KLS Questões - Processos Logistícos - Parte 2 |
Qual a definição de Just in Time (JIT)?
Escolha uma:
a. É um
planejamento para a produção em massa de um determinado produto e para isso é
necessário que a empresa tenha muita matéria prima.
necessário que a empresa tenha muita matéria prima.
b. É uma filosofia
que visa a redução do estoque do produto acabado, mas não da matéria prima da
empresa.
empresa.
c. É uma filosofia
que visa a redução do estoque, ao ponto de zerar a matéria prima e o produto
acabado na empresa.
acabado na empresa.
d. É uma ideia que
visa introdução de mais estoque, produzindo quantidades superiores daquilo que
é necessário.
é necessário.
e. É uma filosofia
que visa a redução do estoque, produzindo somente a quantidade necessária no
tempo necessário.
tempo necessário.
Assinale o que melhor define sistema
puxados (pull).
Escolha uma:
a. Tem como
objetivo a execução da produção e operação a partir da solicitação dos pedidos
dos
clientes.
clientes.
b. Tem como
princípio o início da execução da produção, operando-se com uma previsão da
demanda.
demanda.
c. Tem como
princípio o início da execução da produção / administração a partir das vendas
aos clientes.
d. Tem a execução
da operação antecipada aos pedidos dos clientes, operando-se com uma previsão
da demanda.
da demanda.
e. Tem como
princípio o início da execução da produção / operação a partir dos pedidos dos
clientes.
Just in Sequence, é um aprimoramento
da filosofia JIT. Qual é a sua definição?
Escolha uma:
a. Os fornecedores
estão instalados nas mediações ou site da empresa, e abastecem diretamente na
linha de produção e em sequência estipulada e em tempo determinado.
b. Os fornecedores
têm suas próprias instalações, e abastecem a empresa através da sua agenda
conforme informado pela empresa.
c. Os
fornecedores estão instalados nas mediações ou site da empresa, porém o
abastecimento acontece em dia pré-agendado, sem alteração da agenda.
d. Os fornecedores
estão instalados em cidades estratégicas, e com isso atende de maneira agendada
os seus clientes.
e. Os
fornecedores buscam suas instalações em cidades que tragam algum benefício
fiscal, e isso não atinge o abastecimento na linha de produção.
Fazendo uma
analogia de atividades rotineiras, podem ser consideradas ações do Just in
Time:
I. Utilização de
placas de avisos
II. Compras semanal
no mercado
III. Financiamento
de apartamento
IV. Prestar atenção
em um cruzamento quando o semáforo estiver amarelo
V. Guarda dos produtos de limpeza
Escolha uma:
a. Somente as
afirmativas I, II e V são verdadeiras
b. Somente as
afirmativas I, II e IV são verdadeiras
c. Somente as
afirmativas I, II, III e V são verdadeiras
d. Somente as
afirmativas I, II e III são verdadeiras
e. As afirmativas
I, II, III, IV e V são verdadeiras
Com base nas características de um
sistema puxado podemos afirmar:
Escolha uma:
a. Os estoques
de matéria prima são necessário para atender rapidamente os pedidos.
b. Não acumula
estoques desnecessários.
c. Não segue
uma programação logica de produção.
d. Os estoques
são necessários para atender demandas futuras.
e. Produz
estoques em todas as partes do processo.
A flexibilidade organizacional tem
sido umas das variáveis mais importantes utilizadas nos processos
organizacionais. Em função da afirmativa acima, podemos considerar o Just in
Time sendo:
Escolha uma:
a. Uma
estratégia mercadológica dentro de alguns segmentos empresariais
b. Um processo
que atua de forma isolada dentro das cadeias de suprimentos
c. Um dos
elementos fundamentais na estratégia competitiva das empresas
d. Um dos
elementos complementares na estratégia competitiva das empresas
e. Uma das
atividades de apoio dentro das empresas
Trata-se de um recipiente de metal ou
madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e
transporte de carga multimodal.
Escolha uma:
a. Contêineres.
b. Cargas
pré-ligadas.
c. Armazém de
Big Bag.
d. Embalagem
primária.
e. Cargas
paletizadas.
Existem classificações ou subdivisões
para os tipos de embalagens, qual é a melhor definição para a embalagem chamada
apresentação ou secundária?
Escolha uma:
a. Contém um
múltiplo da embalagem de apresentação, constituindo a unidade para a extração
do pedido (atacadista).
b. São embalagens
especiais, a exemplo de embalagens térmicas e contêineres refrigerados, que têm
como função básica manter uma temperatura especifica.
c. Múltiplos de
embalagens de comercialização para ser movimentada racionalmente por
equipamentos mecânicos (unitização).
d. É a
embalagem que fica em contato direto com o produto, protegendo-o dos agentes
externos.
e. Envolve a
embalagem de contenção, apresentando o produto no ponto de venda (consumidor
final).
Quando pensamos na escolha de
embalagens devemos levar em conta o que?
Escolha uma:
a. Considerar a
quantidade de produtos, número de camadas, tipo de material, visando acomodar o
produto sem causar danos físicos / mecânicos.
b. Considerar a
quantidade de produtos, número de processos, tipo do material desenvolvido,
visando acomodar o produto sem causar danos físicos / mecânicos.
c. Considerar a
quantidade de produtos, tipos de embalagens, tipo de material, visando acomodar
o produto semiacabado sem causar danos mecânicos.
d. Considerar a qualidade
de produtos, número de camadas, tipo de material, visando acomodar o produto
sem causar danos à produção e ao faturamento.
e. Considerar a
qualidade de produtos, volume do produto, tipo de material, visando acomodar o
produto sem causar danos físicos e de tempo.
O papel da comunicação nas
embalagens:
Escolha uma:
a. Otimizar a
quantidade de papeis utilizados na operação
b. Permitir a
identificação dos conteúdos e rastrear, proporcionalizar informações sobre o
manuseio.
c. Informar ao consumidor
sobre a composição do produto, data de validade, manuseio, entre outros.
d. Racionalizar
a utilização de recursos tecnológicos do processo logístico
e. Permitir
uma melhor apresentação do ponto de venda
Um fator crítico com o qual o projeto
de embalagens se defronta é a determinação do grau de:
Escolha uma:
a. Proteção
necessários aos fatores externos
b. Técnica
para mediar cadeia de valor junto aos clientes.
c. Decisões
sobre o orçamento do designer da embalagem.
d. Elevação
dos custos de produção.
e. Organização
nas prateleiras.
A importância e as vantagens das
embalagens cada vez mais avançadas são significativas para __________________
dos sistemas logísticos:
Escolha uma:
a. O termo.
b. O conceito.
c. A
produtividade
d. Os desperdícios.
e. A
estratégia.
Outsourcing pode ser definido como?
Escolha uma:
a. Verticalização
de alguns processos (empresas / pessoas externas).
b. Utilização
de secundaristas (empresas / pessoas).
c. Utilização
de terceiros (empresas / pessoas externas).
d. Verticalização
de atividades internas, para especialistas externos.
e. Verticalização
de alguns processos empresariais.
O que é operador logístico?
Escolha uma:
a. É a empresa
prestadora de contas, que funciona pra implantar toda ou parte das atividades
logísticas.
b. É a empresa
prestadora com foco em negócios, especializada em gerenciar e executar toda ou
parte das atividades da empresa.
c. É a empresa
prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar toda ou parte financeira
e das atividades de controle.
d. É a empresa
prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar toda ou parte das
atividades logísticas.
e. É a empresa
prestadora de serviços, especializada em gerenciar e expandir todas ou parte das
atividades de negócio.
Os prestadores de serviços logísticos
(PSL) podem ser classificados de que maneiras?
Escolha uma:
a. Prestador de
serviços baseado em ativos, baseado em produção e tratamento da gestão e em
serviços híbrido.
b. Prestador de serviços
baseado em resultado, baseado em administração e tratamento da informação e em
serviços líquidos.
c. Prestador de
serviços baseado em ativos, baseado em administração e tratamento da informação
e em serviços híbrido.
d. Prestador de
serviços baseado em volume, baseado em administração de resultado e tratamento
da informação e em serviços híbrido.
e. Prestador de
serviços baseado em ativos, baseado em orientação e tratamento da informação e
em serviços híbrido.
Mas por que as empresas realizam o outsourcing
em seus serviços ou processos? A resposta pode ser um pouco abrangente demais,
as razões podem ser várias, mas geralmente podemos pensar em algumas questões
mais específicas, como:
Escolha uma:
a. Receitas e
Custo
b. Diferenciação
e manufatura
c. Lucratividade
e Diferenciação
d. Financeiras
e custos
e. Financeiras
e Know How
É notório o
crescimento das empresas classificadas como Prestador de serviços Logísticos
(PSL) ou Operador Logístico.
Para tanto é
possível afirmar:
I. Empresas concentram
esforços nas suas competências centrais de negócio, devido a competição global.
Entram em cena os prestadores de serviços logísticos.
II. Prestadores de
serviços logísticos eficientes reconfiguram mais rápida e eficientemente os
serviços oferecidos ajustando os as mudanças do mercado.
III. Ao PSL falta
uma visão sistêmica e abrangente de toda a cadeia de suprimentos e, em
determinados casos, um maior conhecimento técnico da operação logística
IV. Os PSL´s podem
ser classificados em: Prestador de serviços baseado em ativos; Prestador de
serviços baseado em administração e tratamento da informação; Prestador de
serviços híbrido.
V. A expectativa do
mercado é que o operador logístico forneça serviços integrados capazes de
atender a todas as necessidades logísticas de seus contratantes de forma
personalizada
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente I,
III e IV.
b. Somente I,
II e IV.
c. Somente I,
III, IV e V.
d. Somente I,
II, IV e V.
e. I, II, III,
IV e V
Conforme definição da ABML, um
operador logístico deverá ter agregação de valor e a competência para prestação
de no mínimo três serviços logísticos sendo:
Escolha uma:
a. Administração
de materiais, embalagem e transporte
b. Custos,
estoques e transporte
c. Controle de
estoques, armazenagem e gestão de transportes
d. Transporte,
informação e roteirização
e. Embalagem,
unitização e conteinerização
Realizado por meio de barras (em uma
mesma direção), o código de barras é?
Escolha uma:
a. Um método
de conteúdo de inovação.
b. Um método
de guarda de documentos.
c. Um modelo
de conteúdo de informações.
d. Um método
de armazenagem de informações.
e. Um método
de armazenagem de tecnologia.
A tecnologia está sempre buscando a
melhor eficiência logística, e com isso atualmente existem sistemas gerenciados
por:
Escolha uma:
a. Voz e por
fibra.
b. Voz e por
fibra ótica.
c. Telefonia e
por luz.
d. Imagem e
por luz.
e. Voz e por
luz.
Qual é a ferramenta correspondente a
essa funcionalidade: Planejamento dos recursos da empresa - integram todos os
dados e processos de uma organização em um único sistema.
Escolha uma:
a. CRM (Cusomer Relationship Management).
b. SCM (Supply Chain Management Systems).
c. DRP (Distribution Resources Planning).
d. SRM (Supplier Relationship Management).
e. ERP (Enterprise Resources Plannning).
A tecnologia do
RFID (Radio Frequency Identification) é baseada em uma lógica que consiste na
colocação de emissores e receptores, onde um emite um sinal de rádio
frequência, e o
outro captura estes sinais e traduz o mesmo em forma de informações ou dados.
Com base nesta
afirmação, identifique a utilização desta tecnologia em:
I – Registro de
utilização de pedágios, ou estacionamentos pagos
II – Emissão de
documento fiscal, contendo valor total a pagar em processo realizado por
balança (peso)
III – Leitura de
produtos em um Ponto de Venda em um supermercado.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Alternativas
II e III
b. Alternativas
I e III
c. Alternativa
I
d. Alternativa
III
e. Alternativas
I e II
O WMS (Warehouse
Management System) é utilizado para o gerenciamento das operações de um
armazém.
Enunciado (mínimo
de 50 caracteres sem espaço): Dentre as várias possibilidades de controle e
armazenamento de informações, algumas se destacam, são elas:
I – Realizar o
controle do FIFO (First In, First Out – Primeiro que entra, primeiro que sai)
II – Registrar o
volume total de vendas por unidades, com base restritamente em valores, afinal
estas informações financeiras são a de maior valor
III – Identificar,
ou localizar, o endereçamento correto dos produtos a serem armazenados
IV – Emissão de notas fiscais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Alternativas
I e III
b. Alternativas
I e IV
c. Alternativas
I e II
d. Alternativas
II e III
e. Alternativas
III e IV
Quando você compra um produto em um
supermercado, e o operador do caixa passa o produto próximo a uma espécie de
tela, que emite uma luz avermelhada, disponibilizar as informações contidas,
para o leitor, de qual método (ferramenta) ele esta se utilizando?
Escolha uma:
a. Código de
Barra e Leitores de RFID
b. Código de
Barra e Leitores a laser
c. RFID e
Leitores a laser
d. Sistema de
Planejamento e Operações
e. Código de
Luz e Leitores a laser
Just in Time (JIT)
é uma filosofia que visa a redução do estoque, produzindo somente a quantidade
necessária no tempo necessário. As montadoras automobilísticas trabalham com
esta técnica, recebendo de seus fornecedores pequenos lotes para atender uma
demanda“fracionada”.
Kanban é uma
pratica que operacionaliza o JIT através da:
Escolha uma:
a. Movimentação de
pequenas quantidade de peças através da gestão visual de cartões, geralmente
respeitam as cores universais de um semáforo de trânsito
b. Rastreabilidade
dos materiais, garantindo o controle das informações
c. Movimentação de
pequenas quantidade de peças através da gestão eletrônica, garantindo a
agilidade das informações
d. Aglomeração
de empresas no mesmo espaço físico diminuindo movimentação e lead time
e. Cadeia de
valor, agregando valores ao consumidor final
O planejamento de
embalagem na logística pode ser considerado como: “Conjunto de artes, ciências
e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias, com o objetivo de criar as
melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda e
consumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto numa
condição razoável ao menor custo global” (MOURA e BANZATO, 2007, pág. 08).
Podemos afirmar sobre
embalagens:
I. Tem as funções
de Proteger a mercadoria que comporta; Conter a mercadoria; Informar;
Utilidade.
II. Os tipos de
embalagens são Primarias; Secundarias; Terciárias; Quaternárias; De quinto
nível.
III. Uma tendência
logística são as embalagens retornáveis também conhecidas como “one way”.
IV. Os conteiners
são considerados embalagens primárias.
V. Embalagens
especiais, a exemplo de embalagens para controlar temperatura, são de quinto
nível.
Escolha uma:
a. Estão
corretas somente I, II e V
b. Estão
corretas somente II, III e V
c. Estão
corretas somente I, II e III
d. Estão
corretas I, II, III, IV e V
e. Estão
corretas somente II, III, IV e V
O Operador
Logístico é a empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar
todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de
abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos (ABML,
1999).
Dentro da abordagem de Operadores
Logísticos, podemos considerar sobre 4PL:
Escolha uma:
a. serviços
baseado em ativos e administração
b. serviços
baseados em passivos
c. menor
abrangência sem integração da cadeia de suprimentos
d. maior
abrangência com integração da cadeia de suprimentos
e. serviços
baseados em ativos
A Tecnologia da Informação teve papel
fundamental para esta integração, pois:
Escolha uma:
a. Sem esta
tecnologia, o volume de informação seria muito rápido, restringindo os fluxos
b. Os recursos
tecnológicos são indispensáveis em qualquer empresa
c. As
experiências comprovam que empresas que utilizam de TI reduzem os custos
d. O aumento de
erros devido a falhas humanas na gestão dos fluxos de informações aumentaria
consideravelmente
e. O
atendimento ao cliente nunca poderia ser realizado
A tecnologia de
informação (TI) é a principal ferramenta do processo de informação, e
representa todas as tecnologias imprescindíveis para coletar, tratar,
interpretar e distribuir as informações em tempo hábil e de maneira adequada.
Sendo assim, é possível considerar como elementos da tecnologia de informação
os sistemas computacionais, incluindo quaisquer softwares e hardwares
empregados como ferramentas para o tratamento de informações em qualquer nível.
Um dos softwares aplicados a
logística é o de gerenciamento do armazém, denominado de:
Escolha uma:
a. SCM
b. DRP
c. ERP
d. WMS
e. TMS
UNIDADE 4
Qual dos itens que fazem parte da
estratégia em nível tático?
Escolha uma:
Instalações
físicas, comportamento humano, tecnologia, transportadora.
Instalações
físicas, investimentos, tecnologia, transportadora.
Condições sociais,
investimentos, infra estrutura, transportadora.
Relações sindicais,
gestão, tecnologia, transportes.
Instalações
físicas, faturamento, tecnologia, relação com investidores.
Quais são os itens relacionados ao
nível operacional?
Escolha uma:
Pessoas, qualificação, tecnologia parcial, gestão de materiais,
fornecedores.
Pessoal dividido, qualificação, tecnologia nos processos, movimentação
de transportes, transportadoras.
Pessoal envolvido, qualificação, tecnologia nos processos, movimentação
de materiais, fornecedores.
Gestão de pessoas, qualificação, tecnologia da informação, movimentação
de materiais, transportes.
Pessoal descomprometido, qualificação, gestão de pessoas, movimentação
de materiais, fornecedores.
Como podem ser chamados os resultados
de gestão do ciclo do sucesso, com base nos planejamentos?
Escolha uma:
Mínimaperda de
clientes;altosfaturamentos e lucros;satisfação dos acionistas;satisfação dos
funcionários.
Mínimaperda de clientes;altalucratividade e
produtividade;gestãoenxuta;satisfação dos funcionários.
Mínimaperda de clientes;altosdesenvolvimento e lucros;satisfação dos
familiares;satisfação dos clientes.
Mínimaperda de produtos;altosfaturamentos e negócios;satisfação dos
acionistas;satisfação dos funcionários.
Mínimaperda de fornecedores;focoemgestão efaturamento;satisfação dos
clientes;satisfação dos funcionários.
No processo logístico, grandes
estoques em CD’s são inadequados por uma razão principal:
Escolha uma:
Menor investimento
Geram custos
desnecessários
Menor poder de
negociação junto aos fornecedores
Aumenta a agilidade
de atendimento
Fluxo de
mercadorias menores
Em muitas organizações, a forma de gestão
e atuação da alta cúpula da direção possui padrões mecanicistas, dando ênfase
em regras, padrões, burocracias; visando ambientes em condições ambientais
estáveis. Das opções abaixo descritas em forma de frases, escolha aquela que se
relaciona a esse tipo de gestão:
Escolha uma:
Mais importante que
seguir regras, é ter iniciativa e autonomia
A liderança tem um
estilo que tende para o democrático
Somente os mais
competentes tem autoridade
Chefes e
subordinados tem decisão compartilhada
Chefias tem muito
poder, altamente centralizada na forma de liderança autocrática
As organizações perdem, muitas vezes,
seus clientes por esses não encontrarem o produto de seu desejo, ou em outras
palavras, não está ao alcance dos clientes no momento e no lugar adequado
quando dirigido ao seu consumo. Assim, a organização perde competitividade no
mercado, pois a marca perde valor para o cliente. Como o gerenciamento dessa
cadeia pode resolver esse tipo de problema?
Escolha uma:
Rever seu
planejamento annual (previsão) de produtos e demandas
Ter um melhor apoio
logístico nos canais de fornecimento de matéria-prima
Colocar no processo
ferramentas estratégicas competitivas
Transportadora
inadequada
Aumentar a
quantidade do produtos disponíveis
Basicamente a logística agrega valor
de?
Escolha uma:
Lugar, de tempo, de
agilidade, de qualidade, cadeia de informação.
Lugar, de
organização, de quantidade e de informação à cadeia produtiva.
Lugar, de
intensidade, de qualidade e de liderança à cadeia produtiva.
Lugar, de tempo, de
qualidade e de informação à cadeia produtiva.
Lugar, de
produtividade, de qualidade e de organização à cadeia produtiva.
Não existe uma definição concreta
sobre serviços, porém, devem ser considerados quatro elementos básicos para definição
deste conceito. Quais são?
Escolha uma:
Visão do negócio,
solução do serviço, operação de logística, valor do serviço.
Experiência do
serviço, resultado da produção, operação da logístico, valor da liderança.
Experiência do
serviço, resultado do serviço, operação do serviço, valor do serviço.
Experiência do
serviço, resultado do serviço, cooperação no transporte, valor das pessoas.
Experiência do
negócio, resultado do negócio, operação do negócio, valor do negócio.
Um ponto a ser considerado é a
tangibilidade e intangibilidade dos serviços. Quais são os elementos
intangíveis?
Escolha uma:
Frequência do
serviço de entrega, confiabilidade e consistência de entrega, facilidade de
fazer negócio, apoio pós-venda.
Frequência do
serviço de entrega, confiabilidade e consistência, facilidade de entregar o
negócio, gestão de pós-venda.
Frequência do
atendimento do serviço, confiabilidade e consistência das informações,
facilidade de fazer negócio, apoio pós-venda.
Frequência na
prestação serviço, confiabilidade e consistência de entrega, facilidade na
produção, apoio pós-venda.
Frequência do
serviço prestado, persistência e consistência de entrega, facilidade de fazer
negócio, apoio pós-venda.
Para uma simples definição sobre o
nível de serviço logístico e da sua finalidade para uma organização frente aos
seus clientes, podemos afirmar:
Escolha uma:
É o resultado de
todos os esforços logísticos que sua organização empreende no atendimento dos
pedidos de seus clientes e deixá-los satisfeitos
É da competência da
empresa transportadora contratada em entregar todos os pedidos dentro dos
prazos estabelecidos
É da competência
dos esforços de gerentes e supervisores em satisfazer seus clientes
É de competência do
departamento de marketing e de vendas
Tem por exclusiva
finalidade produzir todos os bens que a organização oferece com qualidade
A logística assume
papel fundamental no ambiente empresarial, tendo como tripé de
sustentação das atividades transporte, estoque e informação (vide figura abaixo).
Desta forma podemos
afirmar que:
I – O objetivo
central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo
menor custo total possível.
II – A missão da
logística é dispor a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo
e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à
empresa.
III – O serviço ao
cliente é cada vez mais valorizado, tanto pelos consumidores finais quanto
pelos clientes institucionais, pois apenas bons produtos e bons preços não são
suficientes para atender às exigências de uma transação comercial.
IV - A logística
controla o valor do tempo e do lugar dos produtos, principalmente através dos
transportes, fluxos de informação e dos estoques.
V – O ambiente
altamente estagnado, aliado ao fenômeno cada vez mais amplo da globalização nos
mercados, exige das empresas maior agilidade, melhores performances e a
constante procura por reduções de custos.
São afirmativas corretas:
Escolha uma:
Apenas I, II e III
Apenas II, III, IV e
V
Apenas I, II, III e
V
Apenas I, II, III e
IV
I, II, III, IV e V
Na ótica da logística, serviço ao
cliente é o resultado de todas as atividades logísticas ou dos processos da
cadeia de suprimentos estabelecendo o nível de serviço oferecido ao cliente.
Nível de Serviço envolve três fases:
Escolha uma:
Integração,
Agregação, e Continuidade
Logística de
Suprimentos, Logística de Produção, e Logística de Distribuição
Elementos Formais,
Elementos Informais, e Elementos Transitórios.
Elementos de Pré
Transação, Elementos de Transação, e Elementos de Pós Transação
Pré Contrato,
Contrato Assinado, Valorização das Vendas.
Quais são os indicadores de
desempenho logístico interno segundo Agnelo (2005)?
Escolha uma:
Atendimento do
pedido dos parceiros; gestão de estoques; armazenagem; gestão de pessoas.
Atendimento do
pedido ao cliente; gestão de pessoas; liderança; gestão de transportes.
Atendimento do
pedido ao cliente; gestão de estoques; armazenagem; gestão de
transportes.
Atendimento do pedido
ao cliente; gestão de produção; gestão e clima; gestão de transportes.
Atendimento aos
colaboradores; gestão de produção; armazenagem; gestão de transportes.
Quais são os principais indicadores
de desempenho logístico interno?
Escolha uma:
a. Custo total,
tempo do ciclo logístico, pedido solicitado.
b. Custo total,
tempo de produção e logística, pedido perfeito.
c. Custo total,
tempo do ciclo, pedido perfeito.
d. Custo logístico,
tempo de produção, pedido perfeito.
e. Custo da
empresa, tempo do ciclo administrativo, pedido feito.
Quais são os indicadores que se
inicia na fase de monitoramento?
Escolha uma:
Monitoramento,
visão de negócio, estratégia.
Monitoramento,
controle logística e estatítica.
Monitoramento,
controle, direcionamento.
Monitoramento,
controle de produção, foco.
Monitoramento,
controle financeito, direcionamento de pessoas.
Angelo (2005)
subdivide os indicadores de desempenho logístico interno em quatro áreas
chaves:
I-Atendimento do
Pedido ao Cliente
II-Gestão de
Estoques
III-Armazenagem
IV-Gestão de
Transportes
V-Gestão da
Informação
Estão corretos
Escolha uma:
Apenas I, II e III
Apenas I, II, III e
IV
Apenas I, II e IV
Apenas I, II e V
Apenas I, II, III e
V
Dentre os indicadores internos,
destaca-se o de tempo de ciclo que refere-se a:
Escolha uma:
Ao tempo de
transbordo em uma operação de crossdocking
Ao tempo que se
gasta para realizar todo o processo logístico
Ao tempo de
integração entre mais de um modal
Ao tempo que se
gasta pela transportadora para atender um pedido
Ao tempo do
processo de resposta ao cliente e de logística reversa
Um operador
logístico possui um acompanhamento e controle de seus principais processos,
onde no último mês registrou os seguintes resultados entre os 10.520 pedidos:
306 falhas no
registro de pedidos;
809 erros na
separação (retrabalho);
304 pedidos
entregue fora do prazo;
198 avarias;
1537 falhas no
faturamento
Considerando para cada uma das não
conformidades em relação ao total de entrega, podemos considerar como índices
de atendimento a cada um dos requisitos:
Escolha uma:
97%, 95%, 97%, 98%
e 85%
90%, 92%, 97%. 98%
e 85%
97%, 98%, 97%, 98%
e 85%
97%, 98%, 97%, 98%
e 99%
97%, 92%, 91%, 98%
e 85%
Ballou (1993) destaca alguns
motivos dizendo por que o estudo de custos logísticos é relevante.
Quais são esses motivos?
Escolha uma:
Decisões
logísticas específicas;
significativo impacto
no resultado econômico organizacional; e
pouca ênfase na liderança e conhecimentos limitados.
pouca ênfase na liderança e conhecimentos limitados.
Decisões empresariais específicas;
significativo impacto
no resultado de marketing organizacional; e
pouca ênfase em estudos e conhecimentos sistematizados.
pouca ênfase em estudos e conhecimentos sistematizados.
Decisões
logísticas específicas;
significativo impacto
no resultado econômico organizacional; e
pouca ênfase em estudos.
pouca ênfase em estudos.
Decisões empresariais;
significativo impacto
no resultado financeiro organizacional; e
pouca ênfase em estudos e conhecimentos gerais.
pouca ênfase em estudos e conhecimentos gerais.
Decisões logísticas específicas;
significativo impacto no resultado econômico
organizacional; e
pouca ênfase em estudos e conhecimentos sistematizados.
pouca ênfase em estudos e conhecimentos sistematizados.
Quanto os custos de armazenagem e
movimentação, que tipo de custo define a frase a seguir: É o custo mensal de
toda mão- de- obra envolvida na atividade de estoques (manutenção, controle e
gerenciamento, inclusive os encargos trabalhistas).
Escolha uma:
Custos de
Equipamentos e Manutenção.
Custo de Materiais.
Custo de
Pessoal.
Custos Gerais de
Informação.
Custo de
Edificação.
Qual a sigla utilizada para Custos de
administração logística?
Escolha uma:
CTRI.
CAL.
CAD.
CDNS.
CDL.
O que são os custos logísticos?
Escolha uma:
Os custos
associados às atividades de setup, que consiste no trabalho requerido para
preparar o posto de trabalho para o próximo item da programação.
São as despesas
mensais para manter estoques, incluindo a depreciação dos equipamentos,
máquinas e instalações e despesas a eles associados.
São os custos de
planejar, programar e controlar todo o fluxo de materiais desde a entrada, no
processo e na saída, ou seja, desde o ponto de origem até o ponto de consumo.
Esse custo está
associado ao que se espera de resposta no próximo elo da cadeia.
É o custo mensal de
toda mão de obra envolvida na atividade de estoques (manutenção, controle e
gerenciamento, inclusive os encargos trabalhistas).
“A melhoria da
rentabilidade da empresa e do serviço ao cliente são objetivos básicos da
logística e podem ser melhorados com uma eficiente gestão de custos.” (BORNIA,
2008)
Para isso, é preciso conhecer QUAIS
são os custos inerentes a todo o processo logístico.
Escolha uma:
Custo de
armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de
manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários;
Custo decorrentes de compras; Custos decorrentes de níveis de serviço; Custos
de administração logística.
Custo de
armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de
manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários;
Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes dos indicadores; Custos de
administração logística.
Custo de
armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de
manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos de
distribuição; Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes de níveis de
serviço; Custos de administração logística.
Custo de
armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de
manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários;
Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes de níveis de serviço; Custos de
administração logística.
Custo de
armazenagem e movimentação; Custo de transporte; Custo de embalagens; Custo de
manutenção do estoque; Custo de tecnologia da informação; Custos tributários;
Custo decorrentes de lotes; Custos decorrentes de níveis de serviço; Custos de
perdas e danos.
Estes custos
ocorrem em todas as operações das subdivisões da logística, sendo elas,
logística suprimentos, logística de produção e logística de distribuição.
Podemos ainda descrever a logística reversa como uma nova subdivisão e a qual
também deve ter considerados os seus custos.
Podem ser custos referente a
logística reversa:
Escolha uma:
Ponto de coleta e
transporte
Transporte e
produção
Estoque e
armazenagem
Armazenagem e
estoque
Movimentação e
produção
O planejamento logístico pode ser
visto sob dois níveis fundamentais que podemos considerar como pontos
principais em atender plenamente seus clientes. Quais são eles?
Escolha uma:
Nível estratégico e
nível tático.
Nível estratégico e
nível operacional.
Nível gerencial e
nível operacional.
Nível pessoal e
nível tático.
Nível tático e
nível operacional.
Existe alguns fatores determinantes
em todo o planejamento estratégico e logístico. Qual é a melhor explicação para
o fator conhecer seus concorrentes?
Escolha uma:
Esteja sempre um passo à frente
deles.
Esteja disposto a ajudar independentemente do problema.
Esteja sempre dentro de uma visão estratégica.
Esteja sempre aberto para fazer bons negócios.
Esteja pronto para buscar novos parceiros.
O que é um conjunto de atividades
funcionais que é repetido muitas vezes ao logo do canal de suprimentos por meio
do qual as matérias-primas são convertidas em produtos acabados e o valor é
adicionado aos olhos dos consumidores?
Escolha uma:
Operação.
Gestão.
Logística.
Métodos.
Transportes.
Qual é a sigla conhecida dos
indicadores de desempenho logístico?
Escolha uma:
KDI
KPI
TPD
SQT
HOH
Qual é a melhor definição
para custos logísticos?
Escolha uma:
São os custos de
planejar, organizar e controlar todo o fluxo logístico.
São os custos de
planejar, programar e controlar todo o fluxo de materiais.
São os custos de
planejar e controlar todo o transporte de materiais.
São os custos de
administrar, fazer gestão e controlar todo o fluxo de materiais.
São os custos de
planejar, distribuir e controlar todo o material logístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário