KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 1 - Respostas - Graduação Inteligente

Breaking

sexta-feira, 30 de março de 2018

KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 1 - Respostas

Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 1

Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 1
(ENADE 2013 - Adaptada)
De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.

Sobre globalização, avalie as afirmações a seguir:

( ) É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política.

( ) Atinge as relações e condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas.

( ) É um fenômeno gerado pelo capitalismo que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes.

( ) Uma das consequências da globalização é o multiculturalismo, entendido como o conflito entre diferentes culturas em um mesmo espaço geográfico.

( ) A globalização traz efeitos positivos, como o maior acesso às informações e o avanço da democracia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:

Escolha uma:
a. V, F, F, V, F.
b. F, V, F, V, V.
c. V, V, V, F, F.
d. V, V, F, F, V. Correto
e. F, F, V, V, V.

Para responder esta questão, considere a frase, a seguir, que foi atribuída a Santo Agostinho (on-line):

“Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro, as estrelas.” (Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/santo_agostinho. Acesso em: 01/12/2013)
Qual das ideias, a seguir, traduz melhor o significado da frase?

Escolha uma:
a. O ambiente onde se vive pode afetar a visão de mundo, positiva ou negativamente.
b. A maneira de perceber a realidade depende da visão de mundo de cada pessoa. Correto
c. Os valores éticos e espirituais fazem parte da visão de mundo das pessoas.
d. Uma visão de mundo linear considera que os fenômenos sociais são previsíveis.
e. A visão de mundo holística pressupõe a complexidade das pessoas.

GRADUAÇÃO INTELIGENTE
Embora compartilhemos um mundo comum, as formas de percebê-lo podem variar de uma pessoa para outra. Isso explica por que cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera como realidade de modo diferente de outra (ROTHMANN; COOPER, 2009, extraído do Livro-Texto, p. 16). A essa maneira individual de perceber as coisas, chamamos visão de mundo.
No que diz respeito à visão de mundo, podemos afirmar que:

I. O tipo de educação e os valores familiares recebidos durante a formação afetam a visão de mundo da cada pessoa.
II. Existem visões de mundo diferentes, portanto, as diferentes visões podem ser classificadas como certas e erradas, boas ou ruins.
III. A visão de mundo funciona como um ponto de referência a partir do qual cada pessoa pode interpretar e dar significado à realidade que a cerca.
IV. Como a cultura regional influencia a todos, pode-se afirmar que pessoas que vivem na mesma região têm visões de mundo idênticas.

Estão corretas apenas as afirmações expressas em:

Escolha uma:
a. I e III. Correto
b. III e IV.
c. I e II.
d. II e III.
e. II e IV.

Leia atentamente os textos a seguir:

Texto 1
A revolução tecnológica contribui na aproximação das pessoas, no autoconhecimento e no conhecimento do Planeta, por outro lado, poderá trazer riscos a humanidade (SOUZA, 2004, citado por OZAKI, 2011).

Texto 2
[...] os principais problemas referentes à ciência e tecnologia são a transição da pesquisa pura na direção da pesquisa aplicada, devido ao financiamento comercial; considerações éticas e o bem da sociedade; o uso da tecnologia para fins destrutivos; a perda de controle por parte dos seres humanos (RAICH; DOLAN, 2010, citados por OZAKI, 2011).

Analisando a função dos textos para a compreensão dos impactos do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, é possível afirmar que:

Escolha uma:
a. Os textos se complementam. Correto
b. O Texto 1 está incorreto e o Texto 2 está correto.
c. O Texto 1 não trata do mesmo fenômeno apresentado no Texto 2.
d. O Texto 1 está correto e o Texto 2 está incorreto.
e. O Texto 1 se opõe ao Texto 2.

Esta questão está anulada, e seus pontos serão redistribuídos entre as demais.

Observe a charge, a seguir, obra do cartunista Duke, que satiriza as várias reivindicações dos manifestantes durante os protestos no Brasil, em junho de 2013.


Fonte: http://busca.uol.com.br/imagem/detalhes.html?q=protestos+charges&imgurl=http://imguol.com/c/noticias/2013/06/21/21jun2013. Acesso em: dez. 2014.

Há relação entre a mensagem da charge e alguns dos princípios propostos pela declaração chamada “The Earth Charter Initiative”. Quais dos princípios podem fazer frente às críticas contidas na charge?

I. Prevenir dano como melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
II. Defender os direitos de todos, sem discriminação, para um ambiente social apoiado na dignidade humana, saúde e bem-estar espiritual, com especial atenção aos direitos dos povos indígenas indígenas e minorias.
III. Garantir a generosidade e a beleza da Terra para gerações presentes e futuras.
IV. Garantir que as atividades e instituições econômicas, em todos os níveis, promovam o desenvolvimento humano de modo equitativo e sustentável.
V. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e assegurar transparência e responsabilidade na gestão pública, inclusive na participação e tomada de decisão e acesso à justiça.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. I, III e V.
c. III, IV e V.
d. I, III e IV.
e. II, IV e V. Correto

Nenhum comentário:

Postar um comentário