Questões - Planejamento Estratégico - Graduação Inteligente

Breaking

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Questões - Planejamento Estratégico

Questões - Planejamento Estratégico

 Questões Planejamento Estratégico
Questões - Planejamento Estratégico

1.                             Alguns aspectos ocorridos na segunda Revolução Industrial estão diretamente relacionados a introdução do uso da estratégia nas organizações.


Com base nesse contexto, a alternativa CORRETA é:
a)                                           A ampliação dos mercados levou ao desenvolvimento das pequenas empresas.
b)                                            A ampliação dos mercados levou ao desenvolvimento das grandes empresas.
c)                                           O aumento da capacidade de produção contribuiu para a formação dos mercados de nicho.
d)                                           Os novos meios de transportes contribuíram para aumentar a competitividade das pequenas empresas em relação às grandes.
e)                                            O acesso a máquinas de maior produtividade proporcionou maior competitividade à pequena empresa familiar em relação às grandes.

2.                             A aplicação do pensamento estratégico nas organizações, de uma forma sistemática, se deu a partir da segunda Revolução Industrial.

Complete as lacunas da sentença a seguir.
A segunda Revolução Industrial contribuiu diretamente para a ampliação
                                      e ao desenvolvimento                     , que por meio                     passaram a controlar seus mercados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.

a)                                   Dos mercados - das grandes empresas da concentração.

b)                                   Das grandes empresas - dos mercados da concentração.
c)                                   Dos mercados - das pequenas empresas da concentração.
d)                                   Das pequenas empresas - dos mercados da concentração.
e)                                   Da concentração - dos mercados - das grandes empresas.

3.                       A criação de valor está associada às competências essenciais, isto é, aos recursos e capacidades internas que conferem a organização um desempenho superior à dos concorrentes.


O contexto exposto acima diz respeito a qual perspectiva estratégica?
a)                                   Economia Industrial.
b)                                   Modelo das Cinco Forças.
c)                                   Estratégia baseada em recursos.
d)                                   Foco no capital humano e intelectual.
e)                                   Economia industrial baseada em recursos.

1.                       A organização que enfoca uma única linha de negócios adota uma estratégia de concentração e o crescimento na organização se dá principalmente por meio do aumento de participação de mercado.

Com base na estratégia indicada acima, avalie as afirmações a seguir sobre as maneiras de se aumentar a participação de mercado.
I.                                  Aumentando-se o número de usuários de um produto.
II.                                  Aumentando-se a utilização de um produto existente.
III.                                  Aumentando-se a frequência de uso do produto.

É correto o que se afirma em:
a)                                   I, apenas.
b)                                   III, apenas.
c)                                   I e III, apenas.
d)                                   II e III, apenas.
e)                                   I, II e III.

2.                            Estratégia que envolve decidir como competir em determinado setor, ou seja, que produto ou serviço oferecer, como fabricá-lo e como distribuí-lo.


O contexto exposto acima diz respeito ao nível de estratégia:
a)                                          Funcional.
b)                                           Corporativo.
c)                                           Operacional.
d)                                           Departamental.
e)                                           Unidade de negócios.

3.                             Estratégia direcionada para cada um dos departamentos de uma organização, como marketing, vendas, finanças, recursos humanos, produção etc.

O contexto exposto acima diz respeito ao nível de estratégia:
a)                                          Funcional.
b)                                           Institucional.
c)                                           Operacional.
d)                                           Departamental.
e)                                           Divisional.

1.                       O planejamento estratégico é um processo gerencial que compreende a realização de basicamente cincos etapas: (1) controle estratégico;

formulação da estratégia; (3) implementação da estratégia; (4) estabelecimento da diretriz organizacional; e (5) análise do ambiente.

 

Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA da sequência de etapas do planejamento estratégico.
a) 4 – 3 – 2 – 5 – 1
b) 5 – 3 – 4 – 2 – 1
c) 5 – 4 – 3 – 2 – 1
d) 4 – 5 – 4 – 3 – 1
e) 5 4 2 3 1

2.                        A missão da empresa de fogões Dako é atender ao público de pessoas entre 25 e 60 anos das classes C e D, com produtos de qualidade e preços acessíveis (Fonte: Adaptado de <www.mundodomarketing.com. br>. Acesso em: 16 nov. 2015).

O contexto exposto diz respeito a qual etapa do processo de planejamento estratégico?

a)                                          Controle estratégico.

b)                                           Análise do ambiente.
c)                                           Formulação da estratégia.
d)                                           Implementação da estratégia.
e)                                           Estabelecimento da diretriz organizacional.

3.                            Complete as lacunas da sentença a seguir.
Por meio da análise do ambiente externo, a organização pode identificar as     e     do ambiente competitivo, e por meio da análise do ambiente interno pode identificar suas     e      em relação às  empresas concorrentes.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)                                          Ameaças oportunidade forças fraquezas.
b)                                           Ameaças forças oportunidades fraquezas.
c)                                           Ameaças fraquezas forças oportunidades.
d)                                           Oportunidades forças ameaças fraquezas.
e)                                           Oportunidades fraquezas ameaças forças.

1.                            “O Grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil”

O texto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
a)                                          Visão organizacional.
b)                                           Missão organizacional.
c)                                           Valores organizacionais.
d)                                           Filosofia organizacional.
e)                                           Objetivos organizacionais.


2.                         “Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas” (Fonte: GPA. Disponível em:

<http://www.gpabr.com>. Acesso em: 23 nov. 2015).

O texto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
a)                                    Metas organizacionais.
b)                                    Missão organizacional.
c)                                    Valores organizacionais.
d)                                    Objetivos organizacionais.
e)                                    Fundamentos organizacionais.


3.                         “Respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual.” (Fonte: Walmart. Disponível em: <http://www. walmartbrasil.com.br/relatorio-anual-2011/port/ra/04.htm>. Acesso em: 23 nov. 2015).

O texto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
a)                                    Visão organizacional.
b)                                    Metas organizacionais.
c)                                    Valores organizacionais.
d)                                    Objetivos organizacionais.
e)                                    Fundamentos organizacionais.

1.                         A análise do ambiente externo caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização, sobre os quais as organizações não têm controle. A análise do ambiente externo é a etapa inicial do processo de planejamento estratégico e tem como objetivo gerar informações para se fazer um diagnóstico da situação do ambiente.

Sobre a análise do ambiente geral, marque V para verdadeiro e F para falso.
(F ) Caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização.
( F) As organizações têm controle sobre as mudanças do ambiente externo.
(V ) Permite à organização identificar suas forças e fraquezas em relação às empresas concorrentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)                                   V V V.
b)                                   V V F.
c)                                   V F F.
d)                                   F V V.
e)                                   F F - V.

2.                          A análise deste ambiente é composta por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas à organização.
O conceito exposto acima diz respeito a análise do:
a)                                   Ambiente geral.
b)                                   Ambiente setorial.
c)                                   Ambiente regulatório.
d)                                   Ambiente econômico.
e)                                   Ambiente microeconômico.




3.                             A análise do ambiente externo pode ser subdividida em análise do ambiente geral e análise do ambiente setorial. O aspecto demográfico é um dos cinco componentes do ambiente geral.

Assinale a opção que descreve um elemento que compõe o aspecto demográfico.
a)                                          Taxas de inflação.
b)                                           Crenças e estilo de vida.
c)                                          Tamanho e taxa de crescimento da população.
d)                                           Geração de inovações e aplicação de conhecimento.
e)                                          Leis de defesa da concorrência, leis trabalhistas e tributárias.

1.                                   Podem ser definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que fazem parte das entradas no processo de produção da organização.

O conceito exposto acima diz respeito a:
a)                                                     Recurso.
b)                                                      Diferencial.
c)                                                      Capacidade.
d)                                                      Competência.
e)                                                      Vantagem competitiva.

2.                                    Derivam das interações entre os recursos tangíveis e intangíveis em uma organização e baseiam-se nas informações e no conhecimento retido pelo capital humano da organização.
O conceito exposto acima diz respeito a:
a)                                                     Recurso.
b)                                                     Capacidade.
c)                                                      Competência.
d)                                                      Homogeneidade.
e)                                                      Heterogeneidade.

3.                                    Complete as lacunas da sentença a seguir:
O modelo da Visão Baseada em Recursos baseia-se em duas suposições fundamentais sobre recursos e capacidades:                                                                                                                                                e                .
Assinale a alternativa correta
a)                                                     Homogeneidade - mobilidade dos recursos.
b)                                                     Heterogeneidade - imobilidade dos recursos.
c)                                                      Heterogeneidade - mobilidade dos recursos.
d)                                                      Heterogeneidade - mobilidade das competências.
e)                                                      Homogeneidade - imobilidade das competências.

1.                                    O aumento da taxa de juros encarece a compra de um produto por meio de financiamento, afetando a todas as empresas do setor.

O conceito exposto acima diz respeito a análise do ambiente:
a)                                                     Interno.
b)                                                     Externo.
c)                                                      Funcional.
d)                                                      Operacional.
e)                                                      Organizacional.

2.                                    Para se diagnosticar a situação é necessário identificar as ameaças e oportunidades que afetam o conjunto de empresas de um setor.
O conceito exposto acima diz respeito a análise do ambiente:
a)                                                     Interno.
b)                                                     Externo.
c)                                                      Competitivo.
d)                                                      Transacional.
e)                                                      Organizacional.

3.                                    Complete as lacunas da sentença a seguir.
A de uma empresa está relacionada a uma característica interna da organização que facilita a realização de sua missão e o alcance de seus objetivos, enquanto a está relacionada a uma deficiência interna.
Assinale a alternativa CORRETA.
a)                                                     Força fraqueza.
b)                                                      Fraqueza força.
c)                                                      Competência incapacidade.
d)                                                      Vantagem competitiva paridade competitiva.
e)                                                      Vantagem competitiva desvantagem competitiva.

1.                        A Grow é uma empresa brasileira de jogos tradicionais fundada em agosto de 1972. A empresa é líder no segmento de jogos, isto é, possui a maior participação de mercado em jogos como War, Diplomacia etc. O segmento de jogos tradicionais, entretanto, cresce a uma taxa inferior ao mercado de jogos como um todo, que compreende os jogos tradicionais e os jogos de videogames. (Fonte: <http://www.lojagrow.com.br/sobre>. Acesso em: 23 dez. 2015)

Com base na matriz BCG, a linha de jogos da Grow encontra-se no quadrante:
a)                                   Abacaxi.
b)                                   Estrela.
c)                                   Vaca Leiteira.
d)                                   Ponto de Interrogação.
e)                                   Ponto de Exclamação.

2.                       A Grow é uma empresa brasileira líder no segmento de jogos tradicionais, que cresce a uma taxa inferior à média do mercado de brinquedos. A Grow entrou no segmento de bonecos e bonecas de tecido, como Baby Mônica, Snoop, Nemo etc.

A empresa possui uma participação de mercado muito pequena nesse segmento, que cresce a uma taxa superior à média do mercado de brinquedos. (Fonte: <http://www.lojagrow.com.br/sobre>. Acesso em: 23 dez. 2015)

Tomando como referência a matriz BCG, sobre os segmentos de jogos e de bonecas e bonecos de tecido da Grow, marque V para verdadeiro e F para falso.
(V ) O segmento de jogos da Grow encontra-se no quadrante Vaca Leiteira e gera caixa para investir no segmento de bonecas e bonecos de tecido.
( F) O segmento de bonecas e bonecos de tecido da Grow encontram-se no quadrante Abacaxi e geram caixa para investir em jogos.
( V) Os segmentos de jogos da Grow encontram-se  no eixo horizontal da matriz de mercados que apresentam um crescimento inferior ao da média de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a)                                                     V V V.
b)                                                      V V F.
c)                                                      V – F – V.
d)                                                      F – V – V.
e)                                                      F F - V.

3.                                    Complete as lacunas da sentença a seguir.
Os produtos ou unidades de negócio que estão no quadrante Vaca Leiteira apresentam uma alta participação relativa de mercado, o que implica que esses produtos ou unidades de negócios são , visto que demandam
                                                    por estarem em um mercado (em) .
Assinale a alternativa CORRETA
a)                                                     Geradores de caixa - alto investimento estável
b)                                                     Geradores de caixa - baixo investimento estável
c)                                                      Geradores de caixa - baixo investimento crescimento
d)                                                      Tomadores de recursos alto investimento crescimento
e)                                                      Tomadores de recursos baixo investimento crescimento

1.                             A Kopenhagen é uma marca tradicional de chocolates  que além de fabricar produtos de altíssima qualidade oferece ao consumidor as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear. (Fonte: <http://www.kopenhagen.com.br>. Acesso em: 23 jan. 2016.)

Com base no contexto, exposto, a estratégia genérica adotada pela Kopenhagen é:

a)                                          Foco.
b)                                           Customização.
c)                                           Diferenciação.
d)                                           Diderança em custos.
e)                                           Liderança em qualidade.

2.               Complete as lacunas da sentença a seguir.

Na estratégia de                                    a organização possui uma estrutura que
proporciona                                 e permite a empresa praticar preços mais                             pelos seus produtos ou serviços em relação a seus concorrentes.
Assinale a alternativa correta.

a)                       Liderança em custos - custos baixos baixos.
b)                        Liderança em custos - custos baixos altos.
c)                        Diferenciação - custos baixos baixos.
d)                        Diferenciação custos altos baixos.
e)                        Diferenciação custos baixos altos.

3.                 Na estratégia de liderança em custos a organização define um posicionamento estratégico que enfatiza a redução nos custos.
Assinale a opção que indica uma característica da estratégia de liderança em custos:

a)                       Apresenta uma estrutura que proporciona custos mais altos.
b)                        Prática de preços mais baixos, mas com uma lucratividade menor.
c)                        Realização de altos investimentos com pesquisa e desenvolvimento e atividades de marketing.
d)                         Prática de preços superiores pelos seus produtos ou serviços em relação a seus concorrentes.
e)                        Obtenção de redução nos custos por meio de economia de escala e curvas de aprendizado.

1.                               A estratégia competitiva de construção procura melhorar o desempenho de uma empresa por meio da expansão de suas atividades.

Assinale a alternativa que indica o ambiente competitivo no qual é adequado o uso da estratégia de construção.

a)    Em mercados na fase de declínio.
b)    Exclusivamente em mercados em expansão.
c)    Exclusivamente em mercados que não estejam em expansão.
d)    Exclusivamente em mercados em expansão, mas em que os concorrentes possuam algum tipo de deficiência.
e)    Em mercados em crescimento, mas também em mercados que não estejam em expansão e que os concorrentes possuam algum tipo de deficiência.


2.                            Em mercados em que não é possível a ampliação, parte-se para a conquista de participação de mercado mediante confronto com o concorrente.
Assinale a alternativa que indica uma das estratégias de confronto com o concorrente.

a)                       Ataque frontal ao concorrente.

b)                        Criar novos usos para os produtos atuais.
c)                        Criar maior frequência de uso dos produtos atuais.
d)                        Conquistar novos usuários para os produtos atuais.
e)                        Incentivar os usuários atuais a utilizarem mais o produto.



3.                  A empresa Unilever é líder no segmento de detergentes em pó no Brasil, com 70% de participação (dados de 2009), principalmente com a marca OMO, uma das três marcas mais lembradas pelo consumidor.
Com base no contexto exposto, a estratégia competitiva mais adequada para a Unilever é:

a)                       Sustentação.
b)                        Ataque de cerco.
c)                        Táticas de guerrilha.
d)                        Estratégia de desvio.
e)                        Ataque pelos flancos.

1.                             Compreende desde a gestão dos processos  relativos  à realização  de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos até o lançamento no mercado desses novos produtos ou serviços.

O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:

a)                                          Evolução.
b)                                           Inovação.
c)                                           Invenção.
d)                                           Cooperação.
e)                                           Aprimoramento.

2.                A inovação interna se dá, principalmente, por meio de pesquisas realizadas internamente pela área de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Sobre o conceito de inovação interna, marque V para verdadeiro  e F para falso:

(V ) Ocorre principalmente em organizações de maior porte e já estabelecidas no mercado.
( V) A vantagem competitiva se dá principalmente quando as invenções podem ser patenteadas.
(F ) Uma das formas de inovação interna se dá por meio de alianças estratégicas e joint ventures.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)    V – V – V.
b)    V – V – F.
c)    V – F – F.
d)    F – V – V.
e)    F – F - V.

3.               Entre 1983 e 2009 a GM e a Toyota mantiveram um acordo operacional em uma fábrica de veículos no Estado da Califórnia, EUA, que visava compartilhar os conhecimentos da produção de carros pequenos e econômicos da Toyota e o do mercado americano de automóveis por parte da GM.
O contexto exposto diz respeito ao conceito de estratégia de inovação:
a)                       Interna.
b)                        Radical.
c)                        Icremental.
d)                        Por aquisição.
e)                        Por cooperação.

1.               Em uma organização que aprende, o conhecimento é um elemento fundamental e os sistemas de informação servem de plataforma para o conhecimento.

Associe as definições relacionadas na coluna da esquerda a dados, informações e conhecimento tácito  e explícito,  apresentadas  na coluna à direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
I. Constitui um saber proveniente de experiências ou vivências.
II. Constitui um saber proveniente de regras e especificações estabelecidas.
III. Possuem significado, permitindo que se façam afirmações e que se tomem decisões.
IV. São registrados em tabelas e em banco de dados, mas até serem processados não possuem significado.
 
3. Conhecimento tácito

 
4. Conhecimento explícito
 
2. Informação
 
1. Dados
 
 









a) I -3; II – 4; III – 1; IV - 2.
b) I -3; II – 4; III – 2; IV - 1.
c) I -3; II – 2; III – 4; IV - 1.
d) I -4; II – 3; III – 2; IV - 1.
e) I -4; II – 3; III – 1; IV - 2.

2.                            O conhecimento vai além de informações, pois constitui um saber que as informações não são capazes de mostrar, podendo ser subdividido em dois tipos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
Com base no contexto exposto, avalie as afirmações a seguir sobre o conhecimento tácito e explícito.
I.                                          O conhecimento tácito é um conhecimento mais pessoal e subjetivo.
II.                                              O conhecimento explícito é um conhecimento formal, que frequentemente é codificado em regras ou especificações.
III.                                         O conhecimento explícito é o conhecimento que uma pessoa adquire ao vivenciar uma atividade ao longo do tempo.
É CORRETO o que se afirma em:
a)                                          I, apenas.
b)                                           III, apenas.
c)                                           I e II, apenas.
d)                                           II e III, apenas.
e)                                           I, II e III.

3.                            O conceito de organização que aprende foi criado por Peter Senge (1998) e está associado aos esforços de capacitar os colaboradores da organização para utilizarem adequadamente a grande quantidade de informações disponibilizadas em todos os níveis organizacionais.
Com base no contexto exposto, avalie as afirmações relacionadas ao conceito de organização que aprende.
I.                                             Considera o conhecimento como o principal recurso de uma organização.
II.                                          A aprendizagem organizacional é uma peça-chave para que os colaboradores possam desenvolver as capacidades.
III. É fundamental que os colaboradores estejam efetivamente engajados e comprometidos com as mudanças no ambiente de trabalho.
É CORRETO o que se afirma em:
a)                       I, apenas.
b)                        III, apenas.
c)                        I e II, apenas.
d)                        II e III, apenas.
e)                        I, II e III.

1.                       Complete as lacunas da sentença a seguir.

De acordo com Ireland, Hoskisson e Hitt (2014), a      e a       tem uma relação de  que evidencia uma   entre a formulação da estratégia e sua implantação.
Assinale a alternativa correta.
a)                                  Cultura estrutura conflito oposição.
b)                                   Cultura estrutura reciprocidade interligação.
c)                                   Estratégia estrutura conflito - oposição.
d)                                   Estratégia cultura conflito - oposição.
e)                                   Estratégia estrutura - reciprocidade interligação.

2.                             A estrutura organizacional especifica as relações hierárquicas, os procedimentos, controles, autoridade e processos de tomada de decisão da organização.


Sobre a estratégia de foco, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A estrutura organizacional é resultado da autoridade da organização.
( ) Uma vez instalada a estrutura organizacional, esta pode influenciar as ações estratégicas.
( ) A estrutura pode apoiar a implementação da estratégia ao definir adequadamente os processos que serão empregados para realizar as tarefas organizacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)                                          V V V.
b)                                           V V F.
c)                                           V – F – F.
d)                                          F – V – V.
e)                                           F F - V.

3.                            cinco tipos de estruturas organizacionais que podem ser utilizadas na implementação de estratégias: simples, funcional, multidivisional, unidades estratégicas de negócios e matricial.
Assinale a opção que indica uma característica da estrutura organizacional simples.

a)                                          Promove uma maior experiência em cada área.
b)                                           Uma das principais vantagens é a especialização.
c)                                           Pode gerar problemas de coordenação entre departamentos.
d)                                            É caracterizada por relações informais e pequena quantidade de regras.
e)                                             Apresenta um quadro limitado de funcionários organizados em departamentos funcionais.

1.                            Complete as lacunas da sentença a seguir.

O          é composto por um conjunto de           gerais desdobrados(as) em  , que podem ser desenvolvidos na unidade de negócios, assim como em praticamente todos os departamentos da organização.
Assinale a alternativa correta.

a)                                    Plano de ação - objetivos - propostas de ações.

b)                                    Plano de ação - propostas de ações objetivos.
c)                                    Plano de negócios - propostas de ações objetivos.
d)                                    Plano de negócios - propostas de ações metas.
e)                                    Plano de negócios - metas objetivos.

2.                          Um plano de ação compreende basicamente os objetivos, as respectivas propostas de ações para alcançar os objetivos, o prazo, o responsável e os recursos necessários.

Com base no contexto exposto no enunciado, avalie as afirmações a seguir sobre as características de um plano de ação.
I.                                   Deve ser orientado para resultados.
II.                                   Ele permite o acompanhamento do desenvolvimento das atividades e dos respectivos prazos.
III.                                  É importante que tenha flexibilidade para poder se ajustar às mudanças do ambiente econômico e político.
É CORRETO o que se afirma em:

a)                                    I, apenas.
b)                                    III, apenas.
c)                                    I e II apenas.
d)                                    II e III apenas.
e)                                    I, II e III.


3.                          Além do plano de ação permitir o acompanhamento do desenvolvimento das atividades, a sua própria elaboração é outro aspecto de grande importância.
Sobre o plano de ação, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A etapa de elaboração do plano não contribui diretamente para conscientizar e envolver os colaboradores ligados à atividade.

( ) Os diretores devem envolver os seus gerentes diretos na elaboração do plano de ação no nível de unidade de negócios.

( ) Os gerentes devem envolver suas equipes, principalmente os supervisores e coordenadores, na elaboração do plano de ação no nível funcional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a)                                          V V V.
b)                                           V V F.
c)                                           V – F – F.
d)                                          F – V – V.
e)                                           F F - V.
4.                             

1.                            O BSC é uma metodologia de gestão estratégica que permite alinhar e acompanhar a execução da estratégia em todos os níveis da organização.

Assinale a opção que indica uma característica da forma de utilização dos indicadores de desempenho no modelo BSC.

a)                  Utiliza somente indicadores operacionais.

b)                                   Utiliza somente indicadores financeiros.

c)                                   Utiliza indicadores financeiros e operacionais de forma integrada.
d)                                   Utiliza indicadores financeiros e operacionais de forma independente.
e)                                  Utiliza indicadores financeiros de forma independente e os operacionais de forma integrada.


2.                       O BSC contempla um conjunto equilibrado de indicadores com base em quatro perspectivas.
Assinale a opção que indica as perspectivas contempladas pelo BSC.

a)                                  De custos, de vendas, dos processos externos e de recursos humanos.
b)                                   De custos, de vendas, dos processos internos e de recursos humanos.
c)                                   Financeira, de vendas, dos processos internos e de recursos humanos.
d)                                     Financeira, dos clientes, dos processos internos e de inovação e aprendizado.
e)                                   Financeira, dos clientes, dos processos externos e de crescimento.


3.                        O BSC contempla um conjunto equilibrado de indicadores que permite desdobrar a estratégia em quatro perspectivas.
Assinale a opção que apresenta uma característica da perspectiva financeira.

a)                                   Enfoca o valor para os acionistas e expressa suas expectativas.
b)                                   Está associada às medidas que agregam valor para os clientes.
c)                                   Está relacionada à capacidade da organização de melhorar continuamente.
d)                                   Está associada aos objetivos estratégicos que atendem às expectativas dos clientes.
e)                                   Está relacionada às atividades que combinadas são capazes de gerar o valor proposto aos clientes e acionistas.

1.                       O mapa estratégico é uma representação visual da estratégia.

Assinale a opção que indica o elemento do painel de desempenho estratégico que serve de base para o desenvolvimento do mapa estratégico.

a)                                   Meta.
b)                                   Objetivo.
c)                                   Estratégia.
d)                                   Vantagem competitiva.
e)                                   Medida de desempenho.


2.                       O painel de desempenho estratégico é composto por um conjunto de quatro tabelas com quatro  elementos.
Assinale a opção que representa os quatro elementos que compõem o painel de desempenho estratégico.

a)                                   Objetivo, medida de desempenho, meta e iniciativa.
b)                                   Objetivo, estratégia, indicador de desempenho e iniciativa.
c)                                   Estratégia, objetivo, indicador de desempenho e iniciativa.
d)                                   Objetivo, estratégia, indicador de desempenho e vantagem competitiva.
e)                                  Estratégia, objetivo, indicador de desempenho e vantagem competitiva.



3.                        As metas compõem o painel de desempenho estratégico e devem estar alinhadas aos demais elementos do painel.
Assinale a opção que representa uma característica da definição de meta.

a)            São definições abrangentes e de curto prazo.
b)            São definições qualitativas e de longo prazo.
c)            São definições qualitativas e com prazos estabelecidos.
d)           São definições quantitativas e com prazos estabelecidos.
e)            São definições abrangentes e de curto, médio e longo prazo.

3 comentários: