KLS Questões - Planejamento Estratégico - Unidade 3 - 4 - Graduação Inteligente

Breaking

sábado, 9 de dezembro de 2017

KLS Questões - Planejamento Estratégico - Unidade 3 - 4

KLS Questões - Planejamento Estratégico - Unidade 3 - 4
A Apple é uma empresa que possui diversos produtos, inclusive a linha de seus computadores Macintosh, que se destacam pelo seu design de vanguarda e inovação tecnológica. Como resultado, a empresa pratica preços muito superiores do que seus concorrentes, mas que os consumidores estão dispostos a pagar.

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia genérica de:
Escolha uma:
a. Customização.
b. Diferenciação. 
c. Foco.
d. Liderança em custos.
e. Liderança em qualidade.

A Dell oferta ao consumidor computadores de qualidade a preços competitivos. A empresa possui uma estrutura de custos baixos, como não utilizar intermediários na venda de seus computadores, permitindo uma redução significativa dos custos de distribuição.

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia genérica de
Escolha uma:
a. Competitividade de preços.
b. Foco.
c. Diferenciação.
d. Liderança em preços.
e. Liderança em custos. 


Há uma relação direta entre a estratégia genérica adotada por uma organização e seu Posicionamento Estratégico, isto é, como ela está estruturada para obter vantagem competitiva.

Com base no contexto acima, avalie as afirmações a seguir.

i. A organização deve fazer uma escolha estratégica por uma das três estratégias genéricas.

ii. Ao optar por mais de uma estratégia genérica a organização pode ficar no meio termo, não conseguindo obter vantagem competitiva.

iii. É recomendável que uma organização procure ter os menores custos e ao mesmo tempo ofertar produtos ou serviços diferenciados.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. II e III apenas.
c. I e II apenas. 
d. I, II e III.
e. I, apenas.

A Kopenhagen é uma marca tradicional de chocolates que além de fabricar produtos de altíssima qualidade oferece ao consumidor as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear.

Fonte: Adaptado de: < http://www.kopenhagen.com.br>. Acesso em 23 jan. 2016.

Com base no contexto, exposto acima, a estratégia genérica adotada pela Kopenhagen é:
Escolha uma:
a. foco.
b. customização.
c. diferenciação. 
d. liderança em custos.
e. liderança em qualidade.

A estratégia genérica de diferenciação procura oferecer ao consumidor um produto ou serviço diferenciado.

Assinale a opção que indica uma característica da estratégia de diferenciação.
Escolha uma:
a. Possui uma estrutura de custos mais alta, mas pratica preços mais baixos em relação aos concorrentes.
b. Possui uma estrutura de custos mais baixa, mas que cria valor para o consumidor.
c. Possui uma estrutura de custos mais baixa, mas pratica preços mais altos em relação aos concorrentes.
d. Oferece ao consumidor um produto ou serviço diferenciado, proporcionando à empresa uma menor lucratividade.
e. Possui uma estrutura de custos mais alta, mas que cria valor para o consumidor. 

A Gol é uma companhia aérea que pratica preços mais competitivos por meio de uma estrutura que proporciona custos mais baixos, como, por exemplo, um sistema informatizado para seus processos de compra de passagem pela internet.

Fonte: Adaptado de: < http://www.voegol.com.br/pt-br/a-gol/quem-somos/perfil/paginas/default.aspx>. Acesso em 23 jan. 2016.

Com base no contexto exposto acima, a estratégia genérica adotada pela Gol é:
Escolha uma:
a. Foco.
b. Competitividade de preços.
c. Diferenciação.
d. Liderança em preços.
e. Liderança em custos. 

A Colgate é a empresa líder no segmento de mercado de cremes e géis dentais, que em 2010 respondeu por 58,4% do faturamento total do mercado de higiene bucal, que apresentou um crescimento médio de 8,3% em valor entre 2004 e 2009.

O contexto exposto acima descreve a estratégia competitiva de
Escolha uma:
a. Táticas de guerrilha.
b. Ataque pelos flancos.
c. Ataque de cerco.
d. Sustentação. 
e. Construção.

Em mercados onde não é possível a ampliação, parte-se para a conquista de participação de mercado mediante confronto com o concorrente, que pode se dar por meio de cinco estratégias.

As cinco estratégias que compõem a conquista de participação de mercado são:
Escolha uma:
a. Ataque frontal, ataque pelos flancos, ataque de cerco, estratégia de desvio e táticas de guerrilha. 
b. Ataque pelos flancos, ataque de cerco, estratégia de desvio, golpe preventivo, contraofensiva.
c. Ataque frontal, ataque pelos flancos, golpe preventivo, contraofensiva e táticas de guerrilha.
d. Ataque frontal, golpe preventivo, contraofensiva, retirada estratégica e táticas de guerrilha.

A estratégia competitiva está associada aos movimentos de ataque e defesa realizados pelas organizações com o objetivo de encontrar uma posição mais fortalecida em seu mercado de atuação.

Com base no contexto acima, avalie as afirmações a seguir.

i. A estratégia competitiva de construção procura melhorar o desempenho de uma empresa por meio da expansão de suas atividades.

ii. A estratégia de sustentação é utilizada principalmente por empresas que já possuem um posicionamento consolidado no mercado.

iii. A estratégia de colheita visa a eliminação do produto ou serviço do portfólio de negócios da empresa.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. I, II e III.
c. I e II apenas. 
d. III, apenas.
e. II e III apenas.

Em mercados em que não é possível a ampliação, parte-se para a conquista de participação de mercado mediante confronto com o concorrente.

Assinale a alternativa que indica uma das estratégias de confronto com o concorrente:
Escolha uma:
a. Conquistar novos usuários para os produtos atuais.
b. Criar maior frequência de uso dos produtos atuais.
c. Criar novos usos para os produtos atuais.
d. Ataque frontal ao concorrente. 
e. Incentivar os usuários atuais a utilizarem mais o produto.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Enquanto as estratégias competitivas de _____ usualmente são utilizadas por empresas _____ com o objetivo de expandir seu mercado, as estratégias competitivas de _____ são utilizadas por empresas _____ justamente para defender o mercado já conquistado.

Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Sustentação – desafiantes - construção - líderes de mercado
b. Defensiva – desafiantes - construção - líderes de mercado
c. Construção – desafiantes - sustentação - líderes de mercado 
d. Sustentação - líderes de mercado –- construção - desafiantes
e. Construção – líderes de mercado - sustentação - desafiantes

A empresa americana Procter & Gamble (P&G), com o objetivo de desafiar a líder de mercado Unilever, investiu pesadamente em uma campanha de comunicação na TV para divulgar o lançamento de suas marcas de detergentes em pó, em especial o Ariel, que apresentava uma promessa de maior poder de limpeza, assim como o OMO, da Unilever, líder do mercado de detergentes com 70% de participação de mercado.

Com base no contexto exposto acima, a estratégia de construção para a conquista de participação de mercado utilizada pela P&G foi:
Escolha uma:
a. Defesa móvel.
b. Ataque de cerco.
c. Ataque frontal. 
d. Golpe preventivo.
e. Contraofensiva.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

“A inovação, de uma perspectiva estratégica, está associada à gestão da inovação como um processo _________ de desenvolvimento de novos produtos ou serviços inovadores com o objetivo de explorar as ________ do ambiente _______”.
Escolha uma:
a. Contínuo – oportunidades – externo. 
b. Intermitente – oportunidades – externo.
c. Contínuo – ameaças – interno.
d. Intermitente – ameaças – externo.
e. Contínuo – ameaças – externo.

A maioria das empresas tem algum tipo de restrição de recursos em suas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), as quais podem ser complementadas por meio de alianças estratégicas e joint ventures.

O contexto exposto acima descreve a estratégia de inovação:
Escolha uma:
a. Interna.
b. Incremental.
c. Por aquisição.
d. Por cooperação. 
e. Radical.

De acordo com Hooley, Piercy e Nicoulaud (2011), há seis abordagens organizacionais que proporcionam o equilíbrio entre as atividades corporativas rotineiras e as atividades voltadas para o desenvolvimento de inovações.

Com base no contexto anterior, avalie as afirmações a seguir.

I. Na equipe de projeto funcional com estrutura matricial, os integrantes do grupo continuam subordinados hierarquicamente aos seus chefes dos respectivos departamentos, mas estão vinculados formalmente a um líder do projeto.

II. Na abordagem de força-tarefa é formada uma equipe selecionada pelo responsável de cada área, a qual reúne-se regularmente para trabalhar no projeto.

III. Na formação de equipes de exploração de oportunidades, os integrantes do grupo são liberados de suas atividades funcionais rotineiras e possuem autonomia para o desenvolvimento do projeto de inovação.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II apenas.
b. II e III apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III. 
e. III, apenas.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Nas inovações no setor ____, o primeiro estágio de inovação consiste na inovação de ____, utilizando novas tecnologias geradas por outros setores para aumentar a ____ na produção/entrega de serviços existentes.

Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. De serviços - produto – eficácia.
b. De serviços - produto – eficiência.
c. De serviços - processo – eficiência. 
d. Industrial - processo – eficiência.
e. Industrial - produto – eficácia.

Uma das estratégias de inovação é a cooperação que permite complementar as restrições de Pesquisa e Desenvolvimento de uma organização.

Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre a estratégia de inovação por cooperação.

I. Podem ocorrer por meio de alianças estratégicas e joint ventures.

II. É importante que as empresas tenham habilidades complementares.

III. É fundamental que os objetivos estratégicos das empresas sejam distintos.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I e II apenas. 
c. II e III apenas.
d. I, II e III.
e. I, apenas.

Entre 1983 e 2009 a GM e a Toyota mantiveram um acordo operacional em uma fábrica de veículos no Estado da Califórnia, EUA, que visava compartilhar os conhecimentos da produção de carros pequenos e econômicos da Toyota e o do mercado americano de automóveis por parte da GM.

O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de estratégia de inovação:
Escolha uma:
a. Por cooperação. 
b. Radical.
c. Por aquisição.
d. Incremental.
e. Interna.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

“O conhecimento _____ é _____ e usualmente restrito a uma única pessoa da organização, ao passo que o conhecimento ____ é e _____ compartilhado entre os colaboradores da organização.

Agora assinale a alternativa com a sequência correta de termos que preenchem os espaços:
Escolha uma:
a. Tácito – formal – explícito – pessoal
b. Explícito – formal – tácito - pessoal
c. Tácito – pessoal – explícito – formal 
d. Formal – explícito – tácito – pessoal
e. Explícito – pessoal – tácito – formal

A integração dos processos que ocorrem nas três situações de uso da informação é fundamental para que uma empresa possa ser considerada uma organização do conhecimento.

Com base no contexto exposto acima, avalie os itens a seguir sobre as fases de uso da informação e os respectivos processos.

I. Na fase de criação de significado ocorre a interpretação da informação.

II. Na fase de construção do conhecimento, há a análise da informação.

III. Na tomada de decisões, há no processamento a conversão do conhecimento tácito em explícito.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II apenas.
b. III, apenas.
c. I, apenas. 
d. I, II e III.
e. II e III apenas.

Os processos de socialização, exteriorização, combinação e internalização são as quatro maneiras pelas quais as organizações do conhecimento promovem a conversão do conhecimento.

Associe a seguir as definições relacionadas na coluna da esquerda, aos processos de socialização, exteriorização, combinação e internalização apresentados na coluna da direita. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/PAT/Upload/1831788/questo_3_quadro_20160401142721.jpg
Escolha uma:
a. I – 2; II – 2; III – 4; IV – 3.
b. I – 2; II – 1; III – 3; IV – 4.
c. I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2. 
d. I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4.
e. I – 2; II – 2; III – 3; IV – 4.

Segundo Choo (2003), para que uma organização possa ser considerada uma organização do conhecimento, ela deve ser capaz de integrar os processos que ocorrem ao utilizar a informação:

1. Ação organizacional.

2. Conversão da informação.

3. Interpretação da informação.

4. Processamento da informação.

Assinale a opção que apresenta a ordem correta do modo de uso da informação em cada uma das etapas de uso da informação.
Escolha uma:
a. 3 – 2 – 4 – 1 
b. 2 – 3 – 4 – 1
c. 2 – 3 – 1 – 3
d. 3 – 2 – 1 – 4
e. 1 – 2 – 3 - 4

O conhecimento vai além de informações, pois constitui um saber que as informações não são capazes de mostrar, podendo ser subdividido em dois tipos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.

Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre o conhecimento tácito e explícito.

I. O conhecimento tácito é um conhecimento mais pessoal e subjetivo.

II. O conhecimento explícito é um conhecimento formal, que frequentemente é codificado em regras ou especificações.

III. O conhecimento explícito é o conhecimento que uma pessoa adquire ao vivenciar uma atividade ao longo do tempo.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, apenas.
c. I, II e III.
d. I e II, apenas. 
e. II e III, apenas.

o conhecimento tácito é convertido em explícito por meio do diálogo ou reflexão coletiva, que permite que os conhecimentos tácitos sejam traduzidos para explícitos.

O contexto exposto acima diz respeito a qual processo de conversão do conhecimento?
Escolha uma:
a. Exteriorização. 
b. Internalização.
c. Combinação.
d. Interpretação.
e. Socialização.

Texto-base: Considera o conhecimento o principal recurso de uma organização e a aprendizagem organizacional como peça-chave para que os colaboradores possam desenvolver as capacidades necessárias para utilizar as informações de forma adequada.

Enunciado: O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
a. Combinação do conhecimento.
b. Estratégia do conhecimento.
c. Conversão do conhecimento.
d. Conhecimento organizacional.
e. Organização que aprende. 

Texto-base: Os autores Nonaka e Takeuchi classificaram dois tipos de conhecimentos: o conhecimento tácito (ou inconsciente) e o conhecimento explícito.

Enunciado:

Sobre os conhecimentos tácitos e explícitos, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) O conhecimento explícito é um conhecimento formal, que frequentemente já foi codificado em regras ou especificações.

( ) O conhecimento tácito é somente o conhecimento que uma pessoa adquire ao vivenciar uma única atividade ao longo do tempo.

( ) O conhecimento explícito é um conhecimento que não foi formalizado ou comunicado aos demais colaboradores de uma organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
a. V – F – F. 
b. V – V – V.
c. F – F – V.
d. F – V – V.
e. V – V – F.

Texto-base: Segundo Porter (1989), existem três tipos básicos de estratégias por meio das quais a organização pode se estruturar de modo que possa realizar alguma atividade organizacional de forma diferente, proporcionando-lhe vantagem competitiva, isto é, um desempenho superior ao dos concorrentes.

Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie o conteúdo dos itens seguintes sobre as estratégias genéricas:

I. Na estratégia de liderança em custos, a organização procura oferecer ao consumidor um produto ou serviço único em relação aos concorrentes, o qual tenha valor para o consumidor.

II. Na estratégia de diferenciação, a organização usualmente restringe seus gastos, principalmente com Pesquisa e Desenvolvimento e atividades de marketing.

III. A estratégia de foco possui um escopo mais restrito, ou seja, é uma estratégia que segmenta o mercado de atuação.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III
b. III, apenas. 
c. II e III apenas.
d. I, apenas.
e. I e II apenas.

Texto-base: A estratégia competitiva está associada aos movimentos de ataque e defesa realizados pelas organizações com o objetivo de encontrar uma posição mais fortalecida em seu mercado de atuação.

Enunciado: Sobre as estratégias competitivas, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) A estratégia competitiva de construção é usada principalmente por empresas que buscam proteger a posição conquistada contra ataques dos concorrentes.

( ) A estratégia de sustentação ou defensiva é utilizada principalmente por empresas que já possuem um posicionamento consolidado no mercado.

( ) A estratégia de colheita é uma estratégia competitiva que busca alcançar retornos máximos dos produtos que estão na fase de declínio de seu ciclo de vida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
a. F – V – V. 
b. V – V – F.
c. F – F – V.
d. V – F – F.
e. V – V – V.

Texto-base: Para que uma invenção possa ser considerada uma inovação, é fundamental o papel estratégico das organizações de gestão da inovação, ou seja, de gestão dos processos internos desde a realização de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos até o lançamento no mercado dos novos produtos ou serviços.

Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie os itens a seguir sobre invenção e inovação.

I. A invenção é o ato de criar ou desenvolver um novo produto ou processo.

II. A inovação está associada à gestão da inovação como um processo contínuo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços com o objetivo de explorar as oportunidades do ambiente externo.

III. As organizações podem obter vantagem competitiva ao desenvolver novos produtos e serviços desde que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. II e III apenas.
d. I e II apenas.
e. I, II e III 

Unidade 4
Envolve escolhas de como os recursos serão alocados para se atingir determinado
objetivo.

O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
a. Estratégia. 
b. Vantagem competitiva.
c. Criação de valor.
d. Stakeholders.
e. Tática.

A criação de valor, tanto para os consumidores como para os acionistas e outros grupos de interesse na empresa (stakeholders), se dá pela satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores.

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Para que uma empresa possa criar maior _________ que seus concorrentes, ela deve atender de forma _________ as necessidades de seus _________.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. competência essencial – indireta – fornecedores.
b. competência essencial – direta – fornecedores.
c. valor – superior – consumidores. 
d. vantagem competitiva – superior – consumidores.
e. valor – direta – consumidores.

Até a o final da primeira Revolução Industrial predominava a pequena empresa familiar como forma de organizar a produção ainda pouco mecanizada. Somente a partir da segunda Revolução Industrial, o pensamento estratégico começou a ser aplicado nas organizações de forma sistematizada.

Alguns aspectos ocorridos na segunda Revolução industrial estão diretamente relacionados ao início da aplicação do pensamento estratégico. Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A ampliação dos mercados levou ao desenvolvimento das grandes empresas.

II. O acesso a máquinas de maior produtividade proporcionou maior competitividade a pequena empresa familiar.

III. O aumento da capacidade de produção e os novos meios de transportes contribuíram para a formação dos mercados de massa.

É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. I e III, apenas. 
c. I, II e III.
d. II e III, apenas.
e. III, apenas.

A estrutura pode apoiar a implementação da estratégia ao definir adequadamente os processos que serão empregados para realizar as tarefas organizacionais.

Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre a relação entre estrutura e estratégia.

I. A estrutura simples permite que os diretores das áreas funcionais se envolvam e assumam responsabilidades juntamente com os gerentes de projetos.

II. A estrutura funcional apresenta um quadro limitado de funcionários organizados em departamentos.

III. A estrutura multidivisional é utilizada em casos de empresas diversificadas, que se estruturaram em negócios independentes.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, apenas.
c. II e III apenas. 
d. III, apenas.

A estrutura organizacional especifica as relações hierárquicas, os procedimentos, controles, autoridade e processos de tomada de decisão da organização.

Sobre a estratégia de foco, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A estrutura organizacional é resultado da autoridade da organização.

( ) Uma vez instalada a estrutura organizacional, esta pode influenciar as ações estratégicas.

( ) A estrutura pode apoiar a implementação da estratégia ao definir adequadamente os processos que serão empregados para realizar as tarefas organizacionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. F – F - V
b. F – V – V 
c. V – F – F
d. V – V – V
e. V – V – F

Na tarefa de implementação estratégica é realizado a análise da estrutura organizacional, tanto a formal como a informal.

Assinale a opção que indica tarefas associadas à implementação estratégica
Escolha uma:
a. Permite avaliar os efeitos da estrutura nas tarefas que devem ser realizadas. 
b. Avalia a necessidade de mudanças na organização.
c. Analisa somente o relacionamento hierárquico formal entre os diversos níveis de cargos e funções.
d. Analisa somente os relacionamentos informais baseados nas amizades e interesses compartilhados entre os membros da organização.
e. Os gestores responsáveis pela implementação devem avaliar se, e em que medida a estratégia está sendo bem efetuada.

O plano de ação permite o acompanhamento do desenvolvimento das atividades para se alcançar os objetivos organizacionais definidos ou no nível de unidade de negócios ou no nível funcional.
Além dos objetivos, os outros elementos que compõem um plano de ação são:
Escolha uma:
a. Propostas de ação, prazos, responsável, recursos. 
b. Competências, prazos, responsável.
c. Competências, prazos, recursos.
d. Propostas de ação, prazos, responsável.
e. Competências, prazo, responsável, recursos.

O plano de ação é composto por um conjunto de objetivos gerais desdobrados em propostas de ações, ou seja, as definições do modo pelo qual os objetivos serão alcançados.
Associe os departamentos relacionados na coluna à esquerda com os respectivos exemplos de objetivos apresentados na coluna à direita. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/PAT/Upload/1831786/2016.1U4S2ADGPE_20160414085226.jpg
Escolha uma:
a. I – 4; II – I; III – 2; IV – 3. 
b. I – 4; II – 1; III – 3; IV – 2.
c. I – 2; II – I; III – 3; IV – 4.
d. I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3.
e. I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3.

O plano de ação é composto por um conjunto de objetivos gerais desdobrados em propostas de ações, ou seja, as definições do modo pelo qual os objetivos serão alcançados.
Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre o plano de ação. 
I.        Ele deve ser desenvolvido somente no nível corporativo.
II.        Depois de elaborado, é fundamental que os líderes da organização estejam envolvidos na sua implantação.
III.        Ele permite o acompanhamento do desenvolvimento das atividades e dos respectivos prazos definidos para se alcançar os objetivos organizacionais.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III apenas. 
b. I e II apenas.
c. III, apenas.
d. I, II e III.
e. I, apenas.

É fundamental que os líderes da organização estejam envolvidos na implantação e comunicação do plano de ação.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O presidente, diretores e gerentes de departamento devem sinalizar para suas equipes a importância para a organização de se alcançar os objetivos estabelecidos.
PORQUE
II. Para o funcionário se envolver na execução da estratégia é significativo que ele saiba porque a realização de sua atividade é importante para a organização.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I. 
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II NÃO é uma justificativa correta da I.

Para alcançar o objetivo de ser líder de mercado, a Azul adota, no nível de unidade de negócios, a estratégia de praticar preços competitivos em relação aos concorrentes. Para isso, tem como um dos seus objetivos no plano de ação reduzir o tempo de limpeza do avião para diminuir o tempo de parada no solo da aeronave.
O contexto exposto acima está associado a um objetivo do plano de ação definido para o departamento de:
Escolha uma:
a. Vendas.
b. Recursos humanos.
c. Operações. 
d. Marketing.
e. Finanças.

Complete as lacunas da sentença a seguir.
O ____ é composto por um conjunto de _____ gerais desdobrados(as) em _____, que podem ser desenvolvidos na unidade de negócios, assim como em praticamente todos os departamentos da organização.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. plano de ação - objetivos - propostas de ações 
b. plano de negócios - propostas de ações – metas
c. plano de negócios - metas – objetivos
d. plano de ação - propostas de ações – objetivos
e. plano de negócios - propostas de ações – objetivos

O balanced scorecard é um sistema de métrica que se baseia em perspectivas financeiras e operacionais.

Assinale a opção que representa uma característica do modelo BSC:
Escolha uma:
a. A missão e as táticas são desdobradas em objetivos e medidas de desempenho etéreo.
b. Utiliza de forma não integrada os indicadores financeiros e operacionais.
c. Permite o alinhamento tático da organização nos níveis operacionais.
d. Os indicadores de desempenho enfocam resultados de curto, médio e longo prazos. 
e. É uma evolução dos indicadores de desempenho antagônicos tradicionais.

O BSC contempla um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e operacionais de forma integrada que permite desdobrar a estratégia em quatro perspectivas.

Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre as perspectivas do BSC.

i. A perspectiva dos clientes está associada aos objetivos estratégicos que agregam valor para os acionistas.

ii. A perspectiva dos processos internos está relacionada às atividades que, combinadas, são capazes de gerar o valor proposto aos clientes e acionistas.

iii. A perspectiva do aprendizado e crescimento está associada à capacidade da organização de melhorar continuamente.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas. 
c. I, apenas.
d. III, apenas.
e. I, II e III.

A cada uma das quatro perspectivas podem ser associadas determinadas medidas de desempenho.

Assinale a opção que representa uma medida de desempenho da perspectiva financeira:
Escolha uma:
a. Rentabilidade dos clientes, isto é, a relação dos investimentos realizados para os clientes que efetivamente utilizam os serviços da empresa com frequência.
b. Retenção de clientes, focalizando aqueles que efetuaram novas compras.
c. Crescimento e composição da receita, que se pode obter por meio da ampliação da oferta de produtos e serviços. 
d. A imagem e a reputação, isto é, os valores intangíveis que atraem um cliente à organização.
e. Os atributos ou características do produto ou serviço.

O BSC contempla um conjunto equilibrado de indicadores com base em quatro perspectivas.

Assinale a opção que indica as perspectivas contempladas pelo BSC.
Escolha uma:
a. Financeira, dos clientes, dos processos internos e de inovação e aprendizado. 
b. Financeira, de vendas, dos processos internos e de recursos humanos.
c. Financeira, dos clientes, dos processos externos e de crescimento.
d. De custos, de vendas, dos processos externos e de recursos humanos.
e. De custos, de vendas, dos processos internos e de recursos humanos.

As medidas de desempenho do BSC são desdobras para os vários níveis de uma organização.

Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre a implementação do BSC nos vários níveis da organização.

I. A implementação do BSC inicia-se no nível corporativo, tomando como base a missão, visão e valores da organização.

II. Os indicadores de desempenho definidos no nível corporativo servem de parâmetro para a definição das metas financeiras do BSC no nível diretivo da organização.

III. Os objetivos e indicadores BSC definidos para cada departamento é desdobrado em um BSC individual para os colaboradores do respectivo departamento.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II apenas.
b. II e III apenas.
c. I e III, apenas. 
d. I, apenas.
e. III, apenas.

Na perspectiva de aprendizado e crescimento indicam-se os conhecimentos, habilidades e sistemas de que os empregados necessitarão para inovar e desenvolver as capacidades e eficiências estratégicas definidas na perspectiva dos processos internos, que são capazes de fornecer valor aos clientes indicados na perspectiva dos clientes e que por sua vez resultará em maior valor para os acionistas, de acordo com a perspectiva financeira.

O contexto exposto acima diz respeito a qual característica encontrada nos quatro indicadores de desempenho do BSC.
Escolha uma:
a. Relação de causa e efeito. 
b. Custo e benefício.
c. Ciclos de crescimento e declínio.
d. Controle e planejamento.
e. Controle e ação.

Complete as lacunas da sentença a seguir.
“O _____ é uma representação visual da estratégia e proporciona a visualização da relação de _____entre _____ das quatro perspectivas.”
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de termos que preenchem os espaços da sentença anterior:
Escolha uma:
a. painel de desempenho – perda e ganho – os objetivos.
b. mapa estratégico – causa e efeito – os objetivos. 
c. mapa estratégico – perda e ganho – as metas.
d. painel de desempenho – causa e efeito – as metas.
e. painel de desempenho – causa e efeito – os objetivos.

O painel de desempenho estratégico é o conjunto interligado de quatro tabelas, uma para cada perspectiva.
Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre o painel de desempenho. 
I.        Permite à organização articular e comunicar sua estratégia.
II.        Permite alinhar as ações realizadas em seus vários departamentos.
III.        Contempla os objetivos, a vantagem competitiva, as metas e as iniciativas.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas. 
d. I, II e III.
e. I, apenas.

O mapa estratégico auxilia na descrição e no gerenciamento da estratégia.
Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mapa estratégico contribui para impulsionar o desempenho da organização.
PORQUE
II. Proporciona uma representação visual dos objetivos críticos da empresa e das principais relações entre eles.

Pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II NÂO é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I. 

As metas compõem o painel de desempenho estratégico e apresentam uma perspectiva quantitativa e temporal.
Assinale a opção que representa um exemplo de meta
Escolha uma:
a. Redução de 15% no tempo do processo de desenvolvimento de novos produtos. 
b. Aprimorar os processos internos de inovação.
c. Aumentar a receita.
d. Ofertar produtos inovadores.
e. Ofertar produtos inovadores em novos segmentos.

O mapa estratégico proporciona uma representação visual dos objetivos críticos da empresa.
Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre o mapa estratégico. 
I.        Contribui para impulsionar o desempenho da organização.
II.        Representa as principais relações entre os objetivos quantitativos do nível organizacional e o mapa estratégico.
III.        Mostra como uma organização pode converter suas iniciativas e recursos em resultados tangíveis.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. I e II apenas.
c. I e III, apenas. 
d. II e III apenas.
e. III, apenas.

A figura abaixo representa uma importante ferramenta do BSC que permite acompanhar e controlar a execução da estratégia.
http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/PAT/Upload/1831786/5_20160419130620.jpg
Assinale a opção que descreve a ferramenta representada na figura acima.
Escolha uma:
a. Painel de desempenho estratégico. 
b. Painel de relação de causa e efeito
c. Painel das perspectivas estratégicas.
d. Mapa estratégico.
e. Balanced Scorecard.

Texto-base: Complete as lacunas da sentença a seguir.
Enunciado: “A _____ pode ser definida como um conjunto de _____ e _____ compartilhados entre os colaboradores de uma organização.”
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de termos que preenchem os espaços da sentença anterior:
Escolha uma:
a. Estrutura organizacional – crenças – visões.
b. Estrutura organizacional – valores – crenças.
c. Cultura organizacional – visões – crenças.
d. Cultura organizacional – valores – crenças. 
e. Estrutura organizacional – metas – crenças.

Texto-base: O plano de ação é composto por um conjunto de objetivos gerais direcionados para a unidade de negócios, assim como em praticamente todos os departamentos da organização.
Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre as características de um plano de ação. 
I.        Deve ser orientado para as finanças.
II.        Deve ser flexível para poder se ajustar às mudanças do ambiente competitivo.
III.        Compreende os objetivos, as propostas de ações, o prazo, o responsável e os recursos necessários.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I, apenas.
c. II e III, apenas. 
d. III, apenas.
e. I e II, apenas.

Texto-base: Após a etapa de elaboração, é fundamental que o plano de ação seja comunicado a todos os funcionários do respectivo departamento.
Enunciado: Sobre o plano de ação, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A própria etapa de elaboração do plano contribui diretamente para conscientizar e envolver os colaboradores ligados à atividade.
( ) Deve se comunicar aos concorrentes diretos a forma como cada um contribuirá para que as metas sejam alcançadas.
( ) O presidente, os diretores e os gerentes de departamento devem sinalizar para suas equipes a importância que alcançar os objetivos estabelecidos tem para a organização .

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
a. F – V – V.
b. V – V – F.
c. F – F – V.
d. V – F – V. 
e. V – F – F.

Texto-base: O BSC é uma metodologia de gestão estratégica que permite alinhar e acompanhar a execução da estratégia em todos os níveis da organização.
Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre o BSC. 
I.        Utiliza indicadores financeiros e operacionais de forma integrada.
II.        Contempla a perspectiva financeira, a dos clientes, a dos processos internos e a de aprendizado e crescimento.
III.        As medidas de desempenho definidas para cada uma das duas perspectivas apresentam uma relação de efeito.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e II, apenas. 
d. II e III, apenas.
e. II, apenas.

Texto-base: O painel de desempenho estratégico é o conjunto interligado de quatro tabelas, uma para cada perspectiva, que contempla os objetivos, as medidas de desempenho, as metas e as iniciativas.
Enunciado: Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O painel de desempenho estratégico permite alinhar as ações realizadas em seus vários departamentos.
PORQUE
II. Por meio do painel de desempenho, a organização pode articular e comunicar sua estratégia.

É CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I. 
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II NÂO é uma justificativa correta da I.

e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário