Sistemas de Informações - Questões
Sistemas de Informações - Resolução de dúvidas |
Uma empresa não pode se tornar realmente global sem fazer um uso intensivo de uma ampla variedade de ferramentas disponibilizadas pela TI. Graças a ela, somos capazes de saber, em um curto período de tempo, o que se passa do outro lado do mundo.
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao mesmo tempo que a globalização tornou possível criar empreendimentos interconectados e expandir os negócios, trouxe a concorrência do outro lado do planeta para perto, isto é, reduziu as distâncias.
PORQUE
II. Empresas situadas em continentes diferentes podem ser concorrentes diretas, disputando o mesmo mercado. Diante desse cenário, torna-se ainda mais importante à presença da TI para alavancar os negócios empresariais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Correto
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) é constituída pelas tecnologias hardware, software, armazenagem de dados e comunicações e redes, juntamente com as pessoas necessárias para acioná-las e administrá-las. Representam recursos que podem ser compartilhados por toda a organização. Dentre as tecnologias mais revolucionárias do ponto de vista de negócios, de necessidade organizacional e de vantagem competitiva, destaca-se atualmente a de comunicações e de redes com a Internet, intranets, extranets e a World Wide Web (WWW).
Essas tecnologias estão forçando setores inteiros e líderes de mercado a mudar seus modelos de negócio, pois do contrário enfrentarão a falência.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir, sobre extranets.
Escolha uma:
a. É um serviço proporcionado pela Internet (usa os mesmos padrões tecnológicos) para armazenar, recuperar, formatar e mostrar informações no formato de uma página HTML.
b. São as intranets particulares que permitem o acesso de usuários autorizados fora da organização e têm o intuito de coordenar suas atividades com outras empresas. Correto
c. É a “rede de redes” global, que usa padrões universais, tais como o protocolo de comunicação TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e a linguagem de marcação de hipertextos HTML (Hypertext Markup Language).
d. Representam recursos que podem ser compartilhados por toda a organização
e. São redes corporativas internas baseadas na tecnologia de Internet e permitem o acesso de usuários internos e autorizados de uma organização.
Quando “falamos” de departamento de sistemas de informação, devemos “ter em mente” que este departamento é um fornecedor de serviços para os outros departamentos da empresa. Por isso, deve se relacionar com os profissionais de negócios que são o “link” entre os processos de negócios e os profissionais de informática que fazem a automatização dos processos de negócios utilizando-se da tecnologia da informação. Devemos sempre ter um dono para os processos de negócios, que é o responsável pela efetividade desses processos.
Com base no texto, avalie as afirmações sobre os “donos” dos processos de negócios, descritas a seguir:
I. Um processo com muitos donos não é tão preocupante quanto não ter um responsável.
II. O dono do processo tem a função de garantir a efetividade (eficiência e a eficácia) do processo na sua totalidade.
III. O dono do processo deve ser uma pessoa reconhecida por suas habilidades em lidar com as atividades que compõem o processo.
IV. Não é responsabilidade do dono do processo ser a ligação entre os responsáveis pelo negócio da organização e os profissionais de tecnologia da informação.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III e IV, apenas.
b. II e III, apenas. Correto
c. II e IV, apenas.
d. II, apenas.
e. III, apenas.
Um SLA (Service Level Agreement) é um acordo muito importante, já que auxilia tanto o cliente, que após um acordo tem mais confiança quanto ao serviço, quanto o provedor, que se organiza para estabelecer os prazos e metas. A gestão por acordos de nível de serviços está se tornando cada vez mais comum e a tendência é que sejam estabelecidos itens mínimos que devam constar em um acordo de nível de serviço por área, considerando as características de cada uma. A implantação da SLA, em conjunto com as melhores práticas da ITIL, tende a contribuir cada vez mais para o aumento da qualidade na prestação dos serviços.
Dessa forma, o ITIL atua como um parceiro da SLA, ajudando a garantir que os níveis de serviço sejam alcançados. Podemos dizer que a ITIL é:
Escolha uma:
a. o estabelecimento de um contrato entre uma organização e seus clientes.
b. quem permite avaliar o nível de qualidade do serviço, identificar tendências, eventos, exceções e restrições, tudo o que afeta o desempenho do serviço contratado
c. quem deverá estabelecer alguns parâmetros de avaliação, tais como: o tempo máximo de indisponibilidade do serviço, tempos de reparo, número de falhas (duração e frequência), tempo de resposta aos questionamentos colocados para o atendimento ao cliente etc.
d. um acordo de nível de serviço, que deve conter penalidades e incentivos.
e. um conjunto de melhores práticas na qual o SLA está inserido. Correto
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