Para aprender, é necessário que a informação seja associada no nosso cérebro aos nossos conhecimentos prévios. Você não pode, por exemplo, imaginar uma flor azul sem o entendimento do que é uma flor e como é a cor azul.
O mapa mental parte desse mesmo princípio. Ele utiliza uma estrutura de ramificações que associa informações umas às outras.
O mapa mental ajuda a utilizar o potencial do seu cérebro ao máximo!
Por exemplo, ao fazer um planejamento, o mapa mental pode ajudar a representar todas as atividades necessárias. Além da visualização gráfica, que melhora o entendimento, também é possível listar todas as atividades mais simples das quais os passos dependem.
Graças à sua disposição hierárquica – com ideias que originam novas ideias – o mapa mental pode se tornar extremamente detalhado. Você entenderá isso muito melhor através do nosso passo a passo, encontrado mais à frente nesse artigo.
Como posso usar um mapa mental?
Um mapa mental, como mencionamos, possui muitas utilidades. Confira todas as situações onde essa ferramenta pode ser útil:
- Memorização: organiza um conteúdo de maneira espontânea, simulando as associações feitas naturalmente pelo seu cérebro e facilitando a evocação do conhecimento.
- Desenvolvimento da criatividade: por não possuírem uma estrutura linear, são ótimos para auxiliar processos criativos e de brainstorming.
- Solução de problemas: ajuda a visualizar e diagnosticar todos os aspectos e consequências de uma situação, criando um panorama que possibilita o melhor entendimento da mesma.
- Planejamento: possibilita encontrar todos os requisitos para realizar tarefas, ajudando a definir o que precisa ser feito para alcançar uma meta ou objetivo.
- Estruturação de projetos: seja qual for o projeto que você tem em mente, essa ferramenta pode ajudar a definir os passos necessários para realizá-lo.
Você pode utilizar um mapa mental para qualquer atividade. A seguir, você confere apenas alguns exemplos da versatilidade dessa ferramenta:
- Fazer anotações em aulas, substituindo caderno;
- Memorizar palestras, discursos, apresentações e seminários;
- Diagnosticar a causa de um problema;
- Encontrar soluções;
- Brainstorming;
- Planejamento de projetos;
- Definição de metas de curto, médio e longo prazo para um objetivo;
- Desenvolvimento criativo;
- Organização de tarefas, projetos e trabalhos.
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