KLS Composto Mercadológico - Unidade 4 - Respostas
KLS Composto Mercadológico - Unidade 4 - Respostas |
“A divisão de
consumo da Johnson & Johnson anuncia a contratação de Neivia Justa como a
nova Diretora de Comunicação de Consumo LATAM. Nessa posição, Neivia ficará
responsável por desenvolver uma estratégia de comunicação integrada – interna e
externa – e apoiar o negócio na região, na divisão de consumo.”
Disponível
em: http://portaldapropaganda.com.br/noticias/7052/johnson-johnson-tem-nova-diretora-de-comunicacao-para-a-america-latina/Acesso em:
07/08/2016
A notícia sobre a contratação da
profissional deixa claro que ela será responsável pela estratégia de
comunicação integrada de marketing (CIM). Selecione a alternativa que esclarece
o que é a CIM.
Escolha uma:
a. É o plano de
comunicação de marketing.
b. É uma estratégia
que abrange o planejamento, a criação, a integração, a implementação e o
controle operacional de diversas ações de comunicação.
c. É a especificação
do conteúdo de uma campanha de marketing
d. Diz respeito à
integração de todos os Ps do composto mercadológico.
e. É um documento que
esclarece os detalhes de mídia que serão integrados em uma campanha de
marketing.
“Com lançamento
previsto para 4 de agosto, o projeto criado e produzido pela agência
mcgarrybowen terá veiculação nas redes sociais, throughview no Youtube,
hotsite, digital, mídia impressa, enxoval de PDV e promoção.”
Disponível
em: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/com-historias-reais-campanha-prova-que-pai-e-quem-cria Acesso em:
08/08/2016
O trecho apresentado é parte de
notícia sobre a campanha de Dia dos Pais do Shopping Center Norte, na cidade de
São Paulo. Com base nele, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. A campanha integra
o uso de mídias tradicionais e alternativas.
b. Todas as opções
possíveis de mídia estão sendo utilizadas.
c. Campanhas pontuais
devem ser gerenciadas fora do processo de CIM.
d. A campanha não
integrou outros Ps ao P de promoção.
e. A campanha é
baseada em comunicação unidirecional.
“A nova propaganda
estreou neste domingo com versão de um minuto e continuará sendo veiculada na
TV em versão de 30 segundos.
Segundo a empresa, a campanha conta também com anúncios impressos, peças out of home, material de PDV, estratégia para as redes sociais e mídia display.”
Segundo a empresa, a campanha conta também com anúncios impressos, peças out of home, material de PDV, estratégia para as redes sociais e mídia display.”
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/7/boticario-homenageia-padrastos-em-campanha-de-dia-dos-pais-211575/ Acesso em:
08/08/2016
O trecho apresentado é parte de
notícia sobre a campanha de Dia dos Pais lançada pela empresa O Boticário.
Pode-se perceber que foi utilizado um mix de comunicação. Entre as alternativas
a seguir, selecione aquela que apresenta apenas ferramentas que compõem o mix
de comunicação.
Escolha uma:
a. Relações públicas,
propaganda e pesquisa de satisfação
b. Descontos
promocionais, propaganda e vendas pessoais
c. Cupons de desconto,
marketing direto e relações públicas
d. Descontos
promocionais, propaganda e marketing direto
e. Propaganda,
relações públicas e marketing direto
“O projeto visa
combater as críticas, tentar mudar a opinião de europeus em seminários sobre
obesidade e nutrição e visitar médicos, nutricionistas e cientistas. ‘É um
trabalho de relações públicas, não investiremos em publicidade. O suco nada
mais é que fruta espremida, tem os mesmos nutrientes dela e não tem adição de
açúcar’, disse Larissa Popp Abrahão, diretora de relações internacionais da
CitrusBR.”
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/5/visto-como-idoso-suco-de-laranja-do-brasil-quer-rejuvenescer-na-europa-204499/ Acesso em:
09/08/2016.
No texto, a executiva expõe que em
seu mix de comunicação a empresa CitrusBR priorizou a adoção da ferramenta
relações públicas. Selecione a alternativa que esclarece o conceito de relações
públicas.
Escolha uma:
a. Comprometimento
b.
Relacionamento
c. Convicção
d. Resposta
e. Preferência
“A distribuição de
amostras esteve entre as principais ferramentas de marketing direto no Brasil
por muito tempo, mas foi perdendo espaço devido ao aumento de custos de
logística e de locação de pontos de mídia, como academias e supermercados, diz
Kito Mansano, presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro).”
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2015/5/site-de-assinatura-renova-papel-das-amostras-172711/ Acesso em:
09/08/0216.
Quando se fala em marketing direto,
muitas vezes vêm à mente os conceitos de mala direta, ou de e-mail marketing. O
trecho indica que marketing direto é muito mais que isso. Selecione a
alternativa que esclarece o que é marketing direto.
Escolha uma:
a. Diversas formas de
apresentação de ideias, da marca, de produtos e serviços.
b. Conjunto de
incentivos, normalmente de curto prazo, que têm por objetivo estimular o
consumidor a comprar.
c. Conjunto de ações
que utilizam diferentes meios diretos para a comunicação com público alvo
específico.
d. Conjunto de
programas e ações que visam promover ou proteger a imagem da empresa.
e. Processos de
interação pessoal com os consumidores visando à comercialização de produtos e
serviços.
“Com o mote
"Vem que Dá", a nova campanha reforça os itens exclusivos da rede, os
programas de monitoramento de alimentos e a garantia de economia no total da
cesta do consumidor. Para a linha de itens exclusivos, a rede prepara 800
lançamentos de produtos de marca própria para este ano, entre eles, a linha de
vinhos de vários países da marca própria Grand Expedition. A nova campanha
estreia hoje e inclui filmes para TV, anúncios em rádios e jornais, nova
sinalização nas lojas e ações diferenciadas em mídias sociais.”
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/5/walmart-reforca-marca-propria-em-nova-campanha-201767/ Acesso em:
09/08/2016
O texto apresenta informações sobre
uma campanha da rede de supermercados Walmart. Assinale a alternativa correta
com relação à campanha.
Escolha uma:
a. É uma campanha que
promove uma única marca.
b. Não contém
elementos que permitam diferenciar a rede Walmart de outras redes de
supermercados.
c. Tem por base
exclusivamente o compromisso principal da rede que é oferecer sempre o melhor
preço.
d. Entre outros
exemplos do uso da CIM, adota a integração de mídias tradicionais e
alternativas.
e. Não integrou ações
no ponto de venda.
“Depreendemos que a
desordem relacionada aos termos publicidade e propaganda encontra-se
estabelecida no Brasil e nas línguas latinas, mas sua motivação vem da ausência
de um terceiro termo, que este ensaio indica como sendo a ‘publicidade
comercial’. Como se sabe, a atividade comunicacional orientada para a
eficiência do marketing de produtos distribuídos em grande escala tem sua
origem nos países anglo-saxões, onde a língua inglesa rapidamente identificou
uma palavra para denominá-la. Os países latinos somente incorporaram o modelo,
fato
que pode explicar o
desinteresse pela concepção de um termo adequado ao novo fenômeno.”
SIMÕES, Cassiano
Ferreira. A publicity e a publicidade (para além da propaganda). Comunicação
Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, p. 179-200, 2008, p.198.
Ao se referir à confusão existente
entre os termos publicidade e propaganda e mencionar um terceiro termo
utilizado na língua inglesa o autor deseja lembrar a palavra inglesa advertising,
que costuma ser traduzida como propaganda, tendo por consequência o fato de
propaganda assumir, no uso comum da palavra, a mesma conotação de “anúncio”.
Assinale a alternativa que apresenta a definição originalmente dada para propaganda.
Escolha uma:
a. Trata-se de uma
forma de disseminação de ideias, crenças, princípios e doutrinas.
b. Ferramenta de
persuasão utilizada para convencer consumidores a comprar.
c. Ferramenta do mix
de comunicação utilizada para a propagação de informações comerciais.
d. Forma de
comunicação utilizada desde a antiguidade para disseminar ideias e produtos.
e. Divulgação paga de
informações a respeito de produtos ou de serviços, com objetivos comerciais.
Depreendemos que a
desordem relacionada aos termos publicidade e propaganda encontra-se
estabelecida no Brasil e nas línguas latinas, mas sua motivação vem da ausência
de um terceiro termo, que este ensaio indica como sendo a ‘publicidade
comercial’. Como se sabe, a atividade comunicacional orientada para a
eficiência do marketing de produtos distribuídos em grande escala tem sua
origem nos países anglo-saxões, onde a língua inglesa rapidamente identificou
uma palavra para denominá-la. Os países latinos somente incorporaram o modelo,
fato
que pode explicar o
desinteresse pela concepção de um termo adequado ao novo fenômeno.”
SIMÕES, Cassiano
Ferreira. A publicity e a publicidade (para além da propaganda). Comunicação
Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, p. 179-200, 2008, p.198.
Ao se referir à confusão existente
entre os termos publicidade e propaganda e mencionar um terceiro termo
utilizado na língua inglesa o autor deseja lembrar que muitas vezes esses dois
termos são usados como sinônimos não apenas na língua portuguesa, mas
possivelmente em outras línguas latinas. Assinale a alternativa que apresenta a
definição correta de publicidade.
