KLS Questões - Planejamento Estratégico - Unidade 1 - 2 - Graduação Inteligente

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sábado, 9 de dezembro de 2017

KLS Questões - Planejamento Estratégico - Unidade 1 - 2

KLS Planejamento Estratégico - Unidade 1 - 2

Envolve escolhas de como os recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.

O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
a. Criação de valor.
b. Stakeholders.
c. Estratégia. 
d. Tática.
e. Vantagem competitiva.


A criação de valor, tanto para os consumidores como para os acionistas e outros grupos de interesse na empresa (stakeholders), se dá pela satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Para que uma empresa possa criar maior _________ que seus concorrentes, ela deve atender de forma _________ as necessidades de seus _________.

Agora, assinale a alternativa CORRETA
Escolha uma:
a. valor – direta – consumidores.
b. competência essencial – indireta – fornecedores.
c. vantagem competitiva – superior – consumidores.
d. valor – superior – consumidores. 
e. competência essencial – direta – fornecedores.



Até a o final da primeira Revolução Industrial predominava a pequena empresa familiar como forma de organizar a produção ainda pouco mecanizada. Somente a partir da segunda Revolução Industrial, o pensamento estratégico começou a ser aplicado nas organizações de forma sistematizada.

Alguns aspectos ocorridos na segunda Revolução industrial estão diretamente relacionados ao início da aplicação do pensamento estratégico. Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A ampliação dos mercados levou ao desenvolvimento das grandes empresas.

II. O acesso a máquinas de maior produtividade proporcionou maior competitividade a pequena empresa familiar.

III. O aumento da capacidade de produção e os novos meios de transportes contribuíram para a formação dos mercados de massa.

É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. III, apenas.
c. I e III, apenas. 
d. II e III, apenas.
e. I, apenas.


A criação de valor se dá pela definição de um posicionamento único da empresa, com base nas forças mais relevantes do ambiente externo que moldam a estrutura do setor.

O contexto acima diz respeito a qual perspectiva estratégica?
Escolha uma:
a. Foco no capital humano e intelectual.
b. Visão baseada em recursos.
c. Economia industrial. 
d. Estratégia baseada em competências.
e. Economia Industrial baseada em competências.


A partir da metade final do século XIX, houve um incremento significativo da capacidade de produção que associado ao surgimento do trem e do navio a vapor e posteriormente do automóvel contribuíram para a formação dos mercados de massa.

O contexto exposto acima diz respeito a qual evento histórico?
Escolha uma:
a. Primeira Guerra Mundial.
b. Segunda Guerra Mundial.
c. Revolução francesa.
d. Segunda Revolução Industrial. 
e. Primeira Revolução Industrial.


A perspectiva do foco no capital humano e intelectual é uma derivação da perspectiva baseada em recursos, que também associa a criação de valor ao ambiente interno da organização.

O contexto exposto acima associa o desempenho superior da empresa a(ao):
Escolha uma:
a. Capital financeiro e ao conhecimento.
b. Pessoas e ao conhecimento. 
c. Capital financeiro e a produção industrial em massa.
d. Informação a produção industrial em massa.
e. Capital intelectual e financeiro.


A estratégia das empresas que atuam em um único negócio envolve decidir como competir em determinado setor, ou seja, que produto ou serviço oferecer, como fabricá-lo e como distribuí-lo.

O contexto exposto acima diz respeito ao nível de estratégia
Escolha uma:
a. Operacional.
b. Institucional.
c. Funcional.
d. Unidade de negócio. 
e. Divisional.


Complete as lacunas da sentença a seguir.

A _____ é uma estratégia de crescimento que consiste na _____ ou _____ com outras organizações dentro da cadeia de valor de um setor.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. integração horizontal – aquisição – fusão
b. integração vertical – aquisição – fusão 
c. integração horizontal – diversificação – aquisição
d. integração vertical – concentração – fusão
e. integração vertical – diversificação – joint venture


Esta estratégia promove o crescimento da organização ao adquirir empresas concorrentes que atuam no mesmo tipo de negócios.

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia de:
Escolha uma:
a. Fusão.
b. Integração setorial.
c. Integração horizontal. 
d. Integração vertical.
e. Joint venture.


Enquanto a ________ ocorre quando uma empresa se une a outra para formar uma nova empresa, a ________ é uma ________ em que duas ou mais empresas criam uma companhia juridicamente independente para dividir alguns de seus recursos e capacitações.

Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Aquisição – aliança estratégica – joint venture
b. Fusão – joint venture – aliança estratégica 
c. Concentração - aliança estratégica - joint venture
d. Concentração - joint venture – aliança estratégica
e. Fusão - aliança estratégica – joint venture


A Lever Brothers, atual Unilever, iniciou seu negócio produzindo e vendendo sabão (em barra) na Inglaterra. A demanda pelos sabões cresceu e a empresa se lançou em dois novos empreendimentos para garantir o fornecimento de matérias-primas: a plantação de palmeiras na África, para produzir óleo vegetal, e a compra de uma frota de baleeiros, para ter óleo animal. (Fonte: Disponível em: <http://www.historiaunilever.com.br/unilever/files/paginas/1.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015.

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia de crescimento:
Escolha uma:
a. Fusão.
b. Integração diversificada.
c. Integração vertical a jusante.
d. Joint venture.
e. Integração vertical para trás. 


Estratégia que envolve decidir como competir em determinado setor, ou seja, que produto ou serviço oferecer, como fabricá-lo e como distribuí-lo.

O contexto exposto acima diz respeito ao nível de estratégia:
Escolha uma:
a. Funcional.
b. Departamental.
c. Corporativo.
d. Operacional.
e. Unidade de negócios. 


A primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico é a análise do ambiente externo e interno.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. A análise do ambiente interno permite à organização identificar fraquezas em relação ao ambiente competitivo.
b. A análise do ambiente externo permite à organização identificar fraquezas do ambiente competitivo.
c. A análise do ambiente externo permite à organização identificar as forças do ambiente competitivo.
d. A análise do ambiente externo permite à organização identificar as ameaças do ambiente competitivo. 
e. A análise do ambiente interno permite à organização identificar suas ameaças em relação as empresas concorrentes.


A primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico é a análise do ambiente externo e interno. Abaixo encontram-se aleatoriamente as outras quatro etapas do Planejamento Estratégico.

1. Estabelecimento da diretriz organizacional.

2. Controle estratégico.

3. Implementação da estratégia.

4. Formulação da estratégia.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta do processo após a etapa de análise do ambiente.
Escolha uma:
a. 1 – 3 – 4 – 2
b. 1 – 4 – 3 – 2 
c. 4 – 3 – 1 – 2
d. 1 – 2 – 4 – 5
e. 4 – 2 – 3 – 1


Complete as lacunas da sentença a seguir.

Com base no Diagnóstico, define-se as(os) _____ , ou seja, os(as) ____ a serem alcançados, assim como a missão, valores e visão.

Agora, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. estratégias – objetivos
b. diretrizes organizacionais – objetivos 
c. análises ambientais – oportunidades
d. objetivos – estratégias organizacionais
e. objetivos – estratégias


Monitora se as ações estratégicas realizadas estão alcançando os objetivos estabelecidos.

O contexto exposto diz respeito a qual etapa do processo de Planejamento Estratégico?
Escolha uma:
a. Diagnóstico.
b. Estabelecimento da diretriz organizacional.
c. Definição dos objetivos.
d. Formulação da estratégia.
e. Controle estratégico. 


Complete as lacunas da sentença a seguir.

Por meio da análise do ambiente externo, a organização pode identificar as _____ e _____ do ambiente competitivo, e por meio da análise do ambiente interno pode identificar suas _____ e _____ em relação as empresas concorrentes.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. ameaças – forças – oportunidades – fraquezas
b. ameaças – fraquezas – forças – oportunidades
c. ameaças – oportunidade - forças – fraquezas 
d. oportunidades – fraquezas – ameaças - forças
e. oportunidades – forças – ameaças – fraquezas

Compartilha as informações obtidas no monitoramento das ações estratégicas para áreas e pessoas da organização envolvidas no processo de Planejamento Estratégico, com o objetivo de ajustar ou até mesmo alterar a estratégia, caso necessário.

O contexto exposto diz respeito a qual etapa do processo de Planejamento Estratégico?
Escolha uma:
a. Definição da missão.
b. Implementação da estratégia.
c. Formulação da estratégia.
d. Diagnóstico e definição dos objetivos.
e. Controle estratégico. 


Está associada à imagem pela qual a organização quer ser reconhecida no futuro.

A definição exposta acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
a. Missão.
b. Estratégia.
c. Visão. 
d. Valores.
e. Filosofia.


Ela evidencia a razão pela qual uma empresa existe.

A definição exposta acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
a. Visão.
b. Diagnóstico.
c. Objetivos.
d. Filosofia.
e. Missão. 


Expressa as crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização como um todo e dão uma personalidade à empresa.

A definição exposta acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
a. Visão.
b. Missão.
c. Valores. 
d. Metas.
e. Filosofia.


Complete as lacunas da sentença a seguir.

É muito importante que as organizações definam sua/seus _____ porque ajuda a _____esforços em uma direção comum e atua como base para o desenvolvimento de _____organizacionais.

Complete as lacunas da sentença a seguir.
Escolha uma:
a. Missão – concentrar – objetivos 
b. Missão – compartilhar – controles
c. Visão – compartilhar – filosofias
d. Visão – concentrar - controles
e. Valores – compartilhar – filosofias


“Respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual.” (Fonte: Walmart. Disponível em: <http://www.walmartbrasil.com.br/relatorio-anual-2011/port/ra/04.htm>. Acesso em: 23 nov. 2015).

O texto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
Escolha uma:
a. Fundamentos organizacionais.
b. Visão organizacional.
c. Objetivos organizacionais.
d. Metas organizacionais.
e. Valores organizacionais. 


Está associada à imagem pela qual a organização quer ser reconhecida no futuro e deve ser compartilhada com todos os colaboradores.

O contexto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
Escolha uma:
a. Visão organizacional. 
b. Diretrizes organizacionais.
c. Objetivos organizacionais.
d. Valores organizacionais.
e. Metas organizacionais.


O conceito de estratégia surgiu quando as grandes empresas se consolidaram e precisaram encontrar meios para moldar as forças de mercado e influenciar o ambiente competitivo econômico. Desde então, o pensamento estratégico nas organizações vem evoluindo e, de acordo com Kluyver e Pearce II (2010, p. 2), ele “saiu de uma perspectiva da economia industrial, passando por uma perspectiva baseada em recursos e chegando a uma perspectiva de capital humano e intelectual”.

Qual é a relação que existe entre estratégia e objetivos organizacionais?
Escolha uma:
a. Enquanto os objetivos representam as crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização, a estratégia é o meio para atingir esses comportamentos.
b. Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a quantificação desses objetivos.
c. Enquanto os objetivos representam a razão de existir da empresa, a estratégia é o meio para alcançar uma meta.
d. Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é o meio para atingir esses fins. 
e. Enquanto os objetivos representam os fins que a empresa quer alcançar, a estratégia é a razão de existir da empresa.


A formulação da estratégia pode se dar em três níveis: corporativo, de unidade de negócios (ou estratégia competitiva) e funcional. Em todos os três níveis, a formulação da estratégia visa obter vantagem competitiva para a organização por meio da criação de valor – para os acionistas, parceiros comerciais, fornecedores, funcionários e a comunidade – por meio da satisfação das necessidades e desejos dos consumidores da melhor forma possível.

Quando a organização opta por entrar em novos negócios, ela pode adotar a estratégia de integração vertical. O que é essa estratégia de integração vertical?
Escolha uma:
a. A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa em outro país.
b. A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa concorrente que atua no mesmo tipo de negócios da empresa compradora.
c. A Integração vertical consiste na criação de uma nova mercadoria que será vendida em um novo mercado.
d. A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa que atua em negócios totalmente diferentes da empresa compradora.
e. A Integração vertical consiste na aquisição de uma empresa que atua dentro da mesma cadeia de valor da empresa compradora. 


O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que envolve a realização de etapas que não se restringem à definição de objetivos e à formulação das estratégias. Ele envolve várias etapas que, se cumpridas de forma precisa, auxiliarão os gestores a tomarem decisões de forma mais racional, a partir das informações pensadas.
Qual é a ordem que as etapas do Planejamento Estratégico devem seguir?
Escolha uma:
a. Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; e Controle Estratégico.
b. Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Controle Estratégico; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
c. Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; e Controle Estratégico. 
d. Controle Estratégico; Análise do Ambiente; Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; e Implementação da Estratégia.
e. Estabelecimento da Diretriz Organizacional; Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Análise do Ambiente; e Controle Estratégico.


No estabelecimento das Diretrizes Organizacionais são formulados a missão, a visão, os valores e os objetivos organizacionais. Juntas, as declarações de missão, visão e valores, proporcionam a base para a organização formular suas estratégias para que a empresa seja bem-sucedida no alcance de seus objetivos.
O que é a Visão da empresa?
Escolha uma:
a. Visão é o meio utilizado para atingir os objetivos da empresa.
b. Visão é a razão de existir da empresa.
c. Visão é o estabelecimento da condição atual da empresa, frente aos seus concorrentes.
d. A Visão é onde a empresa quer chegar, ou seja, ela expressa uma situação futura que a organização pretende alcançar. 
e. Visão é o conjunto de crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização como um todo.


Quando a organização opta por entrar em novos negócios, ela pode adotar uma das seguintes estratégias de crescimento no nível corporativo: integração vertical, integração horizontal, diversificação, fusões e joint ventures.

Quando uma empresa adquire alguma organização concorrente que atua no mesmo segmento dela, qual estratégia foi adotada?
Escolha uma:
a. Joint Venture.
b. Integração vertical para trás.
c. Diversificação.
d. Integração Horizontal. 
e. Integração Vertical para frente.



UNIDADE 2

A análise do ambiente externo é a etapa inicial do processo de Planejamento Estratégico e pode ser subdividida em análise do ambiente geral e análise do ambiente setorial.

Com base no contexto do ambiente externo, avalie as afirmações a seguir:

I. O ambiente geral caracteriza-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização, sobre os quais as organizações têm controle.

II. O ambiente setorial é composto por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas à organização.

III. O Modelo de Análise da Indústria é uma das ferramentas utilizadas para a análise do ambiente geral.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e III.
d. II e III, apenas. 
e. III, apenas.


A análise do ambiente geral, formado por cinco componentes, permite identificar os elementos externos que afetam ou podem vir a afetar um setor como um todo ou somente algumas organizações.

Associe os componentes do ambiente geral, relacionados na coluna à esquerda, aos seus respectivos elementos, apresentados na coluna à direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/PAT/Upload/1831786/ADGQ02PE_20160217161726.jpg
Escolha uma:
a. I-3; II-1; III-2; IV-4; V-5
b. I-2; II-1; III-3; IV-5; V-4 
c. I-2; II-1; III-3; IV-4; V-5
d. I-4; II-1; III-3; IV-2; V-5
e. I-3; II-1; III-2; IV-5; V-4


Por meio da Análise da Indústria pode-se identificar a força mais forte (ou as forças) que determina(m) a rentabilidade e é (são) referência para a formulação da estratégia. O contexto exposto diz respeito ao ambiente:
Escolha uma:
a. Global.
b. Operacional.
c. Setorial. 
d. Geral.
e. Interno.

A ameaça de entrada de novas empresas (Entrantes) em um setor depende das barreiras à entrada, isto é, as vantagens que as empresas estabelecidas no setor possuem em relação aos novos concorrentes.

Assinale a opção que indica uma barreira de entrada em um setor:
Escolha uma:
a. Existência de grandes economias de escala. 
b. Produtos do setor são padronizados ou sem diferenciação.
c. Poucos compradores para os produtos das empresas do setor.
d. Não há produto substituto para aquilo que os fornecedores oferecem.
e. Crescimento do setor é lento.

O ambiente geral é composto por cinco componentes, os quais permitem identificar, se possível, com antecedência, os elementos externos que afetam ou podem vir a afetar um setor como um todo ou somente algumas organizações.

Com base nos componentes do ambiente geral, avalie as afirmações a seguir.
I. O componente Demográfico também considera as características étnicas, níveis educacionais.

II. O componente Econômico compreende as Taxas de Inflação, Taxas de juros, Produto Interno Bruto (PIB).

III. O componente Sociocultural considera o tipo de governo, leis trabalhistas e tributárias.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, apenas.
c. I, II e III.
d. II e III apenas.
e. I e II apenas. 

A rivalidade entre concorrentes permite determinar quanto do valor criado pelas empresas do setor será dispendido por elas na disputa pelo mercado.

Assinale a opção que indica uma característica do setor em que a intensidade da competição é maior.
Escolha uma:
a. Ausência de diferenciação de produto. 
b. As empresas possuírem recursos consideráveis.
c. Não há produto substituto para aquilo que os fornecedores oferecem.
d. Há poucos fornecedores no mercado.
e. Troca de fornecedores traz poucos custos de migração para compradores.

A Visão Baseada em Recursos (VBR) permite estudar as forças e fraquezas de uma organização. O modelo VBR permite determinar se seus recursos, capacidades e competências essenciais são fontes de vantagem competitiva.

Com base na VBR, avalie as afirmações a seguir.

I. As capacidades baseiam-se especificamente nas máquinas e nos equipamentos.

II. Os recursos são ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla.

III. As capacidades de uma organização derivam das interações entre os recursos tangíveis e intangíveis.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. II e III apenas. 
c. I, II e III.
d. III, apenas.
e. I e II apenas.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

A competência essencial é o conjunto de habilidades e tecnologias que a organização domina e que lhe permite atingir desempenhos superiores aos dos _____, agregando _____ aos clientes e criando _____.

Assinale a alternativa com a sequência de termos que preenchem corretamente os espações da afirmação anterior:
Escolha uma:
a. Fornecedores – serviços – vantagens competitivas.
b. Competidores – valor – vantagens competitivas. 
c. Fornecedores – serviços – capacidades.
d. Compradores – valor – vantagens competitivas.
e. Competidores – valor – capacidades.

De acordo com Barney (2007), o modelo VRIO (Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização) é uma ferramenta que permite avaliar se um conjunto de recursos e capacidades cria uma vantagem competitiva sustentável. Sobre o modelo VRIO, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um recurso tem valor quando permite a uma empresa explorar uma oportunidade externa ou neutralizar uma ameaça externa.

( ) Um recurso é raro quando não permite que haja uma dinâmica de competição perfeita, mesmo que outras empresas possuam esse recurso em pequena quantidade.

( ) Os recursos são difíceis de imitar ou imperfeitamente imitáveis quando as empresas que não possuem um determinado recurso ou uma capacidade podem obtê-lo ou desenvolvê-lo no curto prazo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
a. F – F – F.
b. V – F – V.
c. V – V – F. 
d. V – V – V.
e. F – F – V.

Implica que algumas das diferenças de recursos e capacidades entre empresas podem ser duradouras, visto que alguns recursos podem ser difíceis de serem passados de uma empresa para outra e que empresas sem certos recursos terão alto custo para adquirir ou desenvolver esses recursos.

O conceito exposto acima diz respeito a:
Escolha uma:
a. mobilidade das competências.
b. mobilidade dos recursos.
c. imobilidade de recursos. 
d. homogeneidade.
e. Heterogeneidade.

De acordo com o conceito de cadeia de valor, estão relacionadas à logística de entrada, à fabricação do produto ou à prestação do serviço, à logística de entrega do produto, às atividades de comercialização e ao serviço pós-venda.

O conceito exposto acima diz respeito as atividades:
Escolha uma:
a. de suporte.
b. operacionais.
c. primárias. 
d. de consultoria.
e. secundárias.

Podem ser definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que fazem parte das entradas no processo de produção da organização.

