KLS Composto Mercadológico - Unidade 3 - Respostas
KLS Composto Mercadológico - Unidade 3 - Respostas |
Estudiosos de
marketing costumam diferenciar a variável preço das outras variáveis do
composto mercadológico. O motivo que os leva a fazer isso é:
I. O preço é sempre
considerado mais importante que todo o resto por parte dos consumidores.
II. O preço é mais
fácil de gerenciar do que os outros componentes do composto.
III. O preço é a
única variável do composto de marketing que gera receitas.
IV. O preço, por si
só, define o lucro.
Assinale a alternativa com a(s)
afirmativa(s) correta(s):
Escolha uma:
a. I e II estão
corretas.
b. I, II, III e IV
estão corretas.
c. III somente está
correta.
d. II somente está
correta.
e. III e IV estão
corretas.
Considere o mercado de equipamentos
de telefonia celular e as seguintes marcas de produto Motorola, ZTE e Apple. De
forma geral, pode-se afirmar que essas marcas adotam (na mesma ordem) as
seguintes estratégias de preço:
Escolha uma:
a. premium,
economia, premium.
b. preço alto,
economia, bater e correr.
c. preço médio,
economia, premium.
d. barganha,
economia, preço alto.
e. preço médio,
super barganha, preço alto.
Rafael acaba de retornar da França
onde completou um curso de chef em uma das mais renomadas instituições de
ensino da área: Le Cordon Bleu. O pai de Rafael, empresário bem
sucedido em seu setor, resolveu tornar-se sócio do filho em um restaurante
localizado em um badalado bairro da cidade. A região reúne uma forte
concorrência gastronômica, o que faz com que os clientes do segmento dirijam-se
para lá com muita frequência. O pai de Rafael, no entanto, não tem tempo para
ajudar na administração e deixou tudo sob a responsabilidade do filho, mas
disse que poderia auxiliar se ele lhe trouxesse as análises a respeito das duas
estratégias mais adequadas para esse caso. Quais estratégias Rafael deve
apresentar a seu pai como proposta?
Escolha uma:
a. Preço alto e
penetração
b. Preço médio e
premium
c. Economia e
barganha
d. Barganha e super
barganha
e. Premium e
penetração
“É obvio que o
preço afeta diretamente a margem de lucro por unidade. Um preço mais elevado
proporciona uma margem maior por unidade vendida e, assim, um lucro maior para
um dado volume de vendas. Entretanto, um preço mais elevado implica um volume
de vendas menor, o que acarreta um impacto que contrabalança o lucro. O preço
também pode ter impacto sobre o custo: ou seja, um maior volume de vendas
resultante de um preço mais baixo pode induzir a uma diminuição de custos por
unidade, devido à economia de escala. Ou então, um preço mais baixo pode atrair
novos compradores, que permanecerão fiéis no futuro, e assim aumentarão lucros
futuros.”
DOLAN, Robert J; SIMON, Hermann. O poder dos preços: as melhores
estratégias para ter lucro. Futura: São Paulo, 1998.
No trecho apresentado Dolan (1998)
nomeia variáveis que devem ser consideradas para projetar e alcançar o lucro
desejado pela empresa. Pode-se afirmar que essas variáveis são:
Escolha uma:
a. Preço e custos.
b. Volume de vendas
e custos.
c. Volume de
vendas, preço e custos.
d. Custos por
unidade e custos totais.
e. Preço e volume
de vendas.
Com relação ao modelo de seleção de
preços baseado no método cost-plus pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. É um modelo que
deve ser ignorado.
b. É um modelo
contábil, que pode ser usado como auxiliar/componente da estratégia de
determinação de preço-alvo.
c. É o melhor
modelo que se pode utilizar para estabelecer um preço de venda no mercado.
d. É o modelo
preferido e recomendado para os administradores de marketing.
e. É o único modelo
disponível para estabelecer um preço de venda no mercado.
“Segundo estudo da
consultoria Nielsen, as promoções do varejo no Brasil têm um peso sem igual no
planeta. As ofertas são um critério para a escolha em 19% das decisões de
compra dos brasileiros. A média global é de apenas 5%.” Disponível em
http://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,oito-sites-e-aplicativos-para-monitorar-precos-no-varejo-e-encontrar-promocoes.
Acessado em 01/07/2016.
O trecho da notícia apresentado
facilita o entendimento de que:
Escolha uma:
a. O consumidor
brasileiro não se importa com o preço.
b. O consumidor
brasileiro é menos preocupado com preços do que consumidores de outros países.
c. O preço é um
fator importante na decisão de compra do consumidor brasileiro.
d. Uma vez fixado o
preço, ele não deve mudar.
e. Só o consumidor
brasileiro se preocupa com os preços.
Ao estabelecer o preço de um produto
pela primeira vez o estrategista de preço deve considerar:
Escolha uma:
a. os custos, a
concorrência e o valor para o cliente.
b. os custos e o
valor para o cliente.
c. a concorrência e
os custos do produto
d. os custos do
produto apenas
e. o valor para o
cliente apenas
A abordagem de estabelecimento de
preços com base na concorrência é fortalecida quando:
Escolha uma:
a. o estrategista
de preços conhece todos os preços da concorrência.
b. é aplicada
apenas após o lançamento do produto.
c. o estrategista
de preços conhece não apenas os preços da concorrência, mas também seus custos
e sua estratégia de marketing.
d. é aplicada como
uma única das outras abordagens existentes.
e. o estrategista
de preços conhece tudo é aplica sozinha.
João Paulo administra uma loja de
conveniências localizada em um posto de gasolina. Ele utiliza a estratégia de preços
premium para todos os produtos comercializados no local. Podemos entender que
ele tomou essa decisão com base em qual(ais) fatores dos apresentados a
seguir?
Escolha uma:
a. Os produtos em
uma loja de conveniência são sempre de maior qualidade do que os produtos em
lojas concorrentes.
b. Os produtos em
uma loja de conveniência são normalmente comprados por impulso ou para
satisfazer uma necessidade urgente do cliente.
c. O cliente da
loja só se deixa influenciar pelo preço quando está acompanhado por outra
pessoa que diz que o produto está caro.
d. O cliente da
loja não valoriza a disponibilidade imediata do produto.
e. O cliente da
loja já comparou os preços antes de ir até lá.
“Cerca de 78% dos
brasileiros levam em conta se o produto oferece bom preço no momento da compra
de um produto de limpeza. A constatação é do Estudo Global sobre Cuidados com o
Lar da Nielsen, que ouviu 30 mil pessoas em 61 países entre os dias 10 de agosto
e 4 de setembro de 2015. De acordo com a pesquisa, 66% verificam se o produto é
multiuso, enquanto para 60% é importante que seja desinfetante. Outros 59% vêem
se é fácil de usar e 57% avaliam se a fragrância é agradável.”
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/5/78-dos-brasileiros-levam-em-conta-o-preco-dos-produtos-de-limpeza-204177/. Acessado em
10/07/2016.
A partir das
informações apresentadas é possível inferir que:
I. O preço é fator
decisivo na compra de produtos de limpeza.
II. O produto com
menor preço será sempre a opção de escolha do consumidor.
III. Não há espaço
para estratégia de preço premium no mercado de produtos de limpeza.
IV. Produtos que
sejam multiuso, desinfetantes, fácil de usar e tenham fragrância agradável
podem ter preço maior que concorrentes que não reúnam todas essas
características.
Assinale a alternativa com a(s) afirmativa(s)
correta(s):
Escolha uma:
a. I, III, IV
somente.
b. I, II, IV
somente.
c. I e IV
somente.
d. II e III
somente.
e. I e II somente.
Uma empresa inclui entre os itens de
gastos mensais os seguintes: I) Matéria prima, II) mão de obra da produção,
III) mão de obra administrativa, IV) aluguel e seguro predial do barracão de
linha de produção, V) Seguro saúde para os trabalhadores da empresa. Com base
nessa estrutura é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. Todos os itens
representam custos diretos.
b. Todos os itens
representam custos variáveis.
c. Todos os itens
representam custos fixos.
d. I, II, IV e V
são custos diretos.
e. I, II e IV são
custos diretos.
Considere as
seguintes afirmações sobre o conceito margem de contribuição:
I) é também chamada
de lucro bruto, resultado bruto ou ganho bruto;
II) é ideal que
seja sempre um montante positivo;
III) representa com
quanto a venda de cada produto contribui para pagar custos e despesas da
empresa;
IV) só o fato de ser um montante
positivo não implica que a empresa terá lucro.
Escolha uma:
a. Apenas as
alternativas I e II são verdadeiras.
b. Todas as
alternativas são verdadeiras.
c. A alternativa IV
é falsa.
d. Apenas a
alternativa III é verdadeira.
e. As alternativas
I e IV são falsas.
Existem alguns tipos de descontos que
são comumente oferecidos por diversos tipos de empresas. Dois deles que podem
ser citados são:
Escolha uma:
a. Desconto por
pagamento à vista e por idade.
b. Desconto por
quantidade e por pagamento à vista.
c. Desconto por
idade e por região.
d. Desconto por
região e por quantidade.
e. Desconto por
idade e por quantidade.
Normalmente um prestador de serviços
cobra R$ 80,00 para ir até a casa de alguém instalar uma cortina. Sabendo disso
a loja Cortinas Finas oferece esse serviço cobrando apenas R$15,00 para a
instalação das cortinas adquiridas na loja. Podemos chamar esse tipo de preço
de:
Escolha uma:
a. preço
promocional de serviços agregados
b. preço isca.
c. preço
promocional com desconto.
d. preço
promocional discriminatório.
e. preço justo.
Uma casa noturna cobra R$ 50,00 do
ingresso para homens e R$20,00 para mulheres. O ingresso inclui o direito a um
drinque, sendo que o preço médio dos drinques na casa e na região é de R$30,00.
Há duas estratégias de adequação de preço sendo aplicadas nesse caso. Elas são:
Escolha uma:
a. Preço
psicológico e preço discriminatório
b. Preço sazonal e
preço discriminatório
c. Preço de ocasião
e preço discriminatório
d. Preço isca e
preço discriminatório
e. Preço sazonal e
preço isca
No início do último
inverno a loja Vista-se Bem realizou uma promoção que permitia ao cliente obter
um desconto de 10% sobre o preço de qualquer casaco da loja se trouxesse outro
usado (e em bom estado) para doação para a campanha do agasalho.
Embora a loja não vá vender o
agasalho usado, pode-se chamar esse desconto ofertado de:
Escolha uma:
a. preço isca.
b. preço sazonal.
c. preço de
ocasião.
d. concessão de
troca.
e. preço
discriminatório.
José Augusto fará
65 anos na próxima semana. Ele é muito ativo e presta pequenos serviços de
instalação elétrica e consertos gerais em diversos bairros da cidade. Porém,
ele tem que se locomover de ônibus devido a um problema na perna esquerda, que
o impede de dirigir. A partir da próxima semana ele deixará de pagar as
passagens de ônibus e está contente, porque isso significará um pouco mais de
lucro sobre seus serviços.
De acordo com essas informações é
possível afirmar que:
Escolha uma:
a. José Augusto
pretende adequar os preços de seus serviços em função da redução de custos que
terá.
b. As passagens de
ônibus urbanos têm preços geográficos.
c. Sempre que há
reduções de custos é preciso adequar os preços.
d. A passagem de
ônibus na cidade onde vive José Augusto tem preço discriminatório.
e. Não se aplica
adequação de preços no ramo de serviços.
“A Natura estuda
aumentos de preços pontuais no segundo semestre, em categorias que tenham
espaço para ajustes ou em produtos que estejam mal posicionados, segundo o presidente”.
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2015/7/natura-vai-priorizar-adequacao-de-precos-e-aumento-de-volume-175220/. Acessado em:
15/07/2016
Por meio do trecho de notícia
apresentado é possível compreender que:
Escolha uma:
a. é possível que
os movimentos de mercado ofereçam espaço para aumento de preços e não apenas
para redução.
b. no setor
industrial, as decisões de adequação de preços são tomadas sem muita análise
prévia.
c. as empresas
sempre escondem de seus consumidores os reais motivos de suas alterações de
preços.
d. adequação de
preços é sinônimo de redução de preços.
e. “aumentos
pontuais” indica que será usada a estratégia de preço geográfico.
Todos os anos uma determinada marca
famosa de calçados esportivos lança nova coleção com designs e cores novas,
estimulando os consumidores as se manterem no auge da moda. O que deve fazer
uma loja que tem ainda um grande estoque da coleção passada?
Escolha uma:
a. Seguir a decisão
tomada pela concorrência.
b. Criar uma
promoção que una um par da coleção passada e um da atual.
c. Manter os
preços, pois sempre haverá consumidores que preferem a coleção passada.
d. Parar de vender
os produtos antigos e guardá-los para o período em que a coleção atual se
esgotar.
e. Reduzir os
preços de todos os modelos da coleção antiga.
Uma indústria de brinquedos cujos
produtos que mais vendem são os jogos do tipo quebra-cabeças para crianças na
faixa dos 4 aos 7 anos modificou o conteúdo de algumas caixas de produtos. As
caixas que antes traziam 6 quebra-cabeças de 20 peças agora trazem 5 unidades
com 24 peças. A indústria diz que isso foi feito para aumentar a complexidade
da montagem e estimular mais o desenvolvimento das crianças. As dimensões do
jogo não foram alteradas. O preço de vendas da indústria para o varejo se
mantém o mesmo. O que aconteceu nesse caso, na prática?
Escolha uma:
a. manutenção de
preço por unidade.
b. aumento de preço
com proposição de aumento de valor de uso.
c. redução de preço
por unidade.
d. manutenção de
preço com redução de valor de uso.
e. redução de valor
por redução de quantidade de quebra-cabeças.
Em uma rua central da cidade existem
duas lavanderias de grande movimento. Uma delas precisou realizar uma reforma
no prédio e, por esse motivo, sua capacidade de atendimento foi reduzida para
menos do que a metade. O proprietário da lavanderia que permanece em operação
normal sabe que assim que o concorrente voltar a operar sua clientela fiel
voltará a levar suas roupas para ele. Visando aproveitar a oportunidade de
lucrar mais nesse período, que estratégia ele deveria adotar?
Escolha uma:
a. Aumentar o preço
para todos os clientes, já que não há concorrentes para atendê-los.
b. Reduzir os
preços apenas para os novos clientes, pois os atuais clientes já são fiéis aos
seus serviços.
c. Manter os preços
para os clientes atuais e cobrar um preço maior apenas dos clientes
temporários.
d. Aumentar os
preços para todos os clientes, oferecendo cupons de desconto para os clientes
atuais de forma a assegurar que pagarão o preço anterior ao reajuste.
e. Reduzir o preço
para todos os clientes, tentando convencer os novos clientes a permanecerem com
ele.
“Xampu, sabão em pó
e biscoito são alguns itens que passaram a ser vendidos em quantidades menores.
A alta da inflação, que acumulou 4,56% no ano até abril, superando o centro da
meta perseguida pelo governo para o ano inteiro, de 4,5%, traz uma nova onda de
redução de embalagens, já percebida por consumidores, que acabam levando para
casa menos produto pelo mesmo preço”. Disponível em: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?id=28308 Acesso em:
25/07/2016
Por meio do trecho de notícia
apresentado é possível compreender que:
Escolha uma:
a. mesmo com a inflação
em alta, os consumidores estão desatentos com relação aos preços.
b. a inflação ainda
próxima ao centro da meta não está provocando mudanças nos preços de produtos.
c. a redução de
embalagens indica que houve aumento de preços de xampu, sabão em pó e
biscoito.
d. os fabricantes
absorveram o impacto da inflação sem realizar ação nenhuma.
e. as indústrias
não estão repassando o aumento de custos para os consumidores.
A doçaria Sonho de
Bolo é uma loja que há mais de 15 anos comercializa bolos e doces finos
servidos para comer no local ou levar para casa. Aceita também encomendas para
festas. Fica em uma cidade do interior e é bem conhecida da população.
Recentemente uma grande rede de confeitarias no modelo franchising inaugurou
uma unidade nas proximidades da Sonho de Bolo. Para vencer a concorrência e
manter os clientes de tantos anos a Sonho de Bolo reduziu seus preços e
inicialmente manteve a clientela. A rede de confeitarias, porém, está
realizando campanhas em nível nacional, por meio de revistas, internet, rádio e
TV. Os antigos clientes, aos poucos, foram migrando suas compras para a nova
loja.
No que diz respeito a
estratégias de redução de preços, o que pode ter ocorrido nesse caso?
Escolha uma:
a. Os doces da rede
eram melhores do que os da Sonho de Bolo.
b. Os consumidores
acharam que foram extorquidos por muitos anos e resolveram comprar de outro.
c. A Sonho de Bolo
caiu na armadilha da frágil participação no mercado.
d. As receitas da
Sonho de Bolo ficaram ultrapassadas.
e. A novidade é
mais atrativa do que o padrão já conhecido.
A loja A
comercializa ferramentas pela internet e decidiu reduzir seus preços para
competir com a loja B, que comercializa os mesmos tipos de produtos. O
proprietário da loja B reduziu também seus preços. A loja A abaixou o preço
novamente e a guerra de preços está para ser instaurada.
Que informação é essencial nesse
momento para que o proprietário da loja B decida se vai seguir baixando seus
preços?
Escolha uma:
a. Ele deve saber
se tem estoque imediato para atendimento antes de reduzir seus preços.
b. Ele deve saber o
ponto em que o dono da loja A irá parar.
c. Ele deve saber
qual o tamanho do estoque de A.
d. Ele deve saber
qual é o fluxo de clientes que está comprando da loja A e estimar quantos deles
passarão a comprar de B.
e. Ele deve
conhecer a margem mínima aceitável para cada produto, isto é, o limite mínimo
de preço de venda a que pode chegar para cada um deles.
“Um diferencial é
que os usuários poderão fazer os resgates com o uso dos pontos mais um crédito
em cartão e a busca funciona como em um site de marketplace, como o da Amazon,
que traz histórico de compras e dados.
Tudo feito por meio
de uma plataforma totalmente customizada e online, criada do zero para unir o
que de melhor os dois bancos possuíam em sistema de atendimento ao cliente e
mobile.
‘Podemos adaptar
estratégias de preços, produtos e abordagens para determinados públicos e dar
melhores condições de acúmulo para os clientes mais fiéis’, contou Eduardo
Gouveia, presidente da Alelo e líder do projeto.”
Disponível
em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/quantos-pontos-multiplus-e-smiles-podem-perder-com-a-livelo
Acesso em 10/08/2016
No texto, o executivo menciona que
podem vir a adaptar as “estratégias de preços”. Selecione a alternativa que
apresenta três estratégias de preços bastante utilizadas pelas empresas.
Escolha uma:
a. Desnatamento,
crescimento, promoção.
b. Premium,
penetração e superbarganha.
c. Desnatamento,
premium, parcelamento.
d. Médio, barganha,
crescimento.
e. Penetração, barganha,
promoção.
“A Ricardo Eletro
deu uma recauchutada no clássico formato de garantir os preços da concorrência,
usando as chamadas foto selfie.
Criada pela
Revolution Brasil, a estratégia é simples: o consumidor tira um selfie com o
cartaz do preço do concorrente ao fundo, mostra ele numa das lojas da Ricardo
Eletro e do Grupo Máquina de Vendas (Insinuante, City Lar, Eletro Shopping e
Salfer) e recebe um preço mais baixo.
A campanha
basicamente inclui uma selfie no processo tradicional desse tipo de campanha,
que consiste em mostrar a promoção no material promocional distribuído pelos
concorrentes.”
Disponível
em: http://www.baguete.com.br/noticias/01/08/2016/promocao-da-ricardo-eletro-usa-selfies Acesso em:
10/08/2016
Com essa campanha, a Ricardo Eletro
está aplicando a abordagem de precificação baseada na concorrência. Selecione a
alternativa que apresenta o nome de outras duas abordagens de precificação que
se recomenda sejam usadas em conjunto com a apresentada na notícia.
Escolha uma:
a. Baseada em
custos e baseada na região de produção.
b. Baseada em
custos e baseada na produtividade.
c. Baseada na
região de produção e baseada na ociosidade.
d. Baseada na
produtividade e baseada na percepção de valor.
e. Baseada em
custos e baseada na percepção de valor.
“Na contramão da
indústria automotiva nacional - que acumula queda nas vendas - as chamadas
marcas premium tem conquistado cada vez mais consumidores. Elas possuem
praticamente toda a linha acima dos R$ 100 mil, mas isso não tem afastado os
compradores.
‘O crescimento
deste setor é resultado de novos produtos com estratégias de preços e condições
de negociações mais agressivas, expansão da rede de concessionários, novas
modalidades de financiamento com opções de taxas mais baixas e melhoria no
pós-vendas’. diz Eduardo Vale, gerente da revenda BMW em São José dos Campos.”
Disponível
em: http://www.meon.com.br/variedades/gente/veiculos/marcas-premium-fincam-bandeira-em-sao-jose-dos-campos-e-regiao Acesso em:
10/08/2016
A notícia fala sobre automóveis
considerados de luxo no Brasil (marca premium e preços acima de R$100 mil
reais). Como fator de atratividade utiliza-se, também, uma estratégia de
adequação do preço. Selecione a alternativa que nomeia corretamente essa estratégia.
Escolha uma:
a. Preço
discriminatório.
b. Preço
geográfico.
c. Preço
promocional.
d. Preço sazonal.
e. Preço isca.
“A varejista de
moda britânica ASOS divulgou nesta quinta-feira recuperação no crescimento de
vendas nos Estados Unidos e Europa, apoiada em adequação de preços à
volatilidade do câmbio. O resultado, porém, veio com queda de margens de lucro.
...
As vendas
internacionais saltaram 20 por cento entre setembro e dezembro, disse a empresa
- após crescerem somente 11 por cento no ano encerrado em agosto de 2015 -
guiadas por um aumento de 42 por cento nas vendas nos Estados Unidos e
crescimento de 29 por cento na União Europeia.
As vendas em outros
países, no entanto, incluindo Austrália, Rússia e China, aumentaram apenas 2
por cento.”
Disponível
em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/varejista-de-moda-asos-recupera-vendas-nos-eua-e-europa Acesso em:
10/08/2016
Considerando os dados relatados pela
empresa ASOS, selecione a opção correta com relação à situação da empresa.
Escolha uma:
a. A adequação de
preços não trouxe resultados.
b. A adequação de
preços foi feita para baixo.
c. A adequação de
preços foi influenciada pelo volume de vendas.
d. As vendas não
sofreram reflexos da adequação de preços.
e. A adequação de
preços foi feita para cima.
“Apoiadas por
grandes volumes de dados e o poder do software, mais empresas estão alterando
seus preços de acordo com o dia, hora e até mesmo minutos. Varejistas on-line
têm usado essa tática há muito tempo, mas mudanças de preços frequentes são
também cada vez mais comuns no mundo físico, amplificando os efeitos da oferta
e demanda sobre tudo, desde vagas de estacionamento até ingressos para eventos
esportivos.
Uma rodovia de
Dallas pode mudar os preços do pedágio a cada cinco minutos dependendo do
tráfego. A rede de lojas de roupas Kohl’s Corp. usa etiquetas eletrônicas em
1.200 lojas para mudar os preços nas horas de movimento. Mais de 250 resorts de
esqui na América do Norte ajustam diariamente os preços das vendas antecipadas
de pacotes, com base nas reservas já vendidas.
Na média, os
consumidores pagam mais como resultado dessas medidas, dizem economistas.”
Disponível
em: http://br.wsj.com/articles/SB11872728649731044760404581422421679558958 Acesso em:
10/08/2016.
A tecnologia tem auxiliado empresas a
analisar seus dados, compreender as informações e tomar decisões em tempo real.
A notícia expõe como empresas têm tomado iniciativas de mudanças de preços com
base na demanda. Selecione a alternativa que apresenta três outros motivos
pelos quais as empresas costumam tomar esse tipo de iniciativa.
Escolha uma:
a. Recessão
econômica, inflação e perdas no estoque.
b. Declínio de
participação, excesso de estoque e perdas.
c. Problemas de
logística, capacidade ociosa e inflação.
d. Produção
sazonal, inflação e recessão econômica.
e. Inflação,
capacidade ociosa e recessão econômica.
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