KLS Composto Mercadológico - Unidade 2 - Respostas
Qual dos produtos abaixo tem maior
probabilidade de que seja vendido por meio de uma estratégia de distribuição
exclusiva?
Escolha uma:
a. Eletrodomésticos
b. Combustível
c. Medicamentos
d. Malas de
grife
e. Bebidas
alcoólicas
As empresas podem idealizar os seus
canais de venda e cada um deles executam um tipo de esforço para levar o
produto até o consumidor – e essa ação é chamada “nível de canal”. Quanto um
produto passar por um distribuidor, depois varejista e chega nas mãos do
consumidor, isso é chamado:
Escolha uma:
a. Canal duplo
b. Canal produtivo
c. Canal
estendido
d. Canal limitado
duplo
e. Canal direto
Leia as alternativas e assinale a
opção correta. É função do canal:
Escolha uma:
a. Desenvolver
estratégias de precificação para que não haja percas e retrabalhos.
b. Desenvolver
canais sólidos que serão trabalhados apenas por revendedores.
c. Inviabilizar a
continuidade do negócio e extensões.
d. Assumir todos os
riscos da operação: inadimplência, perdas e fatores que oneram a empresa.
e. Competir com os
fabricantes e canais mais desenvolvidos.
Enunciado: (EXAME,
2013) ...nos períodos em que os consumidores estão naturalmente mais dispostos
a comprar, como nas trocas de estação, os descontos podem ser um estímulo
adicional para que eles levem mais produtos para casa, aumentando o valor do
tíquete médio. A promoção também pode funcionar como uma propaganda barata dos
novos produtos. Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/59/noticias/como-fazer-promocoes-com-mais-resultados-e-menos-gastos. Acessado em 21
jun 2016.
Conforme observado no texto, os
canais de distribuição realizam diversos fluxos de atividade. Um deles é o
fluxo de promoções, que tem como objetivo:
Escolha uma:
a. movimentação do
fluxo de saída e retorno dos concorrentes e das decisões dos participantes do
canal;
b. efetuar
pagamentos e recursos financeiros e das decisões dos participantes do canal;
c. alimentação do
composto mercadológico e das decisões dos participantes do canal;
d. movimentação dos
bens do canal e das decisões dos participantes do canal;
e. informar e
influenciar de forma persuasiva as decisões dos participantes do canal.
O que é um canal de distribuição?
Escolha uma:
a. um canal que
gera competição entre mercadorias e consumidores, buscando intermediários que
tenham reputação;
b. uma cadeia ou
conjunto de empresas que desempenham atividades para concretizar ações de
marketing.
c. uma cadeia que
gera conexão e acordo com ponto de venda de acordo com o fabricante e
consumidor;
d. um canal
determinado a gerar relacionamento com o fabricante e contribuir para a
produção de novos itens;
e. um canal
diretamente ligado ao consumidor e que proporciona pagamento com cartão de
crédito mesmo com inadimplência;
A Laticínio Vida Nova, que iniciou
suas atividades em 2013, comercializa todos os derivados de leite na cidade em
que está situada. Agora que já está bem estabelecida quer aumentar suas vendas,
mas já está desenvolvendo um estudo com seu grande mercado. O leite em pó e
leite condensado serão os primeiros produtos neste aumento de distribuição.
Neste contexto, sabemos que quando m grande supermercado entra em negociação
com seus fornecedores tem a preocupação com o prazo da entrega da mercadoria.
Esta preocupação é verificada na comercialização de produtos de baixo custo e
itens de compra frequente. Neste caso, que tipo de distribuição é a mais
conveniente?
Escolha uma:
a. Exclusiva;
b. Intensiva;
c. Seletiva;
d. Maturidade;
e. Persuasiva.
O que são pontos de vendas mistos?
Escolha uma:
a. São pontos onde
existe a presença de atendentes.
b. São pontos que
possuem máquinas de venda automática.
c. São pontos de
vendas com ou sem a presença de uma loja física.
d. São pontos
voltados ao serviço aos clientes.
e. São pontos onde
os clientes processam suas compras.
O que são pontos de vendas mistos?
Escolha uma:
a. São pontos que
possuem máquinas de venda automática.
b. São pontos de
vendas com ou sem a presença de uma loja física.
c. São pontos onde
os clientes processam suas compras.
d. São pontos
voltados ao serviço aos clientes.
e. São pontos onde
existe a presença de atendentes.
Alguns autores dizem que a logística
é uma função muito importante e pouco explorada pelos gestores, porque muitos
pensam em produzir, reduzir custos e pouco pensam em que seja um processo
sustentável. Como a atividade logística é dividida?
Escolha uma:
a. Oferecer custos
com sinergia com o mercado.
b. Gerar produtos,
serviços, custo flexível, perfeito e com processo adequado.
c. Levar até o
cliente, custo flexível, perfeito nos serviços e com processo adequado.
d. Expandir o varejo
com ações de logística.
e. Melhorar o nível
de conhecimento e atendimento aos consumidores.
Ricardo tem uma consultoria
internacional e ele representa empresas nacionais do segmento de pintura
automotiva. Ele tem representado uma empresa, tentando fechar negócio com
empresários do leste europeu. Assim que o negócio for fechado ele receberá
comissão do fabricante local pela transação comercial. Qual é a função da
empresa de Ricardo?
Escolha uma:
a. PDV – Ponto de
Venda.
b. Atacadista.
c. Autosserviço.
d. Logística.
e.
Operador/Corretor.
Dentro do processo de comercialização
dos produtos, qual seria a função de um atacado/ atacadista?
Escolha uma:
a. Comercializar
produtos para revendas e uso industrial.
b. Melhorar o checkout.
c. Criar um ponto
de venda atrativo para a comercialização de seus produtos.
d. Expandir as
redes sociais.
e. Implantar
máquina de venda automática.
Uma empresa quando precisa definir
como será o seu processo logístico, precisará ajustar como ele será. Quais são
as medidas mais importantes antes dessa definição?
Escolha uma:
a. Pedidos,
armazenagem, serviço e transporte.
b. Enfoque,
estocagem e transporte.
c. Compras,
armazenagem, estocagem e transporte.
d. Pedido,
armazenagem e modais.
e. Pedidos, armazenagem,
estocagem e transporte.
“...Quando a
Carminha, personagem de destaque da novela Avenida Brasil, tomou um
picolé Magnum no horário nobre da TV aberta, provocou um pico de vendas
impressionante do produto naquela semana. Mas o que pouca gente sabe é que, por
trás dessa ação de marketing de mídia, há outras igualmente importantes que
podem ter influenciado esse boom.”
Verificar se o
produto tem um abastecimento relevante no varejo, um preço atrativo e está
posicionado corretamente na loja, isso contribui paralelamente para o bom
resultado”. Portanto, o papel do _______________ nesse caso é pensar em ações
com foco no ponto de venda.
Fonte: Na Prática.
Disponível em: https://www.napratica.org.br/unilever-na-pratica-o-dia-a-dia-de-um-profissional-de-trade-marketing/. Acesso em:
06/07/2016
Escolha uma:
a. Trade
marketing
b. Marketing
Indireto
c. Marketing direto
d. Merchandising
e. Shopper.
Fonte: http://plugcitarios.com/2013/04/10/12-acoes-de-merchandising-criativas/. Acesso em:
01/07/2016.
Observando a figura acima, como
podemos definir está ação de marketing?
Escolha uma:
a. Maximarketing.
b. Merchandising.
c. Mark up em
cadeia.
d. Marketplace.
e. Market-in.
A novela Avenida
Brasil exibida em 2012, realizou 154 anúncios adequados a trama da novela.
Foram várias marcar dispostas a promover seus produtos.
No Brasil esta ação é chamada
erroneamente de:
Escolha uma:
a. Selling-out
b. Checkstand
c. Merchandising.
d. Shopper
e. Trade
marketing
Os consumidores têm
modificado seus hábitos e vem quebrando barreiras e buscando cada vez mais por
novidades. Por isso, o mercado deve estar atento para conseguir
interpretar todas essas mudanças e integrar as vendas.
Desta forma, podemos dizer que essa é
uma ação de:
Escolha uma:
a. Trade marketing.
b. Selling-out
c. Selling-in
d. Blogs
e. Shopper.
Existe uma infinidade de
entendimentos do que seja merchandising. Para os profissionais que atuam em
agências de propagandas criaram o seu conceito, que é:
Escolha uma:
a. Criação,
fabricação e entrega de peças publicitárias.
b. Criação de
faixas, displays e móbiles.
c. Criação,
armazenagem e futuramente entrega de peças e displays.
d. Criação e
produção de peças e materiais de PDV.
e. Criação e fabricação
de peças e materiais de e-commerce.
O trade tem a função de integrar as
vendas, colocando o produto à disposição com o propósito de impulsionar e
disseminar o produto aos consumidores do canal auxiliando nas vendas. O que
essa ação representa?
Escolha uma:
a. Selling-in e selling-out.
b. Serviços de
Compra
c. Dispenser e wobbler.
d. Selling-in e
venda indireto.
e. Selling-out
e shopper
Existem muitos termos que conceituam
o comércio eletrônico e suas modalidades, entre eles B2B, B2C, etc. O que
significa B2I?
Escolha uma:
a. Business
to Increase (Negócios para Aumento)
b. Business
to Inscription (Negócios para Inscrição)
c. Business
to Inquire (Negócios para Investigar)
d. Business
to Inform (Negócios para Informação)
e. Business
to Institutions (Negócios para Instituições)
O comércio eletrônico é também
conhecido como varejo eletrônico, ele necessita para ter sucesso de uma
interação através de uma loja virtual. Qual é o procedimento realizado para que
o empreendedor tenha sucesso com sua loja?
Escolha uma:
a. catálogo de
produtos, conferência do cliente, pagamento, frete, ambiente seguro, envio
mercadoria, gerenciamento dados do cliente.
b. catálogo de
produtos, conferência do pedido, pagamento, frete, envio mercadoria, gerenciamento
dados dos concorrentes.
c. catálogo de
produtos, conferência do pedido, frete e suas opções, valor frete, ambiente
seguro, envio mercadoria, gerenciamento dados do cliente.
d. catálogo de
produtos, conferência do pedido, pagamento do frete, ambiente seguro, envio
mercadoria, gerenciamento dados do cliente.
e. catálogo de
produtos, conferência do pedido, pagamento, frete, ambiente seguro, envio
mercadoria, gerenciamento dados do cliente.
Leia as afirmações
abaixo:
I – No marketing
digital existe uma convivência constante entre a empresa e seus consumidores,
utilizando todos os canais disponíveis.
II – As redes
sociais já existem há muito tempo e nelas os participantes tratam de temas
relacionados ao interesse deles.
III – O e-procurement é
utilizado para vender para o governo.
IV – As empresas
utilizam o e-mail marketing para enviar mensagens para o maior número possível
de consumidores com regularidade.
Assinale abaixo qual a alternativa
com a(s) afirmação(ões) correta(s):
Escolha uma:
a. Somente as
afirmações III e IV.
b. Somente as
afirmações I, II e IV.
c. Somente as
afirmações I e II.
d. Somente as
afirmações II e IV.
e. Somente as
afirmações I, II e III.
Muitas vezes os
responsáveis pela criação e manutenção de uma loja virtual, são profissionais
altamente capacitados em tecnologia da informação, porem não possuem
conhecimentos sólidos sobre marketing e comportamento do consumidor.
Em uma loja física existe a presença
de um vendedor que poderá perceber o que atrai o consumidor, entretanto em um
ambiente virtual muitos entram, mas não finalizam a compra. O que é importante
fazer nesses casos?
Escolha uma:
a. Desenvolver
peças publicitárias voltadas para o e-commerce
b. Criar e
fortalecer relações com os consumidores antes e depois da compra.
c. Investir em
tecnologia e em marketing.
d. Investir em
vale-compra e ações de publicidade.
e. Construir um
processo de consumo.
Qual é a forma de entendimento da
palavra e-commerce ou comércio eletrônico?
Escolha uma:
a. Processo de
compra, venda e troca de produtos, serviços e informações pela internet.
b. Facilidade de
mensuração de resultados pela internet.
c. É um processo
comercial onde a tecnologia é importante nesse entendimento.
d. É possível
entender como sendo a abreviaturas WWW (World Wide Web).
e. Menor custo e
maior comunicação junto ao consumidor que acessa smartphones.
Porque é utilizada a régua de
relacionamento/comunicação pelas empresas do varejo online?
Escolha uma:
a. Para diferenciar
uma empresa dos seus concorrentes.
b. Para criar uma
abordagem assertiva.
c. Para desenvolver
uma comunicação virtual.
d. Para gerar
relacionamento de pessoa para pessoa (criar confiança e empatia).
e. Para desenvolver
a marca e seus atributos.
O canal de
distribuição tem um papel importante para os fabricantes – são eles os
responsáveis por transferir os produtos para os consumidores – eles facilitam e
muito, porque seria inviável a continuidade do negócio em alguns segmentos.
De acordo com o
texto, leia as afirmações abaixo com relação a importância do papel do canal de
distribuição:
I – Proporcionar
aos consumidores condições de pagamento.
II – Criar e
aprimorar mensagens que estimulem a compra.
III – Repassar
todos os riscos da operação para o fabricante.
IV – Negociar e
oferecer precificação adequada ao consumidor.
V – Ter o máximo de
informações do ambiente de marketing.
Assinale abaixo a alternativa com
a(s) afirmação(ões) correta(s).
Escolha uma:
a. Somente a
questão IV
b. Somente a
questão I, III, IV e V.
c. Somente as
questões II, IV e V.
d. Somente as
questões I, II, IV e V.
e. Somente as
questões I, II e IV.
O marketing possui
muitas atividades que se relacionam e auxiliam na construção de produtos e
marcas fortes. Algumas organizações de varejo desconhecem ou confundem as ações
que realizam no ponto de vendas, por desconhecerem o real conceito ou se
confundirem.
Como são chamadas as ações que
trabalhadas para identificar, ambientar, desenvolver as marcas, produtos e
serviços no PDV e também auxiliam criando uma melhor forma de visibilidade do
produto para que assim haja um maior consumo dos produtos?
Escolha uma:
a. Merchandising
b. Régua de
relacionamento
c. Ações de branding
d. Trade Marketing
e. E-commerce
Cada um dos agentes e/ou
intermediários executam algum tipo de esforço para levar o produto até o
consumidor. Qual é o único canal que leva as mercadorias do fabricante
até o consumidor?
Escolha uma:
a. Canal fornecido
b. Canal limitado
c. Canal
direto
d. Canal entendido
e. Canal estendido
No e-commerce a comunicação é um
pouco diferente em relação ao mercado convencional, digo, loja física, mas não
menos importante, ou seja, até mais importante. Dentro deste contexto, qual é a
principal função da régua de comunicação no e-commerce?
Escolha uma:
a. Criar e
fortalecer as relações com os concorrentes durante todo o processo de
divulgação.
b. Criar e
fortalecer as relações com os fornecedores durante todo o processo de compra.
c. Criar e
fortalecer as relações com os clientes durante todo o processo de compra.
d. Criar e
fortalecer as relações sólidas com empresas parceiras.
e. Criar e
fortalecer as relações entre o produtor e o varejo.
A modernidade trouxe
ao varejo novas possibilidades que antes era inimaginável, como por exemplo, a
possibilidade de haver um varejo com loja ou sem a presença de uma loja física.
Pensando assim, leias as opções de varejo abaixo:
I. Autosserviço
II. Autoatendimento
III. Venda direta
IV. Vending Machine
V. Serviço limitado.
Agora, assinale a alternativa com as
opções de varejo com loja física:
Escolha uma:
a. Somente as
questões II e IV.
b. Somente as
questões I, IV e V.
c. Somente as
questões I e II.
d. Somente as
questões III, IV e V.
e. Somente a
questão I, III, IV e V.
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