Administração e o Administrador - Graduação Inteligente

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terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Administração e o Administrador


Conceito:
A administração está presente em todos os cenários de uma sociedade, seja no lar, na empresa e em diversas organizações da sociedade.
A administração é universalizada com objetivos focados a facilitar sua operacionalização não como um fim, mas um meio conciliador, tanto no entendimento como de sua condução, onde se buscam menores custos e maior qualidade como resultados dentro do cenário proposto.

Para começar, faça uma breve reflexão deste pequeno texto e guarde com você, pois certamente servirá para outras situações:

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia. (Willian Edwards Deming)

Pode-se considerar a administração como uma arte. Segundo Maximiano (2000), ela está ligada e dependente de habilidades e competências de pessoas. Algumas com mais ou menos talentos, desenvolvem seu papel no contexto global, despersonalizando a individualidade sobre o conjunto.

Segundo Chiavenatto (2003, p.26), “A administração é um produto típico do século XX (...) os papiros egípcios atribuídos à época de 1300 a.C. jáindicavam a importância da organização e administração da burocracia pública do antigo Egito”.

Administração hoje é uma das mais complexas áreas do conhecimento humano, cheia de desafios e complexidades, pois lida com Produção, Finanças, Pessoal, Marketing, em várias modalidades e especialidades da ciência administrativa.

A administração é focada na estratégia, na habilidade de fazer, na astúcia, na visão crítica e analítica, em conceber a operação antes de ser
realizada, em que a pergunta básica é quando, onde e porque fazer; não se deve confundir com a gestão, fase importantíssima nos resultados administrativos, que é a parte tática (tato = saber moldar, dar forma a), próxima dos conflitos e do paradigma.

Conceitos

Do Latim administratione, ação de administrar, princípios e normas para ordenação dos fatores de produção.

A administração como ciência, é um braço importante das ciências humanas, de relacionamento, ditos sociais, pois trata dos agrupamentos humanos; por isso, ciência da Administração –muitas áreas são hoje suas ciências de base e apoio, como a Matemática Financeira, a Contabilidade, a Estatística, igualmente importantes para a ciência da Administração, a Psicologia e a Sociologia. Sem, contudo, esquecermos da Informática e Tecnologia da Informação, bases da modernização na administração atual.

São muitos, amplos e distintos os conceitos de Administração, mas em concepções e atuações que levam à mesma direção e contexto. 

Como ciência social é aplicada e norteada por normas e funções disciplinadoras das funções gerais de produção. A Administração estuda e direciona empreendimentos e os recursos humanos com o objetivo de alcançar resultados eficazes com sustentabilidade de retornos diversos eacima de tudo com responsabilidade social.

Fayol foi um dos pioneiros em conceituar e em definir as funções básicas do administrador na empresa ou organização: planejar, organizar,
controlar, coordenar e comandar.

Outros conceitos de renomados autores:
  • Maximiano (2000, p. 25): “A administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos”.
  • Chiavenatto (2003): “É a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz”.
  • Heilborn Lacombe (2006, p. 48): “Conjunto de princípios e normas que têm por objetivo, planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os esforços de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum”.

Nota-se que, desde Fayol, os princípios básicos ainda permanecem na Administração atual, em que as variantes inseridas convergem às raízes principais que está no planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.

A nova administração requer mais que um profissional técnico, precisamos de gente com visão holística, que busque o desenvolvimento social, econômico e a sustentabilidade entre meio ambiente e produção. 

Segundo Maximiano (2000, p. 25): “Administração é um processo ou atividade dinâmica, consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administração (ou administrativo) é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum objetivo. A finalidade última do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio de aplicação de recursos”.

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