KLS Questões - Processos Logistícos - Parte 2 - Graduação Inteligente

Breaking

sábado, 9 de dezembro de 2017

KLS Questões - Processos Logistícos - Parte 2

KLS Questões - Processos Logistícos - Parte 2
Qual a definição de Just in Time (JIT)?
Escolha uma:
a. É um planejamento para a produção em massa de um determinado produto e para isso é
necessário que a empresa tenha muita matéria prima.
b. É uma filosofia que visa a redução do estoque do produto acabado, mas não da matéria prima da
empresa.
c. É uma filosofia que visa a redução do estoque, ao ponto de zerar a matéria prima e o produto
acabado na empresa.
d. É uma ideia que visa introdução de mais estoque, produzindo quantidades superiores daquilo que
é necessário.
e. É uma filosofia que visa a redução do estoque, produzindo somente a quantidade necessária no
tempo necessário. 

Assinale o que melhor define sistema puxados (pull).
Escolha uma:
a. Tem como objetivo a execução da produção e operação a partir da solicitação dos pedidos dos
clientes.
b. Tem como princípio o início da execução da produção, operando-se com uma previsão da
demanda.
c. Tem como princípio o início da execução da produção / administração a partir das vendas aos clientes.
d. Tem a execução da operação antecipada aos pedidos dos clientes, operando-se com uma previsão
da demanda.
e. Tem como princípio o início da execução da produção / operação a partir dos pedidos dos clientes. 


Just in Sequence, é um aprimoramento da filosofia JIT. Qual é a sua definição?
Escolha uma:
a. Os fornecedores estão instalados nas mediações ou site da empresa, e abastecem diretamente na linha de produção e em sequência estipulada e em tempo determinado. 
b. Os fornecedores têm suas próprias instalações, e abastecem a empresa através da sua agenda conforme informado pela empresa.
c. Os fornecedores estão instalados nas mediações ou site da empresa, porém o abastecimento acontece em dia pré-agendado, sem alteração da agenda.
d. Os fornecedores estão instalados em cidades estratégicas, e com isso atende de maneira agendada os seus clientes.
e. Os fornecedores buscam suas instalações em cidades que tragam algum benefício fiscal, e isso não atinge o abastecimento na linha de produção.

Fazendo uma analogia de atividades rotineiras, podem ser consideradas ações do Just in Time:
I. Utilização de placas de avisos
II. Compras semanal no mercado
III. Financiamento de apartamento
IV. Prestar atenção em um cruzamento quando o semáforo estiver amarelo
V. Guarda dos produtos de limpeza
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras
b. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras 
c. Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras
d. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
e. As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras

Com base nas características de um sistema puxado podemos afirmar:
Escolha uma:
a. Os estoques de matéria prima são necessário para atender rapidamente os pedidos.
b. Não acumula estoques desnecessários. 
c. Não segue uma programação logica de produção.
d. Os estoques são necessários para atender demandas futuras.
e. Produz estoques em todas as partes do processo.

A flexibilidade organizacional tem sido umas das variáveis mais importantes utilizadas nos processos organizacionais. Em função da afirmativa acima, podemos considerar o Just in Time sendo:
Escolha uma:
a. Uma estratégia mercadológica dentro de alguns segmentos empresariais
b. Um processo que atua de forma isolada dentro das cadeias de suprimentos
c. Um dos elementos fundamentais na estratégia competitiva das empresas 
d. Um dos elementos complementares na estratégia competitiva das empresas
e. Uma das atividades de apoio dentro das empresas

Trata-se de um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga multimodal.
Escolha uma:
a. Contêineres. 
b. Cargas pré-ligadas.
c. Armazém de Big Bag.
d. Embalagem primária.
e. Cargas paletizadas.

Existem classificações ou subdivisões para os tipos de embalagens, qual é a melhor definição para a embalagem chamada apresentação ou secundária?
Escolha uma:
a. Contém um múltiplo da embalagem de apresentação, constituindo a unidade para a extração do pedido (atacadista).
b. São embalagens especiais, a exemplo de embalagens térmicas e contêineres refrigerados, que têm como função básica manter uma temperatura especifica.
c. Múltiplos de embalagens de comercialização para ser movimentada racionalmente por equipamentos mecânicos (unitização).
d. É a embalagem que fica em contato direto com o produto, protegendo-o dos agentes externos.
e. Envolve a embalagem de contenção, apresentando o produto no ponto de venda (consumidor final). 

Quando pensamos na escolha de embalagens devemos levar em conta o que?
Escolha uma:
a. Considerar a quantidade de produtos, número de camadas, tipo de material, visando acomodar o produto sem causar danos físicos / mecânicos. 
b. Considerar a quantidade de produtos, número de processos, tipo do material desenvolvido, visando acomodar o produto sem causar danos físicos / mecânicos.
c. Considerar a quantidade de produtos, tipos de embalagens, tipo de material, visando acomodar o produto semiacabado sem causar danos mecânicos.
d. Considerar a qualidade de produtos, número de camadas, tipo de material, visando acomodar o produto sem causar danos à produção e ao faturamento.
e. Considerar a qualidade de produtos, volume do produto, tipo de material, visando acomodar o produto sem causar danos físicos e de tempo.

O papel da comunicação nas embalagens:
Escolha uma:
a. Otimizar a quantidade de papeis utilizados na operação
b. Permitir a identificação dos conteúdos e rastrear, proporcionalizar informações sobre o manuseio. 
c. Informar ao consumidor sobre a composição do produto, data de validade, manuseio, entre outros.
d. Racionalizar a utilização de recursos tecnológicos do processo logístico
e. Permitir uma melhor apresentação do ponto de venda

Um fator crítico com o qual o projeto de embalagens se defronta é a determinação do grau de:
Escolha uma:
a. Proteção necessários aos fatores externos 
b. Técnica para mediar cadeia de valor junto aos clientes.
c. Decisões sobre o orçamento do designer da embalagem.
d. Elevação dos custos de produção.
e. Organização nas prateleiras.

A importância e as vantagens das embalagens cada vez mais avançadas são significativas para __________________ dos sistemas logísticos:
Escolha uma:
a. O termo.
b. O conceito.
c. A produtividade 
d. Os desperdícios.
e. A estratégia.

Outsourcing pode ser definido como?
Escolha uma:
a. Verticalização de alguns processos (empresas / pessoas externas).
b. Utilização de secundaristas (empresas / pessoas).
c. Utilização de terceiros (empresas / pessoas externas). 
d. Verticalização de atividades internas, para especialistas externos.
e. Verticalização de alguns processos empresariais.

O que é operador logístico?
Escolha uma:
a. É a empresa prestadora de contas, que funciona pra implantar toda ou parte das atividades logísticas.
b. É a empresa prestadora com foco em negócios, especializada em gerenciar e executar toda ou parte das atividades da empresa.
c. É a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar toda ou parte financeira e das atividades de controle.
d. É a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar toda ou parte das atividades logísticas. 
e. É a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e expandir todas ou parte das atividades de negócio.

Os prestadores de serviços logísticos (PSL) podem ser classificados de que maneiras?
Escolha uma:
a. Prestador de serviços baseado em ativos, baseado em produção e tratamento da gestão e em serviços híbrido.
b. Prestador de serviços baseado em resultado, baseado em administração e tratamento da informação e em serviços líquidos.
c. Prestador de serviços baseado em ativos, baseado em administração e tratamento da informação e em serviços híbrido. 
d. Prestador de serviços baseado em volume, baseado em administração de resultado e tratamento da informação e em serviços híbrido.
e. Prestador de serviços baseado em ativos, baseado em orientação e tratamento da informação e em serviços híbrido.

Mas por que as empresas realizam o outsourcing em seus serviços ou processos? A resposta pode ser um pouco abrangente demais, as razões podem ser várias, mas geralmente podemos pensar em algumas questões mais específicas, como:
Escolha uma:
a. Receitas e Custo
b. Diferenciação e manufatura
c. Lucratividade e Diferenciação
d. Financeiras e custos
e. Financeiras e Know How 

É notório o crescimento das empresas classificadas como Prestador de serviços Logísticos (PSL) ou Operador Logístico.
Para tanto é possível afirmar:
I. Empresas concentram esforços nas suas competências centrais de negócio, devido a competição global. Entram em cena os prestadores de serviços logísticos.
II. Prestadores de serviços logísticos eficientes reconfiguram mais rápida e eficientemente os serviços oferecidos ajustando os as mudanças do mercado.
III. Ao PSL falta uma visão sistêmica e abrangente de toda a cadeia de suprimentos e, em determinados casos, um maior conhecimento técnico da operação logística
IV. Os PSL´s podem ser classificados em: Prestador de serviços baseado em ativos; Prestador de serviços baseado em administração e tratamento da informação; Prestador de serviços híbrido.
V. A expectativa do mercado é que o operador logístico forneça serviços integrados capazes de atender a todas as necessidades logísticas de seus contratantes de forma personalizada

É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente I, III e IV.
b. Somente I, II e IV.
c. Somente I, III, IV e V.
d. Somente I, II, IV e V. 
e. I, II, III, IV e V

Conforme definição da ABML, um operador logístico deverá ter agregação de valor e a competência para prestação de no mínimo três serviços logísticos sendo:
Escolha uma:
a. Administração de materiais, embalagem e transporte
b. Custos, estoques e transporte
c. Controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes 
d. Transporte, informação e roteirização
e. Embalagem, unitização e conteinerização

Realizado por meio de barras (em uma mesma direção), o código de barras é?
Escolha uma:
a. Um método de conteúdo de inovação.
b. Um método de guarda de documentos.
c. Um modelo de conteúdo de informações.
d. Um método de armazenagem de informações. 
e. Um método de armazenagem de tecnologia.

A tecnologia está sempre buscando a melhor eficiência logística, e com isso atualmente existem sistemas gerenciados por:
Escolha uma:
a. Voz e por fibra.
b. Voz e por fibra ótica.
c. Telefonia e por luz.
d. Imagem e por luz.
e. Voz e por luz. 

Qual é a ferramenta correspondente a essa funcionalidade: Planejamento dos recursos da empresa - integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
Escolha uma:
a. CRM (Cusomer Relationship Management).
b. SCM (Supply Chain Management Systems).
c. DRP (Distribution Resources Planning).
d. SRM (Supplier Relationship Management).
e. ERP (Enterprise Resources Plannning). 

A tecnologia do RFID (Radio Frequency Identification) é baseada em uma lógica que consiste na colocação de emissores e receptores, onde um emite um sinal de rádio
frequência, e o outro captura estes sinais e traduz o mesmo em forma de informações ou dados.
Com base nesta afirmação, identifique a utilização desta tecnologia em:
I – Registro de utilização de pedágios, ou estacionamentos pagos
II – Emissão de documento fiscal, contendo valor total a pagar em processo realizado por balança (peso)
III – Leitura de produtos em um Ponto de Venda em um supermercado.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Alternativas II e III
b. Alternativas I e III 
c. Alternativa I
d. Alternativa III
e. Alternativas I e II

O WMS (Warehouse Management System) é utilizado para o gerenciamento das operações de um armazém.
Enunciado (mínimo de 50 caracteres sem espaço): Dentre as várias possibilidades de controle e armazenamento de informações, algumas se destacam, são elas:
I – Realizar o controle do FIFO (First In, First Out – Primeiro que entra, primeiro que sai)
II – Registrar o volume total de vendas por unidades, com base restritamente em valores, afinal estas informações financeiras são a de maior valor
III – Identificar, ou localizar, o endereçamento correto dos produtos a serem armazenados
IV – Emissão de notas fiscais. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Alternativas I e III 
b. Alternativas I e IV
c. Alternativas I e II
d. Alternativas II e III
e. Alternativas III e IV

Quando você compra um produto em um supermercado, e o operador do caixa passa o produto próximo a uma espécie de tela, que emite uma luz avermelhada, disponibilizar as informações contidas, para o leitor, de qual método (ferramenta) ele esta se utilizando?
Escolha uma:
a. Código de Barra e Leitores de RFID
b. Código de Barra e Leitores a laser 
c. RFID e Leitores a laser
d. Sistema de Planejamento e Operações
e. Código de Luz e Leitores a laser

Just in Time (JIT) é uma filosofia que visa a redução do estoque, produzindo somente a quantidade necessária no tempo necessário. As montadoras automobilísticas trabalham com esta técnica, recebendo de seus fornecedores pequenos lotes para atender uma demanda“fracionada”.
Kanban é uma pratica que operacionaliza o JIT através da:

Escolha uma:
a. Movimentação de pequenas quantidade de peças através da gestão visual de cartões, geralmente respeitam as cores universais de um semáforo de trânsito 
b. Rastreabilidade dos materiais, garantindo o controle das informações
c. Movimentação de pequenas quantidade de peças através da gestão eletrônica, garantindo a agilidade das informações
d. Aglomeração de empresas no mesmo espaço físico diminuindo movimentação e lead time
e. Cadeia de valor, agregando valores ao consumidor final

O planejamento de embalagem na logística pode ser considerado como: “Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias, com o objetivo de criar as melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda e consumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto numa condição razoável ao menor custo global” (MOURA e BANZATO, 2007, pág. 08).
Podemos afirmar sobre embalagens:
I. Tem as funções de Proteger a mercadoria que comporta; Conter a mercadoria; Informar; Utilidade.
II. Os tipos de embalagens são Primarias; Secundarias; Terciárias; Quaternárias; De quinto nível.
III. Uma tendência logística são as embalagens retornáveis também conhecidas como “one way”.
IV. Os conteiners são considerados embalagens primárias.
V. Embalagens especiais, a exemplo de embalagens para controlar temperatura, são de quinto nível.

Escolha uma:
a. Estão corretas somente I, II e V 
b. Estão corretas somente II, III e V
c. Estão corretas somente I, II e III
d. Estão corretas I, II, III, IV e V
e. Estão corretas somente II, III, IV e V

O Operador Logístico é a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos (ABML, 1999).
Dentro da abordagem de Operadores Logísticos, podemos considerar sobre 4PL:
Escolha uma:
a. serviços baseado em ativos e administração
b. serviços baseados em passivos
c. menor abrangência sem integração da cadeia de suprimentos
d. maior abrangência com integração da cadeia de suprimentos 
e. serviços baseados em ativos

A Tecnologia da Informação teve papel fundamental para esta integração, pois:
Escolha uma:
a. Sem esta tecnologia, o volume de informação seria muito rápido, restringindo os fluxos
b. Os recursos tecnológicos são indispensáveis em qualquer empresa
c. As experiências comprovam que empresas que utilizam de TI reduzem os custos
d. O aumento de erros devido a falhas humanas na gestão dos fluxos de informações aumentaria consideravelmente 
e. O atendimento ao cliente nunca poderia ser realizado
A tecnologia de informação (TI) é a principal ferramenta do processo de informação, e representa todas as tecnologias imprescindíveis para coletar, tratar, interpretar e distribuir as informações em tempo hábil e de maneira adequada. Sendo assim, é possível considerar como elementos da tecnologia de informação os sistemas computacionais, incluindo quaisquer softwares e hardwares empregados como ferramentas para o tratamento de informações em qualquer nível.
Um dos softwares aplicados a logística é o de gerenciamento do armazém, denominado de:
Escolha uma:
a. SCM
b. DRP
c. ERP
d. WMS 
e. TMS

UNIDADE 4

Qual dos itens que fazem parte da estratégia em nível tático?
Escolha uma:
Instalações físicas, comportamento humano, tecnologia, transportadora.
Instalações físicas, investimentos, tecnologia, transportadora. 
Condições sociais, investimentos, infra estrutura, transportadora.
Relações sindicais, gestão, tecnologia, transportes.
Instalações físicas, faturamento, tecnologia, relação com investidores.

Quais são os itens relacionados ao nível operacional?
Escolha uma:
Pessoas, qualificação, tecnologia parcial, gestão de materiais, fornecedores.
Pessoal dividido, qualificação, tecnologia nos processos, movimentação de transportes, transportadoras.
Pessoal envolvido, qualificação, tecnologia nos processos, movimentação de materiais, fornecedores. 
Gestão de pessoas, qualificação, tecnologia da informação, movimentação de materiais, transportes.
Pessoal descomprometido, qualificação, gestão de pessoas, movimentação de materiais, fornecedores.

Como podem ser chamados os resultados de gestão do ciclo do sucesso, com base nos planejamentos?
Escolha uma:
Mínimaperda de clientes;altosfaturamentos e lucros;satisfação dos acionistas;satisfação dos funcionários. 
Mínimaperda de clientes;altalucratividade e produtividade;gestãoenxuta;satisfação dos funcionários.
Mínimaperda de clientes;altosdesenvolvimento e lucros;satisfação dos familiares;satisfação dos clientes.
Mínimaperda de produtos;altosfaturamentos e negócios;satisfação dos acionistas;satisfação dos funcionários.
Mínimaperda de fornecedores;focoemgestão efaturamento;satisfação dos clientes;satisfação dos funcionários.
No processo logístico, grandes estoques em CD’s são inadequados por uma razão principal:
Escolha uma:
Menor investimento
Geram custos desnecessários 
Menor poder de negociação junto aos fornecedores
Aumenta a agilidade de atendimento
Fluxo de mercadorias menores


Em muitas organizações, a forma de gestão e atuação da alta cúpula da direção possui padrões mecanicistas, dando ênfase em regras, padrões, burocracias; visando ambientes em condições ambientais estáveis. Das opções abaixo descritas em forma de frases, escolha aquela que se relaciona a esse tipo de gestão:
Escolha uma:
Mais importante que seguir regras, é ter iniciativa e autonomia
A liderança tem um estilo que tende para o democrático
Somente os mais competentes tem autoridade
Chefes e subordinados tem decisão compartilhada
Chefias tem muito poder, altamente centralizada na forma de liderança autocrática 

As organizações perdem, muitas vezes, seus clientes por esses não encontrarem o produto de seu desejo, ou em outras palavras, não está ao alcance dos clientes no momento e no lugar adequado quando dirigido ao seu consumo. Assim, a organização perde competitividade no mercado, pois a marca perde valor para o cliente. Como o gerenciamento dessa cadeia pode resolver esse tipo de problema?
Escolha uma:
Rever seu planejamento annual (previsão) de produtos e demandas
Ter um melhor apoio logístico nos canais de fornecimento de matéria-prima 
Colocar no processo ferramentas estratégicas competitivas
Transportadora inadequada
Aumentar a quantidade do produtos disponíveis

Basicamente a logística agrega valor de?
Escolha uma:
Lugar, de tempo, de agilidade, de qualidade, cadeia de informação.
Lugar, de organização, de quantidade e de informação à cadeia produtiva.
Lugar, de intensidade, de qualidade e de liderança à cadeia produtiva.
Lugar, de tempo, de qualidade e de informação à cadeia produtiva. 
Lugar, de produtividade, de qualidade e de organização à cadeia produtiva.

Não existe uma definição concreta sobre serviços, porém, devem ser considerados quatro elementos básicos para definição deste conceito. Quais são?
Escolha uma:
Visão do negócio, solução do serviço, operação de logística, valor do serviço.
Experiência do serviço, resultado da produção, operação da logístico, valor da liderança.
Experiência do serviço, resultado do serviço, operação do serviço, valor do serviço. 
Experiência do serviço, resultado do serviço, cooperação no transporte, valor das pessoas.
Experiência do negócio, resultado do negócio, operação do negócio, valor do negócio.

Um ponto a ser considerado é a tangibilidade e intangibilidade dos serviços. Quais são os elementos intangíveis?
Escolha uma:
Frequência do serviço de entrega, confiabilidade e consistência de entrega, facilidade de fazer negócio, apoio pós-venda. 
Frequência do serviço de entrega, confiabilidade e consistência, facilidade de entregar o negócio, gestão de pós-venda.
Frequência do atendimento do serviço, confiabilidade e consistência das informações, facilidade de fazer negócio, apoio pós-venda.
Frequência na prestação serviço, confiabilidade e consistência de entrega, facilidade na produção, apoio pós-venda.
Frequência do serviço prestado, persistência e consistência de entrega, facilidade de fazer negócio, apoio pós-venda.

Para uma simples definição sobre o nível de serviço logístico e da sua finalidade para uma organização frente aos seus clientes, podemos afirmar:
Escolha uma:
É o resultado de todos os esforços logísticos que sua organização empreende no atendimento dos pedidos de seus clientes e deixá-los satisfeitos 
É da competência da empresa transportadora contratada em entregar todos os pedidos dentro dos prazos estabelecidos
É da competência dos esforços de gerentes e supervisores em satisfazer seus clientes
É de competência do departamento de marketing e de vendas
Tem por exclusiva finalidade produzir todos os bens que a organização oferece com qualidade

A logística assume papel fundamental no ambiente empresarial, tendo como tripé de sustentação das atividades transporte, estoque e informação (vide figura abaixo).
http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201602/BANCO_DE_QUESTOES_IMAGENS/PROCESOS%20LOGISTICOS/2016.2-U4S2-AAP-PL-Q07.png
Desta forma podemos afirmar que:
I – O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível.
II – A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.
III – O serviço ao cliente é cada vez mais valorizado, tanto pelos consumidores finais quanto pelos clientes institucionais, pois apenas bons produtos e bons preços não são suficientes para atender às exigências de uma transação comercial.
IV - A logística controla o valor do tempo e do lugar dos produtos, principalmente através dos transportes, fluxos de informação e dos estoques.
V – O ambiente altamente estagnado, aliado ao fenômeno cada vez mais amplo da globalização nos mercados, exige das empresas maior agilidade, melhores performances e a constante procura por reduções de custos.
São afirmativas corretas:
Escolha uma:
Apenas I, II e III
Apenas II, III, IV e V
Apenas I, II, III e V
Apenas I, II, III e IV 
I, II, III, IV e V

Na ótica da logística, serviço ao cliente é o resultado de todas as atividades logísticas ou dos processos da cadeia de suprimentos estabelecendo o nível de serviço oferecido ao cliente. Nível de Serviço envolve três fases:
Escolha uma:
Integração, Agregação, e Continuidade
Logística de Suprimentos, Logística de Produção, e Logística de Distribuição
Elementos Formais, Elementos Informais, e Elementos Transitórios.
Elementos de Pré Transação, Elementos de Transação, e Elementos de Pós Transação 
Pré Contrato, Contrato Assinado, Valorização das Vendas.

Quais são os indicadores de desempenho logístico interno segundo Agnelo (2005)?
Escolha uma:
Atendimento do pedido dos parceiros; gestão de estoques; armazenagem; gestão de pessoas.
Atendimento do pedido ao cliente; gestão de pessoas; liderança; gestão de transportes.
Atendimento do pedido ao cliente; gestão de estoques; armazenagem; gestão de transportes. 
Atendimento do pedido ao cliente; gestão de produção; gestão e clima; gestão de transportes.
Atendimento aos colaboradores; gestão de produção; armazenagem; gestão de transportes.

Quais são os principais indicadores de desempenho logístico interno?
Escolha uma:
a. Custo total, tempo do ciclo logístico, pedido solicitado.
b. Custo total, tempo de produção e logística, pedido perfeito.
c. Custo total, tempo do ciclo, pedido perfeito. 
d. Custo logístico, tempo de produção, pedido perfeito.
e. Custo da empresa, tempo do ciclo administrativo, pedido feito.

Quais são os indicadores que se inicia na fase de monitoramento?
Escolha uma:
Monitoramento, visão de negócio, estratégia.
Monitoramento, controle logística e estatítica.
Monitoramento, controle, direcionamento. 
Monitoramento, controle de produção, foco.
Monitoramento, controle financeito, direcionamento de pessoas.

Angelo (2005) subdivide os indicadores de desempenho logístico interno em quatro áreas chaves:
I-Atendimento do Pedido ao Cliente
II-Gestão de Estoques
III-Armazenagem
IV-Gestão de Transportes
V-Gestão da Informação
Estão corretos
Escolha uma:
Apenas I, II e III
Apenas I, II, III e IV 
Apenas I, II e IV
Apenas I, II e V
Apenas I, II, III e V

Dentre os indicadores internos, destaca-se o de tempo de ciclo que refere-se a:
Escolha uma:
Ao tempo de transbordo em uma operação de crossdocking
Ao tempo que se gasta para realizar todo o processo logístico 
Ao tempo de integração entre mais de um modal
Ao tempo que se gasta pela transportadora para atender um pedido
Ao tempo do processo de resposta ao cliente e de logística reversa

Um operador logístico possui um acompanhamento e controle de seus principais processos, onde no último mês registrou os seguintes resultados entre os 10.520 pedidos:
306 falhas no registro de pedidos;
809 erros na separação (retrabalho);
304 pedidos entregue fora do prazo;
198 avarias;
1537 falhas no faturamento

Considerando para cada uma das não conformidades em relação ao total de entrega, podemos considerar como índices de atendimento a cada um dos requisitos:
Escolha uma:
97%, 95%, 97%, 98% e 85% 
90%, 92%, 97%. 98% e 85%
97%, 98%, 97%, 98% e 85%
97%, 98%, 97%, 98% e 99%
97%, 92%, 91%, 98% e 85%

Ballou (1993) destaca alguns motivos dizendo por que o estudo de custos logísticos é relevante. Quais são esses motivos?
Escolha uma:
Decisões logísticas específicas;
significativo impacto no resultado econômico organizacional; e
pouca ênfase na liderança e conhecimentos limitados.
Decisões empresariais específicas;
significativo impacto no resultado de marketing organizacional; e
pouca ênfase em estudos e conhecimentos sistematizados.
Decisões logísticas específicas;
significativo impacto no resultado econômico organizacional; e
pouca ênfase em estudos.
Decisões empresariais;
significativo impacto no resultado financeiro organizacional; e
pouca ênfase em estudos e conhecimentos gerais.
Decisões logísticas específicas;
significativo impacto no resultado econômico organizacional; e
pouca ênfase em estudos e conhecimentos sistematizados. 
Quanto os custos de armazenagem e movimentação, que tipo de custo define a frase a seguir: É o custo mensal de toda mão- de- obra envolvida na atividade de estoques (manutenção, controle e gerenciamento, inclusive os encargos trabalhistas).
Escolha uma:
Custos de Equipamentos e Manutenção.
Custo de Materiais.
Custo de Pessoal. 
Custos Gerais de Informação.
Custo de Edificação.


Qual a sigla utilizada para Custos de administração logística?
Escolha uma:
CTRI.
CAL.
CAD. 
CDNS.
CDL.

O que são os custos logísticos?
Escolha uma:
Os custos associados às atividades de setup, que consiste no trabalho requerido para preparar o posto de trabalho para o próximo item da programação.
São as despesas mensais para manter estoques, incluindo a depreciação dos equipamentos, máquinas e instalações e despesas a eles associados.
São os custos de planejar, programar e controlar todo o fluxo de materiais desde a entrada, no processo e na saída, ou seja, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. 
Esse custo está associado ao que se espera de resposta no próximo elo da cadeia.
É o custo mensal de toda mão de obra envolvida na atividade de estoques (manutenção, controle e gerenciamento, inclusive os encargos trabalhistas).

“A melhoria da rentabilidade da empresa e do serviço ao cliente são objetivos básicos da logística e podem ser melhorados com uma eficiente gestão de custos.” (BORNIA, 2008)
Para isso, é preciso conhecer QUAIS são os custos inerentes a todo o processo logístico.
Escolha uma:
Custo de armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários; Custo decorrentes de compras; Custos decorrentes de níveis de serviço; Custos de administração logística.
Custo de armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários; Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes dos indicadores; Custos de administração logística.
Custo de armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos de distribuição; Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes de níveis de serviço; Custos de administração logística.
Custo de armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários; Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes de níveis de serviço; Custos de administração logística. 
Custo de armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários; Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes de níveis de serviço; Custos de perdas e danos.

Estes custos ocorrem em todas as operações das subdivisões da logística, sendo elas, logística suprimentos, logística de produção e logística de distribuição. Podemos ainda descrever a logística reversa como uma nova subdivisão e a qual também deve ter considerados os seus custos.
Podem ser custos referente a logística reversa:
Escolha uma:
Ponto de coleta e transporte 
Transporte e produção
Estoque e armazenagem
Armazenagem e estoque
Movimentação e produção

O planejamento logístico pode ser visto sob dois níveis fundamentais que podemos considerar como pontos principais em atender plenamente seus clientes. Quais são eles?
Escolha uma:
Nível estratégico e nível tático.
Nível estratégico e nível operacional.
Nível gerencial e nível operacional.
Nível pessoal e nível tático.
Nível tático e nível operacional. 

Existe alguns fatores determinantes em todo o planejamento estratégico e logístico. Qual é a melhor explicação para o fator conhecer seus concorrentes?
Escolha uma:
Esteja sempre um passo à frente deles. 
Esteja disposto a ajudar independentemente do problema.
Esteja sempre dentro de uma visão estratégica.
Esteja sempre aberto para fazer bons negócios.
Esteja pronto para buscar novos parceiros.


O que é um conjunto de atividades funcionais que é repetido muitas vezes ao logo do canal de suprimentos por meio do qual as matérias-primas são convertidas em produtos acabados e o valor é adicionado aos olhos dos consumidores?
Escolha uma:
Operação.
Gestão.
Logística. 
Métodos.
Transportes.


Qual é a sigla conhecida dos indicadores de desempenho logístico?
Escolha uma:
KDI
KPI 
TPD
SQT
HOH


Qual é a melhor definição para custos logísticos?
Escolha uma:
São os custos de planejar, organizar e controlar todo o fluxo logístico.
São os custos de planejar, programar e controlar todo o fluxo de materiais. 
São os custos de planejar e controlar todo o transporte de materiais.
São os custos de administrar, fazer gestão e controlar todo o fluxo de materiais.
São os custos de planejar, distribuir e controlar todo o material logístico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário