Desenvolvimento de Negócios - Atividade 2 - Graduação Inteligente

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quarta-feira, 10 de junho de 2020

Desenvolvimento de Negócios - Atividade 2

Desenvolvimento de Negócios - Atividade 2
Desenvolvimento de Negócios - Atividade 2
Questão 1

As pessoas podem nascer com o espírito empreendedor, mas, também podem ser formadas para serem empreendedoras. Normalmente, as pessoas empreendedoras são ativas e motivadas, em parte pela educação familiar, pela experiência profissional, além de serem muito influenciadas pelo ambiente econômico.

SALIM, C. S.; NASAJON, C.; SALIM, H.; MARIANO, S. Administração empreendedora. Rio de Janeiro: Elsiever, 2004.

Salim et al. (2004) afirmam, que ao longo do tempo, muitos mitos foram cunhados em torno dos empreendedores, por isso avalie as seguintes asserções.

I. Empreendedores são jogadores.

II. Empreendedores são os seus próprios chefes e são completamente independentes.

III. Empreendedores devem ser novos e com energia exclusiva das pessoas mais jovens.

IV. Raramente um negócio tem solidez em menos de três ou quatro anos.

V. Mesmo em países desenvolvidos, tal como os Estados Unidos, somente um a três, em cada cem pessoas conseguem capital.

VI. Muito dinheiro no início de um empreendimento pode criar uma euforia conhecida como a “síndrome de criança estragada”.

Está correto o que é afirmado em:

Escolha uma:

a. V e VI, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. III, IV e V, apenas.
d. IV, V e VI, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

Questão 2

Freeman e Soete (1997) classificam os impactos da inovação, segundo o nível das mudanças que podem acontecer de forma contínua, em qualquer organização, os quais podem mudar de segmento, região, país etc. Tudo vai depender da demanda e, sobretudo, da trajetória da tecnologia. Esse tipo de inovação não acontece necessariamente por pesquisa e desenvolvimento, sendo mais comum ocorrer por meio do processo de aprendizado interno da indústria e da experiência acumulada.

FREEMAN, C.; SOETE, L. The economics of industrial innovation. The MIT Press: Cambridge, Massachusetts, 1997.

As diferentes trajetórias que ocorrem nas inovações em processos são:

I. Mudanças que afetam toda a economia envolvendo mudanças técnicas e organizacionais, alterando produtos e processos.

II. Mudanças abrangentes que afetam mais de um setor e dão origem às novas atividades econômicas.

III. Saltos descontínuos na tecnologia de produtos e processos.

IV. Melhoramento e modificações cotidianas.

As afirmações dos itens I, II, III e IV desta questão descrevem respectivamente os conceitos de inovação:

Escolha uma:

a. Novo sistema tecnológico, Incremental, Radical e Novo paradigma técnico-econômico, respectivamente.
b. Incremental, Radical, Novo paradigma técnico-econômico e Novo sistema tecnológico, respectivamente.
c. Novo paradigma técnico-econômico, Novo sistema tecnológico, Radical e Incremental, respectivamente.
d. Radical, Incremental, Novo sistema tecnológico e Novo paradigma técnico-econômico, respectivamente.
e. Incremental, Novo sistema tecnológico, Novo paradigma técnico-econômico e Radical, respectivamente.

Questão 3

Cada elemento do mix de marketing contém infinitas alternativas. Por isso, a administração deve selecionar uma combinação de fatores que devem satisfazer os mercados-alvo e atingir os objetivos de marketing e da organização. O gestor de marketing deve definir qual a melhor combinação possível, entre as variáveis de marketing mix, considerando os recursos financeiros disponíveis e a necessidade de obter vantagens comparativas face aos concorrentes. Esta etapa da estratégia de marketing é fundamental, pois será importante considerar a importância relativa, que terá que ser concedida a cada uma das variáveis de marketing mix.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI. Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

Entre as alternativas apresentadas, qual descreve os principais tipos de prioridades que devem ser fixadas nas estratégias de marketing?

Escolha uma:

a. Taxa de crescimento do mercado; sistema de sugestões internas; inovação em processos.
b. Escolha de produtos; escolha de segmentos de mercado alvo; escolha de alvos; escolha de fontes de volume prioritário; ponderação dos meios de ação de marketing; escolha do motor da estratégia de marketing mix.
c. Manutenção corretiva; manutenção preditiva; análise dos modos de falha; plano de ação.
d. Modelagem de Negócios; prototipagem; maximização de lucro.
e. Marketing de Guerrilha; Marketing Digital; Marketing 3.0; Marketing 4.0.

Questão 4

É muito frequente considerar que os custos de produção de um determinado bem são compostos exclusivamente pela matéria-prima, embalagem e outros materiais diretos utilizados em sua fabricação, esquecendo-se de agregar outros custos, tais como: mão-de-obra direta e custos fixos.

Para não incorrer nesse erro, lembre-se de que o custo de produção é, por definição, igual à soma dos custos dos materiais diretos, com o rateio dos custos fixos e dos custos da mão-de-obra direta (RIZZON, 2013).

Assim, se quisermos saber o Custo de Produção (CP), isto é, quanto vai custar produzir cada produto, basta somar esses três itens: Materiais Diretos (MD), Mão-de-obra Direta (MO) e Custo Fixo (CF), e dividir o resultado pelo Volume de Produção (VP), ou seja:

CP = (MD + MO + CF) / VP.

RIZZON, L. O. Sistema de Produção de Vinagre. Disponível em: http://sistemasdeproducao. cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/ SistemaProducaoVinagre/custo.htm. Acesso em mar. 2013.)

Considerando que uma empresa, para uma produção de 660.000 garrafas de azeite por ano, tem os seguintes custos:

Custo do material direto = R$ 350.150,00 por ano.

Custo da mão-de-obra direta = R$ 382.350,00 por ano.

Custo fixo = R$ 125.500,00 por ano.

Investimento = 5.000.000,00.

A partir dos valores apresentados, qual será o custo unitário de produção dessa empresa para cada garrafa de azeite?

Escolha uma:

a. R$ 1,30 por garrafa produzida.
b. R$ 3,13 por garrafa produzida.
c. R$ 1,60 por garrafa produzida.
d. R$ 1,13 por garrafa produzida.
e. R$ 3,10 por garrafa produzida.

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