KLS Composto Mercadológico - Unidade 1 - Respostas - Graduação Inteligente

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quarta-feira, 19 de abril de 2017

KLS Composto Mercadológico - Unidade 1 - Respostas

KLS Composto Mercadológico - Unidade 1 - Respostas


A empresa Starbucks desejava ampliar seu mix de produtos e lançou alguns sorvetes com sabores dos frappuccinos que são vendidos em suas lojas. Isso se trata de um exemplo de: 
Escolha uma:
a. Co-branding.
b. Marca registrada.
c. Extensão de marca. 
d. Variações de marca.
e. Estratégia de produto.



Uma pesquisa realizada pela Research Internacional, para a Associação Brasileira de Embalagens – Abre, apontou que o consumidor leva em conta os aspectos estéticos de uma embalagem:
Escolha uma:
a. Proteção e cor.
b. Praticidade e conservação.
c. Aparência, cor e formato. 
d. Aparência, cor e marca.
e. Comodidade e facilidade de uso.

A matriz BCG é uma ferramenta de monitoramento e gerenciamento das estratégicas do portfólio de uma organização e os cenários futuros de crescimento. Analise as afirmações abaixo e
assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A matriz classifica em market share e índice de crescimento do mercado em vaca leiteira, produtos que ainda não conseguiram gerar grandes vendas.
b. A matriz classifica em market share e índice de crescimento do mercado em estrela, produtos que geram um lucro maior e que necessitam de investimentos para manter boas vendas. 
c. A matriz classifica em market share e índice de crescimento do mercado em estrela, produtos que ainda não conseguiram gerar grandes vendas.
d. A matriz classifica em market share e índice de crescimento do mercado em ponto de interrogação, produtos que já conseguiram gerar grandes vendas.
e. A matriz classifica em segmento e índice de crescimento do mercado em estrela, produtos que geram um lucro maior e que necessitam de investimentos para manter boas vendas.

A qualidade dos produtos e serviços está vinculada ao valor percebido pelo cliente. Sendo assim, qual é a fórmula da balança do valor percebido?
Escolha uma:
a. Benefícios em comparação aos custos. 
b. Posição em relação aos concorrentes.
c. Bens, serviços e trabalho.
d. Prazo de venda em comparação ao lucro.
e. Ótimos rendimentos com relação ao mercado.

Qual a diferencia entre um produto e um serviço? 
Escolha uma:
a. Eles não têm diferenças, são a mesma coisa.
b. O primeiro mostra a rentabilidade e o segundo as táticas mercadológicas.
c. Um faz parte do ciclo na introdução e o outro no declínio.
d. Um é tangível e o outro intangível. 
e. Ambos adotam modalidades analíticas.

A empresa Starbucks desejava ampliar seu mix de produtos e lançou alguns sorvetes com sabores dos frappuccinos que são vendidos em suas lojas. Isso se trata de um exemplo de: 
Escolha uma:
a. Variações de marca.
b. Extensão de marca. 
c. Marca registrada.
d. Estratégia de produto.
e. Co-branding.

Por que a inovação no marketing de serviços é essencial para empresas e para os países? 
Escolha uma:
a. Promove os países.
b. Importante para as empresas e para o PIB do país. 
c. Garantem a estratégia da organização.
d. Organiza o valor emocional do serviço.
e. Gera a intangibilidade.

O marketing de serviço tem como objetivo:
Escolha uma:
a. Aplicar a filosofia do marketing.
b. Utilizar tecnologia como diferencial.
c. Aumentar a satisfação do cliente. 
d. Proteger as evidências da intangibilidade.
e. Criar barreiras para novos entrantes.

Os serviços são intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Cada uma dessas características representa desafios e requer certas estratégias. De que maneiras os profissionais de marketing devem agir?
Escolha uma:
a. Eles devem tornar tangível o intangível. 
b. Assumindo uma posição de organizador dos serviços.
c. Investimento em propaganda e publicidade.
d. Unindo o serviço a uma marca.
e. Gerando novos portfólios. 

Entre as cinco dimensões genéricas, explique a confiabilidade:
Escolha uma:
a. Conhecimento e cortesia de funcionários e sua habilidade de transmitir confiança e segurança.
b. Habilidade de prestar o serviço de modo confiável e exatamente como prometido. 
c. Disposição de ajudar os clientes e fornecer pronto serviço.
d. Atenção individualizada dispensada aos clientes.
e. Aparência física, equipamentos, funcionários e material de comunicação.

Para que o prestador de serviço possa oferecer o melhor suporte, o que é necessário que ele faça?
Escolha uma:
a. Criar ofertas que possam ser comercializadas.
b. Entender as necessidades e desejos de seus consumidores.
c. Disponibilizar o mesmo serviço que todos competidores oferecem.
d. Identificar e ofertar serviços que os consumidores dão valor. 
e. Reconhecer os benefícios dos produtos.

A perecibilidade em serviços significa:
Escolha uma:
a. O fluxo de procedimentos e metodologias de trabalho.
b. A produtividade e qualidade das organizações.
c. Os envolvidos direta e indiretamente.
d. As estratégias de comunicação e divulgação dos serviços.
e.  A ausência de armazenamento. 

A empresa Starbucks desejava ampliar seu mix de produtos e lançou alguns sorvetes com sabores dos frappuccinos que são vendidos em suas lojas. Isso se trata de um exemplo de:  
Escolha uma:
a. Extensão de marca 
b. Variações de marca.
c. Co-branding.
d. Estratégia de produto
e. Marca registrada.

Uma pesquisa realizada pela Research Internacional, para a Associação Brasileira de Embalagens – Abre, apontou que o consumidor leva em conta os aspectos estéticos de uma embalagem:
Escolha uma:
a. Aparência, cor e marca.
b. Proteção e cor.
c. Aparência, cor e formato. 
d. Comodidade e facilidade de uso.
e. Praticidade e conservação.

A marca de um produto tem como principal função:
Escolha uma:
a. Descreve a ação realizada por publicitários dando condições do desenvolvimento em campanhas de vendas.
b. Diferenciar o produto de outro igual, semelhante ou similar. 
c. Lembra ao consumidor do produto de outros competidores.
d. Oferecer um nome pelo qual o consumidor poderá identificar os produtos de novos competidores, fabricados por diferentes empresas do setor industrial.
e. Desviar a atenção do público-alvo da razão social do fabricante.

Na etapa da lealdade da marca, qual é o comportamento do consumidor?
Escolha uma:
a. Perceber a marca como a sua melhor opção e, por isso, compra-la ou nenhuma outra. 
b. Aceitar a marca com restrições, podendo verificar as outras.
c. Encontra um ponto de venda e ofertas especiais
d. Relacionar um produto específico à marca.
e. Considerar a marca em análise como uma alternativa a ser considerada.

Complete com uma das opções, a seguinte afirmação: O setor de hiper e supermercados tem evoluído e desenvolvido estratégias relevantes para se destacarem no mercado, ___________________________.  
Escolha uma:
a. Aumentando ações de massificação do consumidor
b. Pulverizando o faturamento com outras empresas do setor.
c. Melhorando a tecnologia para controlar seus estoques e formas de pagamento.
d. Aumentando o número de marcas próprias, que são produtos vendidos somente em suas redes. 
e. Entrando em novos mercados, onde há restrições e investimentos.

Existem conceitos a respeito de marca, entretanto, o que significa uma marca comercial?
Escolha uma:
a. Uma marca pertencente do dia supermercados.
b. Um produto genérico com características próprias.
c. Uma marca legalmente depositada no INPI.
d. Um nome legal que uma organização usa para exercer suas atividades. 
e. Um produto com processo de reconhecimento.

Os produtos têm vida limitada e desde o seu surgimento, eles passam por fases distintas, motivando a lucratividade que cresce ou diminui de acordo com suas fases e estratégias – esse ciclo é dividido em quatro fases. Qual das opções abaixo que não fazem parte do CVP?
Escolha uma:
a. Oportunidade. 
b. Maturidade.
c. Introdução.
d. Crescimento.
e. Declínio.

A empresa “Cozinha Bem”, do setor de fogões domésticos e industriais, tem sofrido com as baixas vendas e com consumidores cada vez mais exigentes. Eles perceberam que inovação tornou-se essencial para a continuidade da empresa. Por este motivo eles começaram a pensar no desenvolvimento de novos produtos, mas isso levaria tempo e recursos que eles não têm. O que você sugere?
Escolha uma:
a. Buscar financiamento bancário para iniciarem os protótipos do novo produto.
b. Sair do segmento e entrar em novo segmento com um número menor de competidores.
c. Revisar a própria linha de produtos, modificá-los e aprimorar alguns dos produtos. 
d. Contratar mais profissionais de pesquisa e desenvolvimento e demitir os atuais.
e. Copiar o modelo dos concorrentes e fazer uma revisão, para depois lança-lo.

O Ciclo de Vida dos produtos ou serviços possuem quatro estágios. De acordo com o estágio temos uma definição. Desta forma, assinale a seguir qual das afirmações está correta.
Escolha uma:
a. No estágio da introdução, a organização deve privilegiar estratégias voltadas para aumentar os pontos de vendas e promoção dos produtos. 
b. No estágio da maturidade o volume de vendas aumenta, por causa disso, as empresas devem desenvolver estratégias para que os custos se mantenham instáveis.
c. No estágio do pré-lançamento, o volume de vendas é inexistente e o lucro é estável.
d. No estágio do declínio, a procura pelos produtos diminui notadamente, e, nesse instante, as empresas necessitam criar estratégias que promovam os produtos.

Parte superior do formulário
Atualmente as organizações têm percebido que o mercado é muito dinâmico e que num prazo de tempo muito pequeno muitos produtos acabam tendo um ciclo de vida encurtado, sendo substituídos por novos itens. As empresas precisam estar atentas para:
Escolha uma:
a. Observar e compreender as mudanças, antecipando o planejamento e assim, evitando surpresas. 
b.
s produtos sempre que isto acontecer. 
Entender que isso é algo natural dos tempos atuais.
c. Desenvolver novos produtos sempre que isto acontecer.
d. Deixar os clientes substituírem por outros produtos sem valor.
e. Atualmente as organizações têm percebido que o mercado é muito dinâmico e que num prazo de tempo muito pequeno muitos produtos acabam tendo um ciclo de vida encurtado, sendo substituídos por novos itens. As empresas precisam estar atentas para:
Parte inferior do formulário

Aprimoramento de produtos, modificações ou produtos originais podem ser classificados como:
Escolha uma:
a. Projetos. 
b. Protótipos
c. Novos Produtos. 
d. Extensão de Marca.
e. Extensão de Linha.

O que representa o valor percebido por um consumidor em relação a um produto?
Escolha uma:
a. Custo, crescimento ou funcionalidade.
b. Benefícios visuais, criativos ou simbólicos.
c. Benefícios funcionais, simbólicos e emocionais. 
d. Crescimento, maturidade ou declínio.
e. Valor monetário, investimento ou criação. 

Umas das estratégias importantes da Gestão Mercadológica é a segmentação de mercado que proporciona ao gestor uma melhor identificação do seu público e de suas necessidades e desejos, para assim, poder oferecer de modo correto o que o consumidor espera do produto ou serviço. De acordo com o dicionário Aurélio, segmentar é cortar, dividir em segmentos ou que é formado de muitos segmentos. Uma empresa ao segmentar poderá optar por mais de um tipo de segmentação.
Pensando nisso, as lojas de roupas C&A, Riachuelo e Renner famosas no varejo brasileiro se destacam pela oferta de produtos com preços atrativos. Que tipo de segmentação é realizado por essas empresas?
Escolha uma:
a. Comportamental e Demográfica
b. Geográfica e Comportamental.
c. Demográfica e Psicográfica.
d. Geográfica e Demográfica. 
e. Comportamental e Psicográfica.

Muitas instituições financeiras têm investido para oferecer aos seus clientes maior comodidade e conveniência, por isso, algumas instituições têm visto que os serviços online têm servido como diferencial no momento da escolha de um banco. O Banco Itaú pensando nisso desenvolveu um ambiente dentro da sua internet banking soluções para que seus clientes possam solicitar financiamento imobiliário, onde o cliente poderá inclusive enviar toda a documentação via upload – isso garante ao cliente tranquilidade e acompanhamento do status da contratação.
Para que haja uma experiência online atraente e segura, são necessários:
Escolha uma:
a. Confiabilidade, satisfação, entrega, segurança, privacidade, produto e atendimento ao cliente.
b. Satisfação, design do site, segurança, produto, privacidade e atendimento ao cliente.
c. Design do site, segurança e privacidade.
d. Confiabilidade, satisfação, design do site, segurança, privacidade e atendimento ao cliente. 
e. Confiabilidade, satisfação, entrega, recebimento, produto e privacidade.

Algumas empresas perceberam que existia uma oportunidade de mercado e começaram a investir na criação de marcas que anteriormente no Brasil eram percebidas pelo consumidor como uma segunda linha e que competiam apenas por preço. Foi pensando nessa oportunidade que o grupo Pão de Açúcar realizou uma pesquisa e identificou que havia um determinado público que se preocupava em levar uma vida mais saudável, foi quando criaram em 2005 a marca Taeq.
De acordo com o texto-base, assinale que tipo de marca foi criada pelo grupo Pão de Açúcar?
Escolha uma:
a. Marca própria. 
b. Marca genérica.
c. Marca geral.
d. Marca do fabricante.
e. Marca industrial.

Quando o consumidor pensa na marca Ford, provavelmente será levado a se lembrar de um veículo ou do seu fundador Henry Ford, entretanto, desde 2013 é possível encontrar eletrodomésticos da marca e, hoje a marca estampa desde aparelhos como batedeiras até fornos elétricos aqui no Brasil em parceria com a marca NKS que é a única responsável pelo risco do negócio. O mesmo acontece com a marca Yakult reconhecida por vender o leite desnatado, fermentado que leva o nome da empresa e que também possui uma marca de cosméticos. Trabalhar esse tipo de estratégia pode parecer simples, porque a marca já possui um conhecimento por parte do consumidor, entretanto deve haver alguma coerência porque os consumidores já conhecem os atributos do produto e o que esperam dela.
Que tipo de estratégia é utilizada pelas marcas indicadas no texto-base? 
Escolha uma:
a. Extensão de linha: a empresa entra com uma marca nova em uma categoria de produtos novos.
b. Extensão de marca: a empresa desenvolve novas marcas.
c. Extensão de marca: a empresa entra com uma marca existente em uma categoria de produtos novos. 
d. Extensão de linha: a empresa entra em categorias de produtos existentes.
e. Extensão de linha: a empresa entra com uma marca existente em uma categoria de produtos novos.

Os produtos ou serviços vivenciam um ciclo de vida e em cada uma delas existe diferenciais, desde a entrada de competidores, até o consumo ou mesmo lucratividade aumentada ou diminuída. Uma empresa do setor de achocolatado tem percebido que houve um desaquecimento no crescimento das vendas, ou seja, ainda existe um crescimento, mas ele acontece em um ritmo muito lento.
Qual é a fase do ciclo de vida apresentada na empresa de achocolatado e que estratégia pode ser trabalhada?
Escolha uma:
a. Crescimento -  descobrir novas utilizações.
b. Introdução – entrando em novos segmentos.
c. Introdução – forte concorrência.
d. Declínio – progresso tecnológico.
e. Maturidade – converter não usuários. 


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