KLS Composto Mercadológico - Unidade 4 - Respostas - Graduação Inteligente

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sábado, 10 de junho de 2017

KLS Composto Mercadológico - Unidade 4 - Respostas

KLS Composto Mercadológico - Unidade 4 - Respostas

KLS Composto Mercadológico - Unidade 4 - Respostas

“A divisão de consumo da Johnson & Johnson anuncia a contratação de Neivia Justa como a nova Diretora de Comunicação de Consumo LATAM. Nessa posição, Neivia ficará responsável por desenvolver uma estratégia de comunicação integrada – interna e externa – e apoiar o negócio na região, na divisão de consumo.”
Disponível em: http://portaldapropaganda.com.br/noticias/7052/johnson-johnson-tem-nova-diretora-de-comunicacao-para-a-america-latina/Acesso em: 07/08/2016
A notícia sobre a contratação da profissional deixa claro que ela será responsável pela estratégia de comunicação integrada de marketing (CIM). Selecione a alternativa que esclarece o que é a CIM.
Escolha uma:
a. É o plano de comunicação de marketing.
b. É uma estratégia que abrange o planejamento, a criação, a integração, a implementação e o controle operacional de diversas ações de comunicação. 
c. É a especificação do conteúdo de uma campanha de marketing
d. Diz respeito à integração de todos os Ps do composto mercadológico.
e. É um documento que esclarece os detalhes de mídia que serão integrados em uma campanha de marketing.


“Com lançamento previsto para 4 de agosto, o projeto criado e produzido pela agência mcgarrybowen terá veiculação nas redes sociais, throughview no Youtube, hotsite, digital, mídia impressa, enxoval de PDV e promoção.”
Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/com-historias-reais-campanha-prova-que-pai-e-quem-cria Acesso em: 08/08/2016
O trecho apresentado é parte de notícia sobre a campanha de Dia dos Pais do Shopping Center Norte, na cidade de São Paulo. Com base nele, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. A campanha integra o uso de mídias tradicionais e alternativas. 
b. Todas as opções possíveis de mídia estão sendo utilizadas.
c. Campanhas pontuais devem ser gerenciadas fora do processo de CIM.
d. A campanha não integrou outros Ps ao P de promoção.
e. A campanha é baseada em comunicação unidirecional.

“A nova propaganda estreou neste domingo com versão de um minuto e continuará sendo veiculada na TV em versão de 30 segundos.
Segundo a empresa, a campanha conta também com anúncios impressos, peças out of home, material de PDV, estratégia para as redes sociais e mídia display.”
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/7/boticario-homenageia-padrastos-em-campanha-de-dia-dos-pais-211575/ Acesso em: 08/08/2016
O trecho apresentado é parte de notícia sobre a campanha de Dia dos Pais lançada pela empresa O Boticário. Pode-se perceber que foi utilizado um mix de comunicação. Entre as alternativas a seguir, selecione aquela que apresenta apenas ferramentas que compõem o mix de comunicação.
Escolha uma:
a. Relações públicas, propaganda e pesquisa de satisfação
b. Descontos promocionais, propaganda e vendas pessoais
c. Cupons de desconto, marketing direto e relações públicas
d. Descontos promocionais, propaganda e marketing direto
e. Propaganda, relações públicas e marketing direto 

“O projeto visa combater as críticas, tentar mudar a opinião de europeus em seminários sobre obesidade e nutrição e visitar médicos, nutricionistas e cientistas. ‘É um trabalho de relações públicas, não investiremos em publicidade. O suco nada mais é que fruta espremida, tem os mesmos nutrientes dela e não tem adição de açúcar’, disse Larissa Popp Abrahão, diretora de relações internacionais da CitrusBR.”
Disponível em:  http://www.datamark.com.br/noticias/2016/5/visto-como-idoso-suco-de-laranja-do-brasil-quer-rejuvenescer-na-europa-204499/ Acesso em: 09/08/2016.
No texto, a executiva expõe que em seu mix de comunicação a empresa CitrusBR priorizou a adoção da ferramenta relações públicas. Selecione a alternativa que esclarece o conceito de relações públicas
Escolha uma:
a. Comprometimento
b. Relacionamento 
c. Convicção
d. Resposta
e. Preferência

“A distribuição de amostras esteve entre as principais ferramentas de marketing direto no Brasil por muito tempo, mas foi perdendo espaço devido ao aumento de custos de logística e de locação de pontos de mídia, como academias e supermercados, diz Kito Mansano, presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro).”
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2015/5/site-de-assinatura-renova-papel-das-amostras-172711/ Acesso em: 09/08/0216.
Quando se fala em marketing direto, muitas vezes vêm à mente os conceitos de mala direta, ou de e-mail marketing. O trecho indica que marketing direto é muito mais que isso. Selecione a alternativa que esclarece o que é marketing direto.
Escolha uma:
a. Diversas formas de apresentação de ideias, da marca, de produtos e serviços.
b. Conjunto de incentivos, normalmente de curto prazo, que têm por objetivo estimular o consumidor a comprar.
c. Conjunto de ações que utilizam diferentes meios diretos para a comunicação com público alvo específico. 
d. Conjunto de programas e ações que visam promover ou proteger a imagem da empresa.
e. Processos de interação pessoal com os consumidores visando à comercialização de produtos e serviços.

“Com o mote "Vem que Dá", a nova campanha reforça os itens exclusivos da rede, os programas de monitoramento de alimentos e a garantia de economia no total da cesta do consumidor. Para a linha de itens exclusivos, a rede prepara 800 lançamentos de produtos de marca própria para este ano, entre eles, a linha de vinhos de vários países da marca própria Grand Expedition. A nova campanha estreia hoje e inclui filmes para TV, anúncios em rádios e jornais, nova sinalização nas lojas e ações diferenciadas em mídias sociais.”
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/5/walmart-reforca-marca-propria-em-nova-campanha-201767/ Acesso em: 09/08/2016
O texto apresenta informações sobre uma campanha da rede de supermercados Walmart. Assinale a alternativa correta com relação à campanha.
Escolha uma:
a. É uma campanha que promove uma única marca.
b. Não contém elementos que permitam diferenciar a rede Walmart de outras redes de supermercados.
c. Tem por base exclusivamente o compromisso principal da rede que é oferecer sempre o melhor preço.
d. Entre outros exemplos do uso da CIM, adota a integração de mídias tradicionais e alternativas. 
e. Não integrou ações no ponto de venda.

“Depreendemos que a desordem relacionada aos termos publicidade e propaganda encontra-se estabelecida no Brasil e nas línguas latinas, mas sua motivação vem da ausência de um terceiro termo, que este ensaio indica como sendo a ‘publicidade comercial’. Como se sabe, a atividade comunicacional orientada para a eficiência do marketing de produtos distribuídos em grande escala tem sua origem nos países anglo-saxões, onde a língua inglesa rapidamente identificou uma palavra para denominá-la. Os países latinos somente incorporaram o modelo, fato
que pode explicar o desinteresse pela concepção de um termo adequado ao novo fenômeno.”
SIMÕES, Cassiano Ferreira. A publicity e a publicidade (para além da propaganda). Comunicação Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, p. 179-200, 2008, p.198.

Ao se referir à confusão existente entre os termos publicidade e propaganda e mencionar um terceiro termo utilizado na língua inglesa o autor deseja lembrar a palavra inglesa advertising, que costuma ser traduzida como propaganda, tendo por consequência o fato de propaganda assumir, no uso comum da palavra, a mesma conotação de “anúncio”. Assinale a alternativa que apresenta a definição originalmente dada para propaganda.
Escolha uma:
a. Trata-se de uma forma de disseminação de ideias, crenças, princípios e doutrinas. 
b. Ferramenta de persuasão utilizada para convencer consumidores a comprar.
c. Ferramenta do mix de comunicação utilizada para a propagação de informações comerciais.
d. Forma de comunicação utilizada desde a antiguidade para disseminar ideias e produtos.
e. Divulgação paga de informações a respeito de produtos ou de serviços, com objetivos comerciais.

Depreendemos que a desordem relacionada aos termos publicidade e propaganda encontra-se estabelecida no Brasil e nas línguas latinas, mas sua motivação vem da ausência de um terceiro termo, que este ensaio indica como sendo a ‘publicidade comercial’. Como se sabe, a atividade comunicacional orientada para a eficiência do marketing de produtos distribuídos em grande escala tem sua origem nos países anglo-saxões, onde a língua inglesa rapidamente identificou uma palavra para denominá-la. Os países latinos somente incorporaram o modelo, fato
que pode explicar o desinteresse pela concepção de um termo adequado ao novo fenômeno.”
SIMÕES, Cassiano Ferreira. A publicity e a publicidade (para além da propaganda). Comunicação Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, p. 179-200, 2008, p.198.

Ao se referir à confusão existente entre os termos publicidade e propaganda e mencionar um terceiro termo utilizado na língua inglesa o autor deseja lembrar que muitas vezes esses dois termos são usados como sinônimos não apenas na língua portuguesa, mas possivelmente em outras línguas latinas. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de publicidade.
Escolha uma:
a. Forma de comunicação utilizada desde a idade média para disseminar ideias e produtos.
b. Trata-se de uma forma de disseminação de ideias, crenças, princípios e doutrinas.
c. Divulgação paga de informações a respeito de produtos ou de serviços, com objetivos comerciais. 
d. Ferramenta do mix de comunicação utilizada para a propagação de informações comerciais.
e. Ferramenta de persuasão utilizada para relacionamento com o público alvo.


“Depreendemos que a desordem relacionada aos termos publicidade e propaganda encontra-se estabelecida no Brasil e nas línguas latinas, mas sua motivação vem da ausência de um terceiro termo, que este ensaio indica como sendo a ‘publicidade comercial’. Como se sabe, a atividade comunicacional orientada para a eficiência do marketing de produtos distribuídos em grande escala tem sua origem nos países anglo-saxões, onde a língua inglesa rapidamente identificou uma palavra para denominá-la. Os países latinos somente incorporaram o modelo, fato
que pode explicar o desinteresse pela concepção de um termo adequado ao novo fenômeno.”
SIMÕES, Cassiano Ferreira. A publicity e a publicidade (para além da propaganda). Comunicação Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, p. 179-200, 2008, p.198.

Ao se referir à confusão existente entre os termos publicidade e propaganda e mencionar um terceiro termo utilizado na língua inglesa o autor deseja lembrar a palavra inglesa advertising, que costuma ser traduzida como propaganda, tendo por consequência o fato de propaganda assumir, no uso comum da palavra, a mesma conotação de “anúncio”. Assinale a alternativa que, como resultado da tradução de advertising para propaganda, apresenta uma definição de propaganda como entendida nos dias atuais no Brasil.
Escolha uma:
a. Ferramenta de persuasão utilizada para relacionamento com o público alvo.
b. Forma de comunicação utilizada desde a antiguidade para disseminar ideias e produtos.
c. Forma rentável de disseminar mensagens, para desenvolver preferência de marca ou para instruir as pessoas. 
d. Forma de definir quais objetivos devem ser alcançados pelo mix de comunicação.
e. Forma de disseminação de ideias, crenças, princípios e doutrinas, utilizada desde a antiguidade.

“Em 2013, a maior fabricante de bebidas do mundo, a Coca-Cola lançou um plano global de combate à obesidade. Na ocasião, a empresa informou que deixaria de fazer publicidade para crianças com menos de 12 anos em qualquer lugar do mundo e reformularia embalagens para especificar a quantidade de calorias em seus produtos e aumentar a oferta de bebidas com baixa caloria ou sem caloria nos mais de 200 mercados em que atua.
No ano seguinte, foi publicada no "Diário Oficial" da União" uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que apontava o tipo de publicidade considerada abusiva para esse público.”
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/3/fabricantes-de-refrigerantes-vao-parar-de-fazer-publicidade-para-criancas-194790/Acesso em: 17.ago.2016

A publicidade voltada ao público infantil tem estado em pauta de muitos debates e diversos governos têm buscado regulamentar essa prática. No que diz respeito à alimentação, em especial, desde 2005 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a comercialização de alimentos não saudáveis para a população infantil é um fator que contribui para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Nesse sentido, a decisão tomada pela da Coca-Cola demonstra uma estratégia de ética e respeito para com os consumidores, prescindindo da decisão de órgãos reguladores. Assinale a alternativa que reflete a estratégia relacionada a esse tipo de preocupação, sendo refletida em ações de publicidade e propaganda:
Escolha uma:
a. Qualidade percebida
b. Valor da marca 
c. Vulnerabilidade de consumidores
d. Conhecimento de nome
e. Lealdade garantida

“De acordo com o MPF, a propaganda de agrotóxicos é frequentemente encontrada em outdoors instalados em vias públicas, especialmente nas estradas, “enfatizando os benefícios dos produtos, sem qualquer alerta sobre sua natureza, composição, segurança e adequação ao uso”.
Além de considerar a divulgação “propaganda enganosa” e avaliar que os anúncios induzem o consumidor ao erro, o Ministério Público Federal considera as peças publicitárias ilegais, já que a Constituição Federal, a Lei 9294/96 e o Decreto 2018/2016 estabelecem limites à divulgação de publicidade de agrotóxicos.
A legislação estabelece que a propaganda deve ser restrita a programas e publicações dirigidas aos agricultores e pecuaristas, acompanhada de “completa explicação sobre a sua aplicação, precauções no emprego, consumo ou utilização”.”
Disponível em: http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/mpf-quer-fim-da-propaganda-de-agrotoxico-em-municipios-da-regiao-de-dourados
Acesso em: 17 ago 2016

