Atividade 3 - Gestão de Projetos Empresariais
Atividade 3 - Gestão de Projetos Empresariais |
Segundo Keelling (2009), grande parte das empresas possuem uma má qualidade da comunicação, e os colaboradores dessas empresas constantemente reclamam dessa falta de comunicação ou a falta de qualidade da informação. Mas a alta administração dessas mesmas empresas considera a comunicação de sua empresa como muito boa ou ótima. Isso ocorre pelo motivo de termos dois cenários de comunicação na empresa, normalmente a alta administração recebem muitas informações provenientes de reuniões e relatórios de diversos tipos, com qualidade e constância, mas em contrapartida temos os colaboradores que muitas vezes recebem informações provenientes de fontes não confiáveis de informação, informações fornecidas na informalidade, a famosa “rádio peão”, que normalmente passa informações destorcias ou inverídicas. A comunicação é essencial para o bom desempenho de um projeto, por isso, é necessários seguir um sistema de processos com etapas bem definidas.
Das alternativas a seguir, qual é a ordem lógica do processo de comunicação de um projeto?
Escolha uma:
a. Distribuição das informações, avaliação da comunicação, controle da comunicação, encerramento da comunicação.
b. Planejamento da comunicação, execução do plano, distribuição da informação, controle da comunicação.
c. Distribuição da comunicação, relatório de desempenho, controle da comunicação, encerramento da comunicação.
d. Planejamento da comunicação, controle da comunicação, avaliação da comunicação, fechamento da comunicação.
e. Planejamento da comunicação, distribuição da informação, relatórios de desempenho, fechamento administrativo.
O desenvolvimento do cronograma é um processo que é realizado durante todo o projeto, pois pode requerer ajustes nas estimativas de tempo de durações das atividades (falhas ou atrasos em atividades predecessoras são consideradas as de maior ocorrência do ajuste do cronograma, pois irão causar atrasos nas atividades sucessoras), o cronograma deve determinar as datas estimadas de início e fim das atividades.
No gerenciamento do tempo de um projeto, como é conhecido o gráfico que representa as atividades e mostram as datas de início e término das atividades, e as durações esperadas de cada atividade do projeto?
Escolha uma:
a. Diagrama do método do caminho crítico.
b. Gráfico de marcos.
c. Diagrama de rede
d. Gráfico de barras.
e. Diagrama de atividades.
Podemos definir gerenciamento de recursos humanos do projeto como sendo o conjunto de processos, com suas entradas e saídas, que auxiliam na identificação de todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto, ou seja, na distribuição das funções, responsabilidades entre os membros que compõe a equipe do projeto.
Em relação ao gerenciamento de recursos humanos do projeto, podemos afirmar que a RESPONSABILIDADE:
Escolha uma:
a. Descreve a responsabilidade de uma pessoa no projeto definindo com clareza os limites e autoridade.
b. Responsabilidade sobre a aplicação de recursos, tomada de decisão.
c. Descreve o que deve ser feito, quais são as atividades de cada membro da equipe.
d. Informa os níveis hierárquicos na estrutura analítica do projeto.
e. Informa as habilidades e capacidades necessárias para que as atividades possam ser realizadas no projeto
Respostas aos riscos é um processo onde são definidas as medidas que devemos tomar para reduzir as ameaças, e com isso conseguirmos aproveitar das oportunidades do projeto. Neste processo devemos interagir com as áreas responsáveis pela execução do projeto e criarmos um plano de respostas a riscos, quanto mais bem estruturado esse plano, mais rápido conseguimos responder aos riscos, e consequentemente o impacto do risco será menor. As respostas a riscos planejadas precisam ser adequadas à importância do risco, econômicas ao enfrentar o desafio, rápidas, realistas dentro do contexto do projeto, acordadas por todas as partes envolvidas, e ser de propriedade de uma pessoa específica.
Segundo o PMI (2004), existem quatro estratégias possíveis de resposta para os riscos e ameaças do projeto. Qual a alternativa não é uma estratégia para os riscos e ameaças?
Escolha uma:
a. Transferir.
b. Desprezar.
c. Mitigar.
d. Prevenir.
e. Aceitar.
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