Gestão do Conhecimento - Unidade 1 S1
Gestão do Conhecimento - Unidade 1 S1 |
Complete as lacunas da sentença a seguir:
As organizações atuais estão inseridas em um contexto de grandes turbulências, _______________ e incertezas. Por isso, elas precisam ser ágeis e _______________ continuamente para responder rapidamente às novas _______________ de mercado.
Agora, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. instabilidade – inovadoras – demandas. Correto
b. flexibilidade – estáveis – necessidades.
c. homogeneidade – flexíveis – legislações.
d. criatividade – estáveis – exigências.
e. estabilidade – criativas – exigências.
José foi contratado como líder na Sucesso, empresa que fabrica peças para tratores e está no mercado há 35 anos. Em seu setor, são 65 colaboradores, contando os operacionais e os administrativos. Logo no primeiro dia de trabalho, Joaquim reuniu todos os seus colaboradores e se apresentou, reforçando que faria reuniões semanalmente em pequenos grupos para discutir o andamento dos trabalhos e receber críticas e sugestões para melhoria no setor.
Neste contexto, do ponto de vista do conhecimento, avalie as hipóteses expressas nas seguintes afirmações.
I. Cada trabalhador traz consigo experiências e conhecimentos que podem ser compartilhados com o grupo de trabalho.
II. O conhecimento é pessoal e individual, mas é intransferível para outras pessoas.
III. O conhecimento tem origem no próprio indivíduo e passa a ser coletivo por meio das interações com o grupo.
IV. Conhecimentos válidos são os que partem do líder em direção a seus colaboradores.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. I, III e IV, apenas.
c. I e IV, apenas.
d. IV, apenas.
e. I e III, apenas. Correto
“Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento”. Considerando essa reflexão de Nonaka (2008, p. 39), avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
GRADUAÇÃO INTELIGENTE
I. A vantagem competitiva indica que uma organização, na percepção de seus clientes ou consumidores, diferencia-se de seus concorrentes, atendendo melhor às necessidades de seus clientes.
PORQUE
II. É conhecendo o mercado em que atua, os clientes e a necessidade de desenvolver continuamente novos produtos e/ou serviços que a organização se mantém viva.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
Empresas inteligentes são aquelas que valorizam o conhecimento. Identifique as características dessas empresas:
I. Desenvolvem produtos diferenciados em relação aos concorrentes.
II. Compartilham os conhecimentos com os seus stakeholders.
III. Observam as melhores práticas existentes em outras organizações.
IV. Estimulam o relacionamento e a comunicação entre os colaboradores.
V. Deixam de oferecer soluções rápidas para os clientes ou consumidores.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma:
a. Apenas I, II e V.
b. Apenas II, III e IV.
c. Apenas I, IV e V.
d. I, II, III e IV. Correto
e. Apenas I, III e V.
João estava se candidatando a uma vaga de gestor de produção e afirmava que estava em busca de oportunidade numa empresa sensibilizada para o conhecimento. É provável que estivesse referindo a:
I. Uma empresa que valorizasse o conhecimento de seus profissionais.
II. Uma vaga em que ele pudesse aplicar os seus conhecimentos.
III. Uma empresa voltada à inovação de seus produtos e serviços.
IV. Uma empresa em que pudesse inovar os processos de produção.
V. Criar condições favoráveis para produzir novos conhecimentos.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V. Correto
b. Apenas II, III e IV.
c. Apenas I, III e V.
d. Apenas I, II e V.
e. Apenas I, IV e V.
É o esforço conjunto de pessoas e tem a finalidade de alcançar objetivos comuns. Essa descrição refere-se a:
Escolha uma:
a. Um conhecimento.
b. Uma comunicação.
c. Uma estratégia.
d. Uma organização. Correto
e. Stakeholders.
Nenhum comentário:
Postar um comentário