KLS Comportamento Organizacional - Unidade 4 S1 - Respostas - Graduação Inteligente

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terça-feira, 15 de maio de 2018

KLS Comportamento Organizacional - Unidade 4 S1 - Respostas

KLS Comportamento Organizacional - Unidade 4 S1 - Respostas

KLS Comportamento Organizacional - Unidade 4 S1 - Respostas

A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito amplo, que diz respeito:

Escolha uma:
a. Aos programas de promoção da saúde do trabalhador.
b. Às práticas de gestão competitivas e atuais.
c. À criação de vínculos entre trabalhadores e seu trabalho.
d. Às condições de vida dentro do ambiente organizacional. Correto
e. Às oportunidades de crescimento profissional.

De acordo com diversos autores, o comprometimento organizacional é composto por três elementos, um dos quais é denominado “comprometimento calculativo”. Dentre as características deste tipo de comprometimento, estão:

I. Implicar aceitação das normas e regras da organização.

II. Contribuir para que o colaborador permaneça na organização.

III. Ser baseado na avaliação de custos e benefícios pelo trabalhador.

IV. Ser um vínculo de origem psicológica e cognitiva.

Está correto apenas o que se apresenta em:

Escolha uma:
a. II e III.
b. III e IV.
c. I e II.
d. I, II e III.
e. II, III e IV. Correto


O modelo de QVT de Hackman e Oldham (1975) inclui a percepção do trabalhador sobre alguns aspectos que chamaram de “dimensões essenciais do trabalho”: variedade, identidade e significância das tarefas; autonomia e feedback. Considerando esses elementos, pode-se entender que o modelo proposto tem o foco de análise:

Escolha uma:
a. A satisfação com a produtividade.
b. A motivação interna para o trabalho.
c. As características da tarefa. Correto
d. O absenteísmo e a rotatividade.
e. A satisfação geral com o trabalho.

De acordo com a concepção teórica de Morrow, pode-se considerar que o comprometimento é composto por grandes focos. São eles o comprometimento com:

Escolha uma:
a. Os valores, o trabalho, a carreira, a organização e o sindicato. Correto
b. A organização, os clientes, os fornecedores e os colegas.
c. As relações interpessoais, o sucesso profissional, os líderes.
d. Os interesses pessoais, grupais, organizacionais e sociais.
e. A sociedade, o poder público e a legislação.

A qualidade de vida foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1998, como:

Escolha uma:
a. A existência de vínculos emocionais e afetivos, que preservam a convivência social saudável nas comunidades em geral, através de políticas públicas e intervenções políticas e partidárias.
b. Um conjunto de ações para a preservação da saúde no trabalho, direcionando recursos para evitar acidentes, adoecimento dos trabalhadores, bem como monitoramento das doenças ocupacionais que podem ocorrer.
c. A identificação de fatores ambientais como epidemias, catástrofes naturais, que possam interferir na promoção, manutenção e recuperação da saúde em comunidades com baixo poder aquisitivo.
d. A percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Correto
e. Uma medida organizacional para detectar problemas de ajustamento das pessoas ao trabalho considerando aspectos como a função que exercem, a produtividade no trabalho, bem como seu padrão de comportamento.

O modelo conceitual de QVT de Walton (1973) inclui diversos fatores de análise que, de forma geral, tem como objetivo a humanização do trabalho. Você pode identificá-los em:

I – Competitividade das empresas.

II – Integração social na empresa.

III – Relevância social do trabalho.

IV – Condições de trabalho justas e adequadas.

Está correto apenas o que consta em:

Escolha uma:
a. I e II.
b. I, II e III.
c. II, III e IV. Correto
d. II e IV.
e. II e III.

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