KLS Composto Mercadológico - Unidade 2 - Respostas - Graduação Inteligente

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quinta-feira, 20 de abril de 2017

KLS Composto Mercadológico - Unidade 2 - Respostas

KLS Composto Mercadológico - Unidade 2 - Respostas


Qual dos produtos abaixo tem maior probabilidade de que seja vendido por meio de uma estratégia de distribuição exclusiva?
Escolha uma:
a. Eletrodomésticos
b. Combustível
c. Medicamentos
d. Malas de grife 
e. Bebidas alcoólicas


As empresas podem idealizar os seus canais de venda e cada um deles executam um tipo de esforço para levar o produto até o consumidor – e essa ação é chamada “nível de canal”. Quanto um produto passar por um distribuidor, depois varejista e chega nas mãos do consumidor, isso é chamado:
Escolha uma:
a. Canal duplo
b. Canal produtivo
c. Canal estendido 
d. Canal limitado duplo
e. Canal direto

Leia as alternativas e assinale a opção correta. É função do canal:
Escolha uma:
a. Desenvolver estratégias de precificação para que não haja percas e retrabalhos.
b. Desenvolver canais sólidos que serão trabalhados apenas por revendedores.
c. Inviabilizar a continuidade do negócio e extensões.
d. Assumir todos os riscos da operação: inadimplência, perdas e fatores que oneram a empresa. 
e. Competir com os fabricantes e canais mais desenvolvidos.

Enunciado: (EXAME, 2013) ...nos períodos em que os consumidores estão naturalmente mais dispostos a comprar, como nas trocas de estação, os descontos podem ser um estímulo adicional para que eles levem mais produtos para casa, aumentando o valor do tíquete médio. A promoção também pode funcionar como uma propaganda barata dos novos produtos. Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/59/noticias/como-fazer-promocoes-com-mais-resultados-e-menos-gastos. Acessado em 21 jun 2016.
Conforme observado no texto, os canais de distribuição realizam diversos fluxos de atividade. Um deles é o fluxo de promoções, que tem como objetivo:
Escolha uma:
a. movimentação do fluxo de saída e retorno dos concorrentes e das decisões dos participantes do canal;
b. efetuar pagamentos e recursos financeiros e das decisões dos participantes do canal;
c. alimentação do composto mercadológico e das decisões dos participantes do canal;
d. movimentação dos bens do canal e das decisões dos participantes do canal;
e. informar e influenciar de forma persuasiva as decisões dos participantes do canal. 

O que é um canal de distribuição?
Escolha uma:
a. um canal que gera competição entre mercadorias e consumidores, buscando intermediários que tenham reputação;
b. uma cadeia ou conjunto de empresas que desempenham atividades para concretizar ações de marketing. 
c. uma cadeia que gera conexão e acordo com ponto de venda de acordo com o fabricante e consumidor;
d. um canal determinado a gerar relacionamento com o fabricante e contribuir para a produção de novos itens;
e. um canal diretamente ligado ao consumidor e que proporciona pagamento com cartão de crédito mesmo com inadimplência;

A Laticínio Vida Nova, que iniciou suas atividades em 2013, comercializa todos os derivados de leite na cidade em que está situada. Agora que já está bem estabelecida quer aumentar suas vendas, mas já está desenvolvendo um estudo com seu grande mercado. O leite em pó e leite condensado serão os primeiros produtos neste aumento de distribuição. Neste contexto, sabemos que quando m grande supermercado entra em negociação com seus fornecedores tem a preocupação com o prazo da entrega da mercadoria. Esta preocupação é verificada na comercialização de produtos de baixo custo e itens de compra frequente. Neste caso, que tipo de distribuição é a mais conveniente?
Escolha uma:
a. Exclusiva;
b. Intensiva; 
c. Seletiva;
d. Maturidade;
e. Persuasiva.

O que são pontos de vendas mistos?
Escolha uma:
a. São pontos onde existe a presença de atendentes.
b. São pontos que possuem máquinas de venda automática.
c. São pontos de vendas com ou sem a presença de uma loja física. 
d. São pontos voltados ao serviço aos clientes.
e. São pontos onde os clientes processam suas compras.

O que são pontos de vendas mistos?
Escolha uma:
a. São pontos que possuem máquinas de venda automática.
b. São pontos de vendas com ou sem a presença de uma loja física. 
c. São pontos onde os clientes processam suas compras.
d. São pontos voltados ao serviço aos clientes.
e. São pontos onde existe a presença de atendentes.

Alguns autores dizem que a logística é uma função muito importante e pouco explorada pelos gestores, porque muitos pensam em produzir, reduzir custos e pouco pensam em que seja um processo sustentável. Como a atividade logística é dividida?
Escolha uma:
a. Oferecer custos com sinergia com o mercado.
b. Gerar produtos, serviços, custo flexível, perfeito e com processo adequado.
c. Levar até o cliente, custo flexível, perfeito nos serviços e com processo adequado. 
d. Expandir o varejo com ações de logística.
e. Melhorar o nível de conhecimento e atendimento aos consumidores.

Ricardo tem uma consultoria internacional e ele representa empresas nacionais do segmento de pintura automotiva. Ele tem representado uma empresa, tentando fechar negócio com empresários do leste europeu. Assim que o negócio for fechado ele receberá comissão do fabricante local pela transação comercial. Qual é a função da empresa de Ricardo?
Escolha uma:
a. PDV – Ponto de Venda.
b. Atacadista.
c. Autosserviço.
d. Logística.
e. Operador/Corretor. 

Dentro do processo de comercialização dos produtos, qual seria a função de um atacado/ atacadista?
Escolha uma:
a. Comercializar produtos para revendas e uso industrial. 
b. Melhorar o checkout.
c. Criar um ponto de venda atrativo para a comercialização de seus produtos.
d. Expandir as redes sociais.
e. Implantar máquina de venda automática.

Uma empresa quando precisa definir como será o seu processo logístico, precisará ajustar como ele será. Quais são as medidas mais importantes antes dessa definição?
Escolha uma:
a. Pedidos, armazenagem, serviço e transporte.
b. Enfoque, estocagem e transporte.
c. Compras, armazenagem, estocagem e transporte.
d. Pedido, armazenagem e modais.
e. Pedidos, armazenagem, estocagem e transporte. 

“...Quando a Carminha, personagem de destaque da novela Avenida Brasil, tomou um picolé Magnum no horário nobre da TV aberta, provocou um pico de vendas impressionante do produto naquela semana. Mas o que pouca gente sabe é que, por trás dessa ação de marketing de mídia, há outras igualmente importantes que podem ter influenciado esse boom.”
Verificar se o produto tem um abastecimento relevante no varejo, um preço atrativo e está posicionado corretamente na loja, isso contribui paralelamente para o bom resultado”. Portanto, o papel do _______________ nesse caso é pensar em ações com foco no ponto de venda.
Escolha uma:
a. Trade marketing 
b. Marketing Indireto
c. Marketing direto
d. Merchandising
e. Shopper.

Observando a figura acima, como podemos definir está ação de marketing?
Escolha uma:
a. Maximarketing.
b. Merchandising. 
c. Mark up em cadeia.
d. Marketplace.
e. Market-in.

A novela Avenida Brasil exibida em 2012, realizou 154 anúncios adequados a trama da novela. Foram várias marcar dispostas a promover seus produtos.
No Brasil esta ação é chamada erroneamente de:
Escolha uma:
a. Selling-out
b. Checkstand
c. Merchandising. 
d. Shopper
e. Trade marketing

Os consumidores têm modificado seus hábitos e vem quebrando barreiras e buscando cada vez mais por novidades.  Por isso, o mercado deve estar atento para conseguir interpretar todas essas mudanças e integrar as vendas.
Desta forma, podemos dizer que essa é uma ação de:
Escolha uma:
a. Trade marketing
b. Selling-out
c. Selling-in
d. Blogs
e. Shopper.

Existe uma infinidade de entendimentos do que seja merchandising. Para os profissionais que atuam em agências de propagandas criaram o seu conceito, que é:
Escolha uma:
a. Criação, fabricação e entrega de peças publicitárias.
b. Criação de faixas, displays e móbiles.
c. Criação, armazenagem e futuramente entrega de peças e displays.
d. Criação e produção de peças e materiais de PDV. 
e. Criação e fabricação de peças e materiais de e-commerce.

O trade tem a função de integrar as vendas, colocando o produto à disposição com o propósito de impulsionar e disseminar o produto aos consumidores do canal auxiliando nas vendas. O que essa ação representa?
Escolha uma:
a. Selling-in e selling-out
b. Serviços de Compra
c. Dispenser e wobbler.
d. Selling-in e venda indireto.
e. Selling-out e shopper

Existem muitos termos que conceituam o comércio eletrônico e suas modalidades, entre eles B2B, B2C, etc. O que significa B2I?
Escolha uma:
a. Business to Increase (Negócios para Aumento)
b. Business to Inscription (Negócios para Inscrição)
c. Business to Inquire (Negócios para Investigar)
d. Business to Inform (Negócios para Informação)
e. Business to Institutions (Negócios para Instituições) 

O comércio eletrônico é também conhecido como varejo eletrônico, ele necessita para ter sucesso de uma interação através de uma loja virtual. Qual é o procedimento realizado para que o empreendedor tenha sucesso com sua loja?
Escolha uma:
a. catálogo de produtos, conferência do cliente, pagamento, frete, ambiente seguro, envio mercadoria, gerenciamento dados do cliente.
b. catálogo de produtos, conferência do pedido, pagamento, frete, envio mercadoria, gerenciamento dados dos concorrentes.
c. catálogo de produtos, conferência do pedido, frete e suas opções, valor frete, ambiente seguro, envio mercadoria, gerenciamento dados do cliente.
d. catálogo de produtos, conferência do pedido, pagamento do frete, ambiente seguro, envio mercadoria, gerenciamento dados do cliente.
e. catálogo de produtos, conferência do pedido, pagamento, frete, ambiente seguro, envio mercadoria, gerenciamento dados do cliente. 

Leia as afirmações abaixo:
I – No marketing digital existe uma convivência constante entre a empresa e seus consumidores, utilizando todos os canais disponíveis.
II – As redes sociais já existem há muito tempo e nelas os participantes tratam de temas relacionados ao interesse deles.
III – O e-procurement é utilizado para vender para o governo.
IV – As empresas utilizam o e-mail marketing para enviar mensagens para o maior número possível de consumidores com regularidade.
Assinale abaixo qual a alternativa com a(s) afirmação(ões) correta(s):
Escolha uma:
a. Somente as afirmações III e IV.
b. Somente as afirmações I, II e IV. 
c. Somente as afirmações I e II.
d. Somente as afirmações II e IV.
e. Somente as afirmações I, II e III.
Muitas vezes os responsáveis pela criação e manutenção de uma loja virtual, são profissionais altamente capacitados em tecnologia da informação, porem não possuem conhecimentos sólidos sobre marketing e comportamento do consumidor.
Em uma loja física existe a presença de um vendedor que poderá perceber o que atrai o consumidor, entretanto em um ambiente virtual muitos entram, mas não finalizam a compra. O que é importante fazer nesses casos?
Escolha uma:
a. Desenvolver peças publicitárias voltadas para o e-commerce
b. Criar e fortalecer relações com os consumidores antes e depois da compra. 
c. Investir em tecnologia e em marketing.
d. Investir em vale-compra e ações de publicidade.
e. Construir um processo de consumo.

Qual é a forma de entendimento da palavra e-commerce ou comércio eletrônico?
Escolha uma:
a. Processo de compra, venda e troca de produtos, serviços e informações pela internet. 
b. Facilidade de mensuração de resultados pela internet.
c. É um processo comercial onde a tecnologia é importante nesse entendimento.
d. É possível entender como sendo a abreviaturas WWW (World Wide Web).
e. Menor custo e maior comunicação junto ao consumidor que acessa smartphones.

Porque é utilizada a régua de relacionamento/comunicação pelas empresas do varejo online?
Escolha uma:
a. Para diferenciar uma empresa dos seus concorrentes.
b. Para criar uma abordagem assertiva.
c. Para desenvolver uma comunicação virtual.
d. Para gerar relacionamento de pessoa para pessoa (criar confiança e empatia). 
e. Para desenvolver a marca e seus atributos.

O canal de distribuição tem um papel importante para os fabricantes – são eles os responsáveis por transferir os produtos para os consumidores – eles facilitam e muito, porque seria inviável a continuidade do negócio em alguns segmentos.
De acordo com o texto, leia as afirmações abaixo com relação a importância do papel do canal de distribuição:
I – Proporcionar aos consumidores condições de pagamento.
II – Criar e aprimorar mensagens que estimulem a compra.
III – Repassar todos os riscos da operação para o fabricante.
IV – Negociar e oferecer precificação adequada ao consumidor.
V – Ter o máximo de informações do ambiente de marketing.
Assinale abaixo a alternativa com a(s) afirmação(ões) correta(s).
Escolha uma:
a. Somente a questão IV
b. Somente a questão I, III, IV e V.
c. Somente as questões II, IV e V.
d. Somente as questões I, II, IV e V. 
e. Somente as questões I, II e IV.

O marketing possui muitas atividades que se relacionam e auxiliam na construção de produtos e marcas fortes. Algumas organizações de varejo desconhecem ou confundem as ações que realizam no ponto de vendas, por desconhecerem o real conceito ou se confundirem.
Como são chamadas as ações que trabalhadas para identificar, ambientar, desenvolver as marcas, produtos e serviços no PDV e também auxiliam criando uma melhor forma de visibilidade do produto para que assim haja um maior consumo dos produtos?
Escolha uma:
a. Merchandising 
b. Régua de relacionamento
c. Ações de branding
d. Trade Marketing
e. E-commerce

Cada um dos agentes e/ou intermediários executam algum tipo de esforço para levar o produto até o consumidor.  Qual é o único canal que leva as mercadorias do fabricante até o consumidor?
Escolha uma:
a. Canal fornecido
b. Canal limitado
c. Canal direto 
d. Canal entendido
e. Canal estendido

No e-commerce a comunicação é um pouco diferente em relação ao mercado convencional, digo, loja física, mas não menos importante, ou seja, até mais importante. Dentro deste contexto, qual é a principal função da régua de comunicação no e-commerce?
Escolha uma:
a. Criar e fortalecer as relações com os concorrentes durante todo o processo de divulgação.
b. Criar e fortalecer as relações com os fornecedores durante todo o processo de compra.
c. Criar e fortalecer as relações com os clientes durante todo o processo de compra. 
d. Criar e fortalecer as relações sólidas com empresas parceiras.
e. Criar e fortalecer as relações entre o produtor e o varejo.

A modernidade trouxe ao varejo novas possibilidades que antes era inimaginável, como por exemplo, a possibilidade de haver um varejo com loja ou sem a presença de uma loja física.  Pensando assim, leias as opções de varejo abaixo:
I. Autosserviço
II. Autoatendimento
III. Venda direta
IV. Vending Machine
V. Serviço limitado.
Agora, assinale a alternativa com as opções de varejo com loja física:
Escolha uma:
a. Somente as questões II e IV.
b. Somente as questões I, IV e V.
c. Somente as questões I e II. 
d. Somente as questões III, IV e V.
e. Somente a questão I, III, IV e V.

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