Atividade 1 - Negócios Internacionais
Atividade 1 - Negócios Internacionais |
1. Sabemos que há diversas teorias de comércio internacional indo desde a teoria clássica de vantagem comparativa até a teoria neoclássica de Heckscher-Ohlin-Samuelson. Recentemente, novas teorias têm emergido com o propósito de explicar não somente as dinâmicas do comércio internacional, mas também a dinâmica do desenvolvimento tecnológico.
Um exemplo dessa tendência é o surgimento da teoria do ciclo de vida do produto, a qual tem como princípio:
Escolha uma:
a. Focar na inovação tecnológica dos produtos e dos processos produtivos para entender os padrões de comércio dos bens industrializados.
b. Analisar a diferença relativa da utilização dos fatores de produção (capital e trabalho) no comércio internacional.
c. Destacar a irrelevância da qualificação da mão de obra para a inovação tecnológica e, consequentemente, o comércio internacional.
d. Entender as desigualdades econômicas e tecnológicas entre as nações, e a irrelevância do comércio internacional para sua superação.
e. Olhar para a eficiência na produção, uma vez que menos insumo resulta em mais eficiência, como mostra a vantagem absoluta.
2. A globalização é um termo utilizado frequentemente para tratar da expansão do comércio internacional ocorrida durante o século XX. No entanto, especialistas consideram que a globalização não é um fenômeno que se restringe exclusivamente as trocas comerciais de produtos primários e manufaturados, pois esse processo abarca também outras esferas da sociedade, como a financeira e cultural.
Considerando a globalização financeira, avalie as afirmativas abaixo:
I. Essa globalização é resultado do próprio desenvolvimento das forças produtivas do capitalismo, que necessitam revolucionar constantemente suas bases materiais, de forma a que o sistema ganhe dinamismo e desenvolvimento.
II. Para analisar a globalização financeira é importante atentar para a participação de empresas e investidores internacionais com relação à diversidade geográfica de seus investimentos.
III. O aumento no número de fusões e aquisições é um indicativo interessante na análise de investimento externo direto que é um parâmetro da globalização financeira.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas II.
b. Apenas I
c. Apenas III
d. II e III
e. I e II
3. Uma empresa diferencia-se da concorrência se puder ser singular em alguma coisa valiosa para seus clientes, permitindo-lhes que se peça um preço prêmio. A singularidade de uma empresa em uma atividade de valor é determinada por uma série de condutores básicos que abrange desde o treinamento ao cliente até os fatores institucionais.
Todas as forças competitivas que englobam as regras de concorrência são:
Escolha uma:
a. Ameaça de substitutos; Poder de negociação com os compradores; Poder de negociação com os fornecedores; Isonomia entre os concorrentes.
b. Entrada de novos concorrentes; Ameaça de substitutos; Barganha com compradores; Barganha com os fornecedores, Rivalidade entre concorrentes existentes.
c. Entrada de novos concorrentes; Ameaça de produtos; Barganha com os compradores; Barganha com os fornecedores; Complementação.
d. Entrada de novos concorrentes; Ameaça de substitutos; Poder de negociação dos compradores; Barganha com os fornecedores.
e. Saída de novos concorrentes; Ameaça de substitutos; Poder de negociação com os compradores; Poder de negociação com os fornecedores; Isonomia entre os concorrentes.
4. A internacionalização pode trazer significativos ganhos financeiros para as empresas. Porém, sabe-se que para isso é necessário a elaboração de uma estratégia adequada, na qual se considere os diferentes modos de entrada: exportação, licenciamento, alianças estratégicas, aquisições e fusões e implantação de uma nova subsidiária integral.
A internacionalização normalmente resulta nas seguintes vantagens:
Escolha uma:
a. Economia de escala; melhoria da produção; competitividade nos preços; aumento de riscos
b. Economia de consumo; aprimoramento dos serviços; maior rentabilidade na precificação; elevação de riscos.
c. Economia no consumo; aprimoramento da produção; maior renda humana; aumento de riscos.
d. Economia de escala; melhoria no nível do consumidor; competitividade nos preços; diversificação de riscos.
e. Economia de escala; aprimoramento da produção; maior rentabilidade na precificação; diversificação de riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário