Gestão da Produção - Quanto ao Tipo de Produto - Graduação Inteligente

Breaking

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Gestão da Produção - Quanto ao Tipo de Produto

Quanto ao Tipo de Produto



  •  Empresas primárias ou extrativas: São as empresas chamadas primárias como as agrícolas, de pesca, de mineração, extração de petróleo, etc. Basicamente se dedicam a obtenção de matérias prima (O elemento primário de toda a produção).

  • Empresas /segundarias ou de Transformação: São aquelas que processam as matérias primas e as transformam em produtos acabados. São as industrias produtoras de bens (mercadorias), tangíveis e manufaturados.

  • Empresas terciarias ou Prestadoras de Serviço: São aquelas que executam e prestam serviços especializados como bancos, hospitais, escolas, assistências técnicas, telefonia, etc.

Sistemas de Produção

É um conjunto de partes inter-relacionadas que existem para atingir um determinado objetivo, ou seja, é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência logica entre todas as etapas do processo produtivo



O sistema de produção acontece desde o momento em que os materiais e matérias-prima saem do almoxarifado até chegar ao deposito como produto acabado.

Os Sistemas Podem ser Classificados como Abertos ou Fechados


Sistemas Fechados (Mecânicos): Uma certa quantidade de matérias-primas produz uma determinada saída de produtos acabados. Nesse sistema existem poucas entradas e saídas que são bem conhecidas e determinadas.
Ex. Mecanismos tecnológicos, programação de computador, a matemática.



  • Na produção das empresas não existem propriamente sistemas fechados, na acepção do termo.

Sistemas Abertos (Orgânicos): Funcionam dentro de relações de causa e efeito desconhecidas e inter determinadas (de modo probabilístico) e mantém um intercâmbio intenso, complexo e indeterminado com o ambiente.

  • Todas as empresas são sistemas abertos ou orgânicos pois influenciam e são influenciadas pelo ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário