Atividade 2 - Projeto de Trabalho de Gradução - Graduação Inteligente

Breaking

terça-feira, 3 de março de 2020

Atividade 2 - Projeto de Trabalho de Gradução

Atividade 2 - Projeto de Trabalho de Graduação



Após escolher o assunto, passe para a descoberta do problema de pesquisa e formulação dos objetivos do trabalho, porque, sem eles, sem uma direção, do que adiantará dezenas e centenas de materiais para pesquisar se não se sabe o que se fará com eles. O problema de pesquisa é uma pergunta ou questionamento cuja resposta não pode ser simplesmente um sim ou um não.

FACCIN, Kadigia. Pesquisa científica: #ficaadica#. Porto Alegre: Simplissimo, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09 dez 2018.

Usando o texto de Faccin e seus conhecimentos sobre a formulação do problema e construção de hipóteses avalie as afirmações:

I. o problema pode ser definido por meio do seguinte esquema:
Palavra qualificadora + tema + ligação de hipótese + recursos/solução atual
II. Uma boa pergunta para definição de um problema sobre Marketing seria:
É possível a alteração da percepção de qualidade por meio do uso de propaganda?
III. A formulação do problema pode ser encontrada por meio da pesquisa bibliográfica, e assim já se está pronto para a definição do tema do trabalho.

É certo apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I.
b. III.
c. II.
d. I e III
e. II e III

A hipótese é uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da revisão bibliográfica e deriva necessariamente do problema de pesquisa. A hipótese caracteriza-se por apresentar uma força explicativa provisória, que será verificada no trabalho de campo.
Em relação à hipótese, convém mencionar que ela é o coração da monografia. Se a hipótese for mal escolhida, o trabalho pode não alcançar os objetivos. Nesse caso, quem é penalizado? O aluno! Portanto, uma boa hipótese com evidências de efetividade deve ser buscada.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação, 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, pág. 38.

Se a hipótese terá que ser verificada no “trabalho de campo”, como podemos saber se uma hipótese está bem formulada?

Escolha uma:
a. Tem que apresentar uma íntima relação com a definição do problema de pesquisa, ter um caráter explicativo e ser testável.
b. Se ela não pode ser refutada.
c. Ela tem que ter toda a informação que o problema necessita para ser resolvido, isto é, todos os dados já devem estar testados.
d. Verificando a priori se as bases do trabalho científico foram utilizadas em sua formulação.
e. Se ela não encontrarmos erros de português.

Nem sempre o melhor formato de Introdução é conseguido colocando-se o objetivo ao final da introdução. Em alguns casos podemos iniciar a Introdução dizendo nosso objetivo (neste caso, em situações em que seu entendimento não requer muitas informações prévias). A partir daí a Introdução é redigida para justificar esse objetivo. Ou seja, o leitor lerá a continuidade da Introdução para entender as razões do autor para pesquisa tal ideia. O texto pode também iniciar com algumas contextualizações em direção ao objetivo, posteriormente apresentá-lo e, em seguida, incluir mais detalhes da fundamentação.

VOLPATO, G. L. Pérolas da redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 123.
Portanto, o objetivo geral deve expressar

Escolha uma:
a. a validade das conclusões obtidas por meio do uso de um método científico.
b. a opinião do pesquisador.
c. de forma clara a finalidade da pesquisa ou do produto a ser desenvolvido.
d. a visão integrada entre o pesquisador e o órgão de fomento à pesquisa.
e. a importância do tema.

Os objetivos específicos são pequenas etapas da pesquisa para que seja possível realizar a ação principal que é objetivo geral. Trata-se de um passo a passo, de caminho que deve ser perseguido para chegar ao objetivo geral.
Um objetivo deve ter a seguinte estrutura:

VERBO NO INFINITIVO + ASSUNTO + LOCAL OU AMOSTRAGEM

FACCIN, Kadigia. Pesquisa científica: #ficaadica#. Porto Alegre: Simplissimo, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09 dez 2018.

Considerando esse fragmento de texto e o que você estudou no livro texto da disciplina, avalie as seguintes frases, verificando se são exemplos de objetivos específicos.
I. Contar por meio de uma pesquisa de campo o número de pessoas que não compram por meio da Internet.
II. Identificar as características dos consumidores que compram por meio da Internet na grande São Paulo.
III. Analisar de que forma as pessoas protegem seus dados quando compram por meio da Internet na cidade de São Paulo.

São exemplos de objetivos específicos apenas o que é apresentado em:

Escolha uma:
a. I
b. I e III.
c. II.
d. I e II.
e. II e III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário