Logística Internacional
Este capítulo descreve aspectos da logística internacional, tendo como foco sua importância para melhorar a competitividade das empresas. Neste estudo, pretende-se fazer uma introdução à logística, enfatizar as estratégias empresariais, conceituar a logística internacional e estabelecer uma discussão específica, considerando as abordagens técnicas ligadas às operações produtivas e às distributivas.
Logística
Logística é a área da administração que absorve mais de 30% da receita das empresas. Atividades gerenciadas incluem processamento de ordens de compra ou de serviço, transporte, estoques, aquisição, armazenagem, manuseio de material, embalagem, padrões de serviço pós-venda e produção. A gerência logística tem sido secundária ao se elaborar estratégias empresariais de alto nível, porque o planejamento tradicional não lhe dá destaque. Combinam-se planos operacionais logísticos tradicionais com orientação em aprendizagem organizacional.
O conceito de logística internacional
As atividades logísticas são básicas para organizações e instituições, embora a logística empresarial seja ampla e representada pela síntese de conceitos, princípios e métodos oriundos de áreas tradicionais da administração: compras, produção, marketing, transporte e disciplinas de apoio (matemática aplicada, estatística, pesquisa operacional, economia, comportamento organizacional). Habitualmente, unifica-se tudo em um pensamento útil e prático de gerenciamento de logística internacional. As nomenclaturas utilizadas no meio acadêmico diferem das de profissionais e de fomento de comércio na gestão de logística internacional.
O conceito de logística internacional
- ILS – Integrated Logistics Support (logística integrada)
- ECR – Efficient Consumer Response (resposta eficiente ao consumidor)
- SCM – Supply Chain Management (gerenciar de cadeia de suprimento)
Operacionalizando a atividade logística internacional
- Identificação das características da carga;
- Preparação para o transporte;
- Escolha do modal de transporte.
Novas tecnologias aplicadas à logística internacional.
- Tecnologia de Informação e Comunicação;
- Integração e flexibilidade;
- Electronic Data Interchange;
- Tecnologia de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário