Gestão de Pessoas na Teoria do Exercício
Gestão de Pessoas na Teoria do Exercício |
As organizações, sejam elas públicas ou privadas, possuem um conjunto de elementos e aspectos capazes de orientar e influenciar o comportamento de seus componentes e a forma como se integram e relacionam com a organização. Nesse sentido, forma-se o que chamamos de cultura de uma empresa.
A partir do texto acima e figura, assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os pressupostos básicos da cultura organizacional correspondem aos valores perseguidos pela organização e a forma de conviver de seus membros Correto
b. A cultura organizacional é composta, dentre outras coisas, principalmente por artefatos criados por funcionários dentro da própria empresa
c. A cultura organizacional corresponde aos elementos internos na organização e o clima aos elementos exógenos, não passíveis de modificação.
d. As pressuposições preconizadas pela organização constituem a camada mais visível da cultura organizacional, sempre se adequando aos novos valores da sociedade.
e. Nas empresas públicas não há cultura definida, uma vez que a cada troca de governo, mudam-se todos os valores
O gráfico abaixo representa a relação entre o tempo e a dificuldade de promover uma mudança comportamental em um grupo de pessoas. Ao estabelecer uma relação entre tempo para mudança e grau de dificuldade para ajustar a cultura organizacional, o gráfico acima demonstra que:
Escolha uma:
a. A opinião individual do funcionário interfere no clima organizacional, uma vez que é através de sua relação com o grupo que será estabelecido um bom ambiente de trabalho.
b. a atitude de um funcionário é mais difícil de ser mudada do que o comportamento de um grupo, uma vez que não precisa de consenso para ação
c. O tempo está diretamente relacionado à dificuldade da mudança cultural dentro das organizações, já que esta é o estágio mais avançado dentro de um processo de mudança comportamental. Correto
d. A cultura de uma empresa não precisa se limitar as ações de funcionários, ela deve ser imposta e seguida sem resistência ou demora.
e. O comportamento informal de um grupo não interfere na cultura, pois relações informais não são consideradas pelas empresas
A gestão por competências não é simplesmente uma forma de administrar, mas um meio muito eficaz de desenvolvimento de talentos nas empresas. Através dela podemos orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma organização eficaz, ou seja, aquela que atinge as suas metas e seus objetivos traçados.
Este tema tem recebido muita ênfase por ser de suma importância para o funcionamento com excelência das empresas. Ao negligenciar este tema, a empresa estaria abrindo mão de se tornar mais competitiva e de, inclusive, definir com clareza sua área de atuação mais forte no mercado. Duram (1999), divide as competências em três dimensões: conhecimento, habilidade e atitude. (Novaes, 2018)
Leia as frases abaixo:
I- O conhecimento é um dos mais importantes ativos que vamos construir no decorrer de nossas vidas e é extremamente relevante para organizações. Refere-se ao que fazer e por que fazer, tendo como característica principal o conhecer.
II- A Habilidade refere-se ao saber fazer, pois entre a teoria e a prática existe uma grande diferença. Quando adquirimos conhecimentos, devemos nos empenhar para colocá-los em prática a fim de desenvolver habilidades.
III- A Atitude é a junção do conhecimento e da habilidade que permitem o individuo colocar em pratica o que sabe.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I
b. I e III
c. I e II Correto
d. III
e. II e III
As empresas possuem uma grande necessidade de obter pessoas comprometidas com as suas atividades, pois, o cenário mundial está em constante mudança, como a globalização a revolução tecnológica e a complexidade das estruturas organizacionais.
Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Assertiva 1:
Atrair e manter talentos é o grande desafio da gestão de pessoas. O início deste desafio está em identificar a pessoa certa para o lugar certo nas empresas (PONTES, 2010).
Por que
Assertiva 2:
Com o processo de recrutamento e seleção de pessoas eficiente e eficaz, o setor de recursos humanos da empresa passa a poder caminhar com mais segurança na realização dos processos de gestão de pessoas, e isto é fundamental para que a empresa consiga se adaptar as ligeiras mudanças do cenário mundial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições falsa
A partir do texto acima e figura, assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os pressupostos básicos da cultura organizacional correspondem aos valores perseguidos pela organização e a forma de conviver de seus membros Correto
b. A cultura organizacional é composta, dentre outras coisas, principalmente por artefatos criados por funcionários dentro da própria empresa
c. A cultura organizacional corresponde aos elementos internos na organização e o clima aos elementos exógenos, não passíveis de modificação.
d. As pressuposições preconizadas pela organização constituem a camada mais visível da cultura organizacional, sempre se adequando aos novos valores da sociedade.
e. Nas empresas públicas não há cultura definida, uma vez que a cada troca de governo, mudam-se todos os valores
O gráfico abaixo representa a relação entre o tempo e a dificuldade de promover uma mudança comportamental em um grupo de pessoas. Ao estabelecer uma relação entre tempo para mudança e grau de dificuldade para ajustar a cultura organizacional, o gráfico acima demonstra que:
Escolha uma:
a. A opinião individual do funcionário interfere no clima organizacional, uma vez que é através de sua relação com o grupo que será estabelecido um bom ambiente de trabalho.
b. a atitude de um funcionário é mais difícil de ser mudada do que o comportamento de um grupo, uma vez que não precisa de consenso para ação
c. O tempo está diretamente relacionado à dificuldade da mudança cultural dentro das organizações, já que esta é o estágio mais avançado dentro de um processo de mudança comportamental. Correto
d. A cultura de uma empresa não precisa se limitar as ações de funcionários, ela deve ser imposta e seguida sem resistência ou demora.
e. O comportamento informal de um grupo não interfere na cultura, pois relações informais não são consideradas pelas empresas
A gestão por competências não é simplesmente uma forma de administrar, mas um meio muito eficaz de desenvolvimento de talentos nas empresas. Através dela podemos orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma organização eficaz, ou seja, aquela que atinge as suas metas e seus objetivos traçados.
Este tema tem recebido muita ênfase por ser de suma importância para o funcionamento com excelência das empresas. Ao negligenciar este tema, a empresa estaria abrindo mão de se tornar mais competitiva e de, inclusive, definir com clareza sua área de atuação mais forte no mercado. Duram (1999), divide as competências em três dimensões: conhecimento, habilidade e atitude. (Novaes, 2018)
Leia as frases abaixo:
I- O conhecimento é um dos mais importantes ativos que vamos construir no decorrer de nossas vidas e é extremamente relevante para organizações. Refere-se ao que fazer e por que fazer, tendo como característica principal o conhecer.
II- A Habilidade refere-se ao saber fazer, pois entre a teoria e a prática existe uma grande diferença. Quando adquirimos conhecimentos, devemos nos empenhar para colocá-los em prática a fim de desenvolver habilidades.
III- A Atitude é a junção do conhecimento e da habilidade que permitem o individuo colocar em pratica o que sabe.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I
b. I e III
c. I e II Correto
d. III
e. II e III
As empresas possuem uma grande necessidade de obter pessoas comprometidas com as suas atividades, pois, o cenário mundial está em constante mudança, como a globalização a revolução tecnológica e a complexidade das estruturas organizacionais.
Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Assertiva 1:
Atrair e manter talentos é o grande desafio da gestão de pessoas. O início deste desafio está em identificar a pessoa certa para o lugar certo nas empresas (PONTES, 2010).
Por que
Assertiva 2:
Com o processo de recrutamento e seleção de pessoas eficiente e eficaz, o setor de recursos humanos da empresa passa a poder caminhar com mais segurança na realização dos processos de gestão de pessoas, e isto é fundamental para que a empresa consiga se adaptar as ligeiras mudanças do cenário mundial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições falsa
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