Escolha uma:
a. Forma de
comunicação utilizada desde a idade média para disseminar ideias e produtos.
b. Trata-se de uma
forma de disseminação de ideias, crenças, princípios e doutrinas.
c. Divulgação paga de
informações a respeito de produtos ou de serviços, com objetivos comerciais.
d. Ferramenta do mix
de comunicação utilizada para a propagação de informações comerciais.
e. Ferramenta de
persuasão utilizada para relacionamento com o público alvo.
“Depreendemos que a
desordem relacionada aos termos publicidade e propaganda encontra-se
estabelecida no Brasil e nas línguas latinas, mas sua motivação vem da ausência
de um terceiro termo, que este ensaio indica como sendo a ‘publicidade
comercial’. Como se sabe, a atividade comunicacional orientada para a
eficiência do marketing de produtos distribuídos em grande escala tem sua
origem nos países anglo-saxões, onde a língua inglesa rapidamente identificou
uma palavra para denominá-la. Os países latinos somente incorporaram o modelo,
fato
que pode explicar o
desinteresse pela concepção de um termo adequado ao novo fenômeno.”
SIMÕES, Cassiano
Ferreira. A publicity e a publicidade (para além da propaganda). Comunicação
Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, p. 179-200, 2008, p.198.
Ao se referir à confusão existente
entre os termos publicidade e propaganda e mencionar um terceiro termo
utilizado na língua inglesa o autor deseja lembrar a palavra inglesa advertising,
que costuma ser traduzida como propaganda, tendo por consequência o fato de
propaganda assumir, no uso comum da palavra, a mesma conotação de “anúncio”.
Assinale a alternativa que, como resultado da tradução de advertising para
propaganda, apresenta uma definição de propaganda como entendida nos dias
atuais no Brasil.
Escolha uma:
a. Ferramenta de
persuasão utilizada para relacionamento com o público alvo.
b. Forma de
comunicação utilizada desde a antiguidade para disseminar ideias e produtos.
c. Forma rentável de
disseminar mensagens, para desenvolver preferência de marca ou para instruir as
pessoas.
d. Forma de definir
quais objetivos devem ser alcançados pelo mix de comunicação.
e. Forma de
disseminação de ideias, crenças, princípios e doutrinas, utilizada desde a
antiguidade.
“Em 2013, a maior
fabricante de bebidas do mundo, a Coca-Cola lançou um plano global de combate à
obesidade. Na ocasião, a empresa informou que deixaria de fazer publicidade
para crianças com menos de 12 anos em qualquer lugar do mundo e reformularia
embalagens para especificar a quantidade de calorias em seus produtos e
aumentar a oferta de bebidas com baixa caloria ou sem caloria nos mais de 200
mercados em que atua.
No ano seguinte, foi publicada no "Diário Oficial" da União" uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que apontava o tipo de publicidade considerada abusiva para esse público.”
No ano seguinte, foi publicada no "Diário Oficial" da União" uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que apontava o tipo de publicidade considerada abusiva para esse público.”
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/3/fabricantes-de-refrigerantes-vao-parar-de-fazer-publicidade-para-criancas-194790/Acesso em:
17.ago.2016
A publicidade voltada ao público
infantil tem estado em pauta de muitos debates e diversos governos têm buscado
regulamentar essa prática. No que diz respeito à alimentação, em especial,
desde 2005 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a comercialização
de alimentos não saudáveis para a população infantil é um fator que contribui
para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Nesse sentido, a decisão
tomada pela da Coca-Cola demonstra uma estratégia de ética e respeito para com
os consumidores, prescindindo da decisão de órgãos reguladores. Assinale a
alternativa que reflete a estratégia relacionada a esse tipo de preocupação,
sendo refletida em ações de publicidade e propaganda:
Escolha uma:
a. Qualidade percebida
b. Valor da marca
c. Vulnerabilidade de
consumidores
d. Conhecimento de
nome
e. Lealdade garantida
“De acordo com o
MPF, a propaganda de agrotóxicos é frequentemente encontrada em outdoors
instalados em vias públicas, especialmente nas estradas, “enfatizando os
benefícios dos produtos, sem qualquer alerta sobre sua natureza, composição,
segurança e adequação ao uso”.
Além de considerar
a divulgação “propaganda enganosa” e avaliar que os anúncios induzem o
consumidor ao erro, o Ministério Público Federal considera as peças
publicitárias ilegais, já que a Constituição Federal, a Lei 9294/96 e o Decreto
2018/2016 estabelecem limites à divulgação de publicidade de agrotóxicos.
A legislação
estabelece que a propaganda deve ser restrita a programas e publicações
dirigidas aos agricultores e pecuaristas, acompanhada de “completa explicação
sobre a sua aplicação, precauções no emprego, consumo ou utilização”.”
Disponível
em: http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/mpf-quer-fim-da-propaganda-de-agrotoxico-em-municipios-da-regiao-de-dourados
Acesso em: 17 ago
2016
“Propaganda enganosa” é o termo
popularmente utilizado para designar a publicidade que mente sobre produtos
e/ou serviços ou que omite informações básicas ao consumidor, levando-o ao
erro. No exemplo apresentado na notícia, a propaganda está sendo considerada
enganosa por ter utilizado mal dois dos 5Ms que devem ser considerados no
planejamento da propaganda. São eles:
Escolha uma:
a. Mídia e
mensagem.
b. Moeda e mídia
c. Mensagem e
mensuração
d. Mensagem e
missão
e. Mídia e missão
“O Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu advertir
a Skol pela campanha de lançamento de um sorvete com sabor de cerveja por
entender que a propaganda feita no site da empresa e na página
no Facebook poderia despertar a atenção do público infanto-juvenil. A
imagem contém um frasco de 150 ml de sorvete amarelo cuja tampa imita a parte
superior de uma lata de cerveja.
Segundo o órgão, a Skol atuou no limite das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que fixa cuidados especiais nas mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas como dispositivos de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores de 18 anos.”
Segundo o órgão, a Skol atuou no limite das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que fixa cuidados especiais nas mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas como dispositivos de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores de 18 anos.”
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2013/3/sorvete-de-cerveja-da-skol-causa-polemica-139653/ Acesso em:
17.ago.2016.
O código de defesa do consumidor
esclarece que, dentre outras modalidades, é abusiva a publicidade que se
aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança. Considere essa
informação e o texto da notícia e selecione a alternativa que apresenta a
afirmação correta.
Escolha uma:
a. Uma advertência
feita pelo CONAR não tem muita importância para a marca. O risco está na
ocorrência de denúncia sobre o código de defesa do consumidor.
b. Como o consumidor
nem sempre é bem informado a respeito de seus direitos, o código de defesa do
consumidor pode ser deixado de lado. Já uma advertência do CONAR não pode ser
ignorada.
c. Quando se prepara
uma campanha publicitária é necessário, antes de seu lançamento, submete-la a
diversas avaliações de órgãos reguladores.
d. Depois que as
campanhas publicitárias são lançadas, ninguém mais pode impedir que a
informação seja propagada. Afinal, a propagação é um dos objetivos do trabalho
realizado.
e. O planejamento de
campanhas publicitárias deve considerar uma ampla gama de regulamentações que
visam proteger o consumidor, esteja ele ou não incluso no público alvo da
campanha.
“Geralmente a ideia
que existe no Brasil entre a maioria das pessoas é a de que ‘promoções são
apenas vendas de produtos baratos e de baixa qualidade. Isso porque muitos
comerciantes realizam somente promoções de desova de estoque, ou seja, de venda
de encalhe. De certa forma a afirmativa está correta, mas esse posicionamento
diante do público por um tempo prolongado pode levar a empresa a uma descrédito
total com relação as suas ações promocionais, quando a ferramenta é usada de
forma indiscriminada ou como instrumento de desova acaba criando na mente do
consumidor uma duvida com relação a essas práticas da empresa.”
DE TOLEDO, Eduardo
Lins; VAZ, Antonio Augusto A. Promoção de vendas: uma ferramenta de incentivo
ao consumo. (adaptado)
Disponível
em: http://insite.pro.br/2008/31.pdf Acesso em:
25.ago.2016
O texto apresenta um problema que
pode ocorrer com a imagem das empresas que usam excessivamente um único
elemento do composto promocional em suas promoções. Existem, entretanto, outras
formas de implementar ações de promoção de venda. Selecione a alternativa que
marca três formas de promoção que não costumam levar à ideia de venda de
encalhe.
Escolha uma:
a. Programa de
fidelidade, desconto, prêmio
b. Sorteio,
desconto, concursos
c. Desconto,
amostras, esperimentação
d. Demonstração,
garantia, Desconto
e. Prêmio, bônus,
concurso
“Esta influência é
ainda mais enfática quando se considera que a utilidade do brinde no dia a dia
dos clientes finais representa o principal atributo de compra, sendo
considerada como um atributo de diferenciação e de inovação agregada, quando
comparado às demais ferramentas de promoção de vendas.”
DE OLIVEIRA, Diogo
Dutra. Inovação como estratégia: a nova exigência do mercado. Think, v. 4, n.
2, p. 53-59, 2011. (adaptado)
Disponível
em: http://sumario-periodicos.espm.br/index.php/think/article/view/1722/59. Acesso em:
25.ago.2016
O texto apresentado
foi extraído de um estudo a respeito da inovação em uma indústria cujos
produtos são brindes promocionais. Ele possibilita entender que o consumidor
(cliente final) tenderá a adquirir um produto que está em promoção (acompanhado
de um brinde) na proporção em que esse brinde for considerado útil. Por causa
disso esse fator é tomado como atributo na decisão do cliente que ofertará o
brinde.
Dentre as alternativas a seguir,
selecione aquela que apresenta um elemento do composto promocional que também
deve considerar interesses do consumidor que não são diretamente associados ao
produto em promoção.
Escolha uma:
a. Garantia de
produto
b. Experimentação
c. Bônus.
d. Prêmio.
e. Amostra grátis.
“Em meio a um
mercado em constante transformação, que se encontra imerso em
um mundo marcado
pela globalização contemporânea e pela fluidez das informações, torna-se
relevante para os empresários buscar ferramentas de promoção de vendas para
seus produtos, para vencer a forte concorrência em todos os segmentos.”
MEMÓRIA, Paula
Roberta Fernandes. O Merchandising em Ponto-de-Venda como Ferramenta de
Estratégia para Vendas no Varejo. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista
Granbery Curso de Administração, n. 8, 2010.
Disponível
em: http://re.granbery.edu.br/artigos/MzY1.pdf Acesso em:
25.ago.2016
O texto deixa claro
que o uso de ferramentas de promoção de vendas como parte do mix de comunicação
pode também ser considerado como uma ação para assegurar competitividade. Nesse
sentido, é muito importante entender claramente o que é “promoção de vendas”.
Selecione a alternativa correta com
relação à definição desse elemento do mix de comunicação de marketing.
Escolha uma:
a. Ferramenta
direcionada à definição de descontos, visando atrair o consumidor.
b. Promoção sempre
associada ao contexto de preços de produtos e serviços.
c. Ferramenta usada
para explorar o mercado, visando atrair novos clientes para a empresa.
d. Promoção que
permite contato apenas com clientes que já experimentaram um determinado
produto ou serviço.
e. Ferramenta que
oferece incentivos ao cliente para realizar a ação de compra de um produto /
serviço.
“A marca de batatas
Ruffles decidiu relançar a campanha "Faça-me um sabor", que convida
os consumidores a sugerir novos sabores para o produto.
... Na nova
campanha, a empresa pretende selecionar 30 sugestões de novos sabores feitas
pelos consumidores. Cada cliente deve receber R$ 10 mil pela participação. Os
30 semifinalistas serão avaliados por uma comissão julgadora da empresa e
também passarão por votação nas redes sociais. Três sabores finalistas serão
desenvolvidos internamente pela empresa e colocados à venda por três meses,
entre setembro e novembro deste ano. Com base no desempenho das vendas e na
votação dos consumidores no site da promoção, será escolhido o vencedor. O
sabor ficará no mercado durante o verão de 2017.
O criador vai
receber 1% das vendas da nova batata (a participação também foi dada na
campanha de 2011). ... Para participar, é preciso comprar um pacote de batata
Ruffles, de qualquer tamanho, que tenha o código da promoção. O novo sabor
deve, então, ser sugerido no site da marca, até 13 de junho.”
(adaptado)
Disponível
em: http://www.datamark.com.br/noticias/2016/3/na-onda-do-masterchef-marca-faz-concurso-de-novos-sabores-para-salgadinho-197555/ Acesso em:
25.ago.2016
De acordo com as exposições no texto,
pode-se afirmar que o elemento do composto promocional selecionado para a
campanha da marca Ruffles é o:
Escolha uma:
a. Concurso.
b. Selo.
c. Bônus.
d. Prêmio.
e. Desconto.
“Trata-se de
certificados que oferecem um desconto no preço do produto. São normalmente
encontrados em jornais, revistas, publicações de grandes magazines e
supermercados. Há casos em que são colocados na própria embalagem do produto,
destinados a oferecer ao consumidor uma redução de preços e incremento nas
vendas.”
DE TOLEDO, Eduardo
Lins; VAZ, Antonio Augusto A. Promoção de vendas: uma ferramenta de incentivo
ao consumo. (adaptado)
Disponível
em: http://insite.pro.br/2008/31.pdf Acesso em:
25.ago.2016
O texto apresenta a definição de uma
das ferramentas que podem ser usadas no composto promocional. Assinale a
alternativa que nomeia corretamente essa ferramenta.
Escolha uma:
a. Prêmio.
b. Selo.
c. Brinde.
d. Cupom.
e. Certificado.
“Conforme o
entendimento de um grande número de autores, as promoções de vendas são
distribuídas em dois grupos distintos: a) promoções voltadas para preço ou
monetárias; b) promoções não voltadas para preço ou não monetárias. Incluem-se
no primeiro caso as promoções caracterizadas por atividades que buscam obter
resultados de curto prazo, encorajamento de troca de marca e indução à
experiência de uso. No segundo caso incluem-se as promoções adequadas para
ações de longo prazo, como promoção de imagem da marca, ações estratégicas ou
aumento da participação da marca.”
SANTINI, Fernando
De Oliveira et al. Revisão dos Estudos sobre Promoção de Vendas de 1996 a 2010.
Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 1, p. 29-59, 2013.
(adaptado)
Disponível
em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/viewFile/3733/3730 Acesso em:
25.ago.2016
Considerando as definições
apresentadas no texto, assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente,
tipos de promoção que se incluem no primeiro caso.
Escolha uma:
a. Reembolso,
concurso, cupom de desconto.
b. Amostra grátis,
cupom de desconto, reembolso.
c. Prêmio, bônus,
cupom de desconto.
d. Pacotes com
desconto, cupom de desconto, reembolso.
e. Prêmio, bônus,
amostra grátis.
“Vendedores
eficazes possuem mais do que instinto. Atualmente, as empresas investem milhões
todo ano para treinar seus funcionários em métodos de análise e de
gerenciamento de clientes que os transformem de tomadores passivos de pedidos
em caçadores ativos de pedidos. Os vendedores aprendem, assim, a desenvolver
relacionamentos de longo prazo.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de
marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, (p. 603) (Adaptado).
No trecho exposto os autores estão
apresentando consideração a respeito da venda pessoal como um dos componentes
do mix de comunicação. Nesse contexto, a venda pessoal pode ser entendida como:
Escolha uma:
a. Uma ferramenta de
divulgação de informações a respeito de produtos e serviços, similar à
propaganda.
b. Uma ferramenta de
promoção da marca para os mais distintos tipos de público, abrangendo diversas
facetas da sociedade.
c. Uma ferramenta de
comunicação de marketing que foca exclusivamente em resultados de curto prazo.
d. Uma ferramenta de
incentivo para a aquisição de produtos e serviços, similar à promoção de
vendas.
e. Uma ferramenta eficaz
para desenvolver a preferência e a convicção do consumidor, levando-o à ação de
compra.
“O papel do
vendedor tem variado ao longo das diversas ‘eras’. Na era do marketing o
vendedor tinha o papel de solucionador de problemas; na era da parceria, ele
precisa agregar valor à sua venda, procurando ajudar o cliente a comprar.”
COBRA, Marcos;
TEJON, José Luiz. Gestão de vendas: os 21 segredos do sucesso. São
Paulo: Saraiva, 2007, (p. 21). (Adaptado).
Considere o papel do vendedor de
acordo com o trecho apresentado. Ele apresenta considerações sobre o trabalho
de venda pessoal. Assinale a alternativa que apresenta 3 características da
venda pessoal.
Escolha uma:
a. Ação unilateral,
sugestionamento e resposta.
b. Interação pessoal,
sugestionamento e resposta.
c. Interação pessoal,
relacionamento e resposta.
d. Interação pessoal,
relacionamento e decisão.
e. Ação bilateral,
Relacionamento e resposta.
“Depois que um
vídeo de mau gosto foi divulgado pela Internet por dois funcionários, a
Domino’s Pizza aprendeu uma valiosa lição sobre o poder das mídias sociais.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de
marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, (p. 2).
No trecho
apresentado os autores fazem referência a respeito de um vídeo postado na
internet no qual dois funcionários da Domino´s se apresentam produzindo lanches
e desrespeitando boas condições de higiene e saúde. O vídeo provocou uma série
de comunicações negativas a respeito da marca.
Assinale a alternativa que apresenta
uma ferramenta do mix de comunicação adequada para o uso em situações
similares.
Escolha uma:
a. Propaganda.
b. Venda pessoal.
c. Eventos.
d. Promoção de vendas.
e. Relações públicas.
“O profissional
deve compreender o processo de compra do cliente no que diz respeito a “quem,
quando, onde, como e por que” para estabelecer os objetivos do contato. É
preciso decidir sobre a melhor forma de contatá-lo — uma visita pessoal, um
telefonema ou um e-mail. A abordagem correta é crucial, visto que se tornou
mais difícil para os representantes de vendas serem recebidos por possíveis
clientes com tempo restrito.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice
Hall: São Paulo, 2012, (p. 604). (Adaptado)
O trecho explica
uma das seis etapas do processo de vendas, que – dependendo da forma de contato
selecionada como mais adequada – pode ser delegada para profissionais de
marketing, em caso de a empresa ter equipes separadas para as duas funções.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente essa etapa.
Escolha uma:
a. Superação de
objeções.
b. Fechamento.
c. Apresentação e
demonstração.
d.
Pré-abordagem.
e. Prospecção e
qualificação
“Muitos
laboratórios investem maciçamente em treinamento de técnicas de vendas, para
que a venda pessoal seja maximizada por meio de uma boa fixação dos benefícios
do produto. Estes treinamentos procuram dar subsídios ao profissional para que
ele saiba também o melhor momento para se retirar, a fim de não ocupar um tempo
desnecessário do médico.”
CARVALHO, Kleverton
Melo de; TEIXEIRA, Rivanda Meira. A influência de estratégias promocionais na
adoção de novos produtos: o caso da indústria farmacêutica. Caderno de
pesquisas em Administração, v. 9, n. 1, p. 61-74, 2002 (p. 67) (Adaptado)
Treinar o profissional de vendas para
não tomar um tempo desnecessário do médico, conforme descrito no trecho, tem
também o objetivo de manter a qualidade de um dos elementos que caracteriza a
venda pessoal. Assinale a alternativa que apresenta esse elemento.
Escolha uma:
a. Convicção
b. Comprometimento
c. Resposta
d.
Relacionamento
e. Preferência
“Essa etapa
consiste em identificar e qualificar os clientes potenciais. A maioria das
empresas passou a assumir a responsabilidade de encontrar e qualificar clientes
em potencial para que a equipe de vendas possa usar seu precioso tempo naquilo
que faz melhor: vender. As empresas podem qualificar as indicações de venda
contatando-as por correio ou telefone, a fim de avaliar seu nível de interesse
e sua capacidade financeira.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson
Prentice Hall: São Paulo, 2012, (p. 603). (Adaptado)
O trecho explica uma das seis etapas
do processo de vendas, que costuma ser delegada a profissionais de marketing,
em caso de a empresa ter equipes separadas para as duas funções. Assinale a
alternativa que nomeia corretamente essa etapa.
Escolha uma:
a. Superação de
objeções.
b. Fechamento.
c. Apresentação e
demonstração.
d. Pré-abordagem.
e. Prospecção e
qualificação.
“A CIM utiliza
diversas ferramentas de comunicação que incluem, além dos meios tradicionais
(televisão, rádio, jornal etc), uma lista muito ampla de mídia
alternativa, como placas de rua, merchandising nas novelas, cartazes em bares,
anúncios no interior de táxis etc. A versatilidade dos meios possibilita não só
atingir diferentes tipos de consumidores, mas também a redução dos custos.
Assim, meios não tradicionais são formas de contato potencialmente importantes
e que podem ser financeiramente mais acessíveis.”
VÁSQUEZ, Ruth
Peralta. Identidade de marca, gestão e comunicação. Revista Organicom,
v. 4, n. 7, p. 199-211,2011. (p. 209)
Considere:
conjunto de
incentivos, normalmente de curto prazo, que têm por objetivo estimular o
consumidor a comprar.
conjunto de
programas e ações que visam promover ou proteger a imagem da empresa.
conjunto de
ações que utilizam diferentes meios diretos para a comunicação com público alvo
específico.
Selecione a alternativa que nomeia
corretamente as mencionadas ferramentas de comunicação componentes da CIM, de
acordo com as definições apresentadas.
Escolha uma:
a. Promoção de vendas,
relações públicas, venda pessoal.
b. Promoção de vendas,
relações públicas, venda pessoal.
c. Promoção de vendas,
relações públicas, marketing direto.
d. Propaganda,
relações públicas, marketing direto.
e. Venda pessoal,
propaganda, marketing direto.
“Relações públicas
é uma profissão complexa exercida, em nível mundial, por milhares de pessoas.
Muitos trabalham para uma única organização; outros, em agências ou assessorias
dedicadas às relações públicas, atendendo a
diversos clientes.” GRUNIG, James E. A função das relações públicas
na administração e sua contribuição para efetividade organizacional
e societal. Comunicação & Sociedade, v. 1, n. 39, p.
67-92, 2005. Disponível em: <http://200.144.189.42/ojs/index.php/cs_umesp/article/viewFile/142/102>. Acesso em
03.set.2016.
O trecho posiciona relações públicas
como uma profissão. O termo é também usado para nomear uma ferramenta componente
do mix de comunicação em marketing. Selecione a alternativa que
apresenta uma definição correta para essa segunda aplicação do termo.
Escolha uma:
a. Conjunto de
atividades informativas que visam persuadir um público específico a realizar
uma ação desejada pelos promotores.
b. Conjunto de
atividades informativas dedicadas exclusivamente às organizações com fins
lucrativos e os produtos comercializados por elas.
c. Conjunto de ações
executadas com o objetivo de persuadir um público específico a tomar uma
decisão positiva para a empresa.
d. Conjunto de
atividades informativas que visam promover ou mesmo proteger a imagem de uma
organização, empresa ou produto.
e. Conjunto de ações
relacionadas à comunicação de uma organização ou produto com objetivos
mercadológicos apenas.
“Ao usar a promoção
de vendas, a empresa deve definir seus objetivos, selecionar as ferramentas,
desenvolver o plano, pré-testar esse plano, implementá-lo e
controlá-lo para depois avaliar os resultados.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de
marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, p.558.
Diversas são as
ferramentas – ou elementos do composto promocional – que podem ser selecionadas
na situação mencionada no trecho.
Verifique algumas de suas descrições:
mercadoria oferecida
a um preço relativamente baixo ou grátis, como incentivo à compra de outro
produto.
cédulas que
conferem ao portador o direito a um desconto declarado na compra de um produto
específico.
pequena quantidade
de produto que é entregue em formas e locais diversos.
Selecione a alternativa que nomeia
corretamente as ferramentas na ordem em que foram descritas.
Escolha uma:
a. Amostra grátis,
cupom de desconto, brinde.
b. Brinde, bônus,
amostra grátis.
c. Brinde, cupom de
desconto, bônus.
d. Brinde, cupom de
desconto, amostra grátis.
e. Amostra grátis,
cupom de desconto, bônus.
“Depois de
implementar o plano de comunicação, o executivo em questão precisa avaliar o
impacto no público-alvo. Deve-se perguntar a integrantes desse grupo se
reconhecem ou lembram da mensagem, quantas vezes a viram, que pontos foram mais
marcantes, o que sentiram em relação à mensagem transmitida e quais são suas
atitudes anteriores e atuais em relação ao produto e à empresa. Também se devem
reunir dados comportamentais da resposta do público, como quantas pessoas
compraram o produto, quantas gostaram dele e quantas falaram a respeito dele a
outras pessoas.”
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de
marketing. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2012, p.530. (Adaptado)
O trecho descreve ações a serem
realizadas e que se agrupam sob a nomenclatura de um dos 5 Ms da
propaganda. Assinale a alternativa que nomeia corretamente esse M.
Escolha uma:
a. Moeda.
b. Mensuração.
c. Mensagem.
d. Mídia.
e. Missão.
“Para o pesquisador
John Maloney, os consumidores se dividem entre aqueles que esperam um
desses quatro tipos de recompensa na aquisição de um produto: satisfação
racional, sensorial, social ou do ego. Os compradores podem entender tais
recompensas como uma experiência de ‘resultado do uso’, uma experiência de
‘produto em uso’ ou uma experiência ‘incidental ao uso’. Cruzando os quatro
tipos de recompensa com os três tipos de experiência, obtemos 12
possibilidades. Por exemplo, o apelo ‘deixa as roupas mais limpas’ é uma
promessa de recompensa racional seguida de uma experiência de ‘resultado do
uso’. A frase ‘sabor de cerveja de verdade em uma ótima cerveja light’ é uma
promessa de recompensa sensorial ligada à experiência de ‘produto em uso’.”
KOTLER, Philip;
KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Pearson Prentice
Hall: São Paulo, 2012, p.519. (Adaptado)
Ao se referir às possibilidades de
seleção do apelo que deverá atrair e conectar o público à marca os autores
estão esclarecendo aspectos que devem ser trabalhados em uma das etapas do
desenvolvimento de uma comunicação eficaz. Selecione a alternativa que nomeia
corretamente essa etapa.
Escolha uma:
a. Decisão sobre
o mix de comunicação.
b. Elaboração da comunicação.
c. Determinação dos objetivos.
d. Seleção dos canais
de comunicação.
e. Gerenciamento da
CIM.
Atividade Discursiva
ResponderExcluirU4 - Seção 4
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Avaliação Presencial
“A Latam Airlines anunciou ontem a unificação das marcas do grupo, em um processo que vai custar até US$ 40 milhões e durar três anos. As identidades TAM e LAN serão aposentadas para dar lugar ao novo logo Latam, que será usado nos 318 aviões da frota e uniformes de 53 mil empregados, em campanhas publicitárias, produtos e serviços que chegam a dez milhões de passageiros de 144 destinos em 26 países. Segundo a Latam, até 90% dos gastos serão usados na pintura das aeronaves e uniformes. O primeiro avião com a logomarca, nas cores azul índigo, coral e branco, estreia no primeiro semestre de 2016. As despesas estimadas não incluem planos de comunicação e de marketing, cujos investimentos não foram revelados.”
Disponível em: http://www.datamark.com.br/noticias/2015/8/latam-investe-us-40-milhoes-em-nova-marca-175865/ Acesso em: 31/07/0216
Como você pode ver a partir do texto, o orçamento de comunicação não foi revelado. Imagine que você vai defender a necessidade de liberação desse orçamento. Liste pelo menos cinco informações que você deve apresentar para conquistá-lo.