“Propaganda enganosa” é o termo popularmente utilizado para designar a publicidade que mente sobre produtos e/ou serviços ou que omite informações básicas ao consumidor, levando-o ao erro. No exemplo apresentado na notícia, a propaganda está sendo considerada enganosa por ter utilizado mal dois dos 5Ms que devem ser considerados no planejamento da propaganda. São eles:
Escolha uma:
a. Mídia e mensagem. 
b. Moeda e mídia
c. Mensagem e mensuração
d. Mensagem e missão
e. Mídia e missão

“O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu advertir a Skol pela campanha de lançamento de um sorvete com sabor de cerveja por entender que a propaganda feita no site da empresa e na página no Facebook poderia despertar a atenção do público infanto-juvenil. A imagem contém um frasco de 150 ml de sorvete amarelo cuja tampa imita a parte superior de uma lata de cerveja.
Segundo o órgão, a Skol atuou no limite das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que fixa cuidados especiais nas mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas como dispositivos de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores de 18 anos.”
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2013/3/sorvete-de-cerveja-da-skol-causa-polemica-139653/ Acesso em: 17.ago.2016.

O código de defesa do consumidor esclarece que, dentre outras modalidades, é abusiva a publicidade que se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança. Considere essa informação e o texto da notícia e selecione a alternativa que apresenta a afirmação correta.
Escolha uma:
a. Uma advertência feita pelo CONAR não tem muita importância para a marca. O risco está na ocorrência de denúncia sobre o código de defesa do consumidor.
b. Como o consumidor nem sempre é bem informado a respeito de seus direitos, o código de defesa do consumidor pode ser deixado de lado. Já uma advertência do CONAR não pode ser ignorada.
c. Quando se prepara uma campanha publicitária é necessário, antes de seu lançamento, submete-la a diversas avaliações de órgãos reguladores.
d. Depois que as campanhas publicitárias são lançadas, ninguém mais pode impedir que a informação seja propagada. Afinal, a propagação é um dos objetivos do trabalho realizado.
e. O planejamento de campanhas publicitárias deve considerar uma ampla gama de regulamentações que visam proteger o consumidor, esteja ele ou não incluso no público alvo da campanha. 

“Geralmente a ideia que existe no Brasil entre a maioria das pessoas é a de que ‘promoções são apenas vendas de produtos baratos e de baixa qualidade. Isso porque muitos comerciantes realizam somente promoções de desova de estoque, ou seja, de venda de encalhe. De certa forma a afirmativa está correta, mas esse posicionamento diante do público por um tempo prolongado pode levar a empresa a uma descrédito total com relação as suas ações promocionais, quando a ferramenta é usada de forma indiscriminada ou como instrumento de desova acaba criando na mente do consumidor uma duvida com relação a essas práticas da empresa.”
DE TOLEDO, Eduardo Lins; VAZ, Antonio Augusto A. Promoção de vendas: uma ferramenta de incentivo ao consumo. (adaptado)
Disponível em: http://insite.pro.br/2008/31.pdf Acesso em: 25.ago.2016

O texto apresenta um problema que pode ocorrer com a imagem das empresas que usam excessivamente um único elemento do composto promocional em suas promoções. Existem, entretanto, outras formas de implementar ações de promoção de venda. Selecione a alternativa que marca três formas de promoção que não costumam levar à ideia de venda de encalhe.
Escolha uma:
a. Programa de fidelidade, desconto, prêmio
b. Sorteio, desconto, concursos
c. Desconto, amostras, esperimentação
d. Demonstração, garantia, Desconto
e. Prêmio, bônus, concurso 


“Esta influência é ainda mais enfática quando se considera que a utilidade do brinde no dia a dia dos clientes finais representa o principal atributo de compra, sendo considerada como um atributo de diferenciação e de inovação agregada, quando comparado às demais ferramentas de promoção de vendas.”
DE OLIVEIRA, Diogo Dutra. Inovação como estratégia: a nova exigência do mercado. Think, v. 4, n. 2, p. 53-59, 2011. (adaptado)
Disponível em: http://sumario-periodicos.espm.br/index.php/think/article/view/1722/59. Acesso em: 25.ago.2016

O texto apresentado foi extraído de um estudo a respeito da inovação em uma indústria cujos produtos são brindes promocionais. Ele possibilita entender que o consumidor (cliente final) tenderá a adquirir um produto que está em promoção (acompanhado de um brinde) na proporção em que esse brinde for considerado útil. Por causa disso esse fator é tomado como atributo na decisão do cliente que ofertará o brinde.
Dentre as alternativas a seguir, selecione aquela que apresenta um elemento do composto promocional que também deve considerar interesses do consumidor que não são diretamente associados ao produto em promoção.
Escolha uma:
a. Garantia de produto
b. Experimentação
c. Bônus.
d. Prêmio. 
e. Amostra grátis.

“Em meio a um mercado em constante transformação, que se encontra imerso em
um mundo marcado pela globalização contemporânea e pela fluidez das informações, torna-se relevante para os empresários buscar ferramentas de promoção de vendas para seus produtos, para vencer a forte concorrência em todos os segmentos.”
MEMÓRIA, Paula Roberta Fernandes. O Merchandising em Ponto-de-Venda como Ferramenta de Estratégia para Vendas no Varejo. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery Curso de Administração, n. 8, 2010.
Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/MzY1.pdf Acesso em: 25.ago.2016

O texto deixa claro que o uso de ferramentas de promoção de vendas como parte do mix de comunicação pode também ser considerado como uma ação para assegurar competitividade. Nesse sentido, é muito importante entender claramente o que é “promoção de vendas”.
Selecione a alternativa correta com relação à definição desse elemento do mix de comunicação de marketing.
Escolha uma:
a. Ferramenta direcionada à definição de descontos, visando atrair o consumidor.
b. Promoção sempre associada ao contexto de preços de produtos e serviços.
c. Ferramenta usada para explorar o mercado, visando atrair novos clientes para a empresa.
d. Promoção que permite contato apenas com clientes que já experimentaram um determinado produto ou serviço.
e. Ferramenta que oferece incentivos ao cliente para realizar a ação de compra de um produto / serviço. 


“A marca de batatas Ruffles decidiu relançar a campanha "Faça-me um sabor", que convida os consumidores a sugerir novos sabores para o produto.
... Na nova campanha, a empresa pretende selecionar 30 sugestões de novos sabores feitas pelos consumidores. Cada cliente deve receber R$ 10 mil pela participação. Os 30 semifinalistas serão avaliados por uma comissão julgadora da empresa e também passarão por votação nas redes sociais. Três sabores finalistas serão desenvolvidos internamente pela empresa e colocados à venda por três meses, entre setembro e novembro deste ano. Com base no desempenho das vendas e na votação dos consumidores no site da promoção, será escolhido o vencedor. O sabor ficará no mercado durante o verão de 2017.
O criador vai receber 1% das vendas da nova batata (a participação também foi dada na campanha de 2011). ... Para participar, é preciso comprar um pacote de batata Ruffles, de qualquer tamanho, que tenha o código da promoção. O novo sabor deve, então, ser sugerido no site da marca, até 13 de junho.”
(adaptado)
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/3/na-onda-do-masterchef-marca-faz-concurso-de-novos-sabores-para-salgadinho-197555/ Acesso em: 25.ago.2016

De acordo com as exposições no texto, pode-se afirmar que o elemento do composto promocional selecionado para a campanha da marca Ruffles é o:
Escolha uma:
a. Concurso. 
b. Selo.
c. Bônus.
d. Prêmio.
e. Desconto.

“Trata-se de certificados que oferecem um desconto no preço do produto. São normalmente encontrados em jornais, revistas, publicações de grandes magazines e supermercados. Há casos em que são colocados na própria embalagem do produto, destinados a oferecer ao consumidor uma redução de preços e incremento nas vendas.”
DE TOLEDO, Eduardo Lins; VAZ, Antonio Augusto A. Promoção de vendas: uma ferramenta de incentivo ao consumo. (adaptado)
Disponível em: http://insite.pro.br/2008/31.pdf Acesso em: 25.ago.2016

O texto apresenta a definição de uma das ferramentas que podem ser usadas no composto promocional. Assinale a alternativa que nomeia corretamente essa ferramenta.
Escolha uma:
a. Prêmio.
b. Selo.
c. Brinde.
d. Cupom. 
e. Certificado.

“Conforme o entendimento de um grande número de autores, as promoções de vendas são distribuídas em dois grupos distintos: a) promoções voltadas para preço ou monetárias; b) promoções não voltadas para preço ou não monetárias. Incluem-se no primeiro caso as promoções caracterizadas por atividades que buscam obter resultados de curto prazo, encorajamento de troca de marca e indução à experiência de uso. No segundo caso incluem-se as promoções adequadas para ações de longo prazo, como promoção de imagem da marca, ações estratégicas ou aumento da participação da marca.”
SANTINI, Fernando De Oliveira et al. Revisão dos Estudos sobre Promoção de Vendas de 1996 a 2010. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 1, p. 29-59, 2013. (adaptado)
Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/viewFile/3733/3730 Acesso em: 25.ago.2016

Considerando as definições apresentadas no texto, assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente, tipos de promoção que se incluem no primeiro caso.
Escolha uma:
a. Reembolso, concurso, cupom de desconto.
b. Amostra grátis, cupom de desconto, reembolso.
c. Prêmio, bônus, cupom de desconto.
d. Pacotes com desconto, cupom de desconto, reembolso. 
e. Prêmio, bônus, amostra grátis.
“Vendedores eficazes possuem mais do que instinto. Atualmente, as empresas investem milhões todo ano para treinar seus funcionários em métodos de análise e de gerenciamento de clientes que os transformem de tomadores passivos de pedidos em caçadores ativos de pedidos. Os vendedores aprendem, assim, a desenvolver relacionamentos de longo prazo.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, (p. 603) (Adaptado).
No trecho exposto os autores estão apresentando consideração a respeito da venda pessoal como um dos componentes do mix de comunicação. Nesse contexto, a venda pessoal pode ser entendida como:
Escolha uma:
a. Uma ferramenta de divulgação de informações a respeito de produtos e serviços, similar à propaganda.
b. Uma ferramenta de promoção da marca para os mais distintos tipos de público, abrangendo diversas facetas da sociedade.
c. Uma ferramenta de comunicação de marketing que foca exclusivamente em resultados de curto prazo.
d. Uma ferramenta de incentivo para a aquisição de produtos e serviços, similar à promoção de vendas.
e. Uma ferramenta eficaz para desenvolver a preferência e a convicção do consumidor, levando-o à ação de compra. 

“O papel do vendedor tem variado ao longo das diversas ‘eras’. Na era do marketing o vendedor tinha o papel de solucionador de problemas; na era da parceria, ele precisa agregar valor à sua venda, procurando ajudar o cliente a comprar.”
COBRA, Marcos; TEJON, José Luiz. Gestão de vendas: os 21 segredos do sucesso. São Paulo: Saraiva, 2007, (p. 21). (Adaptado).
Considere o papel do vendedor de acordo com o trecho apresentado. Ele apresenta considerações sobre o trabalho de venda pessoal. Assinale a alternativa que apresenta 3 características da venda pessoal.
Escolha uma:
a. Ação unilateral, sugestionamento e resposta.
b. Interação pessoal, sugestionamento e resposta.
c. Interação pessoal, relacionamento e resposta. 
d. Interação pessoal, relacionamento e decisão.
e. Ação bilateral, Relacionamento e resposta.

“Depois que um vídeo de mau gosto foi divulgado pela Internet por dois funcionários, a Domino’s Pizza aprendeu uma valiosa lição sobre o poder das mídias sociais.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, (p. 2).
No trecho apresentado os autores fazem referência a respeito de um vídeo postado na internet no qual dois funcionários da Domino´s se apresentam produzindo lanches e desrespeitando boas condições de higiene e saúde. O vídeo provocou uma série de comunicações negativas a respeito da marca.
Assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta do mix de comunicação adequada para o uso em situações similares.
Escolha uma:
a. Propaganda.
b. Venda pessoal.
c. Eventos.
d. Promoção de vendas.
e. Relações públicas. 

“O profissional deve compreender o processo de compra do cliente no que diz respeito a “quem, quando, onde, como e por que” para estabelecer os objetivos do contato. É preciso decidir sobre a melhor forma de contatá-lo — uma visita pessoal, um telefonema ou um e-mail. A abordagem correta é crucial, visto que se tornou mais difícil para os representantes de vendas serem recebidos por possíveis clientes com tempo restrito.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, (p. 604). (Adaptado)
O trecho explica uma das seis etapas do processo de vendas, que – dependendo da forma de contato selecionada como mais adequada – pode ser delegada para profissionais de marketing, em caso de a empresa ter equipes separadas para as duas funções. Assinale a alternativa que nomeia corretamente essa etapa.

Escolha uma:
a. Superação de objeções.
b. Fechamento.
c. Apresentação e demonstração.
d. Pré-abordagem. 
e. Prospecção e qualificação

“Muitos laboratórios investem maciçamente em treinamento de técnicas de vendas, para que a venda pessoal seja maximizada por meio de uma boa fixação dos benefícios do produto. Estes treinamentos procuram dar subsídios ao profissional para que ele saiba também o melhor momento para se retirar, a fim de não ocupar um tempo desnecessário do médico.”
CARVALHO, Kleverton Melo de; TEIXEIRA, Rivanda Meira. A influência de estratégias promocionais na adoção de novos produtos: o caso da indústria farmacêutica. Caderno de pesquisas em Administração, v. 9, n. 1, p. 61-74, 2002 (p. 67) (Adaptado)
Treinar o profissional de vendas para não tomar um tempo desnecessário do médico, conforme descrito no trecho, tem também o objetivo de manter a qualidade de um dos elementos que caracteriza a venda pessoal. Assinale a alternativa que apresenta esse elemento. 
Escolha uma:
a. Convicção
b. Comprometimento
c. Resposta
d. Relacionamento 
e. Preferência

“Essa etapa consiste em identificar e qualificar os clientes potenciais. A maioria das empresas passou a assumir a responsabilidade de encontrar e qualificar clientes em potencial para que a equipe de vendas possa usar seu precioso tempo naquilo que faz melhor: vender. As empresas podem qualificar as indicações de venda contatando-as por correio ou telefone, a fim de avaliar seu nível de interesse e sua capacidade financeira.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, (p. 603). (Adaptado)
O trecho explica uma das seis etapas do processo de vendas, que costuma ser delegada a profissionais de marketing, em caso de a empresa ter equipes separadas para as duas funções. Assinale a alternativa que nomeia corretamente essa etapa.
Escolha uma:
a. Superação de objeções.
b. Fechamento.
c. Apresentação e demonstração.
d. Pré-abordagem.
e. Prospecção e qualificação. 

“A CIM utiliza diversas ferramentas de comunicação que incluem, além dos meios tradicionais (televisão, rádio, jornal etc), uma lista muito ampla de mídia alternativa, como placas de rua, merchandising nas novelas, cartazes em bares, anúncios no interior de táxis etc. A versatilidade dos meios possibilita não só atingir diferentes tipos de consumidores, mas também a redução dos custos. Assim, meios não tradicionais são formas de contato potencialmente importantes e que podem ser financeiramente mais acessíveis.”
VÁSQUEZ, Ruth Peralta. Identidade de marca, gestão e comunicação. Revista Organicom, v. 4, n. 7, p. 199-211,2011. (p. 209)
Considere:
conjunto de incentivos, normalmente de curto prazo, que têm por objetivo estimular o consumidor a comprar.
conjunto de programas e ações que visam promover ou proteger a imagem da empresa.
conjunto de ações que utilizam diferentes meios diretos para a comunicação com público alvo específico.
Selecione a alternativa que nomeia corretamente as mencionadas ferramentas de comunicação componentes da CIM, de acordo com as definições apresentadas.
Escolha uma:
a. Promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal.
b. Promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal.
c. Promoção de vendas, relações públicas, marketing direto. 
d. Propaganda, relações públicas, marketing direto.
e. Venda pessoal, propaganda, marketing direto.

“Relações públicas é uma profissão complexa exercida, em nível mundial, por milhares de pessoas. Muitos trabalham para uma única organização; outros, em agências ou assessorias dedicadas às relações públicas, atendendo a diversos clientes.” GRUNIG, James E. A função das relações públicas na administração e sua contribuição para efetividade organizacional e societal. Comunicação & Sociedade, v. 1, n. 39, p. 67-92, 2005. Disponível em: <http://200.144.189.42/ojs/index.php/cs_umesp/article/viewFile/142/102>. Acesso em 03.set.2016.
O trecho posiciona relações públicas como uma profissão. O termo é também usado para nomear uma ferramenta componente do mix de comunicação em marketing. Selecione a alternativa que apresenta uma definição correta para essa segunda aplicação do termo.
Escolha uma:
a. Conjunto de atividades informativas que visam persuadir um público específico a realizar uma ação desejada pelos promotores.
b. Conjunto de atividades informativas dedicadas exclusivamente às organizações com fins lucrativos e os produtos comercializados por elas.
c. Conjunto de ações executadas com o objetivo de persuadir um público específico a tomar uma decisão positiva para a empresa.
d. Conjunto de atividades informativas que visam promover ou mesmo proteger a imagem de uma organização, empresa ou produto. 
e. Conjunto de ações relacionadas à comunicação de uma organização ou produto com objetivos mercadológicos apenas.

“Ao usar a promoção de vendas, a empresa deve definir seus objetivos, selecionar as ferramentas, desenvolver o plano, pré-testar esse plano, implementá-lo e controlá-lo para depois avaliar os resultados.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, p.558.

Diversas são as ferramentas – ou elementos do composto promocional – que podem ser selecionadas na situação mencionada no trecho. Verifique algumas de suas descrições:
mercadoria oferecida a um preço relativamente baixo ou grátis, como incentivo à compra de outro produto.
cédulas que conferem ao portador o direito a um desconto declarado na compra de um produto específico.
pequena quantidade de produto que é entregue em formas e locais diversos.
Selecione a alternativa que nomeia corretamente as ferramentas na ordem em que foram descritas.
Escolha uma:
a. Amostra grátis, cupom de desconto, brinde.
b. Brinde, bônus, amostra grátis.
c. Brinde, cupom de desconto, bônus.
d. Brinde, cupom de desconto, amostra grátis. 
e. Amostra grátis, cupom de desconto, bônus.

“Depois de implementar o plano de comunicação, o executivo em questão precisa avaliar o impacto no público-alvo. Deve-se perguntar a integrantes desse grupo se reconhecem ou lembram da mensagem, quantas vezes a viram, que pontos foram mais marcantes, o que sentiram em relação à mensagem transmitida e quais são suas atitudes anteriores e atuais em relação ao produto e à empresa. Também se devem reunir dados comportamentais da resposta do público, como quantas pessoas compraram o produto, quantas gostaram dele e quantas falaram a respeito dele a outras pessoas.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, p.530. (Adaptado)
O trecho descreve ações a serem realizadas e que se agrupam sob a nomenclatura de um dos 5 Ms da propaganda. Assinale a alternativa que nomeia corretamente esse M.
Escolha uma:
a. Moeda.
b. Mensuração. 
c. Mensagem.
d. Mídia.
e. Missão.

“Para o pesquisador John Maloney, os consumidores se dividem entre aqueles que esperam um desses quatro tipos de recompensa na aquisição de um produto: satisfação racional, sensorial, social ou do ego. Os compradores podem entender tais recompensas como uma experiência de ‘resultado do uso’, uma experiência de ‘produto em uso’ ou uma experiência ‘incidental ao uso’. Cruzando os quatro tipos de recompensa com os três tipos de experiência, obtemos 12 possibilidades. Por exemplo, o apelo ‘deixa as roupas mais limpas’ é uma promessa de recompensa racional seguida de uma experiência de ‘resultado do uso’. A frase ‘sabor de cerveja de verdade em uma ótima cerveja light’ é uma promessa de recompensa sensorial ligada à experiência de ‘produto em uso’.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, p.519. (Adaptado)
Ao se referir às possibilidades de seleção do apelo que deverá atrair e conectar o público à marca os autores estão esclarecendo aspectos que devem ser trabalhados em uma das etapas do desenvolvimento de uma comunicação eficaz. Selecione a alternativa que nomeia corretamente essa etapa.
Escolha uma:
a. Decisão sobre o mix de comunicação.
b. Elaboração da comunicação. 
c. Determinação dos objetivos.
d. Seleção dos canais de comunicação.
e. Gerenciamento da CIM.




Um comentário:

  1. Atividade Discursiva

    U4 - Seção 4
    |
    Avaliação Presencial





    “A Latam Airlines anunciou ontem a unificação das marcas do grupo, em um processo que vai custar até US$ 40 milhões e durar três anos. As identidades TAM e LAN serão aposentadas para dar lugar ao novo logo Latam, que será usado nos 318 aviões da frota e uniformes de 53 mil empregados, em campanhas publicitárias, produtos e serviços que chegam a dez milhões de passageiros de 144 destinos em 26 países. Segundo a Latam, até 90% dos gastos serão usados na pintura das aeronaves e uniformes. O primeiro avião com a logomarca, nas cores azul índigo, coral e branco, estreia no primeiro semestre de 2016. As despesas estimadas não incluem planos de comunicação e de marketing, cujos investimentos não foram revelados.”
    Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2015/8/latam-investe-us-40-milhoes-em-nova-marca-175865/ Acesso em: 31/07/0216
    Como você pode ver a partir do texto, o orçamento de comunicação não foi revelado. Imagine que você vai defender a necessidade de liberação desse orçamento. Liste pelo menos cinco informações que você deve apresentar para conquistá-lo.

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