KLS Auditória e Consultória em Recursos Humanos Parte 2 |
1- O conceito de
diagnóstico organizacional diz respeito a:
Escolha uma:
a. Alteração de
políticas e práticas organizacionais, visando melhores resultados de
desempenho.
b. Identificação da
situação atual de uma organização, seus pontos fortes e pontos a serem
desenvolvidos.
c. Recomendação
sobre o estilo de liderança praticado na organização em todos os níveis.
d. Solução para os
problemas organizacionais, a partir de mudanças estratégicas e estruturais.
e. Implantação de
modelos de gestão de acordo com as melhores práticas de mercado.
2- De acordo com Block (2001), um
consultor deve tomar alguns cuidados ao realizar o diagnóstico organizacional,
como lidar com os aspectos afetivos da interação consultor/cliente:
responsabilidade, sentimentos, confiança e necessidades próprias. Nesse
sentido, o que significa responsabilidade?
Escolha uma:
a. Ponderar sobre a
co-responsabilidade da organização (cliente) nas decisões, ações e resultados
do processo de consultoria.
b. Controlar a
autoridade dos gestores no processo de decisão sobre as estratégias a serem
adotadas.
c. Discutir os
limites de atuação da consultoria, de acordo com os seus interesses
profissionais.
d. Assumir
responsabilidade total pelos resultados esperados e implementação das soluções.
e. Manter acima de
tudo a cordialidade, evitando as discordâncias quanto às responsabilidades
envolvidas no processo.
3- De acordo com a Intelectus
Consultoria, o diagnóstico organizacional pode ser motivado por algumas
situações presentes na organização. Citam como exemplo: a necessidade de
construir e disseminar uma cultura estratégica. Com essa situação em mente,
procure identificar a alternativa que melhor expressa a dimensão do problema
que a organização possui:
Escolha uma:
a. A questão colocada
diz respeito ao nível operacional da empresa, pois são os funcionários que
constroem a cultura organizacional.
b. O problema
exposto reflete uma dificuldade de nível gerencial, responsável por criar as
estratégias.
c. A situação
sugere uma questão abrangente, que demanda o envolvimento de todos os níveis da
organização.
d. O problema está
localizado na de gestão de pessoas, pois a disseminação da cultura
organizacional é de responsabilidade desta área.
e. A dimensão do
problema se limita aos níveis de diretoria e presidência, únicos responsáveis
pela cultura organizacional.
4-Bock
(2001) identifica que ao atuar sobre um problema organizacional o consultor age
em dois níveis. São eles:
Escolha uma:
a. Racional e
irracional.
b. Profissional e pessoal.
c. Problema e
solução.
d. Conteúdo e
relacionamento.
e. Conhecimento e
ação.
5- Considerando
as reflexões propostas por Nave et al (2000) sobre o processo de diagnóstico
organizacional, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. As empresas são
sistemas racionais e objetivos, portanto os problemas que apresentam são de
fácil diagnóstico.
b. O processo de
diagnóstico deve se restringir as estratégias e objetivos organizacionais,
evitando questões complexas.
c. O processo de
diagnóstico envolve apenas níveis de presidência e diretoria na discussão
dos problemas da organização.
d. O diagnóstico
organizacional pode ser realizado a partir de modelos existentes no mercado,
pois as empresas geralmente apresentam problemas similares umas as outras.
e. As empresas
possuem características diversas e complexas, portanto o diagnóstico é um
processo único para cada uma.
6- Tendo
como base a ideia de Gasparetto (2012) sobre o que motiva as organizações a
fazerem um diagnóstico organizacional, complete as lacunas existentes na
sentença a seguir:
“Um processo de
diagnóstico organizacional pode ser originado a partir de ______________ como:
desvio do padrão ou do planejamento (exemplo: um projeto está fora do prazo de
execução), desvio do ______________ (exemplo: a rotatividade aumentou
significativamente), apresentação do problema por ______________ (exemplo:
reclamação de clientes) ou ______________ (exemplo: identificadas pelo próprio
gestor)”.
Assinale a
alternativa que apresenta o conjunto de palavras que preenche corretamente as
lacunas:
Escolha uma:
a. normas,
desempenho, processo, entrevistas.
b. informações,
objetivo, consultores, acompanhamento gerencial.
c. padrões, prazo,
histórico, observação coletiva.
d. indicadores,
histórico, outra pessoa, observação pessoal.
e. processos, programa,
funcionários, testes.
7-Historicamente,
o trabalho de consultoria, é considerado como um processo natural de
aconselhamento. Nesse sentido, é correto afirmar que:
( ) é
um processo moderno e inovador, que surgiu da necessidade das empresas.
( ) é
uma prática desenvolvida desde a antiguidade, por sacerdotes e druidas.
( ) é
um processo estruturado e especializado em determinados problemas.
( ) é
um procedimento para detecção de problemas organizacionais complexos.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Escolha uma:
a. F, V, V, V
b. V, V, F, F
c. F, V, F, F
d. V, F, F, V
e. V, V, V, V
8-De
acordo com Block (2001), um consultor deve tomar decisões ao assumir diferentes
papéis. Um deles é o papel de mão-de-obra, que se caracteriza por:
I. Ter liberdade para definir a
maneira mais adequada de realizar o seu trabalho como consultor.
II. Assumir um papel de executor,
cumprindo as determinações do gestor para realizar seu trabalho.
III. Tomar decisões sobre o trabalho
em conjunto com o gestor sobre a maneira de realizar o trabalho.
IV. Respeitar a autoridade o gestor,
para que ele tome as decisões sobre como o trabalho deve ser realizado.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I e III
b. II e III
c. II e IV
d. II, III e IV
e. I e II
9-Considerando
as diferentes abordagens que podem ser adotadas para o diagnóstico
organizacional, Naves et al (2005) mostram algumas possibilidades e criticam a
escolha, historicamente adotada no Brasil, como a abordagem baseada na
“prescrição de receitas”. Essa crítica está baseada na compreensão de que:
Escolha uma:
a. Os problemas
organizacionais devem ser tratados da mesma maneira, em qualquer tipo de
empresa.
b. O diagnóstico
organizacional é de inteira responsabilidade do consultor que atende a empresa.
c. O diagnóstico
organizacional deve considerar as especificidades de cada organização e incluir
a participação dos colaboradores.
d. A abordagem de
“prescrição de receitas” restringe o mercado de consultoria a poucos
especialistas.
e. As problemáticas
organizacionais devem ser compreendidas e tratadas por seus gestores.
10-Considere
a seguinte afirmação:
De acordo com Nave et al (2000),
“historicamente, a análise organizacional buscava enquadrar a organização em
princípios de ordem, coerência e racionalidade”.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
I – Uma abordagem
do diagnóstico organizacional, que foi utilizada em um determinado momento.
II – Uma forma
objetiva e prática adotada para a análise dos problemas organizacionais.
III – Uma técnica
de diagnóstico organizacional que pode ser considerada moderna.
IV – Uma inovação historicamente
marcante no processo de diagnóstico organizacional.
Escolha uma:
a. F, V, F, V
b. F, V, V, V
c. V, F, F, F
d. V, V, F, F
e. V, F, V, F
11-Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas ao processo
de diagnóstico organizacional e cada uma tem suas características.
Relacione as técnicas, citadas na coluna à esquerda, com as suas
características, citadas na coluna à direita:
TÉCNICAS
|
CARACTERÍSTICAS
|
1. Entrevista
|
A. Verificação de
relatórios, procedimentos e normas.
|
2. Questionários
|
B. Acompanhamento
de atividades no local de trabalho.
|
3. Análise
de documentos
|
C. Aplicação individual ou
em grupo.
|
4. Observação
direta
|
D. Obtenção
de grande volume de dados que devem ser analisados
|
A correspondência correta está em:
Escolha uma:
a. 1C, 2D, 3A,
4B
b. 1B, 2D, 3D, 4C
c. 1D, 2A, 3B, 4C
d. 1C, 2B, 3D, 4A
e. 1A, 2B, 3C, 4D
12- A
abordagem de diagnóstico organizacional, apresentada por Nave et al (2005), que
se caracteriza por valorizar o envolvimento de colaboradores no processo de
diagnóstico organizacional, é conhecida como:
Escolha uma:
a. Abordagem
Diagnóstica Tradicional (ADT)
b. Diagnóstico
Organizacional Participativo (DOP)
c. Abordagem
Racional e Objetiva (ARO)
d. Diagnóstico
Organizacional Inovador (DOI)
e. Diagnóstico de
Prescrição Organizacional (DPO)
13- De
acordo com Chiavenato (2004) os subsistemas de RH podem ser organizados em um
conjunto de atividades. Assim o subsistema que o autor denomina de “Agregar
Pessoas”, diz respeito a:
Escolha uma:
a. Definição da
remuneração total a ser recebida pelos colaboradores em troca de seu trabalho e
desempenho.
b. Aplicação de
técnicas de recrutamento e seleção, de acordo com as necessidades da
organização.
c. Desenvolvimento
de sistemas de informação sobre os colaboradores para basear a tomada de
decisão.
d. Elaboração de
programas que visam a saúde, segurança e bem estar dos colaboradores da
organização.
e. Desenvolvimento
de programas de treinamento dos colaboradores para a execução de seu trabalho.
14- De
acordo com Oliveira (2006), o trabalho de consultoria pode assumir diferentes
características, que influenciam o processo de desenvolvimento de seu trabalho.
Com relação a “estrutura” uma consultoria pode ser:
Escolha uma:
a. Consultoria de
pacote ou artesanal.
b. Consultoria
global ou nacional.
c. Consultoria
restrita ou total.
d. Consultoria
personalizada ou geral.
e. Consultoria
especializada ou generalista.
15-Ao
propor a organização do trabalho de consultoria, Leite (2009) define três fases
para o desenvolvimento desse processo: 1) levantamento; 2) diagnóstico e desenvolvimento
e 3) implantação e implementação. Considerando as características dessa
organização, é possível concluir que:
I – o processo de
consultoria é simples, pois tem as etapas ou fases padronizadas e bem
definidas, de acordo com modelos pré-estabelecidos.
II – as fases do
processo de consultoria são interdependentes, pois o resultado de uma fase
interfere na fase seguinte.
III – embora o
processo de consultoria se organize em fases, o alcance dos objetivos iniciais
depende do trabalho como um todo.
IV – a divisão do
trabalho de consultoria em fases pressupõe que o trabalho realizado em cada uma
delas é independente das demais.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Escolha uma:
a. V, F, F, F.
b. V, F, F, V.
c. V, V, V, V.
d. F, F, V, F.
e. F, V, V, F.
16-O
processo de consultoria implica em uma série de atividades que devem ser
organizadas em fases ou etapas. De acordo com Leite (2009) são elas:
I – implementação.
II –
desenvolvimento.
III – levantamento.
IV – implantação.
V - diagnóstico
Assinale a opção que apresenta a
ordem correta das fases apresentadas.
Escolha uma:
a. III, V, II, IV,
I
b. I, II, III, IV,
V
c. II, IV, V, III
d. I, III, II, IV
e. II, IV, III, I
17- Os
subsistemas de RH.
Associe o subsistema identificado na
coluna a esquerda, com as atividades pertinentes ao subsistema descritas na
coluna a direita.
I - Agregar
|
1 – elaborar programas de
bonificação e incentivos.
|
II – Remunerar
|
2 – aplicar programas de
avaliação de desempenho.
|
III - Aplicar
|
3 - promover programas de
treinamento.
|
IV - Desenvolver
|
4 - realizar entrevistas e
aplicar testes.
|
A seguir, assinale a alternativa que
contém a sequência correta da associação:
Escolha uma:
a. I-2, II-3,
III-4, IV - 1
b. I-3, II-1,
III-4, IV - 2
c. I-1, II-2,
III-3, IV - 4
d. I-1, II-4,
III-2, IV - 3
e. I-4, II-2,
III-1, IV - 3
18-Ao
estruturar um plano de consultoria, um dos itens mais importantes se refere à
estimativa dos recursosnecessários à viabilização do trabalho.
Nesse contexto, os recursos são compostos por:
Escolha uma:
a. conhecimentos,
habilidades e atitudes.
b. equipamentos,
recursos financeiros e sociais.
c. equipe, recursos
financeiros e tecnológicos.
d. recursos de
tempo, espaço e tecnologia.
e. recursos
financeiros e prazo.
19- Um
plano de consultoria possui algumas etapas de desenvolvimento, assim como
processo de diagnóstico organizacional tem fases para ser realizado.
Considerando essa afirmação como verdadeira, a atividade de diagnóstico se
desenvolve a partir de:
1 – apresentação de
propostas.
2 – levantamento de
informações.
3 – análise de
informações.
4 – elaboração de
propostas.
Assinale a opção que apresenta a
ordem correta de realização das atividades.
Escolha uma:
a. 2, 3, 4,
1.
b. 1, 4, 3, 2.
c. 1, 4, 3, 2.
d. 2, 4, 1, 3.
e. 3, 2, 1, 4.
20- Ao
se referir ao processo de diagnóstico, Block (2001) afirmou: “a principal
ambivalência da organização é saber até que ponto ela deve permitir que você
conheça as suas entranhas”. Nesse contexto, o significado é:
Escolha uma:
a. As organizações
precisam proteger as suas informações, por conta da concorrência existente no
mercado atual.
b. O volume de
informações que uma organização oferece, reflete a confiança estabelecida entre
a consultoria e a organização (cliente).
c. Quando uma
organização busca o trabalho de uma consultoria, ela confere total liberdade de
acesso as informações.
d. A organização
procura ajuda para contar seus problemas e obter soluções, mas protege seus
erros e dificuldades.
e. A ambivalência
significa estado, condição ou caráter do que é ambivalente, do que apresenta
dois componentes com sentidos opostos ou não.
21-
Conceitualmente, uma pesquisa quantitativa difere de uma pesquisa qualitativa
em alguns aspectos. No que diz respeito ao diagnóstico organizacional, qual é o
impacto da pesquisa qualitativa:
Escolha uma:
a. A pesquisa traz
mais agilidade ao processo de diagnóstico, pois o tratamento das informações torna-se
mais objetivo.
b. Uma pesquisa
qualitativa pode conferir mais profundidade de análise ao processo de
diagnóstico.
c. A pesquisa
qualitativa é o único tipo de pesquisa que pode ser utilizada em organizações
de trabalho.
d. Por suas
características a pesquisa qualitativa é a mais utilizada no mercado
internacional, tendo portanto maior credibilidade.
e. A pesquisa
adquire maior validade e valorização das informações junto as empresas
clientes, por ser moderna.
22-De
acordo com Richardson (1999) uma pesquisa pode ser metodologicamente
classificada como qualitativa ou quantitativa. Com relação à pesquisa
quantitativa é verdadeiro afirmar que:
I – possui caráter
descritivo, buscando entender “o que é” o fenômeno pesquisado.
II – emprega
técnicas estatísticas para análise dos resultados obtidos.
III – tem a
intenção de garantir a precisão dos resultados, evitando distorções.
IV – busca
compreender a natureza do fenômeno pesquisado.
Está correto apenas o que se afirma
em:
Escolha uma:
a. I e II
b. I, II, III e IV
c. I, II e
III
d. III e IV
e. II e III
23- O
momento destinado a apresentação e discussão de propostas, é chamado por Block
(2001) como “reunião de feedback”. O autor ressalta a importância da preparação
e cuidados por parte do consultor.
Considerando a
atividade de compilar dados, quais são os argumentos que sustentam
a sua importância?
I – durante a
coleta de dados é comum que se obtenha mais dados que é possível usar.
II – o consultor
tem a responsabilidade de resumir e organizar os dados coletados.
III – a
responsabilidade pela escolha dos temas a serem abordados é do consultor.
IV – a
responsabilidade pela escolha dos temas a serem abordados é feita pela
empresa(cliente).
Assinale apenas a alternativa que
contém argumentos válidos:
Escolha uma:
a. II. III e IV
b. I, II e
III
c. III, IV e V
d. II, III, IV e V
e. I e III
24-Considerando
o fato de que cada problema percebido gera a necessidade de buscar diferentes
informações para entendê-lo, imagine que você é um consultor e analise o
problema a seguir: um gestor da área administrativa tem 25 subordinados e
reclama deles, justificando que eles não têm iniciativa e segurança para tomar
decisões. Os subordinados reclamam que o gestor não lhes dá autonomia ou
autorização para tomada de decisões.
Indique que técnica
utilizaria na coleta e que informação seria necessária para entender as causas
do problema:
I – Técnica: observação
de reuniões entre chefe subordinados; Informação: forma de comunicação,
processo de tomada de decisão e delegação.
II – Técnica:
entrevista com os gestores de outras áreas; Informação: verificar se há
problemas parecidos em outras áreas.
III – Técnica:
Análise documental; Informação: número de funcionários da área e tempo de
trabalho.
IV – Técnica: grupo
de discussão, somente com os subordinados; Informação: percepção dos
colaboradores sobre o estilo de gestão do líder.
Está correto apenas o que se afirma
em:
Escolha uma:
a. I e II
b. I, II e IV
c. I e IV
d. I, II, III e IV
e. II e III
25-No
processo de diagnóstico, o consultor deve tomar uma série cuidados para que seu
trabalho possa atingir as expectativas. Nesse sentido Bock destaca a atenção a
quatro elementos
afetivos na
interação consultor/cliente. Um deles tem a seguinte definição:
É um elemento chave
do processo de consultoria, pois a partir dele o cliente poderá oferecer
informações fidedignas e objetivas, mesmo que consideradas confidenciais.
Assinale a opção que apresenta a
ordem correta de realização das atividades.
Escolha uma:
a. Percepção.
b. Sentimentos
c. Responsabilidade.
d. Empatia.
e. Confiança.
26-Ao
escolher o método de coleta de dados para o diagnóstico organizacional, Block
(2001) descreveu as características de alguns dos métodos possíveis, dentre
eles a “observação direta”.
Dentre as
características desse método estão:
I. Obtêm dados
objetivos e numéricos, que devem ser interpretados, posteriormente.
II. Inclui a
verificação de números, resultados, procedimentos e documentos.
III. Envolve a
participação em reuniões e acompanhamento do trabalho em diferentes áreas.
IV. Requer a
percepção aguçada e habilidade de traduzi-las em informações técnicas.
Está CORRETO apenas o que se
afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
b. II e
IV.
c. I,
II, II e IV.
d. III e
IV.
e. I e
II.
27-Embora
existam diferentes modelos em que um Plano de Consultoria possa basear sua
estruturação, há consenso entre especialistas com relação aos principais itens
que devem constar nesse plano, como: objetivo, escopo, prazo, recursos e
cronograma. Porém, quando se trata de um trabalho de consultoria externa.
Dentre eles estão:
I. Elaboração de
contrato em que todas as condições para a realização doe trabalho estejam
claramente definidas.
II. Esclarecimento
sobre o valor da remuneração e a forma de pagamento do trabalho realizado.
III.
Estabelecimento dos termos de confidencialidade acerca das informações que
serão acessadas.
IV. Documentação
sobre a experiência prévia dos consultores que serão envolvidos no processo.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Escolha uma:
a. V, V, F, V.
b. F, V, V, F.
c. V, F, V, F.
d. V, V, V, V.
e. V, V, F, F.
28-Conceitualmente,
uma pesquisa quantitativa difere de uma pesquisa qualitativa em alguns
aspectos. No que diz respeito ao diagnóstico organizacional, uma vantagem da
pesquisa quantitativa é:
Escolha uma:
a. Esse tipo de
pesquisa traz mais agilidade ao processo de diagnóstico, pois o tratamento das
informações torna-se mais objetivo.
b. A pesquisa
quantitativa, por suas características, é a mais utilizada no mercado
internacional, tendo, portanto maior credibilidade.
c. A pesquisa
quantitativa é o único tipo de pesquisa que pode ser utilizada em organizações
de grande porte.
d. Uma pesquisa
quantitativa pode conferir mais profundidade na compreensão dos fenômenos
estudados e seu significado.
e. A pesquisa
adquire maior validade e valorização das informações junto às empresas
clientes, por ser moderna.
29- Ao
finalizar o processo de diagnóstico, o próximo passo é apresentar as
informações obtidas a empresa (cliente), o que Block (2001) chama de “reunião
de feedback”. Esse momento deve ser preparado cuidadosamente e inclui pontos
importantes como a compilação dos dados, cuja finalidade está em:
Escolha uma:
a. Dar
preferência a itens que são importantes para a empresa e que ela tem condições
de mudar.
b. Apresentar
a percepção da consultoria sobre todos os problemas existentes na empresa.
c. Excluir os
problemas complexos que a empresa tenha dificuldade de enfrentar no momento.
d. Apresentar
várias alternativas para que a empresa tenha opções de mudar o que ela precisa.
e. Discutir
problemas conjunturais que explicam as dificuldades que a empresa enfrenta.
30-Leia
atentamente a definição a seguir:
É um processo que
permite avaliar o desempenho da Administração de RH da organização a partir da
análise das informações objetivas e explícitas que residem nos próprios
sistemas e processos de RH da empresa”.
Essa definição se refere a forma do
desenvolvimento do trabalho de:
Escolha uma:
Consultoria em RH.
Desenvolvimento
organizacional
Auditoria em
RH
Auditoria Contábil.
Consultoria Interna.
31-Tomando
como base um dos indicadores, citados por Chiavenato (2004), o
resultado de uma auditoria mostrou uma deficiência na estrutura funcional na
área de gestão de pessoas. Nesse caso, um trabalho de consultoria, poderia
promover mudanças, através da análise de alguns aspectos como:
Objetivos e
abrangência dos treinamentos aplicados na organização.
Demandas de
trabalho na área em comparação com o número de colaboradores.
Análise da
qualificação dos profissionais responsáveis pela execução das tarefas na área.
Fatores como
desperdício de tempo e recursos na produção.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
I, apenas
I e IV, apenas.
II e III,
apenas.
I, II, II, e IV.
II, apenas.
32-O
consultor interno pode assumir diversos papéis e nesse processo, David Ulrich
salienta que:
“Lidar e valorizar
as tradições e história da empresa e, ao mesmo tempo focar e conduzir as
pessoas em direção ao futuro planejado é uma atividade paradoxal que o RH deve
dominar, para garantir a implementação e consecução efetiva da mudança
organizacional”. (Ulrihc, s.d, citado por BOLGAR, 2002, on line).
Essa é uma situação em que o
consultor interno estaria assumindo:
Escolha uma:
A postura de um
generalista, buscando melhorias nos processos de gestão da empresa que
apresentam problemas genéricos.
O papel de um
agente de mudanças, procurando melhorias contínuas e coerentes com o perfil da
empresa.
Um perfil de
inovador, procurando manter a competividade da empresa que atende em relação as
concorrentes.
O papel de
especialista, visando melhorias em determinados subsistemas de RH, respeitando
as práticas já instaladas.
O papel de gestor,
definindo as prioridades e implementando mudanças em uma determinada área da
empresa.
33-A
pesquisa apresentada por Alberton, Mancia e Borba (2009), envolvendo diversas
empresas que implantaram o modelo de CIRH, mostra que alguns fatores podem
interferir na efetividade do modelo. Dentre eles estão:
Uma definição clara
do papel do Consultor Interno.
A remuneração
adequada do Consultor Interno.
A falta de
conhecimentos do Consultor Interno.
A delegação incorreta de atividades
ao Consultor Interno.
Escolha uma:
I e IV.
I e II.
III e IV.
II e III.
I, II, III e IV.
34-Ao adotar
o modelo de CIRH, existem eventuais riscos e problemas que requerem análise
antecipada e cuidadosa por parte da organização que pretende implantá-lo.
Dentre os fatores a serem considerados estão:
Adequação do modelo
à cultura e ao contexto atual da organização.
Adoção das
tendências mais modernas e atuais existentes no mercado.
As competências
comportamentais e técnicas da equipe a ser envolvida.
Divulgação e
discussão do novo modelo de consultoria a ser implantado.
Está correto apenas o que se afirma
em:
Escolha uma:
I e II.
II, III e IV
I e IV.
I, II, III e
IV.
I, III e IV.
35- Ao
descrever o cargo de Consultor Interno, Orlickas (2012) resume: “Podemos dizer
que o cargo do Consultor Interno de Recursos Humanos é de avaliar as necessidades
do Cliente Interno, executando levantamentos, identificando e sugerindo
inovações apropriadas, de forma que se permita a atender a todas as
necessidades do negócio no menor tempo e custo, com a melhor qualidade”
(ORLICKAS, 2012, p. 129).
Com base nessa afirmação,
pode-se concluir que o cargo de Consultor Interno se diferencia do cargo de
Analista de RH, em alguns aspectos, como:
Consultor Interno é
um cargo mais estratégico e menos operacional do que o de Analista de RH.
A atuação do
Consultor Interno deve estar mais alinhada às tendências do mercado e aos
planos estratégicos da organização.
Analista de RH é um
cargo mais estratégico e menos operacional do que o de Consultor Interno.
O cargo de
Consultor Interno exige uma postura mais ativa e inovadora do que o de Analista
de RH.
Está CORRETO, apenas o que se afirma
em:
Escolha uma:
I, II, II e IV.
I e II.
II e III
I e III.
I, II e IV.
36-Ao
tratar do processo de mudança organizacional Griffin e Moorhead (2015),
apresentam os elementos que geram a mudança contínua nas organizações. A partir
da compreensão desse modelo, é possível concluir que a principal característica
desse modelo, que o diferencia dos demais é:
Escolha uma:
O delineamento do
processo de resolução de problemas, que é participativo e envolve os
colaboradores da organização.
A interrelação
entre as partes do processo, gerando subsídios para que uma mudança implantada
possa gerar uma nova mudança.
A presença de um
“agente de mudanças” que vai atuar diretamente nos diferentes processos da
organização, onde eles ocorrem (campo).
A definição do
papel de Gestor de Transição que funciona como um coordenador geral dos
processos de mudança em andamento.
A possibilidade dos
resultados serem mensurados e avaliados, possibilitando o oferecimento de feedback aos
agentes de mudança.
37-A
efetivação de mudanças se caracteriza como uma fase turbulenta, pois se refere
à transição entre o modelo existente e um “novo” modelo. Há todo um esforço
dispendido pelo consultor interno e o cliente durante o processo de auditoria
preventiva, que tem por objetivo transformar a área de Auditoria Interna em um
ativo essencial da organização.
Sobre os benefícios
que a Auditoria em Recursos Humanos pode trazer para a organização, analise as
afirmações a seguir e classifique-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Colocar
a área de Gestão de Pessoas em uma perspectiva de fornecedora de serviços e
parceira do negócio da empresa.
( ) Avaliar
a contribuição das práticas de Gestão de pessoas para a organização.
( )
Programar períodos de avaliação do valor das práticas de Gestão de Pessoas da
empresa.
( )
Encorajar os gestores a examinar todo o sistema de Gestão de Pessoas.
( ) Promover
a ideia de que todos os gerentes e líderes são gestores de pessoas.
Com base nas afirmações apresentadas
acima, assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.
Escolha uma:
a. V-V-V-F-F.
b. V-F-F-F-F.
c.
V-V-V-V-V.
d. V-V-F-V-F.
e. F-V-F-V-F.
38-Com
relação a Teoria do Desenvolvimento Organizacional é possível afirmar que:
(...) surgiu ao
final da II Guerra na Europa Ocidental.
(...) teve como
precursores nos EUA os autores Foguel e Souza.
(...) as primeiras
publicações sobre o tema no Brasil ocorreram na década de 80.
(...) tem como base
as ciências do comportamento, como Psicologia e Sociologia.
Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):
Escolha uma:
V, F, F, V.
V, V, F, V.
F, F, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F
39-Com
base na definição de DO, complete as lacunas existentes na sentença a seguir:
Desenvolvimento
Organizacional (DO) refere-se à aplicação de todo o sistema de conhecimento da
ciência ________________ para o desenvolvimento e reforço ____________ de
estratégias, estruturas e processos organizacionais para ______________ a
eficácia de uma empresa (GRIFFIN e MOORHEAD, 2015, p. 525).
Agora, assinale a alternativa
CORRETA:
Escolha uma:
Computacional,
projetado, manter.
Comportamental,
desejado, manter.
Experimental,
processado, implantar.
Comportamental,
planejado, melhorar.
Organizacional,
processado, melhorar.
40-A
princípio, os processos de mudança apresentados nessa aula podem se assemelhar
com os processos de consultoria a auditoria e consultoria que já foram
discutidos anteriormente. Porém, é importante ressaltar alguns pontos que
diferenciam o DO de intervenções mais comumente inseridas nas organizações.
Nesse sentido, Griffin e Moorhead (2011) destacam características específicas
do DO.
Com base nessa
informação, pode-se afirmar que uma intervenção por meio do DO se diferencia de
outros tipos de mudanças, por aspectos como:
Tem ênfase na
cultura da organização, como um todo, envolvendo os colaboradores em sua
interpretação, análise e alteração ou manutenção.
Promove a definição
de estratégias com base em informações financeiras, tecnológicas e de mercado.
Considera o
ambiente da organização (clima) e seus efeitos sobre o funcionamento dos
sistemas internos.
Reflete uma
preocupação de que as mudanças tenham efeito imediato, de curto prazo e de
rentabilidade.
Está CORRETO, apenas o que se afirma
em:
Escolha uma:
I, II e IV.
II e III.
I e II.
I e III.
I, II, II e IV.
41-Bowditch
e Buono (2011) apresentam um processo para realização de mudanças que inclui:
exploração, ingresso, diagnóstico, planejamento, ação, avaliação e término.
Conceitualmente, esse processo se refere a:
Escolha uma:
Mudança
planejada.
Mudança contínua.
Mudança plena.
Mudança
superficial.
Mudança radical.
42-Os
estudos sobre mudança organizacional, mostram que após a “fase de
implementação” das propostas, existem ainda algumas ações que devem ser
desenvolvidas pelos responsáveis pelo processo. Essa recomendação está baseada
no entendimento de que:
Existe a
necessidade de verificar se as propostas implementadas estão adequadas aos
objetivos iniciais.
As mudanças
organizacionais são um fator de sobrevivência das organizações, no momento
atual.
A avaliação das propostas
implementadas é importante para garantir a sua efetividade.
Os processos de
mudança devem ser conduzidos e implementados pela cúpula da organização.
A verificação de problemas na fase de
implementação possibilita a melhoria contínua no processo de mudança.
Escolha uma:
I, II, III, IV e V.
I e II.
I, III e V.
II e IV.
I, II e V.
43-De
acordo com Block (2001): “o processo de implementação não começa enquanto as
pessoas que executam o trabalho decidam aderir às mudanças propostas ou não”.
Se a adesão às propostas não ocorre, entende-se esse fato como “resistência a
mudança”. As pessoas podem resistir à mudança por diversos fatores como:
I. o medo do
desconhecido, pois a mudança propõe novas formas de fazer as coisas.
II. os hábitos,
pois é mais fácil continuar a fazer tudo como sempre foi feito.
III. a segurança,
pois as mudanças podem significar alguma perda.
IV. fatores
econômicos, como perda de oportunidades de crescimento profissional.
V. desconhecimento de todos os
fatores realmente envolvidos na mudança.
Escolha uma:
F, F, V, V.
F, F, F, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, V.
44-Existe
consenso entre os especialistas de que um processo de mudança organizacional é
desenvolvido em etapas subsequentes, que devem ter a atenção dos agentes de
mudança. Para Leite et al (2009) a “fase de desenvolvimento” é um
momento de:
Escolha uma:
Testagem e
simulação de situações.
Preparação das
condições para implantação.
Transição entre o
modelo e o antigo.
Gestão de conflitos
e negociação de impasses.
Execução dos planos
de ação propostos.
45-A resistência a mudanças foi definida por Hernandes e Caldas
(2001, apud Santos e Rabbi, 2012) como: “qualquer conduta que objetiva manter
o status quo em face da pressão para modificá-lo”. A resistência
à mudança é um dos fatores mais estudados no campo do comportamento
organizacional e, pode se originar em fontes denominadas:
Escolha uma:
Institucionais e
interpessoais.
Organizacionais e individuais.
Internas e externas.
Públicas e privadas.
Abrangentes e específicas.
46-De
acordo com Leite et al (2009) um processo de mudança organizacional compreende
diversas fases, dentre elas a implantação e a implementação. Conceitualmente, a
implementação significa:
Escolha uma:
Um momento de
checagem mensuração dos resultados obtidos com as mudanças.
Uma etapa de
simulações e testes do modelo de intervenção proposto.
Uma fase de desenvolvimento do projeto de mudança organizacional.
O momento de
aplicação de técnicas como o PDCA.
O momento de colocar em prática o que foi planejado e especificado
anteriormente.
47-Na
fase de desenvolvimento, Leite et al recomendam que seja formada uma equipe que
será responsável por conduzir o processo de mudança. Segundo os autores essa equipe
deve ser composta a partir da definição de alguns papéis.
Relacione os papeis identificados na
coluna à esquerda, com as responsabilidades, identificadas na coluna à direita.
PAPÉIS
|
RESPONSABILIDADES
|
Líder do projeto
|
I – Viabilizar os encontros dos
componentes da equipe.
|
Facilitador
|
II - Documentar as ações e
decisões tomadas pela equipe.
|
Secretário/Assistente
|
III - Garantir o cumprimento do
cronograma e resultados.
|
Assinale a alternativa que contém a
sequência correta de associação:
Escolha uma:
1-I, 2-III, 3-II.
1-I, 2-II, 3-III
1-II, 2-I, 3-III
1-III, 2-I,
3-II.
1-III, 2-II, 3-I.
48-O
trabalho de Auditoria em RH pode trazer muitos benefícios às organizações coo
um todo e, especialmente às práticas e políticas de gestão de pessoas (GP) que
são enumeradas por Chiavenato. Dentre elas estão:
Avaliar a
contribuição das práticas de gestão de pessoas para a organização.
II. Reforçar a
ideia de que a área de GP é a única responsável pelas pessoas.
III. Apoiar os
esforços de gestão da qualidade total da empresa.
IV. Colocar a área
de GP como fornecedora de serviços e parceira do negócio.
Está CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
II, III e IV.
I, III e IV.
III e IV.
I e II.
I, II, III e IV.
49-Existem
ferramentas de gestão que auxiliam na identificação de problemas nos diferentes
subsistemas de gestão de pessoas, trazendo inúmeros benefícios às organizações.
Dentre essas ferramentas podemos citar os processos de auditoria e consultoria.
Sob a óptica de Chiavenato sobre os
benefícios que a auditoria de RH pode proporcionar, é correto o que se afirma
em:
Escolha uma:
a.
Coloca a área de gestão de pessoas em uma perspectiva de prestadora de
serviço em vez de parceira do negócio da empresa.
b. Proporciona
um estímulo para a mudança organizacional e apoia o esforço de gestão da
qualidade total.
c. Evita a
programação de períodos de avaliação do valor das práticas de Gestão de Pessoas
na empresa.
d. Exima os
gestores de examinar todo o sistema de Gestão de Pessoas.
e. Avalia a
contribuição das práticas de Gestão de pessoas para a organização, mas sem a
necessidade dos esforços de gestão da qualidade total.
50-Na
visão de Block (2001) o processo de implementação de propostas geradas por um trabalho
de consultoria é complexo. Com base nessa afirmação avalie as proposições a
seguir:
Os esforços de
implementação mais bem sucedidos invariavelmente constroem relacionamentos,
estimulam a escolha local e o controle mais distribuído, além de promover um
propósito comum.
E
Para que o processo
de implementação seja efetivo, as pessoas envolvidas devem aprender com ele, se
apropriar das ideais e confiar que os resultados trarão benefícios importantes.
À respeito das asserções é correto
afirmar que:
Escolha uma:
As asserções I e II
são verdadeiras, mas não se complementam.
A asserção I é
falsa e a II é verdadeira.
A asserção I é
verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II
são falsas, mas se complementam.
As asserções I e II
são verdadeiras e a II complementa a I.
51- O
processo de mudança organizacional promovido por uma consultoria é complexo e a
sua implementação pode não ser a última etapa. De acordo com Leite et al
(2009), o processo só se torna efetivo se forem cumpridas três fases, que são:
Descongelamento.
Envolvimento
Status quo.
Desenvolvimento.
Internalização.
Está CORRETO apenas o que se
apresenta em:
Escolha uma:
I, II e V.
I e III.
II e IV.
II, IV e V.
I, II, III, IV, e
V.
52-De acordo com Lopes (2012) o trabalho de Auditoria pode
assumir as características de uma ação preventiva, quando deixa de ser uma
atuação burocrática e se torna um ativo essencial para a organização. Nesse
sentido a autora apresenta um modelo de Auditoria chamado:
Escolha uma:
Auditoria Criativa.
Auditoria Interna.
Auditoria Externa.
Auditoria
Consultiva.
Auditoria
Preventiva.
53-De
acordo com especialistas, existem muitas vantagens decorrentes da adoção do
modelo de CIRH, uma delas diz respeito à multifuncionalidade exigida para
atuação como Consultor Interno. Essa característica significa que o Consultor
Interno:
(...) possui
conhecimento relativo aos diversos subprocessos de RH.
(...) é responsável
pelas tomadas de decisão, relativas a todas as áreas de RH.
(...) assume a
execução das tarefas rotineiras de todas as áreas de RH.
(...) se propõe a
dar suporte ao Gestor nas questões inerentes a RH.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Escolha uma:
V, V, F, F.
F, V, V, F.
V, F, V, V.
V, F, F V.
F, F, V, V.
54-De
acordo com Menezes, Ecard e Andrade (2007) o principal objetivo da Consultoria
Interna em RH (CIRH) é descentralizar as informações da organização, o que traz
desdobramentos importantes para organização. Dentre eles estão:
Os problemas
restritos a uma área podem ser detectados com maior facilidade se houver maior
proximidade com ela.
O conhecimento
sobre as necessidades específicas de uma área podem acelerar o seu atendimento.
A atuação do
consultor interno pode melhorar a qualidade dos produtos e serviços de gestão
de RH.
A proximidade entre consultor-interno
e cliente favorece o aumento da relação de confiança entre eles.
Escolha uma:
I, II e III.
III e IV.
I e II.
II, III e IV.
I, II, II e
IV.
55-Os especialistas entendem que não existe uma estratégia ideal
para intervenção com base no DO, pois cada empresa deve defini-la com base em
suas características Nesse sentido a “análise de profundidade” recomendada por
Griffin e Moorhead (2015) pode ser muito importante. Essa recomendação está
baseada em:
Escolha uma:
Identificar e
respeitar os limites e recursos da organização ao propor mudanças.
Apresentar para a
organização os modelos mais instigantes e modernos de intervenção.
Propor mudanças
ousadas em que os limites da organização sejam desafiados.
Identificar pontos
de resistência a mudança que possam ser removidos com eficiência.
Provocar as
mudanças através da quebra de padrões importantes para a organização.
56-Existem
algumas estratégias de gestão, discutidos durante a disciplina, que contribuem
para o acompanhamento necessário ao momento pós-implementação das propostas de
mudança adotadas. Dentre elas, estão:
A abordagem baseada
no DO, que sugere o modelo de “mudança contínua”.
O PDCA, como
ferramenta de controle de programas e projetos organizacionais.
A introdução de uma
equipe de mudanças, com agentes e Gerente de Transição.
A contratação de empresas de
auditoria e consultoria com ênfase em ações preventivas.
Escolha uma:
II, III e IV.
I e II.
I, II e IV.
III e IV.
I, II, III e
IV.
57-Existem
serviços, oferecidos por empresas especializadas, que podem colaborar na adoção
de ações preventivas na Gestão de Pessoas, dentre eles a Consultoria Preventiva
Jurídica. Esse trabalho diz respeito a:
Escolha uma:
Revisão e
atualização de ferramentas aplicadas à seleção e treinamento de colaboradores,
promovendo sua efetividade.
Acompanhamento e
atualização das políticas de gestão, prevenindo e evitando riscos de processos
trabalhistas contenciosos.
Implantação de
programas de remuneração e avaliação de desempenho, viabilizando a retenção de
talentos.
Mapeamento de
riscos ambientais e operacionais, prevenindo e evitando acidentes de trabalho.
Estruturação de
procedimentos operacionais de gestão de pessoas, definindo processos básicos e
atividades de rotina.
58-Moczányi (2003) ressalta algumas condições que influenciam a
definição do término do trabalho de um consultor. Elas se referem à percepção
de que:
Seção Tema:
Planejamento das ações preventivas a partir da Auditoria e Consultoria em RH.
Conteúdo granular: Planejamento de
ações preventivas a partir da Auditoria e Consultoria em RH Assinale Verdadeiro
(V) ou Falso (F):
Escolha uma:
V, F, F, F.
V, V, V, V.
V, F, V, V.
V, V, V, F.
V, V, F, F.
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