Atividade 2 - Planejamento e Gestão Estratégica - Graduação Inteligente

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sábado, 29 de fevereiro de 2020

Atividade 2 - Planejamento e Gestão Estratégica

Atividade 2 - Planejamento e Gestão Estratégica

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Atividade 2 - Planejamento e Gestão Estratégica

O gerente utiliza o livre-arbítrio (ou liberdade de ação) ao tomar decisões estratégicas, inclusive aquelas relacionadas à implementação eficaz de estratégias. O critério gerencial varia muito de empresa para empresa. Há fatores que determinam o volume de critério de um gerente na tomada de decisão (especialmente quando este é membro da alta administração).
Avalie as afirmações a seguir sobre os principais fatores que influenciam os gerentes na tomada de decisão.

I – Fontes ambientais externas, como a estrutura da empresa, o coeficiente de crescimento do mercado na indústria principal da empresa e o grau de diferenciação atribuído aos produtos;
II - Características da organização, incluindo seu tamanho, seus recursos e sua cultura; e
III - Características do gerente, incluindo compromisso para com a empresa e seus resultados estratégicos, tolerância à ambiguidade, aptidão em lidar com diferentes tipos de pessoas e níveis de aspiração.

São corretas as afirmações:

Escolha uma:
a. I, apenas
b. II, apenas
c. II e III, apenas.
d. I, II e III
e. I e II, apenas

As escolas de pensamento estratégico se referem principalmente ao processo de formulação de estratégias. Foi feita uma extensa revisão da literatura existente sobre o assunto Estratégia e chegaram a dez pontos de vista ou perspectivas distintas, conhecidos como Escolas do Pensamento Estratégico, que se referem principalmente ao processo de formulação de estratégias.
MINTZBERG, Henry et al . Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Assim, indique abaixo qual alternativa apresenta as escolas do Pensamento Estratégico, segundo Mintzberg e seus colaboradores:

Escolha uma:
a. Escola da Qualidade, Escola do Posicionamento, Escola Pioneira, Escola Empreendedora, Escola Técnica, Escola Burocrática, Escola da Influência, Escola Cultural, Escola Contingencial e Escola da Reengenharia.
b. Escola Clássica, Escola Alternativa, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola Burocrática, Escola da Influência, Escola Cultural, Escola Tática e Escola Objetiva.
c. Escola Empreendedora, Escola Reativa, Escola de Cognitiva, Escola Empreendedora, Escola Comportamental, Escola ao Aprendizado, Escola da Influência, Escola Cultural, Escola do Poder e Escola Processual.
d. Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola de Aprendizado, Escola de Poder, Escola Cultural, Escola Ambiental e Escola da Configuração.
e. Escola Neoclássica, Escola do Planejamento Operacional, Escola de Manobra, Escola Empreendedora, Escola Humanística, Escola Burocrática, Escola da Influência, Escola Cultural, Escola Contingencial e Escola do Desenvolvimento.

Para que o Executivo possa promover uma Gestão Estratégica eficiente, se faz necessário mensurar o desempenho de alguns recursos a partir de indicadores. De acordo com Kaplan e Norton (2004), a tomada de decisão deve estar pautada em indicadores, pois o que não se pode medir, não pode ser bem gerenciado. Como decorrência dessa situação, surgiu o conceito de um sistema baseado em desempenho que, através de indicadores financeiros e não financeiros, traduz a estratégia em objetivos e medidas claros.
Indique abaixo qual alternativa apresenta o nome desse sistema:

Escolha uma:
a. As Cinco Forças de Porter
b. Matriz BCG
c. Análise SWOT
d. Indicadores Antecedentes
e. Balanced Scorecards

O Estudo Prospectivo investiga o que acontece de agora para frente em relação a um certo tratamento, podendo utilizar como ferramenta de análise a Monitoria Ambiental e/ou Indicadores Antecedentes. Na gestão estratégica, pode ser uma decisão de fabricar um produto, construir uma fábrica, abrir escritório de vendas, etc. É o melhor método de condução de um estudo sob o efeito de um tratamento.
Para tanto, indique abaixo qual alternativa diz respeito ao conceito de “MONITORIA AMBIENTAL”.

Escolha uma:
a. A construção de cenários diz respeito às evoluções possíveis do “enquadramento contextual” do ambiente em que a empresa está inserida, sendo que a definição desse contexto leva em consideração as características específicas da empresa que lhe permitiram sobreviver ou não.
b. Utilizam-se apenas indicadores voltados para as questões ambientais, desconsiderando os financeiros, internos e de processos. Para tanto, o enfoque está nos programas de preservação ambiental, sistemas de gestão da qualidade de vida do trabalhador, incentivo a sustentabilidade e outros.
c. É a determinação de cenários a partir das variáveis-chave, dos atores fundamentais, de suas estratégias e dos meios de que dispõe para chegar à realização dos seus objetivos. Portanto, considera-se como modelo estratégico a atuação dos seus concorrentes diretos ou indiretos do ambiente mercadológico apenas.
d. Partem da hipótese de que existe uma ligação lógica entre variáveis da economia, permitindo detectar padrões de comportamento do ambiente. A análise conjunta de séries tais como índices de bolsas, produto industrial, índices de vendas, número de falências etc. permite captar padrões de continuidade ou descontinuidade econômica e determinar, por exemplo, a proximidade de uma reversão na economia (recessão ou retomada).
e. Incluem métodos que se aplicam à Observação e Indicadores Antecedentes que se preocupam, primordialmente, com o que ocorre agora e nos próximos 12 meses. Ela deve ser feita não apenas visando acompanhar melhor a conjuntura, mas também deve dar indicações sobre o futuro próximo.

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