O conceito exposto acima diz respeito a:
Escolha uma:
a. Capacidade.
b. Competência.
c. Recurso. 
d. Diferencial.
e. vantagem competitiva.

Complete as lacunas da sentença a seguir:

A análise SWOT permite relacionar as oportunidades e _____ presentes no ambiente _____ com as forças e _____ identificadas no ambiente _____ da organização.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a. Fraquezas – geral – ameaças – setorial.
b. Fraquezas – interno – ameaças – externo.
c. Ameaças – geral – fraquezas – setorial.
d. Fraquezas – setorial – ameaças – geral.
e. Ameaças – externo – fraquezas – interno. 

A análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno.

Com base no conceito de Análise SWOT, avalie as afirmações a seguir.

I. A fraqueza está relacionada a uma deficiência externa, capaz de prejudicar a realização da missão e o alcance dos objetivos da organização.

II. A força de uma empresa está relacionada a uma característica interna da organização que facilita a realização de sua missão e o alcance de seus objetivos.

III. Para diagnosticar a situação do ambiente externo de uma organização é necessário identificar as ameaças e oportunidades que afetam o conjunto de empresas de um setor.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II apenas. 
b. I, apenas.
c. I, II e III.
d. II e III apenas.
e. III, apenas.

As variáveis do ambiente externo permitem identificar as oportunidades e ameaças, enquanto as variáveis do ambiente interno permitem identificar suas forças e fraquezas.

Associe as variáveis do ambiente externo e interno, relacionadas na coluna à esquerda, a oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, apresentadas na coluna à direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
I. Variáveis externas que a organização pode explorar a seu favor.
II. Tendências ou fatores externos desfavoráveis que podem afetar negativamente a organização.
III. Habilidades internas que podem contribuir para a organização alcançar seus objetivos.
IV. Limitações internas que podem dificultar a organização a alcançar seus objetivos.
1. FRAQUEZAS
2. FORÇAS
3. OPORTUNIDADES
4. AMEAÇAS
Escolha uma:
a. I-3; II-2; III-1; IV-4.
b. I-2; II-1; III-3; IV-4.
c. I-3; II-4; III-2; IV-1. 
d. I-1; II-2; III-3; IV-4.
e. I-4; II-1; III-3; IV-2.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

A _____ de uma empresa está relacionada a uma característica interna da organização que facilita a realização de sua missão e o alcance de seus objetivos, enquanto a _____ está relacionada a uma deficiência interna.

Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Força – fraqueza; 
b. Competência – incapacidade;
c. Fraqueza – força;
d. Vantagem competitiva – desvantagem competitiva;
e. Vantagem competitiva – paridade competitiva;

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Por meio da análise das _____ entre forças e fraquezas e oportunidades e ameaças, a matriz SWOT permite definir em quais fatores ___ os esforços da organização.

Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Diferenças – realocar;
b. Diferenças – redirecionar;
c. Inter-relações – reduzir;
d. Diferenças - concentrar;
e. Inter-relações – concentrar; 

Complete as lacunas da sentença a seguir.

As(os) ____ são habilidades internas que podem contribuir para a organização alcançar seus objetivos, enquanto as(os) _____ são limitações internas que podem dificultar a organização a alcançar seus objetivos.

Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Cenários – fraquezas;
b. Forças – fraquezas; 
c. Forças – ameaças;
d. Oportunidades - cenários;
e. Cenários – forças;

Complete as lacunas da sentença a seguir.

“A Matriz BCG permite à organização analisar se seu portfólio de produtos está em equilíbrio, ou seja, se há produtos ou unidades de negócios ___________ que geram caixa para suportar investimento em produtos __________ ou __________”.

Agora assinale a alternativa com a sequência CORRETA de termos que preenchem os espaços:
Escolha uma:
a. Estrela – Abacaxi – Ponto de Interrogação.
b. Estrela – Vaca leiteira – Ponto de Interrogação.
c. Vaca Leiteira – Estrela – Ponto de Interrogação. 
d. Vaca Leiteira – Estrela – Abacaxi.
e. Estrela – Vaca leiteira – Abacaxi.

Por meio da análise das informações geradas pelas matrizes BCG e de Ansoff, a empresa pode definir seus objetivos organizacionais. Assinale a alternativa CORRETA com relação à definição de objetivos.
Escolha uma:
a. Os objetivos organizacionais devem ser definidos somente para o nível funcional.
b. Os objetivos organizacionais devem mudar caso ocorram mudanças nos ambientes externo ou interno. 
c. Os objetivos organizacionais não devem mudar mesmo que ocorram mudanças no ambiente externo.
d. Os objetivos organizacionais não devem mudar mesmo que ocorram mudanças no ambiente interno.
e. Os objetivos organizacionais devem ser definidos somente para o nível corporativo.

A matriz de Ansoff é formada pelo cruzamento das colunas de Produtos Novos e Existentes com as linhas de Mercados Novos e Existentes, gerando quatro possibilidades de estratégias de crescimento. Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Na estratégia de penetração de mercado, a empresa procura aumentar o uso dos produtos atuais em novos mercados.

II. Na estratégia de desenvolvimento de produtos, a empresa busca crescer no mercado em que já atua, mas com novos produtos ou linhas de produtos.

III. A diversificação considera o lançamento de novos produtos ou linhas de produtos em novos mercados onde a empresa ainda não atua.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. III, apenas.
c. I, apenas.
d. I e III, apenas.
e. II e III, apenas. 

A Grow é uma empresa brasileira líder no segmento de jogos tradicionais, que cresce a uma taxa inferior à média do mercado de brinquedos. A Grow entrou no segmento de bonecos e bonecas de tecido, como Baby Mônica, Snoop, Nemo etc. A empresa possui uma participação de mercado muito pequena nesse segmento, que cresce a uma taxa superior à média do mercado de brinquedos. Fonte: adaptado de: <http://www.lojagrow.com.br/sobre>. Acesso em: 23 dez. 2015.

Tomando como referência a matriz BCG, sobre os segmentos de jogos e de bonecas e bonecos de tecido da Grow, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) O segmento de jogos da Grow encontra-se no quadrante Vaca Leiteira e gera caixa para investir no segmento de bonecas e bonecos de tecido.

( ) O segmento de bonecas e bonecos de tecido da Grow encontram-se no quadrante Abacaxi e geram caixa para investir em jogos.

( ) Os segmentos de jogos da Grow encontram-se no eixo horizontal da matriz de mercados que apresentam um crescimento inferior ao da média de mercado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a. F – V – V
b. F – F - V
c. V – F – V 
d. V – V – V
e. V – V – F

A Grow é líder no segmento de jogos para jovens e adultos no Brasil. A empresa decidiu crescer desenvolvendo jogos tradicionais voltados também para o público infantil, como Super Trunfo, Lince, Imagem & Ação etc. Fonte: adaptado de: <http://www.lojagrow.com.br/sobre>. Acesso em: 23 dez. 2015.

Com base na matriz de Ansoff, a estratégia usada para a entrada no segmento de jogos voltados para crianças foi:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento de mercado.
b. Diversificação de produtos.
c. Desenvolvimento de produtos.
d. Penetração de mercado. 
e. Diversificação.

A matriz BCG auxilia a tomada de decisão no tocante a quais marcas ou produtos alocar seus recursos, assim como em quais unidades de negócios investir, no caso de empresas que atuam em mais de um negócio e são estruturadas em divisões.

Sobre a matriz BCG, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) É formada por seis quadrantes.

( ) Permite analisar se o portfólio de produtos ou unidades de negócios estão em equilíbrio.

( ) É dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e taxa de participação relativa no mercado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V – V – V
b. F – F - V
c. V – V – F
d. V – F – V
e. F – V – V 

Texto-base: A análise do ambiente externo é a primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico e compreende a análise dos ambientes geral e setorial.

Enunciado: Nesse contexto, como se caracterizam os ambientes geral e setorial?
Escolha uma:
a. O ambiente geral caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas. 
b. O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.
c. O ambiente geral caracteriza-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização; e o ambiente setorial, por elementos que apresentam implicações mais indiretas.
d. O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização.
e. O ambiente geral e o setorial caracterizam-se por elementos diretos ao ambiente competitivo da organização e apresentam implicações mais imediatas.

Texto-base: A competência essencial caracteriza-se pelo conjunto de habilidades e tecnologias que a organização domina e que lhe servem de base para geração de benefícios para os clientes. Com base nas competências essenciais, as organizações atingem desempenhos superiores aos dos competidores, agregando valor aos clientes e criando vantagens competitivas.

Enunciado: Para que uma vantagem competitiva seja sustentável basta que:
Escolha uma:
a. Os recursos sejam valiosos e raros e que a empresa esteja organizada para explorá-los.
b. Os recursos sejam raros e os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar esses recursos.
c. Os recursos sejam valiosos e raros, os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar esse recurso e a empresa esteja organizada para explorá-lo. 
d. Os concorrentes enfrentem desvantagens de custo ao tentarem imitar um recurso raro da empresa.
e. Os recursos sejam valiosos e raros.

Texto-base: A análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno, e é estruturada em uma matriz com quatro regiões: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

Enunciado: A análise SWOT auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno e permite relacionar:
Escolha uma:
a. As forças e ameaças do ambiente externo com as oportunidades e fraquezas do ambiente interno.
b. As oportunidades e fraquezas do ambiente externo com as forças e ameaças do ambiente interno.
c. As oportunidades e ameaças do ambiente externo com as forças e fraquezas do ambiente interno. 
d. As forças e fraquezas do ambiente externo com as oportunidades e ameaças do ambiente interno.
e. As fraquezas e ameaças do ambiente externo com as forças e oportunidades do ambiente interno.

Texto-base: A matriz BCG é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado (eixo vertical) e taxa de participação relativa no mercado (eixo horizontal), que formam quatro quadrantes: Ponto de Interrogação; Estrela; Vaca Leiteira; e Abacaxi. A composição da distribuição dos produtos ou unidades de negócios pelos quatro quadrantes auxilia a tomada de decisão sobre em quais marcas ou produtos alocar seus recursos.

Enunciado: No que diz respeito às inter-relações entre os dois eixos dos quadrantes Ponto de Interrogação, Estrela, Vaca Leiteira e Abacaxi, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. Os produtos que se encontram no quadrante Ponto de Interrogação estão em um mercado que cresce acima da média de mercado e apresentam uma alta participação relativa de mercado.
b. Os produtos que estão no quadrante Abacaxi estão em um mercado que cresce abaixo da média de mercado e apresentam uma alta participação relativa de mercado.
c. Os produtos que estão nos quadrantes Ponto de Interrogação e Abacaxi possuem uma alta participação relativa de mercado.
d. Os produtos que se encontram no quadrante Estrela estão em um mercado que cresce abaixo da média de mercado e apresentam uma alta participação relativa de mercado.
e. Os produtos que estão no quadrante Vaca Leiteira estão em um mercado que cresce abaixo da média de mercado e apresentam uma alta participação relativa de mercado. 

A Matriz de Ansoff é formada pelo cruzamento das colunas de Produtos Novos e Existentes com as linhas de Mercados Novos e Existentes, gerando quatro possibilidades de estratégias de crescimento: penetração de mercado; desenvolvimento de produtos; desenvolvimento de mercado; e diversificação.

As estratégias de crescimento da Matriz de Ansoff apresentam como característica principal:
Escolha uma:
a. Lançar novos produtos ou linhas de produtos em mercados onde a empresa ainda não atua, na estratégia de diversificação. 
b. Entrar em novos mercados onde ainda não atua, mas com seus produtos atuais, na estratégia de desenvolvimento de produto.
c. Crescer no mercado em que já atua, mas com novos produtos ou linhas de produtos, na estratégia de desenvolvimento de mercado.
d. Entrar em novos mercados onde ainda não atua, mas com seus produtos atuais, na estratégia de desenvolvimento de portfólio.
e. Aumentar o uso dos produtos atuais em novos mercados, na estratégia de penetração de mercado.


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