Empreendedorismo - Unidade 1 S2
Empreendedorismo - Unidade 1 S2 |
Ao realizar uma pesquisa para identificar comportamentos empreendedores em empresários de sucesso, a ONU identificou 10 comportamentos empreendedores, cada um com três características. Esses comportamentos foram agrupados em três conjuntos. Assinale a alternativa que possui a correta correspondência entre os comportamentos empreendedores e seus respectivos conjuntos:
I. Conjunto Planejamento.
II. Conjunto Realização.
III. Conjunto Poder.
A. Comportamento: Busca de informações.
B. Comportamento: Busca de oportunidades e iniciativa.
C. Comportamento: Comprometimento.
D. Comportamento: Correr riscos calculados.
E. Comportamento: Estabelecimento de metas.
F. Comportamento: Exigência de qualidade e eficiência.
G. Comportamento: Independência e autoconfiança.
H. Comportamento: Persistência.
I. Comportamento: Persuasão e rede de contatos.
J. Comportamento: Planejamento e monitoramento sistemáticos.
Escolha uma:
a. I = B, E e J; II = A, G, D, F e H; III = C e I.
b. I = E, G e J; II = A, B, C, D e I; III = G e H.
c. I = A, E e J; II = B, C, D, F e H; III = G e I. Correto
d. I = A, B, C e D; II = E, F, G e H; III = I e J.
e. I = A e J; II = B, C, E, F e H; III = D, G e I.
O perfil empreendedor é formado por 10 comportamentos empreendedores organizados em três conjuntos, e cada comportamento empreendedor apresenta três características. Indique a alternativa que contenha a denominação correta dos comportamentos relacionados aos dois grupos de características listados a seguir:
I. CCE 1: Busca autonomia em relação às normas e ao controle de outros.
I. CCE 2: Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores.
I. CCE 3: Expressa confiança em sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
II. CCE 1: Age diante de um obstáculo significativo.
II. CCE 2: Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.
II. CCE 3: Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário à consecução de metas e objetivos.
Escolha uma:
a. I. Comportamento: Busca de oportunidades e iniciativa; II. Comportamento: Persuasão e rede de contatos.
b. I. Comportamento: Persistência; II. Comportamento: Comprometimento.
c. I. Comportamento: Persuasão e rede de contatos; II. Comportamento: Busca de oportunidades e iniciativa.
d. I. Comportamento: Comprometimento; II. Comportamento: Correr riscos calculados.
e. I. Comportamento: Independência e autoconfiança; II. Comportamento: Persistência. Correto
GRADUAÇÃO INTELIGENTE
Após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu uma grande campanha de fomento ao empreendedorismo no continente europeu, com o objetivo de reconstruir economicamente a Europa. Contudo, a maioria dos empreendimentos criados por meio desse financiamento não obteve sucesso, e a maior parte do dinheiro empregado foi desperdiçado. Em 1939 foi iniciada a Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945, e novamente a Europa foi duramente castigada e destruída. Escolha a alternativa que descreve a atitude da ONU após a Segunda Guerra Mundial, frente à necessidade de reconstrução do continente europeu:
Escolha uma:
a. A ONU novamente ofereceu financiamento subsidiado para os interessados em edificar novos empreendimentos e, assim, ajudar a reconstruir o continente europeu.
b. A ONU repassou a responsabilidade de financiamento de novos empreendimentos para a reconstrução econômica da Europa para o Banco Mundial, devido ao fracasso resultante da ação realizada ao final da Primeira Guerra Mundial.
c. A ONU elaborou um teste para identificar comportamentos empreendedores, aplicando-o aos interessados em obter financiamento, e só liberou recursos para aqueles indivíduos que estivessem de acordo com os padrões estabelecidos.
d. A ONU fez uma parceria com o SEBRAE para elaborar um programa de ensino de empreendedorismo. O objetivo era aplicar esse programa aos empreendedores, que seriam beneficiados com financiamentos subsidiados.
e. A ONU realizou uma pesquisa com empreendedores de sucesso para levantar comportamentos em comum entre eles, e então utilizou o resultado da pesquisa para criar um programa de formação de empreendedores. Correto
4. A diretoria da Escola de Cursos Livres Tabajara estava reunida para discutir a proposta de oferta de novos cursos para o próximo semestre. Um dos diretores sugeriu que fosse criado um programa de ensino que visasse à formação de empreendedores. Entre a fala dos cinco diretores, uma delas estava correta:
Escolha uma:
a. A formação empreendedora deve ser totalmente teórica para se obter sucesso.
b. A melhor maneira de se formar empreendedores é por meio da educação fornecida pelos pais.
c. A formação de empreendedores só é possível se o professor for um empresário de sucesso.
d. Um curso para formar empreendedores deve ser prático e intensivo, alterando comportamentos. Correto
e. Não é possível formar empreendedores, pois o empreendedor já nasce assim.
Indique a alternativa que contenha a CCE relacionada ao comportamento de independência e autoconfiança do empreendedor:
Escolha uma:
a. Empenha-se em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
b. Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
c. Mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores. Correto
d. Age de maneira a satisfazer ou exceder padrões de excelência.
e. Age repetidamente ou muda de estratégia, a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo.
Matilde tem uma loja de brinquedos e realiza as demandas antes de ser solicitada ou forçada pelas circunstâncias, agindo para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços. Marque a alternativa que represente o comportamento empreendedor demonstrado por Matilde:
Escolha uma:
a. Correr riscos calculados.
b. Exigência de qualidade e eficiência.
c. Estabelecimento de metas.
d. Busca de oportunidades e iniciativa. Correto
e. Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário à consecução de metas e objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário