Sistemas Integrados de Gestão - Atividade 2
A informação tornou-se um bem fundamental para a continuidade e sobrevivência de uma organização. Dentro deste enfoque, as empresas devem estabelecer políticas e procedimentos de segurança da informação, buscando diminuir os riscos a que estão sujeitos os seus ativos informacionais. Dentro dos princípios, políticas e procedimentos a serem estabelecidos, a confidencialidade está ligada ao processo de classificação da informação e à concessão de direito de acesso à informação.
RAMOS, A. Guia Oficial para Formação de Gestores em Segurança da Informação: Secutity Officer 1. Porto Alegre: Zouk, 2008. (adaptado)
Dentro deste contexto, verifique as definições a seguir:
I - Informação em que o acesso é concedido para um grupo de pessoas sendo que a sua violação afeta um ou mais processos de negócio da empresa.
II - Informação com importância vital para a empresa, sendo que a sua divulgação de forma incorreta pode tornar incerta a continuidade do negócio.
As definições citadas são, respectivamente, informações
Escolha uma:
a. I – restrita e II - confidencial.
b. I – interna e II - confidencial.
c. I – confidencial e II - pública.
d. I – restrita e II - interna.
e. I – pública e II - confidencial.
A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante, é primordial para os negócios de uma organização e, consequentemente, necessita ser adequadamente protegida. A implementação de políticas e procedimentos torna-se cada vez mais crítica, considerando que os ambientes de negócios estão cada vez mais interconectados. A segurança da informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.
RAMOS, A. Guia Oficial para Formação de Gestores em Segurança da Informação: Secutity Officer 1. Porto Alegre: Zouk, 2008. (adaptado).
Dentro deste contexto, segundo RAMOS (2008), qual a alternativa que melhor reúne os elementos que são usados nas definições de incidentes de segurança da informação?
Escolha uma:
a. Requerimentos e controles de segurança; Estrutura de TI, Controles dos dispositivos de TI.
b. Ativos de informação; Valor dos ativos; Requerimentos e controles de segurança; Vulnerabilidade; risco.
c. Redundância na estrutura de informação; Backups; Treinamentos dos usuários.
d. Estrutura do TI; Controles dos dispositivos de TI; Governança de TI.
e. Políticas de segurança adotadas pela organização; Backups; Treinamento dos usuários.
Distintos modos de implementação podem ser utilizados na adoção de um sistema ERP “Enterprise Resource Planning”, os quais apresentam tanto vantagens, como desvantagens. As empresas, no entanto, diante da decisão de implementação de um sistema ERP, devem manter as suas operações dentro dos níveis de serviços adequados, não prejudicando a qualidade e continuidade dos negócios. A decisão quanto ao uso de algum destes modos de implementação deve ser precedida por um estudo das condições da empresa, para o início das operações do novo sistema ERP.
SOUZA, C. A., ZWICKER, R. Sistemas ERP: Estudos de Casos Múltiplos em Empresas Brasileiras. In: ___. SACCOL, Amarolinda Zanela. (Org). Sistemas ERP no Brasil Teoria e Casos. São Paulo: Atlas, 2010. (adaptado)
Considere a implantação de um sistema ERP.
Caso a empresa pretenda fazer uma implantação gradual, validando e se adaptando paulatinamente ao novo sistema e não queira desenvolver interfaces, mantendo o(s) antigo(s) sistema(s) funcionando em paralelo, deverá optar, segundo SOUZA (2010), por qual modo de implantação?
Escolha uma:
a. Fases.
b. Big-bang.
c. Go-no-go.
d. Small-bang.
e. Big-bang em fases.
Os sistemas ERP “Enterprise Resource Planning” são sistemas e/ou processos que envolvem a empresa como um todo, ou suas partes principais. A arquitetura de um ERP integra informações das áreas operacionais e gerenciais através de um banco de dados centralizado, podendo ser acessada, por todos os departamentos (visão vertical), e por todos os níveis organizacionais (visão horizontal), incluindo os níveis estratégicos. Apesar dos vários benefícios obtidos com os ERPs, as empresas para serem eficientes na gestão dos seus recursos e competitivas perante o mercado, dependeram de uma visão mais ampla de suas relações, sobretudo, de suas interconectividades com o mundo externo. Diante destas necessidades, surgem os sistemas ERP 2, também denominados sistemas ERP estendidos, caracterizando uma segunda geração dos sistemas ERPs originalmente lançados no mercado.
TURBAN, E.; RAINER, R. K. JR; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática.
3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Diante dos desafios vivenciados hoje pelas empresas em um mundo cada vez mais interconectado e globalizado, esta segunda geração de ERPs tem sido responsável por muito do impacto que a TI causou nos negócios em ambientes empresariais, considerando o aumento do escopo, conectividade e extensões funcionais que incorporaram.
Considerando as funcionalidades específicas, exclusivamente, trazidas pelos sistemas ERP 2, e as vantagens oferecidas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Permitem a gestão e tomada de decisão nos diversos níveis da empresa.
b. Permitem um melhor relacionamento das áreas da organização, considerando as informações e os processos integrados.
c. Permitem a integração de todos os dados da empresa e a demonstração de como a empresa está andando, suas vendas, compras e estoques.
d. Permitem o planejamento empresarial contínuo dos recursos; um melhor relacionamento com clientes; um melhor relacionamento com fornecedores.
e. Permitem o planejamento empresarial dos recursos e a integração de todos os dados da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário