KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 4 - Respostas - Graduação Inteligente

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sábado, 12 de maio de 2018

KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 4 - Respostas

KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 4 - Respostas

KLS Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Unidade 4 - Respostas

Mendonça (2004), em sua tese de doutoramento, apresenta algumas estratégias comumente utilizadas para gerenciar as características e os atributos que as pessoas acreditam que sejam positivos e adequados para transmitir uma boa imagem, a saber:

I. Comportamentos que apresentam alguém como altamente competente, com atenção para certas habilidades ou aptidões.
II. Comportamentos para parecer mais atraente e simpático aos outros.
III. Comportamento de desamparo.
IV. Comportamentos que apresentam alguém como moralmente confiável.
V. Comportamentos que apresentam alguém como figura perigosa.

Fonte: MENDONÇA, J. Ricardo. O gerenciamento de impressões como meio de influência social nas organizações: uma perspectiva dramatúrgica. 2004. 213 f. Tese (Doutorado em Administração da Escola de Administração) ‒ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Cada um dos comportamentos descritos corresponde a um conceito discutido no Capítulo 4 do Livro-Texto. Com isso em mente, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta de conceitos descritos:
Graduação Inteligente
Escolha uma:
a. Exemplificação, Insinuação, Intimidação, Suplicação, Autopromoção.
b. Autopromoção, Insinuação, Suplicação, Exemplificação, Intimidação. Correto
c. Suplicação, Autopromoção, Exemplificação, Insinuação, Intimidação.
d. Autopromoção, Exemplificação, Insinuação, Intimidação, Suplicação.
e. Insinuação, Autopromoção, Exemplificação, Intimidação, Suplicação.

Texto da questão
Leia os textos a seguir:
Texto 1
Causar boa impressão é conquistar recompensas sociais e materiais e sentir-se seguro na identidade social.

Texto 2
Expressar atitudes que combinem com nossas ações é importante para não parecer incoerente. (OZAKI, 2011)

Analisando ambos os textos sob a ótica do “Gerenciamento de Impressões”, é correto afirmar que:


Escolha uma:
a. Os textos abordam diferentes aspectos da mesma questão. Correto
b. Os textos se contradizem.
c. Ambos os textos são falsos.
d. Apenas o Texto 1 trata do Gerenciamento de Impressões.
e. O Texto 1 é verdadeiro e o Texto 2 é falso.

Texto da questão
Leia o trecho do texto Network, de Thais Pacievitch:

Ao contrário do que muitos pensam networking não se trata somente de que nossos conhecidos nos ajudem a encontrar trabalho porque estamos desempregados, embora este seja um motivo legítimo. O networking é toda uma filosofia que está baseada em compartir informações, conhecimentos, ideias e outros contatos. É estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, é reconhecer nossa interdependência, visto que todos necessitamos de todos. É preciso aproveitar todas as oportunidades que nos permitam conhecer pessoas novas e fortalecer relações já existentes. É aconselhável ser organizado e manter uma base atualizada de dados com os contatos estabelecidos.
Fonte: PACIEVITCH, Thais. Network. Disponível em: . Acesso em: 9 jan. 2014.

Considerando as informações do texto e as discussões propostas pela aula-tema, qual das afirmativas contraria o conceito de networking?

Escolha uma:
a. As relações estabelecidas por meio de contatos profissionais devem ser reforçadas por troca de informações e apoio.
b. O networking é uma estratégia de manipulação que deve ser estabelecida em função de seus interesses pessoais. Correto
c. Manter uma rede de contatos ativa significa disponibilizar seus conhecimentos, habilidades e atenção às pessoas.
d. O networking é um investimento em contatos profissionais que exige dedicação de tempo e desenvolvimento do relacionamento interpessoal.
e. O desenvolvimento de uma rede de contatos eficiente exige abertura para novos relacionamentos, fora de seu círculo de amizades.
Graduação Inteligente

Texto da questão
Del Prette e Del Prette esclarecem que muitos estudos vêm demonstrando que indivíduos com bom relacionamento interpessoal são mais saudáveis, menos propensos a doenças e também mais produtivos no trabalho. O desempenho profissional em diversas áreas, especialmente de gerentes, supervisores, líderes e demais profissionais (cuja atuação se dá por meio de relações interpessoais), depende, criticamente, de um conjunto de competências e habilidades de relacionamento. Quando socialmente habilidosos, esses profissionais contribuem significativamente para a melhoria do clima organizacional, bem como para a qualidade das relações intra e intersetores e para a relação com fornecedores, clientes e público em geral.

Fonte: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico-prático. Disponível em: http://www.rihs.ufscar.br/armazenagem/pdf/artigos/habilidades-sociais-conceitos-e-campo-teorico-pratico. Acesso em: 9 jan. 2014.

Qual dos conceitos apresentados descreve a ideia central do texto:

Escolha uma:
a. Habilidades sociais empáticas.
b. Habilidades sociais assertivas de enfrentamento.
c. Competência social. Correto
d. Habilidades sociais de comunicação.
e. Habilidades sociais de automonitoria.

Texto da questão
Analise a charge do cartunista Maurício Pestana:



A charge representa uma opinião segundo a qual:

Escolha uma:
a. No Brasil, não há desigualdades sociais.
b. Os alunos cotistas não estudam nem trabalham.
c. As cotas têm o propósito de promover condições mais igualitárias de acesso à universidade a grupos sociais desfavorecidos. Correto
d. Os alunos cotistas não enfrentam nenhuma dificuldade para chegar à universidade.
e. No Brasil, vigora uma democracia racial.

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