KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 4 S4 - Respostas
KLS Gestão do Conhecimento - Unidade 4 S4 - Respostas |
Escolha uma:
a. Ser capaz de gerar novas performances organizacionais.
b. Ser exclusivamente direcionada a empresas comerciais.
c. Gerar conhecimento, que não sofre com fronteiras, pelo contrário. Correto
d. Gerar conhecimento, mas estar associado diretamente a tecnologia.
e. Gerar conhecimento e encontrar as mais variadas barreiras.
"Toffler e Toffler (2007) afirmam que o compartilhamento das informações ocorre em grande parte movidos pelo elemento _____________, o que torna a criação de riquezas algo real e cada vez mais relevante.”
A palavra que completa corretamente a lacuna da sentença anterior é:
Escolha uma:
a. Globalização. Correto
b. Cliente.
c. Comércio.
d. Livre comércio.
e. Colaborador.
A gestão do conhecimento e o acompanhamento das tendências geradas por ele torna as empresas mais preparadas para enfrentar o turbulento mercado.
Faz parte do perfil das empresas modernas:
Serem dinâmicas e ágeis.
Serem voltadas a qualidade e processos.
Cobrarem os maiores preços a fim de valorizar seus produtos e serviços.
Aplicarem e replicarem as boas práticas organizacionais.
Realizarem a melhoria contínua.
É correto o que se apresenta apenas em:
Escolha uma:
a. II, III, IV.
b. I, III, IV, V.
c. III, IV, V.
d. I, II, IV, V. Correto
e. I, II, III, IV.
As ferramentas que auxiliam na identificação e administração do capital intelectual de forma estratégica estão associadas a um tipo específico de gestão, que é a:
Escolha uma:
a. De talentos.
b. Do conhecimento. Correto
c. De competências.
d. De processos.
e. De recursos.
Analise o trecho a seguir e complete as lacunas de acordo com a sequência de palavras para completar a frase corretamente.
O processo de formação do conhecimento é dinâmico e, sendo assim, não é possível determinar em que momento o conhecimento se constrói, mas ao novo conhecimento adquirido cada pessoa pode agregar suas próprias _________, ___________ e _______________, dando um formato novo e especial a este conhecimento permitindo que a inovação aconteça.
Escolha uma:
a. Percepções, sensações, experiência Correto
b. Percepções, sensações, conhecimento
c. Percepções, sensações, recompensa
d. Conclusões, sensações, recompensa
e. Conclusões, sensações, experiência
O conhecimento é produzido pelos indivíduos e é um diferencial das organizações que valorizam o capital intelectual como fator competitivo. Conhecimento é diferente de informação. Sendo assim, observe as afirmações e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Conhecimento é mais significativo que um amontoado de informações desconectadas.
( ) Conhecimento se associa com inovação.
( ) O que hoje é um produto acabado já foi um protótipo e marcou a história como uma tendência de mercado.
( ) O capital intelectual é um conjunto de informações organizadas.
Assinale a alternativa com a resposta em sua sequência correta.
Escolha uma:
a. F-F-F-V
b. V-F-F-V
c. F-V-V-F
d. V-V-F-F Correto
e. V-V-V-V
O conhecimento é um elemento fundamental para que as empresas gerem competitividade e ganhos. Para tanto, deve-se valorizar a inovação e a aprendizagem organizacional. O know-how da organização, que se configura por meio do conhecimento de seus colaboradores, é que garante o seu diferencial que, por sua vez, contribui para que a empresa se destaque perante as demais.
A habilidade de uma empresa garantir os resultados diz respeito à sua capacidade de colocar em prática o know-how adquirido ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de know-how.
Escolha uma:
a. Conjunto de informações que, somadas, levam ao bom desempenho organizacional.
b. Conjunto de conhecimentos explícitos que indicam o conjunto de informações acumuladas.
c. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes voltados para o negócio.
d. Conjunto de conhecimentos práticos, em que se incluem fórmulas, tecnologias, técnicas, procedimentos. Correto
e. Capacidade da empresa de improvisar, criando novas soluções prontamente.
A criação do conhecimento ocorre, de acordo com Nonaka e Takeuchi (2008), por meio da aprendizagem individual. Para Senge (2009), o indivíduo sempre está em processo de aprendizagem, tanto individualmente quanto em equipe. A aprendizagem em equipe se constitui em uma das disciplinas descritas por ele em seu livro A Quinta Disciplina.
A aprendizagem individual reflete-se na organizacional, e Peter Senge (2009) destaca sua importância quando aborda a necessidade de aprender a aprender. Sendo assim, o que significa aprender em equipe?
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Escolha uma:
a. Transformar o conhecimento tácito em explícito por meio do compartilhamento. Correto
b. Incentivar cada membro da equipe a buscar por formação acadêmica.
c. Conseguir construir os melhores produtos e serviços para clientes e consumidores.
d. Buscar destacar-se por meio de novas fórmulas e processos.
e. Desenvolver de maneira intensiva o conhecimento tácito.
As organizações precisam se destacar diante de seus concorrentes, já que o mercado privilegia empresas que agregam valor à vida de seus clientes. Para tal, são necessárias pessoas criativas, que possam contribuir com suas ideias.
Csikszentmihalyi (1998) diferenciou pessoas criativas das talentosas, uma vez que encontrou em seus estudos pessoas altamente criativas mas sem nenhum talento específico. Para o autor, o talento apresenta três elementos que o distingue, a saber:
Traços individuais que em parte são herdados geneticamente e em parte são desenvolvidos.
Capacidade de pensar de forma lógica, chegando a resultados concretos.
Influência de domínios culturais que determinam os papéis sociais.
Campo social que estimula que se desenvolvam as características que são valorizadas por determinado grupo ou sociedade.
É correto o que se apresenta apenas em:
Escolha uma:
a. I, III e IV. Correto
b. II.
c. I.
d. I, II e III.
e. III e IV.
O conhecimento tem a capacidade de garantir à organização o alcance dos melhores resultados, sendo estes importantes para as diversas pessoas, instituições e entidades que participam direta ou indiretamente desses resultados.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de stakeholder.
Escolha uma:
a. Sociedade que determina o que a empresa deve ou não produzir.
b. Pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização. Correto
c. Clientes são a representação de stakeholders em uma organização.
d. Diretores e acionistas da empresa.
e. Somente funcionários da empresa são stakeholders.
Para Stewart (1998, apud CALAUTO; BEUREN, 2003), “o conhecimento é mais valioso e poderoso do que os recursos naturais, grandes indústrias ou polpudas contas bancárias”. Sendo assim, ferramentas são utilizadas pelas organizações para esses ativos intangíveis.
Há grandes vantagens em se utilizar ferramentas de avaliação do desempenho organizacional.
Analise a seguir as informações que apontam essas vantagens e indique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Capacidade da organização de desenvolver a melhoria contínua.
( ) Ajustar o curso da organização por meio de boas performances.
( ) Deixar para um segundo plano a definição de objetivos, visão e missão.
( ) Conseguir a maior quantidade possível de dados para se realizar as análises.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de indicações, de cima para baixo.
Escolha uma:
a. V – V – V – V.
b. F – F – V – V.
c. V – V – F – F. Correto
d. V – F – F – V.
e. V – V – F – V.
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