KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 8 - Respostas - Graduação Inteligente

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segunda-feira, 14 de maio de 2018

KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 8 - Respostas

KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 8 - Respostas

KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 8 - Respostas

Para responder a essa questão, observe a tirinha:

Considerando as recomendações feitas durante a Aula-Tema, leia as afirmativas:

I. A independência financeira é um objetivo que pode ser alcançado por poucas pessoas, pois depende de uma boa dose de sorte.
II. A administração financeira pessoal depende de uma atitude que, quanto mais cedo for tomada, melhores resultados pode trazer.
III. A decisão por preservar a saúde financeira, precisa ser mantida no dia a dia, a partir da mudança de hábitos de consumo.
IV. Para se ter uma vida tranquila, é importante não se preocupar em administrar seu dinheiro, pois o estresse prejudica a saúde.

Quais das afirmativas reforçam a reflexão mostrada pela tirinha?

Escolha uma:
a. I e III.
b. I e IV.
c. II e III. Correto
d. III e IV.
e. I e II.

Texto da questão
Uma das premissas para alcançar a autonomia financeira é obter um superávit em seu orçamento, o que pode ser alcançado a partir de algumas alterações em seu padrão de consumo. Faça a simulação proposta, considerando que os gastos sejam:

- R$ 30 por mês em compras no supermercado, escolhendo bem os produtos que compra e aproveitando ofertas.
- R$ 60 por mês trocando o cinema e o jantar por um DVD em casa.
- R$ 100 por mês trocando o café da manhã na padaria pelo feito em casa.
- R$ 10 por mês reduzindo o happy hour de 4 para 2 vezes ao mês.
- R$ 50 por mês diminuindo o pacote da TV a cabo.

Fonte: Adaptação de Fernanda Tambelini, Você S. A., jul. 2011.

Quanto tempo você precisaria para economizar R$ 1.500?

Escolha uma:
a. 3 meses.
b. 9 meses.
c. 6 meses. Correto
d. 8 meses.
e. 5 meses.


Texto da questão
Exemplo prático de economia
Segundo a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), os brasileiros tradicionalmente gastam cerca de um terço do orçamento doméstico nas compras de supermercado. Não é preciso ir longe para pagar menos por certos produtos, uma vez que a diferença entre estabelecimentos de um mesmo bairro, ou até de uma mesma rua, pode ser considerável.
Pelo segundo ano consecutivo, a associação comparou os preços nos supermercados de 13 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, para poder ajudar os consumidores a economizarem. Para tanto, foram consideradas duas cestas de produtos, sendo a primeira formada com os produtos das marcas líderes de mercado e a segunda, com produtos sem marcas definidas. Tais cestas ainda foram divididas em 3 subcestas: alimentos não-perecíveis; itens de higiene e limpeza; e produtos perecíveis.
Na cidade de São Paulo, a diferença de preço da cesta com produtos de marcas definidas pode chegar a 28% entre o supermercado mais caro e o mais barato. No caso da cesta de produtos sem marcas definidas, a economia atinge 37%. Outra dica para economizar é comprar os produtos em mais de um supermercado, aproveitando as promoções.

Fonte: adaptado de ., Acesso em: 20 fev. 2014.

O texto permite concluir que:

Escolha uma:
a. A economia na compra de produtos alimentícios tem um peso pouco significativo nas contas domésticas.
b. As compras em supermercado certamente podem proporcionar um aumento de patrimônio importante
c. A prática da pesquisa de preços, de maneira geral, pode impactar positiva e significativamente o orçamento familiar. Correto
d. A aplicação do superávit mensal é mais importante do que a economia gerada pelo consumo consciente.
e. Os valores gerados pela economia nas compras de supermercado podem ser aplicados em financiamento imobiliário.

Texto da questão
Para responder a questão, considere os textos a seguir:

Texto 1
“O dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”, explica a psicóloga paulista Valéria Meirelles, especializada em psicologia do dinheiro.

Texto 2
Como mudar a situação? Informação parece ser o melhor caminho. Assim como no combate a disseminação de doenças como a AIDS, parece que educar as pessoas sobre finanças pessoais é o caminho para evitar que os brasileiros endividem-se mais ainda. No ano passado, um projeto piloto do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, em parceria com o Bird, o Ministério da Educação e o Unibanco está levando aulas de finanças pessoais para alunos do Ensino Médio em 450 escolas estaduais do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o Bird, considerando 5 meses primeiros meses do programa, o percentual dos estudantes que faziam poupança antes do programa passou de 44% para 49%. Já os que faziam lista de compras passou de 13% para 16%.

Fonte: . Acesso em: 9 jan. 2014.

A partir das discussões propostas na leitura dos dois textos, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a. Os textos tratam de aspectos diferentes e não possuem relação direta entre si.
b. Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam. Correto
c. O Texto 2 é falso e contraria o Texto 1.
d. O Texto 1 é falso e reforça o Texto 2.
e. Ambos os textos são falsos e se contrariam.

Texto da questão
Antes de responder a questão, leia o texto:
Pedro (nome fictício) tem 24 anos, recebe cerca de R$ 2 mil por mês e seu endividamento chegou a R$ 10 mil, valor que corresponde a cinco meses do seu salário. Ele faz parte do grupo de superendividados, que participou do primeiro ano do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do Procon-São Paulo.
Pedro é um caso comum entre esses consumidores. Quando atingiu o limite do cheque especial e do cartão de crédito, foi até o banco cobrir empréstimos contraídos e entrou em um ciclo vicioso. A bola de neve, formada pelas taxas de juros dos empréstimos, foi ficando maior à medida que Pedro recorreu a mais dois bancos para cobrir os empréstimos anteriores.

Fonte: Adaptado de . Acesso em: 9 jan. 2014.

A partir do texto e das recomendações feitas para conquistar sua independência financeira, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas:

( ) No momento, Pedro possui independência financeira, pois pode fazer uma aplicação do valor excedente em seu orçamento.
( ) A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento de Pedro, pois há um déficit.
( ) A situação ilustrada mostra falha na administração financeira, pois Pedro perdeu o controle de seus gastos ao contrair dívidas.
( ) Pedro obteve superávit em suas contas, demonstrando capacidade para administrar suas finanças pessoais.
( ) Pedro conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante e pode ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.

Escolha uma:
a. V, V, F, V, F.
b. F, V, V, F, F. Correto
c. V, F, V, F, F.
d. F, V, F, F, F.
e. F, F, V, F, V.

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