KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 1 S4 - Respostas - Graduação Inteligente

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terça-feira, 10 de abril de 2018

KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 1 S4 - Respostas

Gestão do Conhecimento - Unidade 1 S4

Gestão do Conhecimento - Unidade 1 S4
Analise as afirmações e classifique-as como V (Verdadeiras) ou F (Falsas).

I. ( ) O modelo cognitivo de aprendizagem entende que a aprendizagem ocorre internamente por meio do processamento de informações.

II. ( ) A punição tende a reduzir o comportamento indesejado, mas pode ter efeitos negativos por provocar medo.

III. ( ) A aprendizagem organizacional permite adquirir, criar, compartilhar, aplicar e armazenar conhecimentos.

IV. ( ) Os adultos precisam da experiência concreta, isto é, fazer efetivamente para assimilar dados e informações.

V. ( ) É por meio da experimentação ativa que o ser humano aprende, buscando conexões com as experiências vivenciadas no passado.

Identifique a sequência correta das afirmações.

Escolha uma:
a. I V – II V – III V – IV V – V F. Correto
b. I V – II V – III F – IV V – V V.
c. I V – II F – III V – IV V – V F.
d. I F – II V – III V – IV F – V V.
e. I V – II F – III F – IV F – V F.

O modelo behaviorista interpreta o comportamento como a interação entre uma pessoa e o meio em que vive. A aprendizagem promove mudanças no _______________ do trabalhador.

Identifique o conceito correto para completar a lacuna na frase:

Escolha uma:
a. Comportamento. Correto
b. Controle.
c. Envolvimento.
d. Significado.
e. Reforçamento.

Analise as asserções I e II e a relação proposta entre elas.

GRADUAÇÃO INTELIGENTE

I – Embora a razão e a intuição pareçam opostas, elas se complementam na tomada de decisão no ambiente organizacional.

PORQUE

II – Em ambientes de alta complexidade, de incertezas, de conflitos e de rapidez nas mudanças, elas se mostram apropriadas.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A gestora Ana Maria convidou todos os integrantes da sua equipe de trabalho para discutir a elaboração de um novo projeto de produção, estabelecer as estratégias e metas para o próximo ano. Esse é um exemplo de:

Escolha uma:
a. Conhecimento tácito.
b. Construção de uma visão compartilhada. Correto
c. Modelo mental.
d. Raciocínio indutivo.
e. Aprendizagem individual.


João trabalha numa empresa que não contrata mulheres para trabalhar no ambiente operacional. Este é um exemplo de:

Escolha uma:
a. Raciocínio intuitivo.
b. Domínio pessoal.
c. Raciocínio sistêmico.
d. Modelo mental. Correto
e. Antítese.

Analise as afirmações a respeito da aprendizagem individual que se seguem. Assinale com V as afirmações Verdadeiras e com F as afirmações Falsas:

( ) I. É a aquisição de informações, habilidades, atitudes e valores.

( ) II. Realiza-se por meio do contato com as pessoas e o meio.

( ) III. Só acontece quando se observa mudança de comportamento.

( ) IV. Só se aprende quando há motivação para o aprendizado.

( ) V. As pessoas desenvolvem a aprendizagem nas organizações.

Agora, identifique a alternativa que contém a sequência correta das afirmações:

Escolha uma:
a. I F – II V – III V – IV V – V F.
b. I V – II V – III F – IV V – V V.
c. I V – II V – III F – IV F – V V.
d. I V – II V – III V – IV V – V V. Correto
e. I F – II F – III V – IV F – V F.

Dados, informações e conhecimento

Fonte: SANTOS, José Luiz dos et al. A importância do capital intelectual na sociedade do conhecimento. Contexto, v. 8, n. 14, 2008.

As mudanças na economia mundial vivenciadas nas últimas décadas, que culminaram com a globalização da economia, como um período de transição de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. Os recursos econômicos (terra, capital e trabalho) usados anteriormente juntam-se ao conhecimento racional de seu uso, alterando a estrutura econômica das nações e, sobretudo, a forma de atribuir valores ao ser humano, único detentor do conhecimento.

Considerando o contexto apresentado e os conteúdos das aulas, avalie as afirmações a seguir:

I. Na sociedade do conhecimento, o bem mais valioso passa a ser o conhecimento.

II. O conhecimento tácito é subjetivo e é de propriedade do trabalhador que o possui.

III. O conhecimento tácito é difícil de ser transmitido e compartilhado com outras pessoas.

IV. Há muitas informações circulando, mas nem todas são transformadas em conhecimento.

V. Terra, capital e trabalho juntam-se ao conhecimento na sociedade do conhecimento.

Agora, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. As afirmações I, III e V estão corretas.
b. As afirmações II, III, IV e V estão corretas.
c. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
d. As afirmações II, III e V estão corretas.
e. As afirmações I, II, III, IV e V estão corretas. Correto

Dados, informações e conhecimento

FONTE: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Inteligência competitiva em organizações: dados, informação e conhecimento. Revista da Ciência da Informação, v. 3, n. 4, 2002. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2015.

O conjunto “dados, informações e conhecimento” tem sido importante fator de competitividade em diferentes tipos de organizações. Prospectar, filtrar e transferir esse conjunto é essencial para a consolidação do processo de inteligência competitiva organizacional. Através do gerenciamento desses recursos informacionais pode-se subsidiar várias atividades para a melhoria contínua do negócio da organização.

Considerando o conjunto de dados, informações e conhecimento, assinale com V as afirmações Verdadeiras e com F as afirmações Falsas.

( ) I. O adequado gerenciamento desse conjunto de dados promove a melhoria contínua dos processos organizacionais.

( ) II. O conhecimento é apoiado por dados e informações e está sempre associado às pessoas que as transformam.

( ) III. O conhecimento é um dos fatores que impedem a geração da criatividade e da inovação no contexto organizacional.

( ) IV. Conseguir, obter e gerir conhecimentos são elementares no enfrentamento das mudanças nas organizações.

( ) V. Pode-se compreender que a informação é o elemento conector entre dados não trabalhados e conhecimento.

A sequência correta das afirmações é:

Escolha uma:
a. I V – II V – III V – IV V – V V.
b. I V – II V – III F – IV V – V V. Correto
c. I V – II F – III V – IV V – V F.
d. I F – II V – III V – IV F – V V.
e. I V – II F – III V – IV V – V V.


GRADUAÇÃO INTELIGENTE

Contexto atual do conhecimento

Fonte: Adaptado de NONATO, Luiz Fernando Costa. Inovação na era do conhecimento. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2015.

O contexto atual se caracteriza por mudanças aceleradas nos mercados, nas tecnologias e nas formas organizacionais, e a capacidade de gerar e absorver inovações vem sendo considerada, mais do que nunca, crucial para que um agente econômico se torne competitivo. Por este motivo, esta fase vem sendo denominada Economia baseada no conhecimento ou, mais especificamente, baseada no aprendizado.

Reconhece-se, portanto, no contexto atual de intensa competição, que o conhecimento é a base fundamental, assim como o aprendizado interativo é a melhor forma para indivíduos, empresas, regiões e países estarem aptos a enfrentar as mudanças em curso e intensificarem a geração de inovações e se capacitarem.

Considerando o contexto atual do conhecimento, complete a lacuna da frase:

Enquanto o capital físico é desvalorizado por depreciação pelo uso e se torna obsoleto, o capital _______________ recebe valorização contínua. A bagagem de conhecimento individual e tácito aumenta à medida que é compartilhado com outras pessoas.

Escolha uma:
a. Mercadológico.
b. Intelectual. Correto
c. Intuitivo.
d. Financeiro.
e. Dialógico.

Abordagens sobre o conhecimento organizacional

Fonte: SASIETA, Héctor Andrés Melgar; BEPPLER, Fabiano Duarte; PACHECO, Roberto Carlos dos Santos. A memória organizacional no contexto da engenharia do conhecimento. Revista da Informação, v. 12, n. 3, ago. 2011. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2015.

A memória organizacional pode ser definida como um sistema que armazena as experiências vividas da organização. É o conhecimento de como fazer as coisas, a forma de abordar os problemas e questões. A memória organizacional se preocupa com a reutilização e compartilhamento deste conhecimento, mas a construção de sistemas de informação de memória organizacional não é uma atividade meramente tecnológica, requer análises de processos intensivos em conhecimento.

Levando em consideração a memória organizacional, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a. As informações referentes a essa memória estão exclusivamente armazenadas em bancos eletrônicos.
b. Faz parte do ciclo de aprendizagem, pois é resultado das experiências vivenciadas pela organização. Correto
c. É a habilidade de armazenar as experiências bem-sucedidas do passado e que se mantêm no presente.
d. Está completamente desvinculada do processo de aprendizagem organizacional.
e. Questiona-se sua validade, pois desconsidera aspectos relevantes como as falhas cometidas no passado.

Tipos de conhecimento

Fonte: Adaptado de COGHI, Marco Fábio. A neurociência na tomada de decisão. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2015.

Tomar uma decisão simples não é tão fácil como, muitas vezes, pode parecer. Inúmeros centros neurais estão envolvidos nesse processo. A cada etapa da tomada de decisão diferentes áreas do cérebro entram em ação. E nem percebemos. Uma delas, o sistema límbico, conhecido como sistema emocional, destaca-se quando há perigo envolvido nessa decisão: viajar de avião ou de automóvel? Enfrentar uma cobra cascavel ou sair correndo? Pular de paraquedas ou ir ao cinema?

Em 2003, Daniel Kahneman publicou, na revista American Psychologist, um trabalho demonstrando a possibilidade de haver dois sistemas para tomada de decisão, aos quais chamou de sistema 1 (intuição) e sistema 2 (raciocínio). No caso da intuição, a tomada de decisão se desenvolve em alta velocidade, emocionalmente carregada. Pode integrar grandes quantidades de informações, porque ele as processa de forma paralela. O sistema racional é lento, processa as informações em sequência, é controlável e consome muita energia. Porém, tem a vantagem de ser flexível.

Se vamos marcar um encontro num barzinho, com alguém que estamos, de alguma forma, emocionalmente envolvidos, o sistema intuitivo entra em cena e assume a liderança no processo decisório: escolhe determinado local que é de agrado dos dois. Porém, se fôssemos usar o sistema racional, faríamos uma lista de todos os barzinhos da cidade, com suas distâncias e preços. Só depois de horas iríamos decidir aonde ir. E perderíamos o encontro.

Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - Razão versus intuição; raciocínio versus emoção; conhecimento tácito versus conhecimento explícito constituem paradoxos organizacionais que devem ser eliminados da vida pessoal e da vida organizacional.

PORQUE

II - Quanto maior a turbulência, mais complexo se torna o mundo e tanto maior será a ocorrência de paradoxos, prejudiciais ao desenvolvimento das pessoas, das organizações e da sociedade como um todo.

Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas. Correto

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