Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 3
Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 3 |
O professor Luiz Carlos Cabrera comenta uma pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 4.000 jovens de 65 países que traçou um retrato da geração de profissionais nascidos de 1980 a 2000. Chama a atenção, em particular, o fato de 70% dos entrevistados afirmarem ter aberto mão de alguma expectativa para conquistar o atual emprego. Uma razão talvez seja o desejo que essa geração sente de equilibrar vida pessoal e trabalho — uma perspectiva que acaba sendo frustrada pelo ritmo frenético do trabalho atual.
Outra projeção mostra que 52% dos entrevistados definem como principal razão para ficar num emprego a possibilidade de progredir de forma rápida na carreira. Aqui entra em cena o conceito da porta estreita. O caminho do crescimento profissional passa por uma porta de abertura diminuta. Nem todos passam por ela. Chegar ao outro lado exige uma estratégia definida e algumas táticas. A seleção natural da carreira pode ser cruel. Pela porta estreita, somente passam aqueles que, além de se preparar, de entender o contexto da empresa e de saber fazer alianças e parcerias, adquirem a capacidade de reagir às frustrações. Por isso, é importante ter um plano, para que não se percam no presente oportunidades relacionadas com o futuro.
Fonte: Adaptação de CABRERA, Luiz Carlos. Para crescer na carreira, deve-se passar por porta estreita. Revista Você S/A, ed. 184, set. 2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/184/noticias/a-porta-estreita?page=2. Acesso em: 8 jan. 2014.
O texto se relaciona diretamente com as reflexões propostas pela autora sobre escolhas pessoais e sobre carreira. Em qual das afirmativas essa relação aparece?
Escolha uma:
a. É importante ser flexível e estar atualizado com a realidade do mercado de trabalho na elaboração do projeto de vida. Correto
b. A redução dos empregos e a consequente sobrecarga de trabalho afetam os mais jovens.
c. A carga excessiva de trabalho decorre da falta de habilidade das pessoas na administração do próprio tempo.
d. As gerações mais jovens tendem a se preocupar mais com a ascensão social do que com a qualidade de vida.
e. As carreiras atualmente são voltadas para as empresas, pois são definidas e gerenciadas por elas.
Para responder a questão, leia o texto a seguir:
Muitas pessoas costumam confundir plano de carreira com planejamento de carreira, esperando o respaldo da empresa em ambos os casos, fato que pode desencadear insatisfação e desmotivação entre os colaboradores.
“Planejamento de carreira é o estabelecimento do plano de desenvolvimento individual com os funcionários, [...] e da responsabilidade do indivíduo” (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a pessoa descobre sua vocação, busca formação técnica e comportamental na área, efetua marketing pessoal para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, e continua se atualizando na busca de crescimento profissional dentro da mesma empresa ou em outra.
“Plano de carreira é o instrumento que define as trajetórias de possibilidades de crescimento na empresa, [...] bem como a definição das políticas de crescimento, é da responsabilidade da empresa” (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a empresa precisa desenhar e divulgar a trajetória que o colaborador pode ter dentro da mesma, podendo ser baseada no cargo, competências ou habilidades. Neste caso a empresa ajuda os colaboradores através de subsídios para atualização profissional, acompanhando a evolução por meio de avaliação de desempenho periódica e reunião com o superior imediato para desenvolvimento do PDI (plano de desenvolvimento individual).
Fonte: MANTOVANI, M. Plano de carreira ou planejamento de carreira. Revista Administradores.com (on-line), dez. 2013. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/plano-de-carreira-ou-planejamento-de-carreira/74597/. Acesso em: 12 dez. 2013.
A partir das informações trazidas pelo texto, é possível afirmar que:
I. O planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, que pode ou não ter o apoio da empresa na qual trabalha.
II. A definição de objetivos pessoais e profissionais pelo indivíduo pode inviabilizar os planos de carreira elaborados pela empresa.
III. Na elaboração de planejamento de carreira, não há limites para as aspirações, mesmo que as informações objetivas mostrem o contrário.
IV. O plano de carreira é responsabilidade da empresa e independe dos objetivos pessoais do colaborador.
V. O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, IV e V. Correto
b. I, II e III.
c. II e IV.
d. I, III e IV.
e. III e IV.
Da discussão sobre os elementos a serem incluídos na elaboração de um projeto de vida, surge a necessidade de se considerar primordialmente o “ser humano”. A compreensão do ser humano, sob a abordagem da qualidade de vida, implica considerar os diversos fatores que influenciam sua constituição. A pesquisadora França (2006, citada por CINTRA, 2011) organizou conceitualmente estes fatores em três camadas, cujos componentes são colocados a seguir (Livro-Texto, Capítulo 2, p. 81):,/p>
GRADUAÇÃO INTELIGENTE
Camada 1 - ________________________
Compreende os valores, as crenças, os papéis assumidos em todos os grupos a que cada pessoa pertence e de que participa.
Camada 2 - ________________________
Compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada indivíduo e seu modo de perceber e reagir.
Camada 3 - ________________________
Compreende as características físicas herdadas ou adquiridas pelo ser humano ao nascer e durante toda a vida.
A partir dos componentes, escolha a alternativa que identifica a camada correspondente, na sequência correta:
Escolha uma:
a. Comunitária, econômica e biológica.
b. Social, psicológica e biológica. Correto
c. Social, educacional e religiosa.
d. Biológica, social e educacional.
e. Educacional, social e econômica.
Leia a tirinha de Affonso e Mazzei antes de responder a questão:
Fonte: http://www.nadaver.com/o-sentido-da-vida-2/. Acesso em: 8 jan. 2014.
Embora a charge possa parecer divertida, ela remete à importância de se elaborar um projeto de vida, que, como apontado por Cintra (2011): “serve para nortear as ações das pessoas em função de sua realização plena ou do cumprimento de sua missão pessoal”, podendo ser vista como “uma estratégia para atingir seus objetivos pessoais e profissionais de maneira consciente e planejada”.
Agora, leia as afirmativas a seguir:
I. O planejamento de carreira é a razão principal da elaboração de um projeto de vida.
II. Ter consciência das escolhas que se faz na vida é fundamental para que se obtenha realização.
III. O projeto de vida deve ser elaborado apenas quando o profissional tem dificuldades de se realizar.
IV. A realização plena deve incluir a concretização de objetivos pessoais e profissionais.
Considerando a visão da autora, é correto o que consta em:
Escolha uma:
a. II e IV. Correto
b. I e II.
c. I e III.
d. III e IV.
e. I e IV.
Leia o texto a seguir:
O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser bastante facilitado com a compreensão de como construir seu Projeto de Vida. Deste modo, analise as afirmativas, a seguir, e indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) Para elaborar um Projeto de Vida é necessário planejar seus objetivos, estimar tempo e recursos necessários ao alcance das metas.
( )Projeto de Vida requer uma avaliação real das suas condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas.
( ) Organizar informações e estruturar ações pode atrasar a colocação dos sonhos em prática, bem como o alcance de suas metas.
( ) Conhecer as oportunidades existentes e compreender os recursos que possui (conhecimento, habilidades etc.) auxilia no projeto de vida.
( ) Para elaborar um Projeto de Vida é preciso, primeiramente, aprender a se autopromover e vender sua imagem ao mercado.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, F, F.
b. F, V, V, V, F.
c. V, F, F, F, V.
d. V, V, F, V, F. Correto
e. F, V, F, V, V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário