o conceito de qualidade em projetos existente na empresa. Em qual das alternativas
está descrito o conceito de qualidade em projetos?
Escolha uma:
a. Qualidade é não atrasar e não mudar nada do que foi combinado no projeto.
b. Qualidade é garantir ao usuário do produto que existirá assistência técnica disponível em várias cidades.
c. Qualidade do projeto só ocorre após a entrega, quando realmente há uso do produto pelo cliente.
d. Qualidade de um projeto é quando ele é concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso. 
e. Qualidade do projeto é quando o consumidor, voluntariamente, elogia o produto, mesmo com defeitos pequenos de execução.


Durante o projeto, diversas atividades acontecem simultaneamente, e Marina quer controlar a qualidade de todas. Para isso, ela determinou medições diárias, e pediu que anotassem tudo em uma planilha padrão para que servisse de base para gráficos e cartas de controle. Que
ferramenta ela pode usar para registrar estes dados?
Escolha uma:
a. Cronograma.
b. Payback.
c. EAP.
d. PERT.
e. Folhas de verificação. 

Os gerentes de projetos podem contar com especialistas em qualidade para auxiliá-lo no planejamento da qualidade do projeto. Dentre as ações que caracterizam esse planejamento podemos citar:
Escolha uma:
a. O gerenciamento da comunicação e das alterações do projeto.
b. A elaboração da EAP e do plano de riscos do projeto.
c. A configuração do ambiente do projeto e a elaboração do plano de riscos.
d. O controle do escopo e dos custos.
e. A definição das ferramentas de controle e o estudo das normas e legislações que regem a empresa e seus produtos. 

Com o intuito de fazer sua empresa ser reconhecida como uma empresa que agrega valor ao cliente, entregando produtos e serviços de qualidade, João investe muito no
controle e na garantia da qualidade.
O que significa a garantia da qualidade em projetos?
Escolha uma:
a. Garantir que o time esteja preparado e trabalhe em um ambiente profissional de alta qualidade, em que há um bom relacionamento da equipe.
b. Garantir que se houver algum problema com o produto o cliente terá diversas formas autorizadas para consertá-lo, dentro de um prazo pré-estipulado.
c. Garantir que o produto ou serviço vai funcionar pelo menos por um ano.
d. Garantir e contratar especialistas em qualidade e fazer todos os testes antes de entregar o produto, determinando o prazo de validade e o preço de venda da mercadoria.
e. Garantir que estão sendo realizadas auditorias dos processos que analisam se o projeto está dentro dos padrões de qualidade e definições operacionais apropriados. 

Qual é a diferença entre garantia da qualidade e controle da qualidade?
Escolha uma:
a. A garantia da qualidade é o processo que seleciona o que será medido, enquanto o controle da qualidade é a aplicação do que foi escolhido.
b. A garantia da qualidade tenta não deixar alterações no escopo, enquanto o controle da qualidade controla e registra alterações efetuadas no escopo.
c. A garantia da qualidade checa processos, enquanto o controle da qualidade checa o produto. 
d. A garantia da qualidade é resultado da análise de riscos, enquanto o controle da qualidade é a aplicação das regras pré-definidas no plano de riscos.
e. A garantia da qualidade tem prazo determinado, enquanto o controle da qualidade pode ser delegado para representantes autorizados.

No controle de qualidade, qual ferramenta é famosa pelo jargão do "20/80", em que 80% dos problemas estão relacionados a 20% das causas?
Escolha uma:
a. Carta de controle.
b. Diagrama de Pareto. 
c. Diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe.
d. Custo da qualidade.
e. Histograma

Uma grande empresa resolve contratar um gerente de projetos de fora da empresa. Ele possui dúvidas sobre quais competências precisa ter para fazer um bom trabalho, mas ouviu o RH da empresa falar sobre o CHA. O que significa esta sigla?
Escolha uma:
a. Capacidade, Humana e Autoconhecimento.
b. Conhecer, Habilitação e Autonomia.
c. Conhecimento, Habilidade e Atitude. 
d. Competência, Humanização e Altruísmo.
e. Custos, Harmonia e Ação

O mercado sempre está à procura de profissionais competentes para seu quadro de empregados, porém muitos confundem o conceito de competência. O que significa competência?
Escolha uma:
a. Competência é a capacidade de planejar bem os projetos.
b. Competência é a soma de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões de uma pessoa. 
c. Competência é o poder de mudar o resultado das coisas.
d. Competência é a qualidade de um indivíduo de se projetar no mercado.
e. Competência é a comprovação de dados do currículo de um profissional.

Em um modelo integrado de competências, além das competências individuais, quais outras competências devem ser desenvolvidas para um bom gerenciamento de projetos
Escolha uma:
a. Competências em comunicação e línguas estrangeiras.
b. Competências em planejamento e liderança.
c. Competências em monitoramento e qualidade.
d. Competências técnica e financeira.
e. Competências de equipe e da empresa. 

Qual a diferença entre as competências de equipe e as competências da empresa?
Escolha uma:
a. As competências de equipe estão relacionadas com a capacidade de saber quando a equipe precisa ser ouvida, permitindo-a participar da solução de um problema, enquanto as competências de empresa se referem ao momento em que os executivos e o sponsor devem ser ouvidos para fechar os requisitos do projeto.
b. As competência de equipe se referem à capacidade do gerente de projetos reconhecer o valor do time e premiá-lo, enquanto as competências da empresa são as habilidades em não influenciar,negativamente, a marca e a imagem da empresa.
c. As competências de equipe se referem às possibilidades de indivíduos trabalharem em conjunto, com o intuito de atingirem o objetivo do projeto, enquanto as competências da empresa se referem à habilidade e ao ambiente favorável da empresa para o gerenciamento de seus projetos. 
d. As competência de equipe se referem à habilidade de montar o plano de RH e todas as tabelas com os nomes do time, enquanto as competências de empresa se referem à capacidade de entregar o que a empresa espera, no prazo e custo combinados.
e. As competências de equipe são a capacidade do gerente do projeto em montar times vencedores, enquanto as competências da empresa são a capacidade de seguir normas e regulamentos sem desvios.

Escolha a alternativa que completa a frase abaixo:
_____________ são a soma de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de sucesso na execução de determinadas atividades.
Escolha uma:
a. Qualidades.
b. Características interpessoais.
c. Diferenciais.
d. Atitudes.
e. Competências. 

O gerente de projetos procurado pelo mercado deve ter capacidade de transformar seus conhecimentos em uso real, produzindo algo, a partir do seu know-how. A esta capacidade damos o nome de?
Escolha uma:
a. Atitude.
b. Desprendimento.
c. Habilidade. 
d. Conhecimento.
e. Estratégia.

O gerente de projetos de uma multinacional quer fazer o plano de recursos humanos e deseja saber quais processos o compõem. Assinale a alternativa que contenha todos os processos a serem feitos na gestão de recursos humanos de um projeto.
Escolha uma:
a. Planejamento da gestão de recursos humanos; mobilização da equipe do projeto; desenvolvimento da equipe do projeto; e gerenciamento da equipe do projeto. 
b. Gerenciamento de escopo; riscos e aquisições.
c. Gerenciamento de mudanças do projeto; indicadores de performance; e gerenciamento de riscos.
d. Gerenciamento da troca de funcionários; administração de treinamentos; e gerenciamento de entregas por recursos.
e. Gerenciamento das mudanças da equipe; gerenciamento do conhecimento da liderança; e controle do percentual de absenteísmo.

Indique a alternativa que contenha pelo menos um objetivo do plano de gerenciamento de recursos humanos em projetos.
Escolha uma:
a. Garantir que o projeto terminará no prazo.
b. Controlar faltas e o número de horas trabalhadas no projeto.
c. Separar os bons dos maus funcionários.
d. Controlar o contrato de terceiros e sua performance.
e. Aproveitar os conhecimentos e aptidões do time, a favor do projeto. 

Que ferramenta é mais usada para determinar as responsabilidades do time e fazer a comunicação das mesmas?
Escolha uma:
a. Orçamento do projeto.
b. Matriz de riscos do projeto.
c. Matriz RACI ou RAM. 
d. PERT/CPM.
e. Cronograma do projeto.

Uma das fases de desenvolvimento das equipes é a de ajustes. Nesta fase, qual papel faz o gerente de projetos?
Escolha uma:
a. O gerente do projeto deve oferecer orientação e resolução dos conflitos.
b. O gerente do projeto deve ser o agente de suporte. 
c. O gerente do projeto deve ser um facilitador, servindo de mentor profissional para o grupo.
d. O gerente do projeto deve treinar a equipe e atualizá-la quanto ao escopo do projeto.
e. O gerente do projeto deve construir um ambiente favorável para o recebimento dos novos membros da equipe.

No gerenciamento dos recursos humanos de um projeto, qual é o maior objetivo do processo de mobilização da equipe do projeto?
Escolha uma:
a. Trazer treinamentos aos funcionários para que eles se aperfeiçoem, facilitando o alcance dos resultados planejados.
b. Preparar o plano de substituição de membros do projeto.
c. Confirmar se todos as pessoas estão disponíveis e montar uma equipe com as competências necessárias para executar o projeto. 
d. Organizar o time do projeto e extrair o máximo do conhecimento de cada um a favor do projeto.
e. Reunir a equipe de trabalho para trazer palavras de motivação que mobilizem a equipe a alcançar o objetivo planejado.

Qual o processo que olha o desenvolvimento técnico e comportamental da equipe, trata das competências das pessoas, da interação (integração) e tem a responsabilidade de promover um ambiente global, para que a equipe possa melhorar e atualizar seu desempenho no projeto?
Escolha uma:
a. Mobilizar a equipe de projetos.
b. Desenvolver a equipe de projetos. 
c. Preparar o plano de mudança de local de equipe do projeto.
d. Planejar o gerenciamento de recursos humanos.
e. Gerenciar a equipe de projetos.

Nos projetos ou no dia-a-dia, a comunicação é muito importante. Receber a informação e entendê-la é um fato crucial em todo esse processo, pois de nada adianta a transmissão de uma
mensagem que não pôde ser compreendida. No processo de comunicação, de quem é a responsabilidade de dar um feedback sobre a compreensão da mensagem?
Escolha uma:
a. Do gerente de projetos.
b. Do receptor. 
c. Do emissor.
d. Do stakeholder.
e. Do grupo de comunicações especiais.

No processo de comunicação, muitas mensagens não chegam aos ouvidos do receptor ou não são bem entendidas. Como são chamadas essas falhas nos processos de comunicação que atrapalham um perfeito entendimento da mensagem transmitida?
Escolha uma:
a. Falta de reuniões específicas.
b. Receptor sem conhecimento do projeto.
c. Ruídos. 
d. Emissor prolixo.
e. Problemas de idiomas.

 O Gerente de projeto é o responsável pela gestão da comunicação. Quanto mais canais de comunicação existem, mais complexa é essa gestão. Em um projeto, a quantidade de canais de comunicação vai depender do que?
Escolha uma:
a. Do cronograma desse projeto.
b. Da análise da viabilidade mercadológica desse projeto.
c. Dos custos desse projeto.
d. Do número de pessoas envolvidas nesse projeto. 
e. Da disponibilidade do gerente de projetos em ver as folgas do projeto.

Em qual alternativa temos integrantes do grupo de stakeholders secundários de um projeto?
Escolha uma:
a. Gerente de projetos, fornecedores e time.
b. Governo, sindicatos e sociedade. 
c. Sponsor, gerente de projeto e fornecedores.
d. Gerente de recursos humanos, fornecedores e a sociedade.
e. Polícia ambiental, gerente do projeto e fornecedores.

Num projeto com 2 pessoas, o número de canais de comunicação é igual a 1. À medida que pessoas entram no projeto, o número de canais de comunicação é ampliado, tornando a gestão da comunicação mais complexa.
Em um projeto de 6 pessoas, quantos canais de comunicação existem?
Escolha uma:
a. 14.
b. 15. 
c. 9.
d. 13.
e. 11.

Quais informações devem ser colocadas no relatório final do projeto?
Escolha uma:
a. Textos, gráficos, apresentações e indicadores diversos.
b. A necessidade original do cliente, o objetivo original do projeto, as exigências originais do cliente e a descrição do projeto. 
c. Mapas estratégicos do projeto e lista de materiais.
d. Lista de pessoas e suas funções dentro do projeto.
e. Apenas o cronograma do projeto.

A teoria da qualidade trabalha com processos produtivos e, com o tempo, criou-se frameworks como a ISO e várias ferramentas. Num projeto onde a qualidade é muito exigida, são indicadas sete ferramentas da qualidade.
Quais são essas sete ferramentas da qualidade?
Escolha uma:
a. Plano de custos, de comunicação, de aquisição, de riscos, de escopo, de integração; e de qualidade.
b. Resistencia de materiais, plano de engenharia, mapa de segurança, rotas de fuga, mapas de recursos físicos, ferramentas de precisão e técnicas de primeiros socorros.
c. Técnicas de comunicação, técnicas de segurança e emergência, mapa de relacionamentos internos, curva S do projeto, indicadores de custos, indicador de risco, e gráfico de Gantt.
d. Fluxograma, Diagrama de espinha de peixe, folhas de verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de dispersão, histograma, e carta controle. 
e. Mapa de recursos, índices de qualidade, histograma de recursos, controle estatístico de processo, cronograma, lista de stakeholders e ponto eletrônico.

O gerente de projetos Ricardo quer ser reconhecido por seu bom trabalho junto a todos os stakeholders. Ricardo sabe que as competências individuais de um gerente de projetos podem ser classificadas em 3 áreas de conhecimento: orgânica, profissional e administrativa, e tem a certeza que o desenvolvimento delas será fundamental para que ele possa alcançar o reconhecimento de todos os envolvidos no projeto.
Com relação às competências individuais, as habilidades interpessoais e o conhecimento técnico são classificados em quais áreas de conhecimento?
Escolha uma:
a. As habilidades interpessoais são competências administrativas, enquanto que o conhecimento técnico é uma competência profissional.
b. As habilidades interpessoais são competências profissionais, enquanto que o conhecimento técnico é uma competência administrativa.
c. As habilidades interpessoais são competências orgânicas, enquanto que o conhecimento técnico é uma competência profissional. 
d. As habilidades interpessoais são competências profissionais, enquanto que o conhecimento técnico é uma competência orgânica.
e. As habilidades interpessoais são competências orgânicas, enquanto que o conhecimento técnico é uma competência administrativa.

Assim como em qualquer atividade, em projetos, a gestão dos recursos humanos é muito importante, pois ela permitirá ao gerente de projetos mobilizar, desenvolver e acompanhar o desempenho dos funcionários que estão trabalhando em um empreendimento.
Qual é a ferramenta utilizada para representar, graficamente, a disposição de papeis e responsabilidades numa equipe de projetos?
Escolha uma:
a. Quadrante de riscos.
b. Payback.
c. Curva “S” do Projeto.
d. Gráfico de Ishikawa.
e. Matriz RAM ou RACI. 

O ambiente mutável que está ao redor de uma empresa tem grandes impactos no projeto. Isso acontece porque os stakeholders podem ser influenciados por notícias do ambiente político, econômico, cultural, concorrencial, etc. para traçarem as suas opiniões sobre qualquer assunto.
O que são os stakeholders de um projeto?
Escolha uma:
a. São os instrumentos utilizados para a integração de todas as áreas de conhecimento do projeto.
b. São as pessoas ou grupos que serão afetados pelo projeto e podem ter influências nele. 
c. São as listas de recursos organizadas no tempo, com prazos de início e fim de cada uma.
d. São as técnicas e ferramentas de acompanhamento do projeto.
e. São as técnicas de comunicação com a equipe.

Para auxiliar os envolvidos em projetos, o PMBOK (2013) identificou alguns processos essenciais à gestão da comunicação: identificar as partes interessadas; planejar as comunicações; distribuir as informações; gerenciar expectativas das partes interessadas; e reportar o desempenho. Na identificação dos stakeholders, eles podem ser divididos em primários e secundários.
Quem faz parte do grupo de stakeholders secundários?
Escolha uma:
a. Os funcionários do RH, os funcionários do PMO e o gerente de projetos.
b. Os funcionários, os patrocinadores e os investidores.
c. Todos aqueles que estão envolvidos indiretamente no projeto, como: governo, sindicatos, sociedade, entre outros. 
d. Todos que estão envolvidos diretamente no projeto, como: gerentes, executores e fornecedores.
e. Os especialistas em riscos, o gerente do projeto e a sociedade.


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