Atividade 1 - Planejamento e Gestão Estratégica
Atividade 1 - Planejamento e Gestão Estratégica |
1. A era da tecnologia deu maior ênfase ao conhecimento. Houve mudanças nas regras do jogo mundial, onde competem empresas nacionais, multinacionais e transnacionais. Uma das mudanças foi o aumento da competitividade, em nível internacional. Essas mudanças trouxe um sistema econômico internacionalmente integrado, a expansão da demanda e da produção dependerá da competitividade de cada unidade econômica e de sua localização em um determinado cenário institucional. Surgiram algumas ondas de mudança que foram responsáveis pelas novas “regras do jogo” do mercado internacional, sendo que uma dessas agrega maior valor nas atividades inteligentes. Pois, as atividades rotineiras e manuais de produção passam a ser cada vez menos importantes, e podem ser exportadas para outros países, com mão de obra menos qualificada.
Indique a opção que melhor representa essa mudança estratégica.
Escolha uma:
a. Novos entrantes de mercado promovendo maior concorrência.
b. Advento da economia baseada em conhecimento.
c. Automatização dos processos e técnicas e redução de mão de obra.
d. Globalização dos mercados e da produção.
e. Passagem de um regime de mercado vendedor para comprador.
2. Há inúmeras definições de estratégia. Uma estratégia é uma configuração de atividades internamente coerente que distingue uma empresa de seus rivais. A estratégia envolve a criação de uma posição única por meio de um conjunto de atividades desempenhadas. A estratégia significa a empresa ser única no conjunto de atividades por ela desempenhadas e também implica na ideia de ocupação de uma posição no mercado.
Avalie as alternativas:
I - Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente.
II - Estratégia é criar situações para retornos econômicos e descobrir maneiras de sustenta-las.
III - Conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido em determinado período de tempo.
Indique a opção correta:
Escolha uma:
a. I e III
b. I, apenas
c. II e III
d. I, II e III
e. I e II
3. Em relação à estratégia, não há uma definição única aceita por todos os estudiosos do assunto. Aliás, já foram formuladas muitas definições para o termo ao longo do tempo. O professor Henry Mintzberg, a fim de contribuir para a compreensão do assunto, apresentou cinco definições de estratégias, os chamados 5P´S: plano, padrão, posição, perspectiva e pretexto.
Indique a opção correta.
Escolha uma:
a. A estratégia como padrão: nesta definição, a estratégia é entendida como um padrão de ações unificados.
b. A estratégia como posição: é entendida como: posição de liderança, posição reativa ou posição emergencial.
c. A estratégia como propaganda: nesta definição, a estratégia é focada na divulgação dos produtos e serviços.
d. A estratégia como perspectiva: este modelo não apresenta nenhuma ação pré-definida.
e. A estratégia como plano: nesta definição, estratégia é entendida como uma direção ou curso de ação.
4. Não existe uma definição única de estratégia que seja aceita universalmente. O termo é complexo, multidimensional e assume vários sentidos. Compreender esses diversos significados permite, como gestor de empresas, esteja mais bem preparado para identificar as estratégias dos concorrentes e para formular as da sua empresa. Outra distinção importante que você deve saber diz respeito às estratégias deliberadas e estratégias emergentes. Foi o professor Henry Mintzberg (2001), mais uma vez, quem elaborou esses dois conceitos a fim de tornar mais claro, em nossas cabeças, as características das estratégias.
Indique a alternativa correta, levando em consideração as Estratégicas Deliberadas e a promoção de vantagem competitiva.
Escolha uma:
a. As estratégias emergentes possuem um plano tático e operacional bem definido e adequado ao ambiente onde a organização está inserida.
b. As Estratégias Deliberadas e as Estratégias Emergentes foram concebidas pelo Prof. Michael Porter, quando realizou estudos na Universidade de Harvard em 1989
c. As Estratégias Deliberadas surgem ao longo do tempo sem a intenção ou formulação expressa.
d. As Estratégias Deliberativas podem ter finalidades emergentes ou de vantagem competitiva.
e. Estratégias deliberadas são aquelas que foram formuladas intencionalmente e levadas a cabo, ou seja, foram realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário