Questões Auditória e Consultória em Recursos Humanos |
1. O objetivo do diagnóstico
organizacional, de acordo com Crocco e Guttmann (2005) é:
a) Promover mudanças
organizacionais sistemáticas para alinhar a organização (cliente), com os
modelos inovadores existentes no mercado.
b) Propiciar a melhoria do clima
organizacional e dos relacionamentos interpessoais na organização (cliente).
c) Buscar a satisfação da empresa
(cliente), visando a prospecção de novos projetos e projeção profissional.
d) Desenvolver características
pessoais e profissionais dos gestores da organização (cliente) para torná-la
competitiva.
e) Revelar à
organização (ao cliente) suas virtudes e problemas, bem como suas causas,
naquele momento e contexto, mobilizando ações futuras.
2. Leia e analise as afirmações
abaixo.
Considere a definição do termo
“diagnóstico” encontrada no Dicionário de Português On-line (Dicio): “Parte da
consulta médica em que o médico faz exames, buscando encontrar a razão e a
natureza da afecção, da doença; determinação de uma doença a partir da
descrição de seus sintomas”. Essa definição se relaciona com o conceito de
“diagnóstico organizacional”, pois:
I – Remete à ideia de que existe
uma “doença” a ser diagnosticada que, no caso de uma organização, refere-se a
um problema aparente.
II – O diagnóstico possibilita a
prescrição de tratamento que, no ambiente organizacional, se traduz em
recomendações técnicas para preservação ou melhoria de processos.
III – O diagnóstico
organizacional deve ser realizado por profissionais da área da saúde, como
médicos ou psicoterapeutas.
IV – As causas de um problema
organizacional podem ser identificadas a partir de seus “sintomas” aparentes
(que a empresa reconhece).
Está correto apenas o que se
apresenta em:
a) I.
b) I e II.
c) I e III.
d) I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
3. A mudança organizacional pode
assumir diferentes níveis de abrangência que devem considerar o momento e
contexto em que a organização está inserida. Leite (2009) conceituou esses
níveis como:
a) Radical,
gradual ou sustentável.
b) Superficial, parcial ou total.
c) Criativo, reativo ou
conservador.
d) Inovador, conservador ou
tradicional.
e) Total, proporcional ou suave.
4. De acordo com Crocco e
Guttmann (2005), a necessidade de realizar um trabalho de consultoria pode
decorrer de alguns fatores, dentre eles:
I. A falta de tempo dos gestores
para resolver os problemas que ocorrem na organização.
II. A organização não possui
conhecimento suficiente para lidar com os problemas organizacionais.
III. A contratação de
consultorias é um padrão moderno para solução de problemas, que deve ser
seguido.
IV. Os problemas existentes na
organização não estão sendo tratados de forma adequada.
V. A responsabilidade pela
solução dos problemas organizacionais é de uma consultoria.
As afirmativas que podem ser
consideradas corretas são apenas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) II, III e V.
d) I, II e IV.
e) I, II, III, IV e V.
5. Considere a seguinte
afirmação: De acordo com Nave et al (2000), “historicamente, a análise
organizacional
buscava enquadrar a organização
em princípios de ordem, coerência e racionalidade”.
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso
(F):
Essa afirmação se relaciona a:
I – Uma abordagem do diagnóstico
organizacional, que foi utilizada em um determinado momento.
II – Uma forma objetiva e prática
adotada para a análise dos problemas organizacionais.
III – Uma técnica de diagnóstico
organizacional que pode ser considerada moderna.
IV – Uma inovação historicamente
marcante no processo de diagnóstico organizacional.
a) V, F, V, F.
b) F, V, F, V.
c) V, V, F, F.
d) V, F, F, F.
e) F, V, V, V.
6. A abordagem de diagnóstico
organizacional, apresentada por Nave et al. (2005), que se caracteriza por
valorizar o envolvimento de colaboradores no processo de diagnóstico
organizacional, é conhecida como:
a) Diagnóstico
Organizacional Participativo (DOP).
b) Diagnóstico de Prescrição
Organizacional (DPO).
c) Abordagem Racional e Objetiva
(ARO).
d) Diagnóstico Organizacional
Inovador (DOI).
e) Abordagem Diagnóstica
Tradicional (ADT).
7. De acordo com Chiavenato
(2004), os subsistemas de RH podem ser organizados em um conjunto de
atividades: agregar, aplicar, remunerar, desenvolver, manter, monitorar
pessoas.
Tomando como base essa
organização, o subsistema que o autor denomina de “Manter Pessoas”, diz
respeito a:
a) Desenvolvimento de programas
de treinamento dos colaboradores para a execução de seu trabalho.
b) Elaboração de
programas que visam à saúde, segurança e ao bem-estar dos colaboradores da
organização.
c) Definição da remuneração total
a ser recebida pelos colaboradores em troca de seu trabalho e desempenho.
d) Desenvolvimento de sistemas de
informação sobre os colaboradores para basear a tomada de decisão.
e) Aplicação de técnicas de
recrutamento, seleção e integração, de acordo com as necessidades da
organização.
8. Sobre os subsistemas de RH,
associe o subsistema identificado na coluna à esquerda, com as atividades
pertinentes ao subsistema descritas na coluna da direita.
A seguir, assinale a alternativa
que contém a sequência correta da associação:
a) I-1, II-2, III-3, IV-4.
b) I-2, II-3, III-4, IV-1.
c) I-4, II-2, III-1, IV-3.
d) I-3, II-1, III-4, IV-2.
e) I-1, II-4, III-2, IV-3.
I - Agregar 1 – Elaborar
programas de bonificação e incentivos.
II – Remunerar 2 – Aplicar
programas de avaliação de desempenho.
III - Aplicar 3 - Promover
programas de treinamento.
IV - Desenvolver 4 – Realizar
entrevistas e aplicar testes.
9. Considerando o conceito de
consultoria organizacional, que a caracteriza como um processo interativo. É
possível concluir que:
I – Pressupõe uma troca constante
entre consultor e colaboradores da organização atendida.
II – A interação com a empresa
segue os parâmetros definidos pelo consultor.
III – A comunicação formal e
informal tem papel fundamental para o resultado do trabalho.
IV – Propõe a submissão do
consultor às determinações da organização atendida.
Está correto o que se afirma em:
a) I.
b) I e II.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
10. Ao discorrer sobre a
importância de obter informações verdadeiras e claras no levantamento de
informações para diagnóstico, Block (2001) recomenda que o consultor:
I. Esclareça a empresa (cliente)
e especifique as informações a que precisa ter acesso.
II. Mostre a qualidade das
informações como fatores fundamentais ao diagnóstico adequado.
III. Procure entender que as
omissões ou distorções das informações fazem parte do processo. Mantenha-se
atento e vigilante, buscando desvendar os segredos da empresa (cliente).
Está correto apenas o que se
afirma em:
a) I.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) I, II e III.
11. Considerando a classificação
de informações a que um consultor deve ter acesso para realizar o diagnóstico,
segundo Block (2001), associe o tipo de informação na coluna à esquerda, com os
exemplos pertinentes descritos na coluna à direita.
Assinale a alternativa que contém
a sequência correta da associação:
a) I-1, II-2, III-3, IV-4.
b) I-2, II-3, III-4, IV-1.
c) I-4, II-2, III-1, IV-3.
d) I-3, II-1, III-4, IV-2.
e) I-1, II-4,
III-2, IV-3.
I – Dados técnicos 1 – solicitar
uma lista de beneficiários de convênio médico.
II – Fluxo de trabalho 2 –
definir quantas entrevistas quer realizar por área.
III – Atitudes 3 – escolher os
responsáveis por determinada informação.
IV - Papéis 4 – solicitar dados
sobre procedimentos de um setor.
12. Considerando o fato de que
cada problema percebido gera a necessidade de buscar diferentes informações
para entendê-lo, imagine que você é um consultor e analise o problema a seguir:
um gestor da área administrativa tem 25 subordinados e reclama deles, justificando
que eles não têm iniciativa e segurança para tomar decisões. Os subordinados
reclamam que o gestor não lhes dá autonomia ou autorização para tomada de
decisões.
Assinale a alternativa que
indique a técnica que seria melhor utilizada na coleta e que informação seria
necessária para entender as causas do problema.
I – Técnica: observação de
reuniões entre chefe subordinados; Informação: forma de comunicação, processo
de tomada de decisão e delegação.
II – Técnica: entrevista com os
gestores de outras áreas; Informação: verificar se há problemas parecidos em
outras áreas.
III – Técnica: análise
documental; informação: número de funcionários da área e tempo de trabalho.
IV – Técnica: grupo de discussão,
somente com os subordinados; Informação: percepção dos colaboradores sobre o
estilo de gestão
do líder.
a) I e IV.
b) I e II.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
13. Um dos indicadores, citados
por Chiavenato (2004), é a proporção a proporção do staff da área de gestão de
pessoas em relação ao total de funcionários da organização. Esse indicador pode
mostrar a necessidade de mudança na área de gestão de pessoas quando:
(...) Está subdimensionada, pois
possui menos colaboradores do que é necessário para atender as demandas.
(...) Está superdimensionada,
pois mostra que há mais profissionais na área do que é necessário para atender
as demandas.
(...) O índice obtido mostra
coerência entre o número total de colaboradores da empresa e o número de
profissionais de RH.
(...) Os índices de atendimento
das demandas pelos colaboradores da equipe de RH forem considerados altos.
Marque verdadeiro (V) ou falso
(F) e em seguida assinale a resposta em sua
sequência correta:
a) V, F, V, F.
b) V, V, F, V.
c) F, V, F, V.
d) F, F, F, V.
e) V, V, V, V.
14. A proposta dos trabalhos de
auditoria e consultoria são conceitualmente distintos, bem como quanto aos
objetivos, desenvolvimento dos processos e abrangência de atuação. No entanto,
ambas oferecem oportunidades para que mudanças ocorram, a partir de um olhar
diferenciado com relação à situação atual e a desejada pelas organizações.
Com base nessa afirmação,
complete as lacunas existentes na sentença a seguir assinalando a alternativa
que apresenta o conjunto de palavras em sua sequência correta.
A ___________ é voltada para
análises de cunho ________, ou seja, faz uma profunda análise da área ou
subsistema em questão.
A ____________ visa auxiliar às
organizações de forma mais geral, analisando a interface entre as áreas,
portanto, tem uma dinâmica mais ________.
a) Consultoria, vertical,
auditoria, horizontal.
b) Auditoria,
vertical, consultoria, horizontal.
c) Auditoria, jurídico,
consultoria, processual
d) Consultoria, pessoal,
auditoria, profissional.
e) Consultoria, processual,
auditoria, vertical.
15. Ao diferenciar o consultor
interno em relação ao consultor externo, podemos considerar as características
que definem e diferenciam a sua atuação.
Associe o tipo de consultoria
(consultor interno ou externo), relacionados na coluna à esquerda, com as
características correspondentes, relacionadas na coluna à direita.
Tipo de Consultoria
Características
I. Consultor interno
II. Consultor externo
1. Pode levar tempo na construção
de relações de confiança e interação.
2. É um colaborador da empresa
que ocupa um cargo definido na hierarquia.
3. Conhece a cultura e as
estratégias da organização.
4. Apresenta experiências em
diferentes contextos.
a) I-2, I-3, II-1,
II-4.
b) I-3, I-4, II-2, II-1.
c) I-1, I-2, II-4, II-3.
d) I-4, I-1, II-3, II-2.
e) I 2, I-4, II-3, II-1.
16. Considerando o DO como um
campo de estudos, pode-se afirmar que seus principais objetivos são:
(...) aumento do nível de
eficácia na organização.
(...) melhorar os processos de
resolução de problemas.
(...) comprovar as teorias do
comportamento na prática.
(...) resolver problemas
existentes e futuros da organização.
(...) aumentar a eficácia
organizacional, de forma colaborativa.
Marque verdadeiro (V) ou falso
(F) e em seguida assinale a resposta em
sua sequência correta.
a) V, F, V, F.
b) V, V, F, V.
c) F, V, F, V.
d) F, F, F, V.
e) V, V, V, V.
17. Com base na definição de DO,
complete as lacunas existentes na sentença a seguir:
Desenvolvimento Organizacional
(DO) refere-se à aplicação de todo o sistema de conhecimento da ciência _______________ para o desenvolvimento e
reforço ____________ de estratégias, estruturas e processos organizacionais
para ______________ a eficácia de uma empresa (GRIFFIN; MOORHEAD, 2015, p.
525).
Assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta do conjunto de palavras que preenche as lacunas.
a) Experimental, processado,
implantar.
b) Comportamental,
planejado, melhorar.
c) Computacional, projetado,
manter.
d) Organizacional, processado,
melhorar.
e) Comportamental, desejado,
manter.
18. A escolha da estratégia a ser
aplicada em um processo de DO, é um dos pontos fundamentais do trabalho. Para
basear essa escolha, Griffin e Moorhead (2011), apresentam uma ferramenta
chamada de “análise de profundidade”. Associe o tipo de intervenção,
relacionados na coluna à esquerda, com o nível de profundidade correspondentes,
relacionadas na coluna à direita.
Tipo de intervenção Nível de
profundidade
I. Relações intrapessoais 1.
Superficial
II. Avaliações de desempenho 2.
Superficial Intermediário
III. Relações interpessoais 3.
Profundo/Intermediário
IV. Análise de operações 4.
Profundo
Assinale a alternativa que contém
a sequência correta da associação:
a) I-2, II-3, III-1, IV-4.
b) I-4, II-2,
III-3, IV-1.
c) I-1, II-2, III-4, IV-3.
d) I-4, II-1, III-3, IV-2.
e) I 2, II-4, III-3, IV-1.
19. De acordo com Leite et al.
(2009), um processo de mudança organizacional compreende diversas fases, dentre
elas a implantação e a implementação. Conceitualmente, a implementação
significa:
a) O momento de
colocar em prática o que foi planejado e especificado anteriormente.
b) Uma fase de desenvolvimento do
projeto de mudança organizacional.
c) Uma etapa de simulações e
testes do modelo de intervenção proposto.
d) Um momento de checagem
mensuração dos resultados obtidos com as mudanças.
e) O momento de aplicação de
técnicas como o PDCA.
20. A resistência a mudanças foi
definida por Hernandes e Caldas (2001 apud SANTOS; RABBI, 2012) como: “qualquer
conduta que objetiva manter o status quo em face da pressão para modificá-lo”.
A resistência à mudança é um dos fatores mais estudados no campo do
comportamento organizacional, e pode se originar em fontes denominadas:
a) Abrangentes e específicas.
b) Internas e externas.
c) Públicas e privadas.
d) Organizacionais
e individuais.
e) Institucionais e
interpessoais.
21. Ao apresentar possíveis
fontes de resistência à mudança, Griffin e Moorhead (2015) e Robbins e Judge
(2014) identificaram a necessidade de considerar a interdependência dos
subsistemas organizacionais, pois as mudanças em um subsistema podem ser
inviabilizadas por características de um sistema maior. A essa fonte de
resistência de mudança organizacional chamaram de:
a) Inércia do grupo.
b) Ameaça à especialização.
c) Foco limitado
de mudança.
d) Ameaça ao poder
e) Inércia estrutural.
22. Conceitualmente, as “ações
corretivas” se diferem das “ações preventivas”, pois:
a) Uma ação corretiva ocorre
antes mesmo que o problema se manifeste.
b) Uma ação
preventiva ocorre antes mesmo que o problema se manifeste.
c) Uma ação preventiva implica a
realização de testes do modelo de intervenção proposto.
d) Uma ação corretiva implica a
mensuração dos resultados obtidos com as mudanças.
e) As ações corretivas e
preventivas não se relacionam com processos de mudança.
23. De acordo com o “case” da TAM
S/A (Holding) citado em nossos estudos, quais são as “5 grandes forças” da
auditoria preventiva?
Está correto o que se apresenta
em:
I. Dominar o ambiente
organizacional
II. Mapear os alvos
III. Calibrar a mira
IV. Acertar o alvo
V. Saber comunicar
a) I e III.
b) II e IV
c) I, II e V.
d) II, IV e V.
e) I, II, III, IV,
e V.
24. Oliveira (2006) sugere que a
manutenção e o aprimoramento dos serviços de consultoria implicam:
I. Tornar o cliente dependente de
serviços complexos.
II. Interagir com outros projetos
da empresa-cliente.
III. Identificar um responsável
por cada projeto no cliente.
IV. Propor atividades que
ultrapassem o período do projeto inicial.
Estão corretas apenas o que se
afirma em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) I, III e IV
e) II, III e IV.
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